métodos de improvisação

    Autor Mensagem
    orkutgoogle
    Veterano
    # dez/12


    pessoal sou iniciante no teclado comecei a 7 meses e estou com duvidas sobre improvisação, resolvi criar esse tópico para que vocês mais avançados no tecldo possam falar um pouco sobre sua técnicas de improviso e dar umas dicas. valeu

    Edson Caetano
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Estuda mais uns bons meses meu chapa, improviso requer bom domínio de teoria geral e harmonia

    Posso te perguntar, sabe todas as escalas maiores, menores naturais, melódicas e harmônicas, pentatonicas e o campo harmônico maior e menor

    Isso tem que estar muito bem embasado, não corra, o começo é chato mas primordial, dê atenção a execução tecnica e compreensão de todas estas escalas e arpejos... Tudo vai sair mais facil, quando o seu momento chegar

    Bons estudos

    Jube
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Eu recomendaria Harmonia e improvisação de Almir Chediak, fora os diversos topicos que temos aqui.

    Edson Caetano
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Jube
    Eu também, mas com 7 meses de teclado e sem professor estes 2 livros seriam pior que grego, não fariam sentido algum

    Embora eu mesmo recomende Ian Guest que é mais fácil, um pouquinho só hehe

    orkutgoogle
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    valeu pessoal mas mesmo assim seria bom cada um falar sobre um pouco das suas tecnicas

    waltercruz
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Quando chegar a hora, a arte da improvisação, do Nelson Faria.

    waltercruz
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Basicamente, vc numa improvisação vai trabalhar com dois elementos: tensão e relaxamento.

    Ora vc constrói elementos que criem tensão, expectativa, ora vc vai criar com elementos que trazem resolução, relaxamento. Isso tudo vai ter de vir sempre muito bem amarrado com a harmonia e a parte rítmica da música.

    O mais difícil de tudo é criar frases que se amarrem. Improviso não é apenas lançar notas dentro da escala feito uma metralhadora: para que seu improviso seja bom, ele precisa contar uma história.

    Mas enfim... é um tópico bem complexo.. ehehhee

    Tiago Correia
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    E aí

    http://www.turicollura.com/#/artigos/

    Tiago Correia
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Então no site acima tem um artigo (pdf) que inícia com o título:

    http://www.turicollura.com/#/artigos/128/o-estudo-da-improvisacao-part e-1.html

    e segue com muitos outros sobre a temática.

    Tem umas dicas bem rápidas para se aprender no modo fast-food.

    Mas esta é a pior dica as melhores já foram ditas ai acima.

    fernando tecladista
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    primeiro passo é saber o que é intervalo, tons e semitons e como funciona as escalas, porque elas tem menos ou mais sustenidos e bemois
    tonalidade, campo harmonico
    saindo disso você pode pensar em estudar sobre improviso

    porque tudo isso acima é coisa que qualquer material de improviso entende que você já sabe

    tiagokeyboard
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Olha só.
    Eu não tive a oportunidade de ter aulas para teclado, o que eu sei fazer hoje no teclado eu aprendi de ouvido e vendo outros fazendo

    Eu não sei nada de escalas maiores, menores naturais, melódicas e harmônicas, pentatonicas e o campo harmônico maior e menor, nem sei o que são essas coisas.

    Acho que posso me colocar como um tecladista com prática e sem teoria.
    Sério mesmo cara, eu só sei o nome de algumas notas musicais naturais.

    Eu toco teclado desde os 9 anos de idade, quer dizer, tentava tocar.

    Hoje tenho 19 anos, se me comparar com como eu tocava à 5 anos atrás eu era um perdido que não sabia nem posicionar os dedos nas teclas, que tinha que colocar as letrinhas nas teclas pra saber como fazer as notas.

    Enfim... De tanto ouvir músicas, acompanhar, tirar de ouvido, ver vídeos de improvisação, acabei ficando assim como mostra esse vídeo que gravei recentemente.


