Autor |
Mensagem |
pauloedson Veterano |
# nov/12 · Editado por: pauloedson
gente,
encontrei em um site o vst do "Kawai EX Concert Grand" (só nao posto aqui pq é pirataria). o pacote é de 10GB, aproximadamente rsrsrs
pois bem, quando o download termina, primeiro, deve-se instala-lo, para depois usar um programa para lê-lo, por exemplo, kontakt?!
qualquer programa roda esses VSTs?! ou tem VSTs que sao especificos p/ certos programas?! outra coisa: é possivel rodar VSTs sem usar nenhum programa, kontakt, nuendo, etc?!
|
kokada Veterano |
# nov/12 · Editado por: kokada
· votar
pauloedson Os VSTs rodam sozinho ou dentro de uma DAW(por ex. dentro do Nuendo).
O que vc baixou, o Kawai EX, tem que ver se não é somente samples. Se for só os samples, precisa carregar ele pelo programa correspondente. Ex. se for pra carregar no Kontakt, tem um arquivo com extensão .nki. E se for uma library, tem que carregar pela aba Library do Kontakt. Quer bons pianos? Procure por JR Samples no google, que são bem mais leves e muito bons pra carregar no Kontakt.
|
pauloedson Veterano |
# nov/12
· votar
ola kokada!
em verdade, ainda nao baixei... era só uma duvida que eu tinha! entao, dependendo da extenção do sample é que saberei qual daw usar?!
certas extenções sao especificas pra certas daw?
|
mauropsouza Veterano |
# nov/12 · Editado por: mauropsouza
· votar
Se for para funcionar sozinho ele tem uma versão "Stand Alone" como o True Pianos etc...os Vstis/Rtas são plug-ins nativos do pro-tools e cubase....se não me engano, assim como os Dxis são do sonar etc...mas todsd as daw ja vem como adaptadores para esses plug-ins os nki são do Kontakt, mas depende da versão do Kontakt...por ex. esses do Jr samples rodam melhor no 2 ou 3, n ão consegui faze-los funcionar no Kontakt 4
|
pauloedson Veterano |
# nov/12
· votar
ok gente... valeu ai!
|
Adler3x3 Veterano |
# nov/12
· votar
Extensões
A extensão de arquivos VST segue um padrão windows de bibiliotecas. O Vst sempre tem a extensão dll. Por exemplo: reaktor5.dll , kontakt 5.dll . Que normalmente ficam instaladas numa pasta chamada VST dentro do arquivo de programas, mas pode existir variações. Um VST pode ser utilizado em diferentes DAWs ou programas hosts.
Já um instrumento que é carregado no VST pode ter diferentes extensões de acordo com o critério/escolha do fabricante. Existem também alguns instrumentos VST que foram projetados para trabalhar somente em determinadas Daws.
|
pauloedson Veterano |
# nov/12 · Editado por: pauloedson
· votar
Adler3x3,
muito tranquila tua explicação, fera!
agora vc disse que "existem também alguns instrumentos VST que foram projetados para trabalhar somente em determinadas Daws".
assim sendo, existe uma daw que rode toda e qualquer VST?! ou, em certos casos, é realmente preciso/obrigatório ter mais de uma daw?!
|
Adler3x3 Veterano |
# nov/12
· votar
pauloedson
assim sendo, existe uma daw que rode toda e qualquer VST?! ou, em certos casos, é realmente preciso/obrigatório ter mais de uma daw?!
Não! Uma boa DAW é o suficiente para fazer quase tudo. E até ideal usar uma só. DAW é uma escolha muito pessoal. A DAW ideal é aquela que você melhor se adapta e que tenha bons recursos e rode bem a maioria dos instrumentos/efeitos VST. Tem casos de algumas DAWs que tem sintetizadores e outros instrumentos, do tipo VST, mas que por questões de negócio mesmo só funcionam nesta DAW. Por exemplo: Tenho no Magix Studio o Magix Vita um sintetizador. Mas que não consigo abrir no Mixcraft. E já no Mixcraft também tenho instrumentos VST exclusivos desta DAW, que não consigo abrir no Magix ou em qualquer outra DAW. Mas a grande maioria dos instrumentos VSTis são independentes da DAW. Muita vezes determinada DAW vem com instrumentos bons, e para poder aproveitar tem que gravar e depois exportar o áudio para a outra DAW. Por outro lado tem outras DAWs que trabalham melhor em arquivos midi, ou até tem alguns efeitos bons para o estilo da música do projeto em andamento. E assim eu tento extrair e aproveitar o que cada DAW tem de melhor, mas necessariamente não precisa ser assim. Principalmente para quem esta aprendendo. Mas depois que se aprende o mais básico, percebe-se que todas as DAWs são muito parecidas. O conhecimento que se adquiri com uma pode ser utilizado depois em outra, pois a música é universal E assim você faz uma parte da música numa e exporta para a outra e vice versa, devendo finalizar em uma. A DAW pode ser vista sobre outro aspecto, como (plagiando o Makumbator) uma grande orquestra que pode ser considerada um instrumento no todo. Pois o que importa é a música que é gerada no final do processo. E como foi comentado acima, existem versões StandAlone (que funcionam sozinho), boas para usar com um teclado, e até possibilitam gravações melhor controladas que podem ser importadas depois pela DAW. E hoje em dia existem teclados musicais muito bons que também gravam internamente, e tipo você salva no pendrive e depois importa na DAW. Ou até fazer o contrário exportar o arquivo midi para o teclado, gravar com os instrumentos nativos e exportar o arquivo de áudio para finalização numa DAW ou num Editor de Áudio.
