Autor |
Mensagem |
pedrochad Veterano |
# jan/04
Quanto tempo em média você já consegue pegar uma cifra e tocar na horA??
E tambem chegarem e te pediram uma musika e vc tokar ali na hora sem a cifra..
vlw
|
Ace Veterano |
# jan/04
· votar
Ow, eu nao sou 1 cara mt bom no teclado, mas isso tudo é kestao de estudo, vc pode estudar sozinho e aprender a teoria p/ formar 1 acorde em até 1 semana... eu estudei mt e aprendi como ler e tocar cifras, eu nao sou mt rápido, eu tenho q pensar, mas com o tempo vc vai pegando prática.. vc precisa de estudar... seja na net, seja em apostilas, revistas, seja lá onde for... vc tem q estudar, e lógico praticar no teclado...
|
ScaTMaN Veterano |
# jan/04
· votar
É isso ae
Tocar uma música na hora é coisa de maluco sem nunca ter tocado é coisa de maluco. UAUHAUHAUHUH
Outro dia eu estava assistindo GNT e um programa sobre gênios do piano me chamou a atenção. Um garoto com problemas para se comunicar, era um maníaco completo ao piano. Ele não conseguia fazer coisas simples como comer, jogar futebol ou ir ao banheiro sozinho, porém ele tinha a capacidade de tocar qualquer música que já tivesse ouvido, ali, na hora.
A moça pediu 3 músicas e ele tocou com toda a complexidade na hora, então ela disse uma coisa impressionante:
Vc consegue tocar tal música como se mozart a tivesse composto?
E ele: eu consigo
E tocou cara, parecia mozart. Mas não foi só
Vc consegue tocar a mesma música como se beethoven a tivesse composto?
E, acreditem se quiser, o cara tocou. E vc juraria que aquilo era uma sinfônia de beethoven cara, impressionante!
|
Tedy Veterano |
# jan/04
· votar
Tipo... se a cifra for fácil da pra tocar direto, agora se for aqueles acordes tipo Gm6/D ai complica né?! ;-)
|
Siul Veterano |
# jan/04
· votar
Acho que você tem que conhecer bem as escalas, e estudar harmonia. Saber improvisação, conhecer vários estilos musicais (samba, rock, etc.. o que pedirem), e principalmente ter um ouvido de cachorro.
Se pedirem Bossa Nova, você vai ter mais trabalho...
|
LeandroDoria Veterano |
# jan/04
· votar
Pode crer.
E esse lance de cifras é só ir completando. Não saco tanto disso, mas, eu faria um Gm6/D assim:
RÉ(baixo) SOL SIb RÉ MI (eu acho)
Só não estou certo quanto ao MI, mas acho q é isso mesmo. Essa barrinha na cifra nada mais é do que o baixo. tipo C/G é um acorde de DÓ com baixo em SOL.
Tocar cifras é uma coisa meio pessoal. Cada um toca de um jeito. Não é como partitura, que está tudo rigorosamente ali como se deve tocar. Cifra vc pode fazer o baixo c/ a mão esquerda, ou arpejar o acorde com a mão esquerda, dedilhar com a direita, tocar acorde com a esquerda e inversões com a direita, ou vice-versa, ... são infinitas possibilidades!
|
bi_bi Veterano |
# jan/04
· votar
Olha, sobre esse lance de tirar músicas de ouvido, no início eu era péssima... Podia escutar a música duas horas e ainda assim ia ficar difícil de tirar! Mas depois, conforme eu fui estudando solfejo, isso me ajudou muuuito! Além disso, tentar tocar as músicas sem olhar na cifra (quando vc estiver estudando, óbvio, e não no palco!) também ajuda bastante...
|
Fábio Salgado Veterano |
# jan/04
· votar
A prática é amiga da perfeição.
Estudem sempre, troquem idéias,
toquem em bandas, sozinhos, enfim
quanto mais musical vocês ficarem,
mais fáceis serão todas as atividades,
tanto para tirar músicas de ouvido,
como para ler partituras, montar arranjos,
enfim, o que quiserem fazer. Um abraço!
Fábio Luiz Salgado
Consultor MusicALL
fabiosalgado@terra.com.br
Santos - SP - Brasil
|
MMM Veterano |
# jan/04
· votar
eu treinei bastante na igreja, q a gente naum ensaiava, ía lah na hora e tocava, soh q peguei umas cifras em casa p/ jah ir aprendendo, daih, toda missa q tinha a gente nem conhecia a musica mas tocava lah pela letra cifrada
qnd eh p/ acompanhar e naum tem jeito amigo, simplifique as coisas, por exemplo, no nivel q eu to ainda naum consigo decifrar acima de tetrades, entaum, se eu lesse Gm6/D, tocaria um simples Gm/D
"a pratica eh a mãe da habilidade, e a repetição é a mãe da perfeição"
|
Fábio Salgado Veterano |
# jan/04
· votar
Música não é Inspiração, é Transpiração.
Ou seja, 10% de Inspiração e 90% de Transpiração.
Abraços com Rexona.
|