[Review] Korg Trinity Plus

Autor Mensagem
tiko_y
Veterano
# fev/13


Olá galera,
marcando meu retorno por aqui depois de anos, vou fazer um breve review de um teclado q adquiri recentemente: o Korg Trinity Plus.

Depois de ver um anúncio dele por R$ 2000, ainda sendo um Plus (com a placa Korg Prophecy) e a placa HDR/SCSI (com saída para HD e dois inputs de áudio para gravação de até 4 canais stereo junto com o sequencer) não pensei duas vezes e vendi rapidamente meu MM6. O anúncio falava q o teclado estava impecável e era pra colecionador. Realmente! não tem um arranhão e tudo funcionando como de fábrica, impressionante mesmo.

Já fiz alguns vídeos recentes com ele (q está mais em baixo) e vou comentar um pouco.

Aparência/carcaça: é um teclado realmente bastante robusto, e pesado por isso. Construção impecável e aparência mto elegante. A frente do seu tempo, ja´q foi fabricado em meados dos anos 90.

Teclas: ação excelente, são as mesmas encontradas do DX7 até o Motif Classic, e do M1 até o Triton Extreme. O aftertouch é bastante sensível.

Interface: o visor Touch é alma do teclado. Realmente nunca vi uma interface tão amigável qnto essa (esse é meu primeiro KORG). Tudo na mão, sem complicações e sem mtos menus. Ele não tem controles em tempo real. Mas dá pra fazer mtos endereçamentos pro q tem (fita sensitiva, joystick clássico da Korg.

Timbres:
Como já é sabido, os pianos acústicos da Korg não são bem falados, mas o patch principal é bastante utilizável, e tem peso sim. No meio da banda nao vejo nenhum problema, e mesmo solo, tb não senti nada demais. Não sou fresco com timbres de piano acústico. Qm faz o teclado é o tecladista, mas isso é outra discussão rsrs...
Gostei bastante dos pianos elétricos, tanto Rhodes como os estilo "DX"
Hammonds realmente são fora de série, muito bons! Usando um pedal de expressão então (uso o FC7) é viajante ! rs
Orquestrais e Strings são um ponto forte (vide o combi "Trinity Overture)
Metais são legais, mas isso não é um ponto forte de nenhum teclado, né?
Nao uso mto, mas os acordeons são IMPRESSIONANTES!!!
Tem vocais legais tb.
Na parte de synth o ponto forte são o q eles chama de "Motion Synth", estilo Wavestation. São Pads viajantes!
Os synths no geral são bons, mas ainda prefiro a Roland nesse quesito.
Agora a placa do Prophecy tem patches de tremer os falantes, os baixos sintetizados são incríveis, filtros mto bons.

Recentemente adquiri um JV-1080. Na época q ia pegar o Trinity estava pensando em pegar um XP. Mas vejo q a melhor coisa q fiz foi isso: Trinity e JV-1080. Q rack incrível e q combinação. Os synths e leads me agradam e mto. Strings e Pads são os melhores q já escutei até hj. Consegui programar o Trinity todo pra controlar o JV, e nem olho mais pro módulo rsrs. Já está tudo automático. Controlo o volume dos pads do JV pelo pedal de expressão sem afetar o Trinity. Usar o protocolo MIDI a fundo dá possibilidades incríveis! E faço o inverso tb. Muto o Trinity e uso só o som do JV com apenas um click no visor do Trinity rsrs.

Bom, chega né? Vou postar vídeos q usei o Trinity:












Se alguém se interessar, a gente pode marcar um Google Hangout, ao vivo , pra eu fazer demonstrações do equipo q tenho aqui e fazermos uma grande troca de informações!

forte abç galera

Shadad
Veterano
# fev/13
· votar


É interessante escutar um rompler de quase 20 anos atrás e compará-lo com os romplers do hoje. Percebemos que os timbres dos romplers antigos não estão muito ultrapassados e que os timbres dos romplers atuais não estão tão avançados.

Aleciano Fuckin Roses
Veterano
# fev/13
· votar


Caara! Numa incrível coincidência eu tava vendo um vídeo teu tocando com o MM6, acho que peguei na comu do orkut, até salvei o vídeo de tão bom que achei!!
Pois é, vendesse o Mini Motif né?? Aqui um cara tá vendendo um Trinity, mas tá meio zoado, display com problema e não deve ter expansões. Eu até pesquisei sobre o teclado, me apaixonei por este Korg, pena que ainda não pude por as mãos em um, mas em breve, quem sabe né!

Parabéns pelos vídeos aí e bote pra gerar na Trinity!

