Quantas oitavas no teclado eu vou precisar?

Autor Mensagem
    Dalmonius
    Veterano
    # abr/13

Antes que ataquem pedras em mim, eu já garimpei o Google e o fórum aqui atrás dessa resposta.

Eu já toquei teclado por pouco tempo atrás, era um teclado de 4 oitavas, se não me engano e eu achava muito pequeno, as vezes eu ia tentar tocar alguma musica que ia uma nota mais aguda ou mais grave e me decepcionava bastante daí como o teclado não era meu, devolvi e nunca mais cheguei perto de um... Agora pensei em comprar um pra mim, numa faixa de preço de até uns 1,200 reais, mas to com um pouco de receio de pegar um de 5 oitavas ou de 6 e acabar me decepcionando do mesmo jeito.

Eu quero pegar um teclado pra ficar com ele um bom tempo e também conforme for estudando, ter o que preciso... Sera que nessa faixa de preço eu consigo algo satisfatório? O que vocês acham?

Edson Caetano
    Veterano
    # abr/13
    · votar

Teclado bom tem 61 teclas, menos bom para controladores, mais para pianos

Ajuda saber isso?

Dalmonius
    Veterano
    # abr/13
    · votar

Eu não sei se sei exatamente o que são controladores, desculpa minha leiguice...

Eu não ligo tanto assim pra timbre, meu sonho mesmo era tocar piano, mas como não vou ter um tão cedo, quero começar a estudar algum instrumento de teclas logo, e como o teclado me atrai mais... Sim, ajuda bastante. Quer dizer que não vou quebrar a cara se pegar um de 61 teclas?

Artref
    Veterano
    # abr/13 · Editado por: Artref
    · votar

Se o seu sonho é tocar piano, por que não pegar logo um piano digital? Você vai ter o mesmo número de teclas do piano, e com um peso das teclas e um mecanismo que aproximam do acústico, ajudando assim você a se desenvolver. Fica um pouco mais caro do que sua previsão, mas eu acho mais indicado já comprar o produto certo. Comprar um e vender depois é perder muito dinheiro. E comprar outro novo é gastar novamente o dinheiro. Invista um pouco mais - quem tem 1200 consegue 2000 - e já compre o piano digital. Tem modelos bem legais da Yamaha por 2k.

fernando tecladista
    Veterano
    # abr/13
    · votar

ou mais grave e me decepcionava

a diferença do de 5 para o de 4 é uma oitava a mais só na parte aguda

Jonathas Lacerda
    Veterano
    # abr/13
    · votar

Sempre que me perguntam isso eu respondo: Se você não sabe de quantas oitavas precisa, então você precisa de 5. Quem precisa de mais, sabe que precisa. Quem precisa de menos, idem.

Dalmonius
    Veterano
    # abr/13
    · votar

Artref eu dei uma olhada na internet e achei alguns por 1,300 outros por 1,500. Até posso comprar se der mais uma apertada mas tenho bastante medo de acabar querendo um melhor logo, por isso ia optar pro teclado e daqui um tempo pegar um piano mesmo ou um piano digital dos bons, ainda to bastante em dúvida, mas não em dúvida do que quero, mas com medo mesmo do desenvolvimento e eu acabar querendo outro piano ou outro teclado... 88 teclas me fascinam.

Edson Caetano
    Veterano
    # abr/13
    · votar

Jonathas Lacerda
    Perfeito seu mantra hehe: Se você não sabe de quantas oitavas precisa, então você precisa de 5. Quem precisa de mais, sabe que precisa. Quem precisa de menos, idem.

É isso aí, e ainda completo, " Se você não sabe para que serve, você não precisa disso"

Dalmonius
    Uma coisa é fato, se quer aprender piano, tem que ter 88 teclas pesadas, não dá para quebrar galho com teclado, com teclado se aprende teclado, com piano se aprende piano, ok, apesar de similar, tem tecnicas muito diferentes e muitas músicas que simplesmente não cabem em 5 oitavas

Não tenha medo, defina o que quer, certamente com o tempo vai querer um instrumento melhor, mas precisa começar de algum lugar, você nunca vai saber se não começar, então se quer tocar piano não tem nem o que perguntar, procure um piano digital, se aperta um pouco, 1800 já tem opções

Leo Vaz
    Veterano
    # abr/13
    · votar

Dalmonius
    ia uma nota mais aguda ou mais grave e me decepcionava bastante daí como o teclado não era meu

Se a limitação era para descer e subir, acho que vc deveria ir para um teclado com 88 teclas, se gostar de piano, melhor ainda. Compre algo direcionado. Tipo um P95 da Yamaha. Dependendo do uso, um teclado de 5 oitavas com botões oitavadores resolve. Mas isso é bem pessoal.

