FrankSteinway, quem topa debater o projeto?

    Autor Mensagem
    Leo Vaz
    Veterano
    # fev/13


    Eu queria aproveitar umas coisas velhas e montar algo desse tipo>

    http://gangmusic.com.br/produtos/Teclados/Workstations/Open-Labs-MiKo- EC5-Keyboard-DAW-Workcenter/4533/

    Quem topa a gente debater o projeto?

    Greenwood
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Leo Vaz

    Sabe qual é o risco? Vc pagar 10k num Intel Core 2 Duo 2.8 GHz processor with 2GB of RAM que já é ultrapassado e ficar mais ultrapassado ainda...

    E aí tu não pode arrancar o computador e ficar só com o teclado.

    fernando tecladista
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    interessante

    eu tenho uma teoria que se você conseguir deixar "redondo" um PC pra seu uso músical, ter o hardware certo, ter lá seu S.O. sua DAW e seu VST funcionando redondo, você tem que lacrar esse PC e não instalar mais bobeira nenhuma nela
    nada de trocar versão de windows ou nova versão da daw que ai começa a dar zica

    se então você conseguir isso pode passar vários anos que isso funciona lindo

    Greenwood
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    fernando tecladista
    você tem que lacrar esse PC e não instalar mais bobeira nenhuma nela

    E quem é, na face da terra, que consegue não instalar mais nada? A gente vai ficando mais exigente com o passar do tempo e mais suscetível às tentações...

    Leo Vaz
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    fernando tecladista
    você tem que lacrar esse PC

    Acho que updates do Windows, se esse for o SO usado, são importantes. Tenho notícias que tem uma versão de linux para carregar VST muito boa e sendo usada numa Box que está sendo vendida no ML.

    Greenwood
    Acho que, pra começar, só original, claro, sempre com os updates disponíveis. Sistema limpo. Nada que possa dificultar ou aumentar os aplicativos residentes na memória. Talvez, até o XP mesmo, que é um sistema menos gorduroso e bem aprovado para áudio. O 7 é muito bom, mas tem mais gordura. No XP dá até pra customizar o instalador, com menos coisas a instalar (drivers, etc), coisa que eu não sei se desenvolveram pro 7, haja vista não ser nada oficial.
    E, claro, pensar nessa distro linux que seria mais enxuta, coisa que a Korg deve ter feito, personalizada, no Kronos, que tem uma plaquinha bem fraquinha, processador de 1.6 Ghz, pelo que tenho notícia.

    A ideia seria um monitor touch screen, resistivo mesmo, pq não sei se existe capacitivo para PC, de 11 ou 13´´; um controlador barato com teclas razoáveis, mas com sliders para drawbar, e pots para diversas funções. Acredito que sejam placas individuais em alguns modelos, permitindo a melhor disposição na tampa. Uma boa fonte, 500W reais, placa mãe de boa qualidade, um processador core i5, 4Gb de Ram pra começar, preferencialmente um SSD, mas pode ser um HD convencional de 500 ou mais, drive de DVD (que será encaixado lateralmente para carregar bibliotecas, opcional), bem como um leitor de cartões e uma USB (essenciais), uma placa de som PCI de 24/96 (Quem sabe uma Audiophile? Barata e boa). Acredito que não haverá dificuldade em nada disso, nos cortes da madeira ou alumínio, pintura, etc. A maior dificuldade é a GUI do sistema operacional. Qual software para gerenciar isso tudo, para que não pareça algo amador, com Windows, botão iniciar, etc? Essa GUI que os teclados Open Labs têm como diferencial. A GUI precisa centralizar todo o funcionamento dos softwares, dos VSTs, agregando e permitindo a criação de performances, para não ter que ficar abrindo programa, fechando, etc...

    fernando tecladista
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Greenwood
    E quem é, na face da terra, que consegue não instalar mais nada?
    Leo Vaz
    Acho que updates do Windows, se esse for o SO usado, são importantes.

    nada tão radical
    novos VSTs sim, atualizações de S.O.... mas se minha maquina tá legal eu não trocaria o XP pelo 7 ou resolver instalar uma DAW nova 2 ou 3 versões acima

    ---------------------------------------

    voltando ao assunto
    não lembro se foi por aqui ou em outro fórum que alguem fez isso, e até postou umas fotos
    o desafio maior vai ser arrumar isso bonito, pra não ficar com cara de gambiarra, ainda mais hoje que tudo é "slim"

    outro é o sistema em sí
    conseguiu baixar aquele "music OS" trial da openlabs no outro tópico?