Rick Pac
Veterano
# fev/13
· votar


tiko_y
Ô saudade do Trinity.
Realmente fico feliz que tenha ido para mãos tão competentes.
Ele está em estado de zero mesmo.
Com relação ao timbre de piano acústico posso te afirmar : melhor um som não tão "maravilhoso " numa boa música e bem tocado do que um CP-1 tocando arrocha.
Os outros timbres de piano em layer estão muito bons !
Parabéns e obrigado por repartir boa música, experiência e conhecimento deste teclados "ultrapassados", afinal, teclado velho é que faz música boa.

tiko_y
Veterano
# fev/13 · Editado por: tiko_y
· votar


Shadad
Disse tudo, amigo!

Aleciano Fuckin Roses
Vlw cara!

Rick Pac
Falando em CP, as emulações do CP80 do Trinity são maravilhosas, com uma "pitada" de Chorus fica no ponto (só conferir o solo do final da música "Iluminados" q postei acima).
Até hj fico impressionado com o estado desse teclado! rsrs

Eraques Neto
Veterano
# fev/13
· votar


tiko_y

Meu garoto, tu sumiu.. O que houve? Porque não me responde mais no Face???

silvG8
Veterano
# fev/13
· votar


tiko_y
Cara, você fez uma compra excelente pelo valor!

Depois vou dar uma olhada em tudo o que colocou aqui com mais calma. Quis aparecer aqui pra mostrar que o pessoal dá valor à vídeos e reviews, mas muitas vezes não comenta nada por pura preguiça.

Eu faço questão de comentar! Precisamos de mais material assim por aqui.

Cleitaum
Veterano
# fev/13
· votar


silvG8

Quis aparecer aqui pra mostrar que o pessoal dá valor à vídeos e reviews, mas muitas vezes não comenta nada por pura preguiça.

A carapuça serviu pra mim!!! rsrsrsrs, acesso esse fórum todos os dias, quase nunca posto nada, e as poucas coisas que postei foram alguns pedidos de ajuda, mas sou leitor assíduo, e aprendo muita coisa aqui, mas reconheço que por relaxo ou até mesmo por preguiça, não comento, mas a partir de hoje, pelo menos um agradecimento vou escrever, pois muitos vem aqui, compartilham toda sua experiencia (muitos até investiram alto, em aulas, livros etc) e muitas vezes muita gente (como eu) só suga, e nem sequer agradece.

tiko_y
Parabéns cara, acompanho seus vídeos desde a comunidade do MM6 no orkut, e acho muita bacana sua disposição e humildade em compartilhar conosco todo esse talento!!!

Abraços galera

Cleiton

Leo Vaz
Veterano
# fev/13 · Editado por: Leo Vaz
· votar


tiko_y

Cara, parabéns pela compra! eu já tive um e tenho saudades até hoje! tem muita presença de palco, é robusto, timbres muito bacanas!

Ps: Estou aguardando mais gravações com o seu DX, coitado, tá preterido agora. Mas é um avô de muito respeito!

Aleciano Fuckin Roses
Veterano
# fev/13
· votar


Vendo este tópico e falando com um amigo hoje, deu aquela vontade de só usar teclados 'das antiga' no set :)
Tipo o Trinity aí, que o então tecladista do Dream Theater, Derek Sherinian utilizou no álbum Falling into Infinity. Teclados que tem alguma história, que tem um timbre de uma música que você gosta pra caramba.

tmurback
Veterano
# fev/13
· votar


tiko_y
Parabéns pelas demos!!! Acho demos assim muito mais úteis que aquelas demos performáticas dos sites dos fabricantes, pois essas suas são mais próximas à nossa realidade cotidiana e estão muito bem executadas.

Gus79
Veterano
# fev/13
· votar


tiko_y

Parabéns pela aquisição do novo equipamento. Você adquiriu a um valor muito bom. E ele foi parar em boas mãos!

Parabéns pelas demonstrações. Desde aquela demo do D-50 que eu curto seus vídeos!

silvG8
Veterano
# fev/13
· votar


tiko_y
Gostei dos vídeos e do pequeno texto que os acompanha. Acabei não vendo o vídeo dos presets porque a qualidade está ruim e travando um pouco. O restante dos vídeos já havia visto no seu canal.

Você conseguiu um instrumento fenomenal com certeza!

Grave mais vídeos, você toca muito bem e com uma pegada muito legal. Estaremos no aguardo de novos vídeos do brinquedo novo.