Dalmonius
    Veterano
    # abr/13
    · votar

Eu sempre soube que não dava pra "quebrar galho" no teclado, mas aquela variedade de timbres e instrumentos é legal pra caramba D:
    Como eu gosto muito mais de piano clássico, vocês me convenceram de pegar um, então nessa faixa de preço, até 2,200 estourando, quais são umas opções legais?

Eu tava vendo umas comparações de pianos digitais na internet, um negocio que me deixou impressionado foi que alguns pianos usavam o mesmo sample mas com diferentes volumes (variando a força da tecla) e outros usavam samples diferentes pra criar uma dinâmica melhor...

Leo Vaz
    Veterano
    # abr/13 · Editado por: Leo Vaz
    · votar

Dalmonius

P95 é bom. Eu tive um, da Yamaha. Mas tem outros. O P95 é um dos mais baratos, se ainda estiver em linha. Se for usado, pode ser um P85, por exemplo. Nada te impede de, futuramente, comprar um bom módulo de som e acoplar via MIDI. Por exemplo, por 3500 vc pega um Motiff Rack usado. Por 2500, um Kurzweil K2500 Rack... No final, dá uma boa relação custo X benefício. Por "milão" eu já vi Korg Trinity Rack usado.

Dalmonius
    Veterano
    # abr/13 · Editado por: Dalmonius
    · votar

Leo Vaz

Não sei se é só frescura minha por ter visto essa comparação:

Mas quando eu vi alguns vídeos sobre o Yamaha P95 eu não vi essa dinâmica que o segundo piano tem... Sei lá, talvez os pianos que tenham essa dinâmica sejam mais caros, não? O que mantem o mesmo sample com o mesmo volume acho que ia soar menos natural... Então, talvez uma outra marca tenha essa característica e eu ache mais interessante?

Leo Vaz
    Veterano
    # abr/13 · Editado por: Leo Vaz
    · votar

Dalmonius

É verdade, o segundo está melhor. Resta saber se isso ocorre em toda a extensão do piano. O P95, eu me lembro que tinha um timbre agradável, como um todo. Esse Casio eu nunca toquei. Tem um Kurzweil que, usado, é bem em conta também. E a marca é famosa pelos pianos...

Dalmonius
    Veterano
    # abr/13
    · votar

É por samples, logo vai por toda extensão sim, tem até uns vídeos da Cassio que dizem que eles usam 4 samples ou mais por nota pra poder melhorar a dinâmica do som, enquanto a Yamaha só usa um... O jeito é eu ir procurar né? Agora tenho uma base só me falta escolher um e poder comprar huahuahu vou dar uma olhada nesse Kurzweil que você falou, valeu!

Edson Caetano
    Veterano
    # abr/13
    · votar

Dalmonius
    O Viena Imperial tem mais 100 camadas e agora??

Nem vi o video, mas é assim, os pianos de 2013 são maravilhosos, não imagina como eu tinha que me virar em 1993...

O pessoal de hoje não tem idéia do que o tecladista tinha que passar...

te pergunto, decidiu quantas oitavas quer??

Dalmonius
    Veterano
    # abr/13 · Editado por: Dalmonius
    · votar

Decidi sim, vou pegar sete oitavas e a terça menor(wikipedia huehueuh) 88 teclas. Só to analisando bem os pianos digitais antes de escolher um... Uns da Yamaha falam que são bons, mas eu prefiro o som e dinâmica de alguns Casio.

Eu ia escolher o teclado por ser uma alternativa próxima ao piano, mas como alguns teclados não tem qualquer peso nas teclas, vou escolher um piano digital. Eu fiz uma comparação das teclas sem peso e com peso, eu realmente quero ter aquele peso e aquela sensação de tocar um piano mesmo.

Leo Vaz
    Veterano
    # abr/13
    · votar

Dalmonius
    quero ter aquele peso e aquela sensação de tocar um piano mesmo.

Ótima decisão! Sinto falta até hj dessa dinâmica. Claro, tem tipos de timbres, tipo Clavinet, órgãos e Rhodes em que prefiro a leveza das teclas convencionais. É um caso para um quarto de bagunças com muitos teclados ao longo de uma vida, hehehehe.

Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Quantas oitavas no teclado eu vou precisar?