    Tem gente que vem me perguntar o que é preciso estudar para tocar desse jeito, simplesmente eu respondo que não sei, mas ficar ouvindo bastante musica e acompanhar com o instrumento ajuda.

    fernando tecladista
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    mas ficar ouvindo bastante musica e acompanhar com o instrumento ajuda.
    ajuda muito, eu sou bem em teoria, mas "ouvir" é o principio, não adianta eu querer aprender improvisar blues se não escuto ninguem tocando blues

    dessa parte de se virar, eu comecei aprender acompanhamento assim, não tinha aula disso por aqui e não tinham inventado a internet
    a solução era "ouvir" o que o instrumento tocava no LP, mas com pouco ouvido você nem identifica direito "o que é o que" naquela massa sonora

    o que ajudou foi ouvir os arranjos de teclados com acompanhamento, entçao entendi pra começar o que era a levada do pop, da bossa, do bolero e em cima disso o que eu já sabia de teoria


    tiagokeyboard
    De tanto ouvir músicas, acompanhar, tirar de ouvido, ver vídeos de improvisação, acabei ficando assim como mostra esse vídeo que gravei recentemente.

    nessa, se você tivesse tido um caminho diferente, ele teria duas "realidades alternativas"
    - você poderia ter ido aprender teoria escalas e tal... e acho isso um saco e ter parado com música, ou se amarrado nisso e não tocar nada além de partitura

    - outra vertente seria esse pacote teorico ter ajudado você e hoje estar tocando muito mais do que toca hoje

    tiagokeyboard
    Veterano
    # jan/13 · Editado por: tiagokeyboard
    · votar


    Depois que eu comecei a pegar a manha do teclado eu pensei em fazer um curso de teclado pra mim ficar por dentro da teoria.
    Com o tempo eu fui aprendedo mais só que pra mim fazer curso a essa altura seria uma perca de tempo e dinheiro pra mim, eu também acho muito chato essa coisa harmonia, pentatonica, diminuta não tenho paciencia pra essas coisas.

    Deve ser pelo motivo de no curso você não escolhe o que quer aprender, você vai aprender o que vão te ensinar no curso, ja na vida de hoje, se eu quiser aprender o solo do Águas Profundas do David Quilan ou o Meus Próprios Meios do Oficina G3 eu simplesmente pego o teclado e fico praticando, tentando, escutando até conseguir fazer, no curso é diferente, se você chegar no professor e dizer: Da pra ensinar a fazer aquele solo hoje?
    Vai acabar recebendo um não pois deverá seguir com os procedimentos e aquela coisa toda...

    Graças a Deus eu tenho a capacidade de pegar musicas de ouvido.
    Eu era de uma igreja Assembléia de Deus, todos os ensaios que aconteciam lá, em nenhum o pessoal usava cifras inclusive eu. Tiravamos todas as músicas de ouvido, até os solos e introduções.

    Depois de alguns anos fui pra outra igreja na qual eu frequento hoje.
    Cheguei lá houve uma grande diferença pois quando comecei a ensaiar com eles, todos estavam usando cifras pra aprender a música.
    Eu não me dei bem com aquilo mas segui em frente.

    Hoje tem um grupo de músicos bem novos, e graças ao esforço e força de vontade agora ninguem mais usa cifras pra pegar músicas, todos pegam a música de ouvido.

    Baterista: 14, 15 anos +/-
    Baixista: 17 anos
    Guitarrista: 15 anos (é uma menina O.o )
    Tecladista: 19 anos (eu)

    São todos músicos sem cursos, sem teoria, somente com prática.
    Um dia vou ter a oportunidade de postar um vídeo de todos nós tocando aqui no fórum para mostrar que é possível ser um bom músico sem teoria e sem cursos.

    Eu não tenho nada contra cursos de teclado, se alguem quer aprender, faça o curso socegado, eu apoio.

    Mas se o cara tiver o dom pra tocar, eu me esforço pra ajudar ele. É que também fica mais fácil né...