PS: Me amarro nos vídeos do D50 também. Você teve uma paciência gigante pra fazer aquilo!! O vídeo do Yamaha "azul" é excelente também!! :)

A. Cordeiro
Veterano
# fev/13
· votar


Acho interessantíssimo essas review's de teclados antigos q marcaram época e fizeram nossa história por nossos sonhos e por serem equipamentos de ótima qualidade. Aliás, concordo com o amigo Shadad, dependendo do som q usa pra uma determinada música, posso afirmar com toda certeza q um Trinity soa maravilhosamente bem quanto os atuais, e abro até uma questão: ou são os atuais q tentam honrar à sua época o sucesso e qualidade q os antigos deixaram no tempo? (...fica a pensar rsrs).

tiko_y

Parabéns pela aquisição, verdadeiramente o Trtnity Plus e o JV1080 se completam, dá pra fazer muito "barulho" com eles rsrs...faz lembrar quando tive meu primeiro teclado antigo e por sinal "de entrada" depois de um entry-level tb mas atual nessa época. Passei 2 anos usando e abusando meu Juno D, gostava demais, o q podia fazer fazia naquele teclado. Alguns meses depois de vendê-lo tive a oportunidade de pegar um X5D (são quase 10 anos de diferença de um pra outro), e posso afirmar q pra o som q fazia, mesmo abusando de pianos, foi muuuuito mais teclado q o recente Juno D, uma vez q os timbres do Korg eram os mesmos de um dos bancos do N264/364, e pra mim foi e é o único entry-level q eu conheço q o irmão menor soa IGUALMENTE ao irmão maior (tive a linha N depois...). E mais uma vez parabéns!

kokada
Veterano
# fev/13 · Editado por: kokada
· votar


tiko_y
não sei se era vc que eu vi uns vídeos com o MM6 fazendo estripolias... evoluiu bastante de teclado heim!

E por favor, faz um tutorial das músicas que vc tocou da Whitney Houston? Ficou muito bom!!!! Pleeeeeease!!!!! Eu sei tocar o Greatest Love of all, mas do jeito que vc toca tá igualzinho ao original!!!! Mujito bom!!!

O que é um Google Hangout? To de ferias, vamos marcar!

tiko_y
Veterano
# fev/13 · Editado por: tiko_y
· votar


Eraques Neto
ô meu querido! fiquei sem internet / telefone por um bom tempo, tentando entrar pelo celular pra suprir, mas não dá! rs . . . a Oi/Velox deu um prazo de 5 dias úteis, e como veio Carnaval só retomou as coisas aq no bairro na quarta feira!!! Desculpas pela falta de comunicação amigo. Espero q tenha feito um negócio proveitoso pra vc!

silvG8
É sempre bom contar com suas contribuições! Vou gravar uma demo da placa Solo (Korg Prophecy) especialmente pra vc! rsrs . demonstrando os fenomenais synths dessa placa.

Cleitaum
Vlw Cleiton, continue acompanhando!

Leo Vaz
Realmente estou devendo mais vídeos do DX! Na verdade estou pra postar mais vídeos, mas esses problemas em minha internet estão me desanimando!

tmurback
Tb penso assim qndo vou fazer uma DEMO: o q eu gostaria de ouvir do teclado!

Gus79
Vlw!

A. Cordeiro
Realmente Trinity e JV1080 formaram um boa dupla. Agora com a expansão Orchestral instalada, é sensacional controlar o volume dos maravilhosos Strings desse placa pelo pedal de expressão no Trinity!

kokada
Vou pensar em fazer esse tutorial só de introduções das músicas da WH no DX7!
Google Hangout nada mais é q uma transmissão ao vivo mediada pelo canal do YouTube!

--

Vlw pelos comentários galera, vamos continuar trocando idéias!

abçs

tiko_y
Veterano
# fev/13
· votar


Ah, aproveitar e postar mais um vídeo usando o Trinity.
O ruim é q está com o áudio da câmera. Está postado no canal do meu pai, ele q gravou e cismou de postar isso rsrs



silvG8
Veterano
# fev/13
· votar


tiko_y
Estou no aguardo pelas demonstrações!
Vai soltando os vídeos aqui que com certeza a gente vai assistindo. Abraço e seja bem vindo novamente.

tiko_y
Veterano
# fev/13 · Editado por: tiko_y
· votar


silvG8

Fala ae! Fiz uma demo especial pra vc (e todos q curtem) baixos sintetizados da placa SOLO (Korg Prophecy) do Trinity.
Fui tocando todos os baixos sintetizados disponíveis somente na placa. O teclado ainda possui outros baixos em outros bancos.
Botei uma batida "House" padrão só pra ficar mais audível! rs
Preparem os alto falantes!
Nos minutos finais eu mudo a levada para um "Freestyle", usando uma performance q criei em conjunto com o JV-1080: O baixo é do Trinity na mão esquerda e na mão direita é o JV com sons de "Fantasia" e "Orchestra Hit".

