[-----] Novato em vst

    Autor Mensagem
    Grayfados
    Veterano
    # dez/12


    Seguinte pessoal... Já a alguns ano toco meu tecladinho d boa... mas nesse ultimo ano juntei uma graninha pra comprar um instrumento de estudo de qualidade... Aí peguei um P-105 ... fiquei fã dos timbres originais dele... mas como o pessoal q já havia visto o P-95 sou limitado nos timbres... (14 para ser mais exato), tirando q naum gosto muito do string dele mas ainda assim tem uma presença muito boa...

    Mas o principal msm eh q comprei um Fast Track C400 pra ter uma performance um pouco melhor q o fast track pro...

    Só q eu nunca mexi com VST e nem sei por onde começar.... Certo, lá vão as perguntas...

    Dei uma olhada por ai e vi q tem um pessoal usando o Forte pra rodar os VST, já outros dizer q o SONAR é o q há ! Eu instalei o forte aqui mas naum to conseguindo nada com ele...

    Gostaria de saber se alguem poderia me ajudar ?!?

    Edson Caetano
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Grayfados
    Mas o principal msm eh q comprei um Fast Track C400 pra ter uma performance um pouco melhor q o fast track pro...
    Irrelevante... não vai ter ganho algum de performance...


    Dei uma olhada por ai e vi q tem um pessoal usando o Forte pra rodar os VST, já outros dizer q o SONAR é o q há ! Eu instalei o forte aqui mas naum to conseguindo nada com ele...

    Forte é um Host, tem vários tópicos excelentes sobre o assunto, pesquisa meu filho
    Sonar é uma DAW, acaba sendo o mais popular, porque alem de host, grava, e pode ser uma boa, idem, existem centenas de tópicos sobre

    Posso te ajudar, mas você tem que me ajudar né...

    Alem de fazer prévia pesquisa, para saber pelo menos o básico do básico, e isso já tem aos montes no forum, precisa incluir mais infos, seu computador, seu equipamento complete, como esta ligando o teclado, e tudo mais, tudo mesmo,...

    Tudo é relevante, por incrivel que pareça

    Grayfados
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Cara, eu to com um Core i7 2a ger, 16GB RAM... ou seja... ta rodando liso qqer coisa q eu ponha...

    Adquiri o C400 e funciona traquilo aqui... e sei o q é o vst... apenas não estou conseguindo usá-lo...

    Assim... Conectei o piano no C400 por p10 e a interface no pc... testo a gravação e ele roda tranquilo ! agora... eu preciso conectar o piano via usb tambem?

    Grayfados
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Releva um pouquinho minha ignorância... kkkkk....

    Estou dando uma buscada no fórum e encontrei umas coisas legais aqui... ! ^^'

    WillAkumA
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    cara, até onde sei p10 so passa som.. entao temq ligar por midi/usb
    eu nao mexo com vst (ainda) mas pelo menos no encore, pra gravar pauta eu uso o usb e mando reconhecer como midi, acredito q sej o mesmo, boa sorte.

    WillAkumA
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    cara, até onde sei p10 so passa som.. entao temq ligar por midi/usb
    eu nao mexo com vst (ainda) mas pelo menos no encore, pra gravar pauta eu uso o usb e mando reconhecer como midi, acredito q sej o mesmo, boa sorte.

    WillAkumA
    Veterano
    # dez/12 · Editado por: WillAkumA
    · votar


    opa deu double post sem querer, to editando esse aqui entao, se algum moderador pudesse fazer a gentileza de exclui-lo, eu seria grato.

    Edson Caetano
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Grayfados
    Vamos esquecer a placa de som por um momento, você quer mexer com midi, então, primeiro de tudo vamos fazer o midi bombar...

    Conecta o 105 no computador através do cabo USB AB, instala o driver midi da yamaha, tem no site deles, muito fácil, esse é o essencial

    Agora instala um programa qualquer, sei que você é um bom menino e não vai usar pirataria Hehe, então começa no tópico de VSTs grátis, existe um mundo de opções excelentes para isso por lá...

    Bacana os players Free da Native, isso pode ser um bom começo pois rolam em stand alone...

    Instalou o kontakt player, abre e vai em preferences, vai selecionar o driver de audio correto, e o de midi seu piano, pronto, está feito

    Deveria ver como fazer isso com um 486 e Windows 95, agora é baba, tenho certeza que antes de terminar de ler até aqui já instalou tido aí

    Grayfados
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Vou testar mais tarde e dou uma resposta aqui... to no serviço ! xD... Vlw ae...

    pauloedson
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    edson,

    vc disse que é irrelevante ter essa placa Fast Track C400. por acaso, vc diria a mesma coisa com a placa "duo-capture" (roland)?! afinal, pq irrelevante?!

    Grayfados
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Pronto eu ja fiz isso... Agora como eu faço pra tirar o timbre?

    Edson Caetano
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    pauloedson
    É irrelevante, porque estamos mechendo com midi, ele tem que funcionar sozinho, não precisa da placa de som...

    Quando acertar a questão midi, pode e deve passar para a placa de som... Mas veja bem, vai gravar audio ou apenas midi? Se for apenas midi, pode ser a melhor placa de gravaçao, nao vai fazer diferenca alguma, pois sao apenas comandos interpretados por um programa de computador

    Agora o lance são as saídas de audio, quanto melhor a placa, melhor a conversão e qualidade

    Grayfados
    Que programa instalou? Acha que tem um advinho aqui hehehe...

