acorde C/D como se toca?

    Autor Mensagem
    howlerbr
    Veterano
    # jun/12


    Vi na partitura da música aquarela que tem esse acorde C/D seria do maior com baixo em re???

    Como se toca isso? Quais sao as notas? Até então só tinha visto C/G e C/E mas nunca C/D

    Sou iniciante.

    Obrigado!Luiz

    soruji
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Sim, você leu certinho. É um Do maior com baixo em Ré. Significa que você pode tocá-lo usando a nota ré na mão esquerda, dando suporte ao Dó da mão direita. Seria um Dó com nona (C9), mas o que vai soar bem mais dissonante é fato do Ré estar no baixo.

    soruji
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Uma dica muito legal pra você, é usar acordes menores com 7/9/11.

    A cifra pode assustar um pouco, mas o conceito é bem simples:

    Faça um acorde menor na mão esquerda e com a mão direita faça um acorde um tom abaixo da esquerda, só que maior. Pronto. Nasci aí um belo acorde que pode substituir um simples acorde menor numa música. Exemplo.

    Mão esquerda: Ré menor (Dm = D - F - A)
    Mão direita: Dó maior (C = C - E - G)

    Resultado : Dm7/9/11 (D - F - A - C - E - G)

    Experimente. Vale muito a pena.

    J.Dionatan
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    soruji
    Adoro estes tipos de dicas de harmonia! Simples e direto!!

    fernandodi
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    depois vou tentar aqui...

    André Luiz Keys
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    soruji
    Seria um Dó com nona (C9)

    Acho que não. Dó com nona seria com baixo em Dó e não em Ré.

    Simplificando a coisa:

    C/G , C/D, C/E...

    Qualquer acorde destes acima, basta fazer o acorde de Dó Maior na mão direita (C - E - G) e qualquer nota após a barra ( / ) será a nota da mão esquerda.

    soruji
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    André Luiz Keys
    Acho que não. Dó com nona seria com baixo em Dó e não em Ré.

    Então, eu entendi o que você quis dizer. É que ambos tem as mesmas notas. Só quis fazer o acorde C/D parecer familiar ao nosso amigo. rsrs. Inclusive salientei que o que tornaria ele mais dissonante, por assim dizer, é o fato do baixo estar em Ré.

    Razgriz
    Veterano
    # jun/12 · Editado por: Razgriz
    · votar


    Acho que não. Dó com nona seria com baixo em Dó e não em Ré.

    eU morreria pensando que isso seria Dó com 8ª, e continuo pensando srsrsrsrs... sou cabeça dura msm, em teoria não existe esse termo "8ª" mas como toco em banda e estou acostoumado a escutar dizerem " dá uma Oitavada ae srsrsr ai pegou ni mim.

    Provando:
    C , D , E , F , G , A , B , C
    , Ré, Mí, Fá, Sol, Lá, Sí,
    1 2 3 4 5 6 7 8
    (teclas brancas)

    J.Dionatan
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Razgriz
    Não compreendi sua dúvida/afirmação a respeita da oitava !
    É o que você escreveu logo em baixo, a oitava de Dó é Dó.

    LeandroP
    Moderador
    # jun/12
    · votar


    Só pra complementar com uma observação sobre este tipo de acorde...

    Esses acordes maiores com a segunda no baixo (C/D, F/G, etc.) também podem ser vistos sendo "o baixo como a tônica" e "a tríade como suspensa". No caso do C/D poderia ser chamado de D9sus4.

    Ele é chamado de suspenso porque omite a 3a, e não teríamos como saber se o acorde é maior ou menor. São acordes com a 4a suspensa. E por ter a 9a, fica também subentendido que tem a 7a na formação. A sua sonoridade também é muito peculiar, de um "dominante sem a terça" (logo, sem o "trítono" entre a 3a e a 7a), com a sonoridade das 4as empilhadas. Veja as notas do D9sus4: Ré, Sol, Dó, Mi, Lá (as notas estão dispostas em intervalos de quartas, exceto o intervalo entre Dó e Mi que estão em uma terça).

    Toque: Am7 - D9sus4 - G6 - E9sus4 - Am7 - D9sus4 - G7M

    Veja como o D9sus4 tem a função dominante (preparação pro G maior).

    Já o E9sus4 poderia ser um simples Em7. Deixei como E9sus4 justamente pra enfatizar a ausência da terça do acorde.

    É bem legal a aplicação deste tipo de acorde substituindo um dominante ou algum acorde menor. A sonoridade fica diferente, sem sair da harmonia.

    Sei lá, tem inversões que são possíveis no papel e pode até ser mais fácil pra leitura à primeira vista, como esta do C/D em vez do D9sus4, porém tem algumas que não acho legal fazer, por exemplo um G7M com a 3a no baixo (G7M/B), porque é mais fácil escrever Bm logo °;°

    LeandroP
    Moderador
    # jun/12
    · votar


    soruji
    +1

    Muito bom! É legal conhecer a origem desses acordes com 2a no baixo e poder utilizá-los.

    J.Dionatan
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    LeandroP

    Quando eu vejo o nome do LeandroP eu sempre acho que ele vem fechar o tópico ;-)

    LeandroP
    Moderador
    # jun/12
    · votar


    J.Dionatan

    Não sou tão mal assim. E eu só fecho os tópicos dos caras que não usam a busca. Não é legal você se esforçar pra escrever um texto todo elaborado e aí vem outro cara, nem lê o que você escreveu e faz a mesma pergunta. Infelizmente eu tenho que fechar mesmo.

    Razgriz
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    J.Dionatan
    C

    1


    Desculpa eu devia ter explicado melhor minha teoria srsrsr... Em cifra, e escrito como C, então contei as teclas brancas 8x a partir do , e onde eu cheguei? no ( C )uma oitava acima. Oitavado
    (não significando que Dó seja a 1º nota; de acordo com o Cifrado, esta seria a nota Lá.)


    LeandroP
    Toque: Am7 - D9sus4 - G6 - E9sus4 - Am7 - D9sus4 - G7M

    Adorei as dicas, esse fórum só me enriquece.

    Razgriz
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Dó com nona seria com baixo em Dó e não em Ré.
    Eu tentei explicar isso....

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a acorde C/D como se toca?