est0u fazend0 tud0 errad0?

    Autor Mensagem
    vitoriamoura
    Veterano
    # ago/12


    gente é seguinte eu to muito chateada pq eu t0 tocando numa banda e eu que sou perdida tipo as pessoas do baixo e do vi0lao sabem tocar so falar o tom que eles tocam os dois igualzinho so sabendo o tom
    eu toco bem mais nem sempre levo as cifras pq eles resolvem tocar na hora ai eu fico pagando um micao perguntando que nota é agora? eu pensei ate em desistir mais eu toco na igreja e fico sem jeito de jogar tudo pro aIto e eu amo teclad0 já fiz aula aprendi camp0 harm0nic0 e tambem as escalas agora meu curso acabou e eu t0 aqui c0m esses exercicios
    passe para outros tons
    tom de fá:
    F C Bb Dm C
    Eu ja passei ja fiz treinei e na hora de tocar uma musica eu fico confusa nao sei que nota por
    agora eu to pegando letras de musicas que eu gosto
    e tentando cifrar depois eu pego a cifra aqui no cifra cIub pra ver se to acertando^pra ver se eu sei Ia meIhoro to sosinha nisso pq eIes da banda não me ajudam mais nao sei se eIes podem me ajudar pq eu ja fiz 2 anos de auIa e to pagando so mico sera que to treinando errado em casa? nao quero perder mais tempo
    sou burra?

    Edson Caetano
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Burra nada, isso é díficil pra caramba mesmo

    Eu para tirar um arranjo e harmonizar legal, bem feitinho com detalhes, levo pelo menos um dia, músicas mais cabeludas como MPB (tipo Jobim) cheio de dissonancias, leva-se muito mais tempo

    Nunca faria isso na hora, e já toco a muito tempo

    Improvisar é uma coisa, fazer a música certinho é outra

    Só o que tem a fazer é estudar, treinar seu ouvido, aprender as progressoes mais comuns, porque os caras sempre levam elas, e definir o set de musicas, é impossivel que toda semana sejam musicas novas, tente combinar com eles um set fechado de musicas para dar tempo de voce se preparar

    E continue estudando, se ama de paixão, o problema esta com os companheiros de banda e não com você, procure por pessoas mais razoaveis

    vitoriamoura
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    tip0 tem aIgum exercici0 que eu p0ssa fazer aprender com mais eficiencia identifdicar quaI a nota ser usada?
    isso que eu estou fazendo que é pegar Ietras e tentar cifrar em casa pode me ajudar a me virar meIhor? pq eu nao sei como treinar e nossas musicas sa faceis nao precisa ser harmonizada sao tipo essa: http://www.cifraclub.com.br/adoracao-e-adoradores/vim-para-adorar-te/

    tipo tocamos musicas simpIes mais mesmo assim tenho dificudade de saber qua a nota as vezes toco e depois esqueco e nao sei sem o papeI da cifra

    Edson Caetano
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    vitoriamoura
    Você precisa aprender Harmonia Funcional, é um curso de teoria musical avançado já, e não é um simples exercício que resolve, eu pediria para o seu professor entrar nesta materia agora, ou se não tiver um, procure, os livros disponíveis para este estudo sem professor são piores do que grego hehe, eu uso os do Ian Guest, excelentes (com acompanhamento de PROFESSOR )

    O que esta fazendo é um exercicio válido sim, ele treina o ouvido, mas saber harmonia agiliza o processo, pois você já sabe as notas do campo automaticamente... mas a pratica que leva a perfeição e conhecer as musicas, tocar um som que nunca ouviu antes e tirar certinho na primeira vez é só para poucos abençoados

    vitoriamoura
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    entendi... tipo aprender sobre cadencias nao sei se é isso mais tem.uma coisa sobre cadencias tipo no tom tem acordes que sao conclusivos etc...harmonia funcional seria isso? falo isso pq ja ouvi falar em cadencias...

    Edson Caetano
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    vitoriamoura
    Sim é por aí hehe, é na minha opinião, a parte mais complexa do estudo teorico, Harmonia, é tudo na música, mas tem uma extensa lista de regras

    Dentro de um determinado TOM, só podem entrar X acordes, sabendo isso, vai limitar um pouco a variedade, facilitando e muito a sua vida

    Outra coisa, tem estilos, tipo pop e rock, que as progressoes são clichês, como assim, na maioria das vezes sempre aparecem, se acostumando com estas possibilidades, na hora da levada vai direto nelas

    Mas nem tudo é tão simples e matemático, as possibilidades continuam imensas, aí para fechar tem que ter um ouvido bem treinado, Canto Orfeonico é uma boa fazer (com professor tambem), você sabendo cantar as notas, no tom certo, rapidinho tira os acordes de qualquer musica

    Mas fica tranquila, 2 anos é rídiculo para aprender isso, um curso de piano dura 9 anos, e sai faltando coisa para se aprender, tenha calma, vai chegar o seu momento, basta estudar, estudar, estudar, e mais um pouco estudar, praticar, estudar, praticar, estudar, com um bom professor a ajudar

