Qualidade do sons do Roland Juno DI

    Autor Mensagem
    Wenneell
    Veterano
    # mar/13


    Como faço para melhorar a qualidade dos sons do do Roland Juno DI? pois quando ligo na mesa de som ele perde a qualidade e não fica igual aos que é demonstrado nos vídeos.

    Betobk
    Veterano
    # mar/13 · Editado por: Betobk
    · votar


    Você tem que editar via Pc...ou entra na comunidade juno di, aqui no forum também tem, patches prontas...baixa pro seu Pc, e salva no junin...http://www.4shared.com/rar/Ckqzqfca/PATCHES.html
    Aqui tem umas bacanas...

    Edson Caetano
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Wenneell
    Video é tudo maquiado, nunca vai atingir esta qualidade, quando a gente fala que não dá para avaliar pelo youtoba tem gente que discorda, mas é complicado, os caras mixam com plugins externos, masterizam....

    Mas dá para melhorar, fora a edição dos timbres, poderia estar equalizando melhor na mesa, inserindo um pré Amp no sistema, fiz uns testes com o mic200 que tenho aqui e dá um gás extra, se for tocar mono, este pré custa 150 conto

    Não sei como funciona a mesa aí, mas poderia jogar algum efeito se estiver presente no equipamento, tirar do canal de instrumentos e jogar no canal principal, normalmente tem mais opções como o pré do canal e um ganho

    É isso aí

    Rick Pac
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Wenneell
    Quando você liga na mesa de som ele perde qualidade? Mas sob que circunstâncias ? Junto com outros instrumentos?

    Wenneell
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Rick Pac quando ligo nas saidas lá atras L(mono) R um ou outro, ou tenho que ligar os dois juntos?

    Rick Pac
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Wenneell
    Ou liga L( mono ) ou as duas .
    O ideal é o teclado sempre trabalhar estéreo.
    afinal grande parte da beleza do som vem daí.
    Quando ligar na mesa cuidado com um erro comum : verifique se o pan dos canais estão um para cada lado do estéreo.

    TrebleH
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Wenneell

    Não sei se é errado fazer isso (faço e até hj não deu problema!)
    Eu costumo ligar o meu Di na saída de fone. Dá um ganho MUIIIITO melhor.
    E tipo... sempre equalizo a mesa de som...
    Comprei um equalizador de baixo (um pedal) pra regular o som qd necessário.
    Além disso editei os sons dele e melhoraram bastante.

    Não tenho muito o que reclamar dos timbres... mas infelizmente no "punch" o teclado fica devendo

    André Luiz Keys
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    TrebleH
    Eu costumo ligar o meu Di na saída de fone. Dá um ganho MUIIIITO melhor.

    Eu acho desnecessário. É muito mais interessante ligar o teclado com dois cabos mono em L/MONO e R. Você obterá o mesmo resultado sonoro e ainda corre menos risco do sinal chegar saturado na mesa de som.

    Greenwood
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    TrebleH

    É errado sim. Se os japoneses fizeram (ou mandaram os chineses fazer) duas saídas para gerar um som stereo e deixaram outra saída p vc usar o seu fone, pra que não usar???

    Artref
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Basicamente os teclados enviam dois sons: o som do canal esquerdo (L) e o do direito (R). Você pode pensar num teclado como na verdade sendo a união de dois instrumentos, do ponto de vista de som que vai pra mesa.

    Se você ligar um cabo P10 da saída de fone para a mesa, você vai estar perdendo metade do som, enviando "só um instrumento de dois". Cabos P10 normais são MONO, portanto só enviam UM sinal. Sem falar que não é nada recomendado, pois a saída do fone é amplificada e isso pode prejudicar a mesa, e mesmo que não prejudique, a relação sinal/ruído é pior. Em resumo: você vai pegar o som do seu teclado, perder metade dele e a metade que for pra mesa ainda está com menos qualidade que o normal.

    Mas e a saída "L/MONO"? Ela serve justamente pra enviar os dois sinais, L e R, misturados. Perde-se a espacialidade e as vantagens do estéreo, por misturar dois sinais num canal só, mas não se perde elementos do som.

    Outra coisa: enviar L e R, com dois cabos, só tem sentido se o PA (o som da igreja, do salão, etc) estiver também em estéreo, ou se o retorno for estéreo. Caso contrário, melhor enviar só um cabo saindo da saída L/Mono, pois a mistura dos dois será feita pelo próprio teclado, o que evita problemas. "Como eu sei como está o PA e o retorno?" Pergunte, uai.

    Não sei se fui claro, mas basicamente eu faria um guia rápido:

    -PA em estéreo, retorno em estéreo (situação ideal): Ligue dois cabos P10, um da saída L e outro da R, e na mesa de som, coloque os panorâmicos (PAN) dos canais do teclado de forma equivalente, ou seja: o sinal da saída L do teclado com PAN todo no L, e o canal R do teclado com o PAN todo no R.