    Grayfados
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    O q vc me recomendou uá ! kkkk Kontakt !

    pauloedson
    Veterano
    # dez/12 · Editado por: pauloedson
    · votar


    edson,

    lembro de ja termos conversado sobre esse tema, noutro topico. pois bem, eu, particularmente, pretendo mesmo usar VST ao vivo, isto é, em casa, mas tbm em alguns eventos.

    o yamaha p-155 nao tem a porta usb tipo "b", mas apenas as duas portas midi in/out. por sua vez, a Focusrite Scarlett 2i2 nao tem a porta midi in/out. isto, iria atrapalhar em alguma coisa?!

    trocando em miudos: o som do vst ficaria melhor, usando o p-155 com essa scarlett?!

    Adler3x3
    Veterano
    # dez/12 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Tentando simplificar, mas nem tanto

    rsss...

    01- Primeiro
    Não se deve num primeiro momento pensar em novas compras.
    Iniciar o processo com o que já tem.
    02- Para o pessoal do fórum poder ajudar, tem que informar todas as indicações possíveis das conexões, tipo do teclado e da placa de som que já tem.
    - USB, entradas e saídas de áudio, midi in/out;
    03- Com a informação das possíveis conexões, deve-se pesquisar os cabos que vão ser utilizados, e caso não possua, deve-se adquirir com critério um material de boa qualidade.
    Existem vários exemplos na Internet com fotos de cabos e tudo mais bem explicado.
    Neste momento tem que ter paciência e montar um pequeno esquema de ligações (no papel mesmo), pois tudo de certa forma se resume a entradas e saídas, sejam de áudio ou de midi no hardware.
    Tudo tem que se encaixar perfeitamente, cada cabo tem no mínimo dois lados.
    Assim tem que pesquisar quais cabos realmente se faz necessário, e não sair comprando sem saber como se liga.
    04- Softwares em uso.
    Todo bom aplicativo de áudio também tem entradas e saídas.
    Da mesma forma que no hardware, tem que montar um esquema das ligações, que podem variar de nome dependendo da marca do software.
    E a quantidade de software pode variar bastante, podemos por exemplo ter:
    - softwares host (Cantabile, Professor, VSTHost etc..) - ou seja um programa que carrega instrumentos/efeitos Vst, que pode tanto ser usado para tocar ao vivo, como para simples gravações em casa;
    - DAW (digital Audio Workstation, Sonar,Cubase, Mixcraft etc) que são programas com muitos recursos para a produção musical(que não cabe detalhar aqui), mas que carregam VSTs, sejam de instrumentos virtuais como efeitos)
    - Editores de áudio (soundforge, audacity, wavosauro etc.)
    - os próprios VSTs, para um programa host ou DAW funcionar necessita ter os VSTs instalados e configurados.
    Os manuais dos produtos/softwares contém ampla informação de como fazer as conexões.

    Isto sem falar em outros tipos de conexões possíveis.

    Assim tudo se encaixa cada cabo com a sua ponta no lugar certo.
    É mais ou menos parecido com as modernas Tvs que tem uma grande variedade de conexões, para fazer funcionar tem que ligar os cabos corretamente.
    O mesmo para os softwares, só que as conexões são virtuais.
    De nada adianta ter um programa para tocar ao vivo instalado, se não esta configurado para tocar os instrumentos Vsts.
    Cada novo VST que é instalado, tem que indicar o caminho (pasta) o instrumento ou efeito esta arquivado.
    E mesmo depois de instalado tem que saber selecionar os instrumentos para a DAW ou programa host poder tocar, o que para um iniciante muitas vezes não é fácil, pois cada programa tem uma interface diferente e não tão amigável.
    E aí o melhor método, e não existe nenhum melhor é o de ler os manuais.
    Do mesmo jeito que você compra um aparelho novo para sua casa, antes de instalar é altamente recomendável ler o manual, para não fazer nenhum ligação errada que possa prejudicar o aparelho.

    05- Ganhar experiência
    Começar a fazer gravações de músicas simples e ir experimentando, tanto em midi como em áudio e uso de softwares.

    Assim repito tem que começar pelo que já tem em mãos, e iniciar com programas mais simples, e ir conectando e testando tudo.
    Tem que ter paciência e ir anotando tudo no papel, depois com o tempo se ganha experiência e tudo fica mais fácil.
    Hoje em dia todo computador por mais simples que seja tem placa de som, e em princípio da para começar.
    Depois que se escuta e se vê como tudo foi feito se percebe que na verdade não é tão complicado assim, e percebemos que para evoluir necessitamos de mais hardware e software. (interfaces, mixer, microfones, teclados etc...)
    Depois com a experiência adquirida é que se deve pensar no que comprar para melhorar..
    Pois sempre dá para melhorar, é uma coisa que não fim, tanto no hardware como nos softwares.

    Edson Caetano
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    pauloedson
    O som do VST fica melhor em placas com conversores mais poderosos, sim... Mas primeiro siga o sábio conselho do Adler, aprenda a fazer com o que já tem, aí vai melhorando de acordo com a necessidade

    Seu teclado vai precisar de uma simples interface midi USB, fácil de achar... De novo, a placa de som é outro departamento, pode ser inclusive que já se dê por satisfeito com a sua...

    Grayfados
    Logo que abre o kontakt já vem as telas de configuração, selecione o driver de audio, depois selecione o midi correto, e vá para os sons... Me fale onde você travou...

    pauloedson
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    ok xara! valeu ai!

    Grayfados
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Consegui ! *---* vlw Edson !!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a [-----] Novato em vst