Autor |
Mensagem |
wmartins Veterano |
# dez/12
Olá Pessoal.
Sendo bem direto a duvida é a seguinte. Em um teclado de 32 de polifonia, usando timbres via VST+Notebook, eu continuo limitado a 32 de polifonia?
Pra tentar explicar melhor, é se eu colocar 5 instrumentos (VST+Notebook), mesmo num teclado de 32 de polifonia, não vai perder nota?
Espero que tenha conseguido me fazer entender.
Desde já obrigado a todos que puderem ajudar
WMartins
|
waltercruz Veterano |
# dez/12
· votar
não, no caso quem vai determinar a quantidade de polifonia disponível vai ser a capacidade do seu computador.
|
Edson Caetano Veterano
|
# dez/12
· votar
wmartins A polifonia do teclado continua 32 Sempre, mas ele trabalhando como controlador, a polifonia é do computador e não do teclado mais, aí vai perceber que a polifonia é bem mais elevada
Fica tranquilo, se seu computador suportou abrir 5 vsts, vai tocar muito aí
|
Adler3x3 Veterano |
# dez/12 · Editado por: Adler3x3
· votar
Esta questão de polifonia é muito importante para o resultado final.
No caso em tela do teclado sendo usado como controlador não vai causar problemas de polifonia. No mais tudo vai depender do conjunto interface de áudio e outros recursos do microcomputador (processador, memória etc...) As placas de som mais antigas tinham sérias limitações de polifonia, e no manual destas interfaces tinha informação a respeito. No hardware mais recente é difícil saber qual o limite de polifonia, pelo menos tenho observado que nos manuais nada consta. Muitos Vstis tem controle do número de vozes, e assim conforme a quantidade de tracks tem que avaliar a quantidade ideal. Só um Vsti bem complexo pode complicar, e as vezes a única solução é diminuir o número de vozes. Mas um bom indicativo que o problema ocorre, é quando temos várias instâncias de VSTs abertas ao mesmo tempo e o áudio começa a não soar bem. Tem que ficar atento ao percentual de uso da cpu, que a maioria das Daws informa enquanto se reproduz o áudio. Assim a melhor forma de evitar o problema é ir transformando cada track (depois que estiver pronta: soando bem, com todos os efeitos etc.) em track de áudio, o que economiza os recursos do computador, e na track midi (não deletar) mas desabilitar o Vst, salvando é claro as configurações especiais. É bom lembrar que quando for gravar uma track é bom desabilitar os efeitos da Master track, para evitar uma dupla carga de efeitos. Deixar tudo em midi com Vsts no momento de renderizar a música toda para áudio pode dar problemas. Escutando individualmente a track soa bem, no conjunto parece soar bem também, mas depois da gravação final quando ouvimos parece que não estava tão boa assim. Este é um tema que devemos explorar mais. Por exemplo como fica a polofonia na hora de renderizar? Fica tudo bem? Ou se perde algo?
|
wmartins Veterano |
# dez/12
· votar
Pessoal valeu mesmo pelas explicações. Duvida foi tirada e agora fico mais tranquilo ao escolher o teclado, já que não vou ficar limitado a polifonia do mesmo.
Abraço a todos!
WMartins
|
diegotecladista Veterano |
# dez/12
· votar
Adler3x3 Primeiramente Olá a todos e segundo explique como funciona a polifonia na hora de rendenizarse perde algo ou nao?
|
Adler3x3 Veterano |
# dez/12
· votar
diagotecladista
perde algo ou não? Esta é também a minha dúvida. Pela que notei na prática parece que não perde. Mas não tenho certeza.
|
Edson Caetano Veterano
|
# jan/13
· votar
Eu acho que não perde, tudo que tiver de informação no midi vai virar audio exatamente como você fez...
Já renderizei projetos bem complexos, com muita automação, muita modulação, e muiiiiiitas notas, layers e mais layers e nunca senti perda de nada
Se alguém tiver como comprovar isso seria legal, mas to com o Adler na pratica parece que não perde
|