    Edson Caetano
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Leo Vaz
    Sabe que a Open Lab está vendendo o soft dela por 299 dolares...

    Tá certo,,deixar um Frankstein bonito é díficil, mas montar um sistema bacana baseado no Neko é viável

    Viram a Presonus lá no cantinho do key como placa de audio hehehe

    Casper
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Caro Leo Vaz:

    Se fosse para montar um Frank, eu iria por um caminho
    diferente, iria querer um controlador + alguns módulos
    tipo desktop, integrados em um único gabinete, ao estilo do
    Doepfer Dark Trilogy Synthesizer:

    http://www.creativegallery.nl/index.php?option=com_content&view=catego ry&layout=blog&id=4&Itemid=33

    Leo Vaz
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Edson Caetano e fernando tecladista,

    Eu baixei o Trial da Open Labs, mas achei um pouco confuso, de início. Vou estudar um pouco mais, mas ele me pareceu meio que voltado para gravação, não pra performance ao vivo.

    Casper

    A ideia é muito boa, porém, bem mais cara do que a reprodução de um Open Labs, imagino.

    Pelo que eu percebi, não há open labs keyboard mais né? Eu fotografei um, ao vivo, grandalhão, com teclas do G1000 da Roland. Alguém sabe de um serviço para eu postar as fotos dele aberto aqui?

    Edson Caetano
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Leo Vaz
    Eu gosto de usar o photobucket é free e bem facil de pegar os links para abrir aqui

    Leo Vaz
    Veterano
    # fev/13 · Editado por: Leo Vaz
    · votar


    Testando....

    http://i1272.photobucket.com/albums/y393/sonicsbr/IMG_0345_zps7ee79a03 .jpg

    http://i1272.photobucket.com/albums/y393/sonicsbr/IMG_0344_zps0ca085f5 .jpg

    http://i1272.photobucket.com/albums/y393/sonicsbr/IMG_0342_zps01a1af39 .jpg

    http://i1272.photobucket.com/albums/y393/sonicsbr/IMG_0341_zps99d2069d .jpg

    Edson Caetano
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Leo Vaz
    Funcionando....

    É muito PC lá dentro Hehe, claro

    Então o que pega é a OS correto, mesmo que a gente não faça um teclado bonitinho, mas algo que desse ON ligasse e ficasse igual um teclado

    Precisamos de:
    - uma OS
    - um computador
    - um Controlador
    - um monitor
    - placas diversas ( som, control surfaces)

    Vou pedir o trial do Neko para ver qual que é, mas alguns de nós teriam capacidade de criar algo em Linux assim, nem precisa muita coisa para os testes

    Vai ser bacana tentar algo, aposto se a gente garimpar mesmo até acha uma automações ao melhor estilo Hauptwerk, procura isso, são órgãos de tubo digitais, a comunidade é enorme tudo customizado

    Leo Vaz
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    são órgãos de tubo digitais, a comunidade é enorme tudo customizado

    Edson Caetano

    Cara isso é show heim??

    Então o que pega é a OS correto

    Esse é o ponto meu caro! O bonitinho e a automação não é tão complexa, pq basta desmontar um controlador com boa automação e "voilá"! Tudo implementado. Pra gente, é caixa preta. Precisamos conhecer entradas e saídas. O que tem dentro da caixa não importa... (engenharia de software, alguém já viu isso? Pontos de verificação....)

    Edson Caetano
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Leo Vaz
    Veja estas fotinhos para inspirar
    http://www.pcorgan.com/Fotos.html

    Quando entrei em contato com esta galera fiquei louco para montar um sistema igual, faltou grana $$ e tempo

    Mas é assim, os projetos são totalmente customizados, o Soft eles tem, então basta configurar como bem entender, viu pelas fotos que os caras pegam pesado hehe

    Mas imagina agora virando isso para a nossa realidade, um teclado com Sampler, Sequencer, Timbres e mais Timbres, muitos controles, Grava, Reproduz, isso eu consigo, mas abrindo diversos programas em separado

    Agora a gente esta falando de simplesmente por na tomada dar um Power On e tudo começar a funcionar, correto?

    Aí acredito seja apenas questão de um programador, se o programa da Neko fizesse isso, valeria e muito a pena, vou tentar baixar a demo e ver qualquer é que é disso aí

    Leo Vaz
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Veja estas fotinhos para inspirar

    Edson Caetano

    Edson, bacanasso! É uma pena que cada um aqui more em um estado. Isso daria uma boa cervejada de sábado, regado ao som de uma jukebox tocando smooth jazz !

