Autor |
Mensagem |
WillAkumA Veterano |
# abr/12
olá galera do FCC, entao sobre improviso principalmente do dedilhado vc sague o campo harmonico p/ mao direita, ou so as pentatonicas? e quais as regras pra formar uma pentatonica? quaisquer notas dentro do compo harmonico, ou tem pentatonicas limitadas?
eu vi alguns topicos até semelhantes mas fiquei meio confuso e achei melhor criar este topico ao inves de ressucitar um outro
^^
|
pianista1minuto Veterano |
# abr/12
· votar
é assim: 1 2 3 5 6 1 = Dó re mi sol lá dó (na escala do dó)
|
WillAkumA Veterano |
# abr/12
· votar
pianista1minuto
entao (ainda no caaso do dó) se eu fizer 1 2 3 5 7 está errado?
|
J.Dionatan Veterano |
# abr/12
· votar
e quais as regras pra formar uma pentatonica? Tônica - 2° - 3° - 5° e 6°
Escala de dó: Dó ré mí sol e Lá, ou seja o que escreveu acima !!
|
pianista1minuto Veterano |
# abr/12
· votar
WillAkumA
Cara não vou arriscar dizer que está errado pq vc pode na hora do improviso semitonar pra dar um efeito, mas se vc jogar o 7 assim sequencialmente vai quebrar a sequencia..
|
WillAkumA Veterano |
# abr/12
· votar
J.Dionatan pianista1minuto
entendo, é q tinha visto em algum lugar q sempre seria a pentatonica se vc mantesse a 1 e a 3, mas ai iam dar variaçoes pra pentatonicas menor ou outras, foi ai q comecei a me perder em pentatonica =/
|
J.Dionatan Veterano |
# abr/12
· votar
Se colocar a 7° não será a escala pentatônica maior que todos conhecem, será outra escala
|
WillAkumA Veterano |
# abr/12
· votar
J.Dionatan
entendo, enfim, o dedilhado em um improviso, vc segue a pentatonica ou so um campo p/ faze-lo?
|
WillAkumA Veterano |
# abr/12 · Editado por: WillAkumA
· votar
e quano a parte do dedilhado? o ideal é seguir o campo harmonico ou a escala pentatonica?
ops malz pela repetiçao na postagem nao deu pra exclui
|
Rosahmaria Veterano |
# abr/12 · Editado por: Rosahmaria
· votar
É legal treinar a pentatonica em todos os tons mas em quartas por causa das regras de harmonização. Depois que estiver no ouvido fica mais fácil improvisar em qualquer tom Ex. Do - Fa(fa sol sibemol do re) - Sib -Mib - lab -reb - solb- si - mi - la- ré -sol este é o circulo de quartas e que alcança todos os tons maiores com sustenido e bemol. http://musica-altonivel.blogspot.com.br
|
WillAkumA Veterano |
# abr/12
· votar
Rosahmaria
o.O nao entendi mt bem, como chegou neste circulo das quartas?
|
diegotecladista Veterano |
# abr/12
· votar
Ai pessoal sou novo aki e eu gostaria de saber como eu formo as pentatônicas e se para usalas eu toco em acordes um em teclas? e como montar um circuito de 4ª
|
diegotecladista Veterano |
# abr/12
· votar
e tambem como treinar essas escalas e como fazer os acordes com elas.
|
WillAkumA Veterano |
# mai/12
· votar
diegotecladista
cara, parte da sua duvida eu sei responte ( eu acho o.O) entao pelo q vi em alguns site, a pentatonica é o campo maior sem a 4º e a 7º, e eu acho q é em notas q se toca
obs: nao tenho ctz se so é considerado pentatonica se tirar 4 e 7 ( por exemplo se tirar 4 e 5 nao sei se tbm seria) e nao tenho ctz se é so no campo maior, pelo q vi (muito de relance) é uma pentatonica pra cada campo
sei q nao ajudo muito mas tamo tentando né xD
|