Autor |
Mensagem |
Greenwood Veterano |
# mar/12
Pessoal, eu sempre pensei pra que diabos serviam aquela seção de efeitos "inúteis", tipo passarinho, grito, avião e trem... Aí vi um patch no meu sinth, que, desdobrando as camadas, sobrou a mais psicodélica de todas... excelente para introduções... Ela é baseada no som de TREM. Lá vai:
Coarse tune -48 Cutoff -30 Reso +53 Attack +14 Release +17
Pitch Envelope Time keyfollow +63 Depth +12 Level 0 +63 Level 1 a 4 +63
TVF Parameter Filter type HPF Cutoff freq -7 Cutoff keyfollow +110
LFO 1 Rate +26 Depth +63
|
fernando tecladista Veterano |
# mar/12
· votar
Greenwood faltou falar que synth é
|
J.Dionatan Veterano |
# mar/12
· votar
Parece que é o Juno Gi e pode ser feito com a mesma receita no Juno G.
|
Greenwood Veterano |
# mar/12
· votar
fernando tecladista J.Dionatan
Sim, é o Gi, mas isso realmente importa? O lance é o seguinte: os synths têm bases e parâmetros editáveis MUITO semelhantes, então se eu pegar um timbre "Train" num Motif e ir editando segundo as dicas aqui, o resultado final ficará muito diferente? Acho que neste fórum tá faltando mexer mais com síntese mesmo! E síntese é isso... transformar um trem numa intro bem pesada...
|
fernando tecladista Veterano |
# mar/12
· votar
mas isso realmente importa? sim
começa com a diferença da amostra de trem que pode ter de um teclado para outro um sampler de uma locomotiva 88T será diferente de uma U22C tanto quanto é o timbre de um gibson X fender
:)
outro é que um Reso +53 em um MM6 (é uma brisa) vai soar bem diferente de um Reso +53 de um Fantom G (um vendaval)
só de exemplo, acho o piano de meu 01/W muito "vivo" mesmo com alguns paramentros zerados ou baixos, porque o sampler dele foi feito dessa forma, em outros teclados pra ter algo proximo eu já tenho que ter valores mais altos
|
Edson Caetano Veterano
 |
# mar/12
· votar
Me parece que os sons fx que o colega citou e esta usando o trem é aquele último banco padrão GM, tem mais de 25 anos este trem
Usei muito antigamente todo este banco
|
Greenwood Veterano |
# mar/12
· votar
Edson Caetano Existe um trem mais moderno? Eu quero!!! ;-)
fernando tecladista Gostei das metáforas brisa e vendaval! Me deu umas ideias de usar estes timbres tb... Mas o que vc falou é verdade... por exemplo o cutoff: eu tenho um JV 35 que o cutoff não faz muita diferença nos timbres... e eu acho um dos parâmetros que mais modifica o som! Já no Juno Gi, o cutoff realmente dá outra vida ao timbre.
Mas, continuando na síntese, qual o primeiro parâmetro que vc modifica logo? Tem um padrão?
|
Edson Caetano Veterano
 |
# mar/12
· votar
Greenwood Dos bancos GM acho que é este mesmo trem ainda, andei lendo que estavam querendo substituir todos os timbres por mais atuais, já que qualquer plaquinha de som simples se dá bem com estes pacotes antigos, mas acho que nada foi feito
O que pode ter é amostras de trems fora do GM específicos de cada teclado, por isso era importante citar a fonte sonora, para saber que tipo de trem estamos falando
Vou ver se faço a edição sugerida por você, mas no meu equipo aqui, vamos ver se fica parecido com o seu, aliás poderia upar uma amostra desse som "psicodélico"
Mas voltando a sintese... pegar um som pronto e alterar parametros, estamos editando, nesse caso eu, digo EU, vou direto para o ADSR do AMP, dependendo de que fim eu quero do timbre, feito aqui eu vou para os OSC e dou uma váriada nas ondas, para finalmente ir para os filtros, não sei porque mas peguei bem com esta sequencia de edição, que faz algo semelhante?
