Autor |
Mensagem |
Everton_Oliveira Veterano |
# dez/12 · Editado por: Everton_Oliveira
Olá a todos!
Atualmente estou aprendendo a usar vsts e estou encontrando algumas dificuldades que acredito que vocês poderiam me apontar alguns caminhos de como resolvê-las. [b]Antes de enumerar minhas dúvidas vou dizer o equipamento que estou utilizando:
- Teclado Yamaha MM6; - Notebook (Win7+4GB-RAM+Core I3) + Cantabile - Placa de Audio Saphire 6
VSTs:
- Miroslav Philarmonik - Nexus 2 - Alicia's Keys - Orange Tree - Strawberry Guitar - Guitar Rig - VB3
Tenho um Kurzweil sp88x também, mas eu ainda não vou usá-lo ao vivo com VSTs.
Não sei se ajuda, mas o tipo de música que toco com o pessoal da minha banda é Metal Melódico.
AS DÚVIDAS SÃO:
- Quando uso o Cantabile crio uma SESSION por música, porém as SUB-SESSIONs que eu deixo pré-definidos se desconfiguram perdendo configuração de VSTs que trabalhariam juntos ou o SPLIT\TRANSPOSE. Por que ocorrem essas alterações e como elas podem ser corrigidas? Fazer uma SESSION por música é uma técnica recomendada para performances ao vivo com banda?
- Às vezes o Miroslav Philarmonik continua soando na mudança de SUB-SESSIONs e mesmo com o botão de pane do cantabile não conserta o som ressoando eternamente, como poderia corrigir isso?
- Como faço para mapear o MM6? Pois não consigo colocar os botões de mudança de bancos do teclado para mudar as SUB-SESSIONs e usando as teclas eu acabo perdendo uma parte para tocar.
Obrigado pela atenção e desculpem pelo texto enorme.
|
_BLACKMORE_ Veterano |
# dez/12
· votar
Antes de tudo ... o MM6 não é controlador ... logo, seus botões e pots não enviam sinal MIDI ...
pergunta 1 - não sei responder ..
pergunta 2 - não é por falta do NOTE OFF no MIDI?
pergunta 3 - pelo que me lembro, só se envia MIDI pelo MM6 sendo canal 1 (principal), canal 2 (split) e canal 3 (dual) ...
|
Aleciano Fuckin Roses Veterano |
# jan/13 · Editado por: Aleciano Fuckin Roses
· votar
_BLACKMORE_ Tenho um MM6 e tô fazendo bastante uso dele e posso dizer que tu está enganado =X Tudo que tem no MIDI Implementation Chart ele manda. São vários #CCs e vários outras coisas.
Quanto ao Cantabile eu não posso responder pois não utilizo ele, uso o Forte 2.0 .
Sobre mapear o MM6, posso te dar uma opção melhor: -baixe este leite http://www.mediafire.com/view/?5y4twqa35cliobt
-supondo que você ou outro fulano não leia, vou resumir. O doc são dois tópicos daqui do fórum que editei num texto com o que era importante para o MM6 (no caso, controlar um note e controlar o MM6 com outro teclado). O que eu faço atualmente é controlar o notebook. Aí eu fui no Forte e em algum canto lá eu disse que vou usar o Program Change pra trocar os timbres, aí pronto! Então peguei timbres com Control Change começando do 1 e fui respectivamente usando as 8 posições dos 8 bancos. Com isso, ficamos limitados a 64 timbres diferentes por causa dos bancos 8x8 do MM6. Quando eu passo pro timbre que chama o Program Change 3, o Forte me dá a 3ª cena do rack. Creio que possa existir um esquema melhor, mas este projeto vai me ser útil por bastante tempo, pelo menos até ter grana pra comprar um sintetizador de verdade.
|
_BLACKMORE_ Veterano |
# jan/13
· votar
Tenho um MM6 e tô fazendo bastante uso dele e posso dizer que tu está enganado =X Tudo que tem no MIDI Implementation Chart ele manda.
Que bom que estou enganado!! assim podemos todos que precisamos aprender uma novidade!
Mas veja, eu entendi que as suas instruções são para com um teclado qualquer utilizar os sons do MM6 ... e entendi também que o colega que abriu o tópico quer utilizar o MM6 como controlador em um PC.
Pelo que me lembro, quando eu estava com um MM6 aqui em casa eu tentei ver as msg que ele enviava e eram somente as notas musicais (inclusive no manual de intruções está descrito o que eu disse acima), o modulation e o pitch ... no mais, qualquer outro botão de todo o painel não enviava uma msg MIDI para que fosse entendida em um PC e lá controlar um VST ...
abraço!
|
Aleciano Fuckin Roses Veterano |
# jan/13
· votar
_BLACKMORE_ As instruções são para controlar um notebook também!! As únicas coisas tipo botões e controles que enviam midi são: os quatro knobs, pitch bend e modulation, as teclas, transpose, afinação(!?), e quando você troca os timbres, eles enviam as mensagens respectivas de cada um, no caso, MSB, LSB, Program Change.
|
Shadad Veterano |
# jan/13
· votar
Aleciano Fuckin Roses
Reconheço esse texto.
:p
|
_BLACKMORE_ Veterano |
# jan/13
· votar
As instruções são para controlar um notebook também!! ótimo!
As únicas coisas tipo botões e controles que enviam midi são: os quatro knobs, pitch bend e modulation, as teclas... exatamente ...
transpose, afinação(!? pelo que me lembro não ...
e quando você troca os timbres, eles enviam as mensagens respectivas de cada um, no caso, MSB, LSB, Program Change. essa pelo que me lembro tb não envia ... maaaasss ... me ocorreu uma dúvida aqui ... como eu configurei o MIDIOX para receber as msg´s ... mas então o cabra tem que através do recurso "learn" indicar qual timbre deve controlar na DAW ... é isso? se for assim .. bacana! :-)
|
Aleciano Fuckin Roses Veterano |
# jan/13
· votar
Shadad é seu mesmo!
_BLACKMORE_ Transpose envia! No Forte e no vsthost funcionou! Agora não testei se o sinal é enviado ou se o mapeamento das teclas interno do MM6 é alterado somente ( ao invés de mandar C1, mandar C0 ).
No Forte eu configurei para cada scene ser acessada por um program change. O program 1 acessa a scene 1, o 2 a scene 2, e assim por diante! Na página 106 ele mostra tudo do MIDI que pode ser utilizado. http://download.yamaha.com/api/asset/file/?language=pt&site=br.yamaha. com&asset_id=8199
|
_BLACKMORE_ Veterano |
# jan/13
· votar
Agora não testei se o sinal é enviado ou se o mapeamento das teclas interno do MM6 é alterado somente ( ao invés de mandar C1, mandar C0 )
não me recordo de existir sinal midi transpose ... em meu tx-5 não existe envio de sinal, mas as teclas mudam sua tonalidade igual vc exemplificou ... prontanto acredito que altera apenas internamente no MM6 e não um sinal MIDI (não tem lógica) :)
Valeu !!
|