Segue o link:
TRINITY PLACA SOLO PROPHECY DEMO

abçs

kokada
Veterano
# fev/13 · Editado por: kokada
· votar


tiko_y
o que é essa SOLO-TRI Prophecy board ?

E dentre os Korg Trinity, qual é a melhor versão? Vi que tem várias, várias! Seria o V3 o melhor? Tem um cara vendendo no ML o Trinity PRO por 3550,00 e um outro vendendo o V3 por 3500.00.

E quanto ao TR, fichinha perto dele?

tiko_y
Veterano
# fev/13
· votar


kokada
Olá.

O Trinity teve várias versões.
A primeira foi o Trinity normal (de apenas 61 teclas, sem placa)
Depois veio o Trinity PLUS, q possui 61 teclas e vem de fábrica com a placa SOLO-TRI (q o próprio teclado Korg Prophecy instalado no Trinity!)
Vieram em seguida o Trinity Pro (76 teclas) e o ProX (88 teclas pesadas), ambos tb com a placa SOLO-TRI de fábrica.
O último modelo foi V3 (versão 3) q possui de fábrica a placa do Korg Z1, q ao contrário do Prophecy, é um sintetizador polifônico.

O TR é baseado em outra síntese, q é a HI (encontrada na série Triton). Nunca testei nenhum teclado com essa síntese, então não posso afirmar. Mas eu iria de Trinity, sabendo apenas q a polifonia dele é de 32 notas, ao contrários dos sucessores q possuem 62 notas.

silvG8
Veterano
# fev/13
· votar


tiko_y
O som da placa é muito legal!
Dei uma escutada ontem a noite e fiquei com preguiça de comentar. :)

O peso da gravação é melhor que o de um rompler comum, com certeza. Falta um peso no grave quando comparado a um analógico, mas fico cada vez mais convicto da falta de um digital com esse peso.

Mesmo assim, muitos sons legais. Ouvi algumas coisas mais diferentes mais para o final e bem legais. Imagino que todas as modulações são feitas com o X/Y. Ficou legal!

Obrigado pela demonstração.

Leo Vaz
Veterano
# fev/13
· votar


mas fico cada vez mais convicto da falta de um digital com esse peso.

silvG8

Percebo isso muito claramente no simulador KB3 do Kurzweil... Acho que os Romplers têm que existir, mas o que puder ser puramente algorítimo, como Pianos DX, Orgãos, têm que continuar assim, sem rompler...

kokada
Veterano
# fev/13 · Editado por: kokada
· votar


tiko_y
legal, e essa placa SOLO-TRI, que tipo de timbres tem? É legal?

E curiosidade: como se faz os timbres "Motion Synth", que é a mistura de alguns timbres?



Acredito que esses timbres do vídeo tem tb no seu Trinity, né?

tiko_y
Veterano
# mar/13
· votar


kokada

Olá, desculpa a super demora em responder . . . rs

Sim, esses patches estão no Trinity sim, nessa categoria "Motion Synths", q são praticamente Pads eterais e viajantes! Estão tanto nos programs qnto nas combinations.

--

Galera, segue uma demo q fiz da Intro da música Thriller usando o Trinity (bateria, baixo e pad) e o JV-1080 (synth brass q montei)

Olha q resultado é possível chegar usando apenas ondas SAW pra fazer um brass sintetizado:

INTRO THRILLER JV1080 E TRINITY

Shadad
Veterano
# mar/13
· votar


tiko_y

Quantas ondas saw você usou?

tiko_y
Veterano
# mar/13
· votar


Shadad

4 ondas . . . elas estão oitavadas . . . na verdade são 2 em uma oitava e 2 uma oitava abaixo . . . uso 2 em cada situação pra dar uma profundidade maior, um espaçamento estéreo, e um detune. Fora o parâmetro do JV chamando Analog Feel, q tb dá um toque bastante especial nos timbres de synth, dando um toque a mais e umas oscilações na afinação pra tentar tirar aquela característica "certinha" do digital... rs

tiko_y
Veterano
# mar/13
· votar


O baixo sintetizado é da placa SOLO-TRI (Korg Prophecy) do Trinity.

Shadad
Veterano
# mar/13
· votar


tiko_y

Pô, parabéns! Os timbres estão muito bons!

waltercruz
Veterano
# mar/13
· votar


Muito bons timbres mesmo.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a [Review] Korg Trinity Plus