    Edson Caetano
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Leo Vaz
    Certeza... mas nada é impossível, já conheci colegas aqui do forum pessoalmente e eram de outros estados, sempre existe a chance de uma possibilidade dessa acontecer hehe

    E a nossa OS, cara pior que eu acredito que isso já exista, tem sempre ums malucos fanáticos por DIY que fazem miséria, é questão de achar alguma distribuição... vou rodar o mundo em foruns especializados gringos ver se aparece algo para o Frank tomar vida

    fernando tecladista
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Veja estas fotinhos para inspirar
    eu ando com ideia de fazer algo assim

    achei interessantes esses controladores novos da roland porque não tem botão na area de cima do teclado, então dá pra usar ele em baixo e um dos meus velhos em cima como o d-20 que fica legal
    o complicado é a pedaleira que não estou a fim de gastar 10.000 na da roland, já fiquei sabendo de um maluco que mandou fazer a parte de madeira e desmontou um psr velho pra usar o midi dele e instalou, sertiamente estou pensando nisso

    Leo Vaz
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    fernando tecladista

    Parece-me que o BloXpander é a melhor opção para uso com telas sensíveis a toque. Penso que, talvez, com o mousepad, talvez seja uma opção interessante, se for pra aproveitar as coisas velhas.

    Pensei em desmontar um Turion 64 que está encostado lá em casa (note Acer), e o oxygen V3. Modelar em madeira mesmo. Talvez fique parecido com um Moog (em formato), ou um velho CP500 (computador). O detalhe é que eu não tenho muita habilidade com madeira não. Vou tentar né... O último controlador que eu tentei fazer com madeira, placa de fenolite cobreada para a tampa, corroída em ácido para ficar com a tipografia em cobre, hehehehe, ficou lastimável!!! Pra vc ter ideia, os pregos estufaram a madeira, eu tentei passar um spray de verniz no MDF cru para dar acabamento e tudo ficou um grandessíssimo lixo. Puch buttons coloridos, cada um de um jeito pq não encontrei um padrão com cores diferentes, macarronada interna, pq peguei uma placa de um teclado de computador velha e soldei fio por fio.... kkkkkk

    Edson Caetano
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Leo Vaz
    Bem legal este bloXpander ele é totalmente touch? O site da earackon está fora do ar agora... O preço que consultei no KVR 69euros é bem convidativo

    Quanto custa um monitor touch decente?, ia ser animal a interface do seu key ser apenas o monitor

    Gostei heim, pesquisando mais

    Edson Caetano
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Ia esquecendo, o Sonar X2 já tem suporte 100% a interfaces touch, uso um programinha no iPad da Neyrinck, que espelha o Sonar no iPad, e uso,ele menorzinho com os dedos apenas, bem interessante se livrar do mouse e teclado

    Leo Vaz
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    ia ser animal a interface do seu key ser apenas o monitor
    Edson Caetano

    Pois é cara. Vou pesquisar quanto custa um monitor touch. Afinal, nem precisa de teclado nem mouse. Só deixar uma porta USB pra fora para programar, e colocar o software, que abre em tela cheia, no inicializar...

    Casper
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Caros Edson Caetano e Leo Vaz:

    Lendo os comentários e pensei em uma configuração que
    seria útil no meu caso (tudo na mesma caixa):

    Controlador M-audio Axiom AIR 49;
    PC rodando Reason;
    Interface MOTU MIDI Express 128;
    Interface Presonus AudioBox 1818VSL;

    Nem sei se o Reason lida bem com a Presonus e a MOTU,
    mas seria uma configuração em que eu conseguiria
    controlar muitos sintetizadores externos com muita facilidade,
    e ter as comodidades do Reason, que eu realmente aprecio.

    Edson Caetano
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Casper
    Mas porque esta placa de som? Quero dizer na quantidade de Inputs dela?

    Casper
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Caro Edson Caetano:

    Os sintetizadores externos tem que entrar de algum modo, não é?

    Toyledo
    Membro
    # mar/13
    · votar


    Eu montei um pra mim, controlador + notebook+placa já uso a dois anos eu mesmo construi meu workstation de madeira e ficou joia, qualquer duvida só falar to aí pra ajudar e aprender tambem


    Toyledo
    Membro
    # mar/13
    · votar




      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a FrankSteinway, quem topa debater o projeto?