    -PA estéreo, retorno mono: Ligue em estéreo caso você queira que o público escute o estéreo, mas você vai escutar em mono de qualquer forma.

    -PA Mono, Retorno estéreo (Nunca vi): Ligue em estéreo para você ouvir em estéreo; o público ouvirá em mono.

    -PA Mono, Retorno Mono (situação mais comum): Um cabo só saindo da saída L/Mono do teclado.

    Se o seu teclado for como o Kronos que tem saídas balanceadas, use cabos P10 balanceados, pois a relação sinal/ruído é melhor e você ganha um pouco de volume.

    Saída de fone só serve para se usar fones de ouvidos, ela envia mais ganho por ser um sinal amplificado para fones, que não tem amplificação. Mas ela nunca deve ser usada para enviar som para PA, pelo que já falei.

    Teclado é flat e não precisa de equalizador, pre amp nem nada disso. Se o som está ruim, a culpa não é do teclado e sim do som. Nesse caso você pode tentar equalizar, mas na equalização é recomendada para TIRAR frequências em excesso, não para colorir o som.

    Você precisa conhecer o som do seu teclado saindo por um monitor que responda à todas as frequências de forma praticamente igual (o chamado monitor de referência) e ter aquilo na mente e nos ouvidos. Sempre que for ligar em algum som, você busca na equalização o som que ouviu no monitor de referência.

    Rick Pac
    Veterano
    # mar/13 · Editado por: Rick Pac
    · votar


    Artref
    Eu discuti a questão do estéreo em PA's com um Engº de aúdio .
    O Estéreo foi feito para o ouvinte ficar no exato centro das caixas.
    Num show , apenas 10 % ficam nesta faixa ideal , 20 % com uma defasagem panorâminca pequena, 30% em defasagem panorâmica média e 40 % em um local da platéia com acentuada defasagem panorâmica , ficando nas extremidades da área reservada a elas.
    Então reduzia-se o PAN em cerca de 50 % para diminuir as distorções na mixagem em decorrênica da má posição em relação às fontes sonoras.
    Mas diminuindo o PAN, reduzimos de maneira proporcional o efeito de estéreo.
    Delicada a situação.

    TrebleH
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Greenwood

    Simples... existe perda de ganho!

    André Luiz Keys

    Eu não tenho sentido nenhum tipo de distorção ao usar saída de fone... pelo contrário... parece até que o som fica mais "gordo"... principalmente em EP's e Pianos

    Artref

    É estranho isso... tipo... quando eu ligo o teclado na saída L/mono a impressão que eu tenho é o contrário... parece que meu teclado não tem dois canais misturados em um... e sim um bem fraquinho... Essa impressão é a que eu tenho qd ligo fone...

    Sei que é bem ilógico isso... até porque estamos falando de um sistema condutor... e não ocorem milagres. Mas experimentem ai pra vcs verem.

    André Luiz Keys
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    TrebleH
    Simples... existe perda de ganho!

    Há um ajuste nas propriedades de sistema em SOUND > OUTPUT GAIN, para aumentar a saída dos conectores OUTPUT.

    Tente isso e como comentaram evite usar a saída de fones pra ir pro PA.

    TrebleH
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    André Luiz Keys

    Já fiz esse ajuste nas configurações do sistema...

    Mas, dependendo do som, quando eu edito, rola uns chiados... ai fica paia

    : )

    Shadad
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Edson Caetano

    O mic200 realmente tem um resultado sonoro satisfatório?

    Eu estava pensando em comprar um preamp valvulado, mas fiquei cabreiro com o mic200 por ele ser muito barato.

    Artref
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Rick Pac

    Complicado mesmo. Eu estou até desistindo de estéreo, nas minhas programações penso geralmente em fazer "Algo mono que em estéreo ganhe um pouquinho" e tá bom. Uma pena.

    Berg Varela
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    TrebleH
    .É estranho isso... tipo... quando eu ligo o teclado na saída L/mono a impressão que eu tenho é o contrário... parece que meu teclado não tem dois canais misturados em um... e sim um bem fraquinho... Essa impressão é a que eu tenho qd ligo fone...

    Sei que é bem ilógico isso... até porque estamos falando de um sistema condutor... e não ocorem milagres. Mas experimentem ai pra vcs verem.


    Pode ser o efeito placebo.

    Edson Caetano
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Shadad
    É muito barato mesmo, mas eu gostei, e pensa assim, ele é um Di também, então se não gostar da função pré vai poder afirmar que tem um super DI valvulado hehe

    Para os mais sensíveis deve ser uma bela porcaria porque tem aquele modelo de muitos dólares, mas este é bem interessante sim, estou usando bastante

    TrebleH
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Berg Varela

    Ou não!.... mas enfim....

    Essa história de colocar um pré-amp. ajuda mesmo?
    Pq ao que me parece o que avacalha os sons seriam os conversores A/D D/A...

    Rola um destaque extra nos palcos?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Qualidade do sons do Roland Juno DI