    Gabriel Schuck
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    tiagokeyboard
    Achei interessante o seu comentário a respeito de tentar se tornar um bom músico através da prática.
    Realmente, estudar teoria é chato.
    Eu sou deficiente visual, toco desde os meus 5 anos, aprendi alguma coisa de teoria musical praticando e com aula, mas até hoje não aprendi a musicografia braille que no meu caso é necessário para estudar a teoria de forma mais profunda e objetiva.
    Mesmo assim, consigo tirar de ouvido algumas músicas, toco com ritmo, como tecladista solo e com banda e faço improvisos também.
    Acho que é importante se aprofundar, entender os conceitos da teoria musical, mas quando se tem muita força de vontade, algumas coisas a gente acaba assimilando como se fosse algo natural.
    Nesse processo de conhecer um pouco as características particulares de cada estilo musical, analisando atentamente a parte rítmica e harmônica, parece que fica mais fácil mesmo não tendo muito conhecimento de teoria pra tentar fazer um arranjo ou improvisação. A minha vida toda foi assim mesmo.
    Isso também ajuda muito quando você vai querer fazer uma improvisação ou arranjo musical: Conhecer o esrilo que se deseja tocar e improvisar. e também, porquê não, escutar músicas improvisadas, que tem aos montes por aí e apartir disso ter uma referência.
    Experimentar acordes variados, tentando sentir as sensações que cada um pode causar... Se gostar, Usá-lo quando necessário como sendo parte de sua improvisação. Isso no caso para improvisos de base.
    Para improviso de solo é bom como já foi citado aprender as escalas em diferentes tonalidades, a digitação correta dos dedos também é importante...
    Enfim.... Esse é mais ou menos o processo que eu faço para improvisar.
    Claro, eu já estou bem mais aperfeiçoado, toco a muito tempo e já tive bastante aula sempre de forma prática, então durante todo esse tempo eu devo ter escutado uma milíade de músicas e descobrindo através da audição as infinitas possibilidades sonoras que eu podia usar. Isso no meu caso veio com o tempo, de tanto escutar música de estilos difrrentes. O problema é que, de uma forma ou de outra, sempre tem aquele estilo musical que a gente escuta mais. Então é provável conseguir fazer corretamente num e não fazer tão bem no outro.
    Mas, esrudar teoria musical , entendendo os conceitos, é funadmental. Confeço que se eu soubesse mais de teoria musical podia ser bem melhor.
    mas é bom sempre ter uma referência, pelo menos no meu caso ajudou bastante.
    Bem, deixa eu terminar por aqui pq senão o troço aqui fica longo.
    Abraços!

    Andre PC3K
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Hoje tem um grupo de músicos bem novos, e graças ao esforço e força de vontade agora ninguem mais usa cifras pra pegar músicas, todos pegam a música de ouvido.
    Eu tambem toco em uma Assembléia de Deus bem pequena, eu improviso muito mas, não concordo com este negócio de somente ouvido, é preciso ter uma base teorica boa e educar o ouvido, pois a música é bem complexa e é legal nos ensaios o grupo escrever as notas e solos os solos de cada instrumento na pauta, pois para tocar algumas composições é necessário de ter a partitura disponivel pois existem vários solos e introduções complexas. O ouvido é excencial tal como a teoria.

    Gabriel Schuck
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Andre PC3K

    Verdade, existem algumas músicas muito complexas para serem tiradas de ouvido. O que acontece é que grande maioria das músicas que pedem pra tocar geralmente acabam sendo fáceis de tirar. As mais difíceis você escuta uma ou outra vez, mas, tudo isso depende de que tipo de estilo que você toca, ett. Mas acho que naturalmente algumas são complicadas para uns e fácil para outros, é certo que cada música tem um nível de complexidade e nem todas as pessoas são iguais para ouvir e chegar a uma conclusão da música no que diz respeito a interpretação dela.
    Por exemplo, é muito comum você encontrar muita cifra onde você percebe que os acordes registrados lá não parecem ser o que está na música. Isso é bem comum acontecer e eu sou bem exigente quanto a isso. mas na real é como se você fizesse um resuminho do livro que você leu. na cifra também é assim.
    Mas, quando bate a dúvida, sempre é bom procurar ouvir a música original, ou então pegar a partitura também original.
    Abraços!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a métodos de improvisação