Agora para sintese propriamente dita, vou direto para o arquivo init e zero todos os parametros, aí sim que a treta começa hehe, ainda estou treinando com fórmulas pré estabelecidas e gerando timbres muito tradicionais, ou muito esquisitos... ainda tenho décadas de exploração para entender o poder desta ferramento, e isso só na Subtrativa, ando viajando na FM e na Adição tambem, mas a subtrativa é disparado muito mais intuitiva
|
silvG8 Veterano |
# mar/12
· votar
Edson Caetano É mais ou menos a sequência que coloquei naquele manualzinho que te mandei. Agora estou colocando ele um pouco atualizado no blog (synthway.wordpress.com). Eu faço quase a mesma coisa que você, mas primeiro escolho bem meus osciladores e se necessário mudo.
A síntese FM é fantástica, mas muito mais complicada de explorar. Uma dica que posso te dar, é modificar o volume do oscilador que modula o som, faz toda a diferença! Tem vários vídeos na internet também...
Greenwood Essas receitas de sons não costumam funcionar utilizando números. Cada marca faz os parâmetros variando em diferentes intensidades, então é praticamente impossível de "transportar" essas configurações. Segundo lugar, alguns dados devem estar equivocados (por exemplo o filtro com cutoff de "-30"/ o que o LFO está modulando??, etc.). Eu li esse tópico ontem e esqueci de responder.
O que posso sugerir para que melhore isso, é colocar os valores em percentual, olhar melhor o que está modificando o que, e depois colocar aqui. Parabéns pela iniciativa de criar um tópico focado em síntese, mesmo sem o sucesso esperado é sempre bom ver alguma coisa diferente aqui.
|
Greenwood Veterano |
# mar/12 · Editado por: Greenwood
· votar
silvG8 mesmo sem o sucesso esperado é sempre bom ver alguma coisa diferente aqui. Só com a interação de vcs (além de vc, incluo aqui o Edson Caetano e o fernando tecladista ) veteranos no fórum e experientes em síntese já considero o tópico um sucesso!!! Eu sou um entusiasta em timbres... amo experimentar!!!
Agora, volto a minha iniciativa: como "transportar" parâmetros de um sinth pra outro? Em outras palavras: qual seria então a melhor forma de eu comunicar as minhas edições de modo que você a fizesso mais parecida possível no seu sinth?
Edson Caetano
Vou gravar algo que estou trabalhando (que aparece o bendito trem na intro) e, quando tiver "decente" eu posto o link aqui...
|
Greenwood Veterano |
# mar/12
· votar
Então, galera... qual seria a melhor forma de nós tecladistas comunicarmos as edições desejadas, de modo que um colega possa inspirar-se apenas baseado em valores numéricos e chegar até um timbre "parecido"?
|
silvG8 Veterano |
# mar/12
· votar
Greenwood Acho que a melhor maneira para conseguir algo do tipo seria colocar em percentuais. Por exemplo: Cutoff=70%.
Outra coisa importante... toda vez que temos um LFO, ele controla alguma coisa do som, seja pitch, volume, filtro, etc. Para conseguir dizer o que o LFO controla, você deve descobrir onde ver essa informação.
Para tornar mais didático, cite os valores divididos em categorias. Por exemplo: OSCILADOR Coloque tudo relacionado ao oscilador, como waveform, tune, etc. Não deixe faltar nada relacionado ao pitch (como um envelope).
FILTRO Alguns parâmetros fundamentais são cutoff, resonance, key follow (ou keyboard tracking), envelope (este do filtro), etc.
AMPLIFICADOR Tudo relacionado ao volume. Pan, volume de cada oscilador, envelope, drive, etc.
LFO Aqui, estar focado não somente nos parâmetros básicos, mas também em o que este LFO está agindo, e deve ser bem específico.
EFEITOS Coloque quais efeitos são utilizados e alguns parâmetros básicos de cada efeito (por exemplo: Reverb - Hall - depth: 80%).
Valeu!
|
Greenwood Veterano |
# mar/12
· votar
silvG8
Valeu! Bem didático! Agora, é interessante como ISTO é uma das coisas que eu mais procuro e menos se discute aqui, não é?
|