Polifonia e VST

    Autor Mensagem
    wmartins
    Veterano
    # dez/12


    Olá Pessoal.

    Sendo bem direto a duvida é a seguinte. Em um teclado de 32 de polifonia, usando timbres via VST+Notebook, eu continuo limitado a 32 de polifonia?

    Pra tentar explicar melhor, é se eu colocar 5 instrumentos (VST+Notebook), mesmo num teclado de 32 de polifonia, não vai perder nota?

    Espero que tenha conseguido me fazer entender.

    Desde já obrigado a todos que puderem ajudar

    WMartins

    waltercruz
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    não, no caso quem vai determinar a quantidade de polifonia disponível vai ser a capacidade do seu computador.

    Edson Caetano
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    wmartins
    A polifonia do teclado continua 32 Sempre, mas ele trabalhando como controlador, a polifonia é do computador e não do teclado mais, aí vai perceber que a polifonia é bem mais elevada

    Fica tranquilo, se seu computador suportou abrir 5 vsts, vai tocar muito aí

    Adler3x3
    Veterano
    # dez/12 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Esta questão de polifonia é muito importante para o resultado final.

    No caso em tela do teclado sendo usado como controlador não vai causar problemas de polifonia.
    No mais tudo vai depender do conjunto interface de áudio e outros recursos do microcomputador (processador, memória etc...)
    As placas de som mais antigas tinham sérias limitações de polifonia, e no manual destas interfaces tinha informação a respeito.
    No hardware mais recente é difícil saber qual o limite de polifonia, pelo menos tenho observado que nos manuais nada consta.
    Muitos Vstis tem controle do número de vozes, e assim conforme a quantidade de tracks tem que avaliar a quantidade ideal.
    Só um Vsti bem complexo pode complicar, e as vezes a única solução é diminuir o número de vozes.
    Mas um bom indicativo que o problema ocorre, é quando temos várias instâncias de VSTs abertas ao mesmo tempo e o áudio começa a não soar bem.
    Tem que ficar atento ao percentual de uso da cpu, que a maioria das Daws informa enquanto se reproduz o áudio.
    Assim a melhor forma de evitar o problema é ir transformando cada track (depois que estiver pronta: soando bem, com todos os efeitos etc.) em track de áudio, o que economiza os recursos do computador, e na track midi (não deletar) mas desabilitar o Vst, salvando é claro as configurações especiais.
    É bom lembrar que quando for gravar uma track é bom desabilitar os efeitos da Master track, para evitar uma dupla carga de efeitos.
    Deixar tudo em midi com Vsts no momento de renderizar a música toda para áudio pode dar problemas.
    Escutando individualmente a track soa bem, no conjunto parece soar bem também, mas depois da gravação final quando ouvimos parece que não estava tão boa assim.
    Este é um tema que devemos explorar mais.
    Por exemplo como fica a polofonia na hora de renderizar?
    Fica tudo bem?
    Ou se perde algo?

    wmartins
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Pessoal valeu mesmo pelas explicações.
    Duvida foi tirada e agora fico mais tranquilo ao escolher o teclado, já que não
    vou ficar limitado a polifonia do mesmo.

    Abraço a todos!

    WMartins

    diegotecladista
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Adler3x3 Primeiramente Olá a todos e segundo explique como funciona a polifonia na hora de rendenizarse perde algo ou nao?

    Adler3x3
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    diagotecladista

    perde algo ou não?
    Esta é também a minha dúvida.
    Pela que notei na prática parece que não perde.
    Mas não tenho certeza.

    Edson Caetano
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Eu acho que não perde, tudo que tiver de informação no midi vai virar audio exatamente como você fez...

    Já renderizei projetos bem complexos, com muita automação, muita modulação, e muiiiiiitas notas, layers e mais layers e nunca senti perda de nada

    Se alguém tiver como comprovar isso seria legal, mas to com o Adler na pratica parece que não perde

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Polifonia e VST