Sobre Hamonia Vamp

    Autor Mensagem
    and92272
    Veterano
    # mai/12


    Olá pessoal!

    Sei que harmonia Vamp é a improvisação sobre acordes com 9 (nona) e 4 (quarta).

    Alguém sabe mais informações sobre essa harmonia para aumentar nossos conhecimentos?

    Edson Caetano
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    and92272
    Vamp é uma harmonia de um acorde só que se repete, não tem resolução

    Pelo menos é assim que eu entendo disso, inclusive não precisa ter nona e quarta, pode ser uma tétrade simples, um D7 por exemplo

    Sei que tem até quem crie músicas com 2, 3 vamps, mas a harmonia não se resolve

    E pra que serve para a gente?
    Para treinar improviso é ótimo
    Para criar grooves também

    Shadad
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    and92272
    Edson Caetano

    Vamp é um trecho curto que se repete indefinidamente. Pode ser 1 único acorde, uma progressão curta de acordes (geralmente 2, mas podem ser mais) com ou sem resolução ou até mesmo um riff. Não precisa ser necessariamente um único acorde parado e nem com 4ª ou 9ª.

    A idéia da fórmula vamp foi criada com o intuito de ajudar na característica mais importante do jazz: os improvisos. A vamp só é vamp se/quando estivermos improvisando. Não podemos considerar músicas como Lourinha Bombril (Paralamas do Sucesso) ou Get Up, Stand Up (Bob Marley) como vamps apenas pelo fato delas serem tocadas com um único acorde. Vamp seria o espaço para improviso dessas músicas, se esse espaço existisse.

    Por exemplo: a música Wave do Tom Jobim está em D maior nos songbooks da vida. Antes do tema pricipal há uma introdução com os acordes Dm7 e G7. No momento dos improvisos é comum ver a harmonia desse trecho sendo repetida indefinidamente e usada como base para esses improvisos. Isso é uma vamp!

    Fazemos isso porque a harmonia do tema dessa música não é das mais simples para se improvisar em cima. Essa vamp (Dm7 - G7) é muito mais "confortável" para se improvisar de maneira modal do que o tema principal de Wave, que tem muitos acordes e a duração deles é curta.

    Isso sem falar que as vamps quebram um galhão quando já estamos grogs e somos chamados para dar uma canja numa jam em um bar. o/

    Outros exemplos que podem ser usados como vamp são os primeiros compassos da música So What (Miles Davis) e o riff da introdução de A Night In Tunisia (Dizzy Gillespie).

    and92272
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Super legal!

    Alguém mais?

    and92272
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Shadad
    Então essa harmonia Vamp vem do Jazz?

    Edson Caetano
    O que são grooves?

    Edson Caetano
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    and92272
    Groove é um termo muito usado no contra baixo, são as levadas rítmicas características do instrumento, mas qualquer um é capaz de fazer em qualquer instrumento, aquele padrão rítmico swingado é um groove

    Shadad
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    and92272

    Sim! A fórmula vamp originou-se no jazz.

    Quanto ao groove, significa rotina, algo que se repete sem variação.

    Esse termo começou a ser usado fazendo referência à black music (soul, funk, R&B) e as levadas de baixo e bateria desses estilos, que pouco sofrem variações no decorrer da música. Na black music é comum encontrarmos musicas onde nem viradas de bateria existem, só a levada sendo repetida.

    Hoje em dia a palavra groove é usada para descrever qualquer levada, como o Edson Caetano já disse.

    viktor 999
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    muito legal , nunca tinha visto falar dessa VAMP , e vivendo e se aprendendo ,, imagina o tanto de coisas interessantes que deve existir por ai e eu nem faço ideia , devia ter um Tópico falando sobre isso.

    and92272
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    viktor 999

    Pois é... Eu também achei super interessante quando meu professor me passou um pouco dessa Vamp... É algo realmente interessante!

    Obrigado pela ajuda pessoal! (Se alguém souber mais alguma coisa, comenta aí.. hehe)

    Tiago Correia
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Shadad

    Muito boa explicação. Se puder cite uma bibliografia da técnica.

    Outro Exemplo de Vamp: Bill Evans

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Sobre Hamonia Vamp