    Pronto, fácil não hehe

    vitoriamoura
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    rsrrsr sei... vo dar uma olhada em cadencias ,campo harmonico e essas progressoes o resto eu vo tentando aprender cifrando musicas etc nao quero ser uma profissional só quero saber me virar melhor

    mais me fala (prometo ser a ultima coisa he he) fala ai as progressoes please... Essas progressoes que vc fala é tipo quando em uma musica repete as progressoes tipo essa?:
    http://www.cifraclub.com.br/david-quinlan/poderoso-deus/

    Edson Caetano
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Progressão é um padrão harmonico, a gente escreve em graus, I, II, III, IV, V, VI, VII, cada grau é um tipo diferente dependendo se é maior ou menor

    O Rock, tem um que é extremamente característico que é o II, V, I

    Não adianta eu fazer uma analise harmonica da musica neste momento, e nem te explicar porque o II V I virou, mas é algo que já é previsivel, com este conhecimento já facilita na hora de tirar a musica, e claro existem muitos outros padroes

    Outra coisa é estudar tons mais caracteristicos do que você toca, não é toda musica que vai cair em um C#, mas outros tem se obrigação de dominar

    vitoriamoura
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    ah sim...vlw!

    J.Dionatan
    Veterano
    # ago/12
    · votar



    Burra nada, isso é díficil pra caramba mesmo

    Concordo perfeitamente. Esta semana mesmo estou ensaiando com uma banda que já tá junta a um tempão, tirando as músicas igual ao cd. Eles não precisam de cifras e o máximo que me oferecem é o tom. Se tivesse tempo para ouvir e buscar harmonizar o mais correto possível... mas não tenho. Então me limito a utilizar o campo harmônico de cada tom e dentro disto não conflitar com os outros instrumentos. Os clichês estão sendo muito usados nestas musicas, isto facilita bastante.

    Então como dica: seja persistente. Veja primeiro os acordes "recomendados" para cada tonalidade, e tenta encaixar eles, se conseguir gravar um ensaio seria o ideal. Depois chega em casa e tenta encontrar o melhor modo de tocar.

    Desisitir jamais, você é uma tecladista e não desiste nunca!!

    PeterBull
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    vitoriamoura

    Vc não tem nada de burra.
    É realmente difícil.

    Estudar harmonia facilita muito o processo, mas vou te dar umas dicas importantes.

    1ª - Conheça a música, pelo menos a melodia dela, pq?... Pq sabendo a melodia vc tem uma idéia de qual será o próximo acorde, SEMPRE pense uma nota a frente qual será a próxima.

    2ª - Toca em igreja né? ... Eles usão muitos acordes e tensões e resoluções ou seja estude os acordes dominantes e suas resoluções algo muito usado em musicas gospel são as me modo chucro de dizer as "quedas" .. Ex: C G/B Am7 Am7/G F C/E Dm7 F/G ( estude em todos os tons vai te ajudar bastante)

    3º - Estude muito harmonia e use a MALANDRAGEM AO TEU FAVOR
    Ex: Vc não conhece a musica de jeito nenhum, vc vai jogar um acorde cheio de notas assim do nada? Fica ali num improviso use a parte final do encadeamento do instrumento pq assim não vai chocar com o baixo, não jogue o acorde antes de escutar p/ se ter uma ideia do que ele se trata... Isso te ajuda a não ficar muito perdida e vc aparece e não prejudica a estrutura da musica.

    Espero ter ajudado.

    Abraços!

    J.Dionatan
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Vc não conhece a musica de jeito nenhum, vc vai jogar um acorde cheio de notas assim do nada? Fica ali num improviso use a parte final do encadeamento do instrumento pq assim não vai chocar com o baixo, não jogue o acorde antes de escutar p/ se ter uma ideia do que ele se trata... Isso te ajuda a não ficar muito perdida e vc aparece e não prejudica a estrutura da musica.

    Boa dica. Faço bastante isto. Ás vezes uma nota por vez, bem sossegado.

    Mr Madruga
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Acho que a progressão mais usada é está mesmo que você citou como exercício, a I, V, VIm e IV, as vezes essa IV pode ser IVm (menor) pra terminar uma música ou uma estrofe.

    ricardo_ssa
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    vitoriamoura, o professor q me deu aulas na época, criou um exercicio de acordes para facilitar as passadas de um acorde para o outro e tbm ajudar nas sequencias das músicas...esse exercicio eu tenho nos 12 tons maiores...eles me ajudaram bastante..caso vc queira eu posso escanear e te passar..vc deve praticá-los sempre..até conseguir uma boa agilidade com as duas mãos.

    Regadas
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    ricardo_ssa,

    Poderias me mandar uma cópia desse material? Eu ficaria muito grato!
    Abraço,

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original