Entretanto existem versões e versões de VST, assim um determinado VST pode não rodar numa DAW que não seja tão avançada, como por exemplo os VSTs de última geração.
Bem, e não sou fera não. Estou aprendendo também.
|
Adler3x3 Veterano |
# nov/12 · Editado por: Adler3x3
· votar
pauloedson
Continuando....
DAW = Digital Audio Workstation - resumindo é uma estação de trabalho de áudio.
O conceito de DAW pode variar muito, para alguns até um Editor de Áudio é uma DAW.
Mas para ser uma DAW de verdade na minha opinião: - importar e exportar os mais variados formatos de áudio; - conter um Editor de Partituras; - conter amplas possibilidade de edição midi; - trabalhar com inúmeros tipos de instrumentos virtuais, sejam VST ou Dxi; - o mesmo para os efeitos VST ou Dxi e até outros; - possibilitar conexões com instrumentos midi; - possibilitar gravações de instrumentos reais; - possibilitar a edição de áudio; - e outras ferramentas (lista imensa)
Assim por exemplo: O Notion 3 é mais conhecido como um Editor de Partituras, assim como o Finalle, Sibelius e outros, mais especialista nesta área. Mas no Notion 3 dá para fazer quase tudo, tem quase todas as características de uma boa DAW. Eu tinha um projeto que usava tímpanos (percussão de orquestra) e não conseguia deixar com o som legal. Experimentei a versão Demo do Notion e importei e consegui gravar do jeito que eu queria, e nos outros softwares não conseguia melhorar, os tímpanos ficavam xoxos. Assim cada DAW é mais especializada em determinados pontos. O Pro tools é por muitos considerada a melhor DAW, mas até pouco tempo atrás não era muito boa no sentido de midi, e parece que melhorou bastante neste aspecto. Tools são ferramentas, assim uma DAW é um conjunto de ferramentas. Já o Sonar tem uma longa história é uma das melhores DAWs do mercado. O Cubase e o Nuendo por exemplo também são muito boas, são produtos da Steinberg, que é a empresa que inventou os instrumentos/efeitos VST, só por isto já merece todo o crédito. Por outro lado existem as DAWs que tem mais características de arranjadoras como por exemplo o Band in a Box e a Real Tracks, que são ferramentas complementares que transforma o seu setup, seja com teclado (melhor ainda) seja somente com softwares. E existem muitas outras Daws, umas mais fáceis de usar, outras nem tanto. E também tem influência no processo: O Microcomputador e suas configurações, a interface de áudio e muito mais hardware. Eu prefiro usar o Mixcraft, pois é mais fácil trabalhar na Edição, e num mesmo projeto se fosse feito em outra Daw demoraria muito mais tempo para concluir. E muitos teclados de hoje são verdadeiras Workstation, e são uma excelente complemento da DAW no computador. E nem tudo é VST. Mas repito a escolha da melhor DAW é uma questão pessoal. Espero ter ajudado a esclarecer alguns pontos. Pois muito estudo é necessário para avançar. -
|
pauloedson Veterano |
# nov/12
· votar
Adler3x3,
veio, sem palavras pra te agradecer!!! acho que vou aprender ainda mais na pratica, ja que meu piano ainda nao chegou no brasil. por enquanto, são só duvidas e nada de pratica...
mas muito obrigado pela sua contribuição!!! valeu mesmo!!!!
|
kokada Veterano |
# nov/12
· votar
mauropsouza os samples do JR Samples rodaram normal e superbem na versão Kontakt 4 e na versão 5 atual pra mim!
|
Adler3x3 Veterano |
# nov/12
· votar
kokada
Até que nível de detalhamento você quer numa partitura em uma DAW?
|
kokada Veterano |
# nov/12
· votar
Adler3x3 quero uma DAW que dê pra ver as notas nas claves como se fosse uma partitura mesmo, e detalhamento pra poder editar cada nota, o velocity dela. Não sei se tem parametros em midi pra alterar outros parametros como: cutoff, reverb, chorus, etc.
|
Adler3x3 Veterano |
# nov/12
· votar
kokada
Como já foi dito em posts anteriores neste tópico no geral as DAWs não tem muitos recursos de edição de partituras. Eu também não gosto de usar somente o piano roll. O Sonar assim com o Mixcraft e outras tem uma partitura mais simplificada. Dá para ir criando a música e usando o sistema de notação. Na verdade usamos a notação e o piano roll. E com o tempo se acostuma com o piano roll. As vezes digito no piano roll, e depois seleciono na notação para ver se esta correto do modo que estamos acostumados.
O piano roll serve para ter mais precisão e ajudar na humanização da nota, alterando parametros com você citou, como também mover a nota um pouco mais para a frente ou para trás. Mas uma vez que a nota fica humanizada, muitas vezes na notação já não fica bem representada no compasso. Assim antes de humanizar faço uma cópia da track e salvo com outro nome, que depois pode ser utilizada ou para imprimir ou para exportar para um editor de partituras, onde se une todas as tracks.
|
pauloedson Veterano |
# nov/12
· votar
"quero uma DAW que dê pra ver as notas nas claves como se fosse uma partitura mesmo"
kokada, vc ja usou o encore, finale, sibelius, musescore?!
|