Livros pra iniciantes (Piano) e Metodos?

    Autor Mensagem
    LunaBlossom
    Veterano
    # fev/12 · Editado por: LunaBlossom


    Então eu sou nova aqui e já procurei no fórum mas não achei nada que me satisfizesse direito.

    Eu queria saber se vocês podem me indicar algum livro para iniciantes no piano que seja bom em teoria e prática. Não precisa ser super iniciante (eu fiz um ano e meio de aula quando tinha uns 5 ou 6 anos, mas até hj lembro como ler partitura, a posição correta e todas essas balangaiadas, mas eu só lembro o básico do básico).

    Além disso, sobraram três livros de quando eu fazia aulas:

    1 - Meu Piano é Divertido - Vol.1
    2 - Leila Fletcher
    3 - Velhas Canções de Minha Infância

    Vocês acham que apesar deles serem velhos e para crianças da pra quebrar um galho? Eu andei lendo eles e vi que não tem muita teoria e, apesar de eu saber ler partituras, tem algumas coisas q eu não sei ler e outras que apesar de eu conseguir executar a musica direitinho não sei pra que que serve (tipo aqueles 4/4 ou 2\4 que ficam na frente das claves).

    E eu sei que já está muita coisa, mas eu queria saber o que são esses negócios de método.

    Eu vi muito de vocês falando 'eu fui pelo metodo insira um nome estranho aqui' ou então mas eu fui pelo metodo insira outro nome estranho aqui . Pra que que servem esses métodos? Como funciona isso?

    O unico nome que eu lembro era o método Suzuki, mas até agora eu não entendi direito que negocios são esses, será q vcs podem me ajudar? -.-'

    E mais uma coisinha, só mais essa, juro.

    Minha vó me deu um teclado Medeli mc-760, ele é bom? Ele serve para iniciantes como eu (mesmo que eu esteja interessada em piano)?

    É que apesar do som ser similar, até agora nenhum som que eu ouço de nenhum teclado no quesito piano fica como o que eu ouço no piano, por menor que seja a diferença, as vezes eu não consigo parar de me notar. Vcs acham que isso interfere em algo?

    Desculpem a minha ignorancia em alguns quesitos, mas eu estou meio perdida aqui -.-'

    J.Dionatan
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    LunaBlossom
    Seja bem vinda ao fórum, e já com um caminhão de dúvidas né?

    Primeiro: O ideal é te recomendar o tradicional professor de piano. É o caminho mais rápido e seguro para progredir no instrumento, e como já deve saber piano leva anos para se aprender e nunca se saberá de tudo. Mas como pediu livros eu recomendo este:

    http://www.freenote.com.br/produto.asp?shw_ukey=37525152256NUGEATT

    Porque é o que eu uso desde o início do curso, aliado com outros métodos claro. Mas alguns podem sugerir melhores, porém como este foi me passado por meu professor eu uso como base para os outros estudos.

    Os metódos são estudos progressivos. Ou seja, cada nova música é encarada como um novo desafio aonde vão surgindo novos elementos e repetindo os elementos anteriores. Mesmo os métodos infantis dispõe desta pedagogia.

    Segundo: O Medeli MC-760 realmente é muito fraco em matéria de timbres. Por isto você acaba percebendo a artificialidade do som em comparação como Pianos reais. Recomendo que tente comprar um piano digital (usado ou novo) para seus estudos. Se puder gastar até 2 mil reais, minha sugestão é P95 da Yamaha ou SP170 da Korg, ambos muito bons.

    E sempre use a busca aqui no fórum, tem muita coisa sobre quase tudo que um iniciante precisa saber.

    LunaBlossom
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    J.Dionatan

    É eu sei que o professor é necessário para progredir mais facilmente, mais corretamente e é definitivamente mais seguro, mas eu tô sem dinheiro pra bancar um professor e se eu pedir pra minha mãe ela vai ficar desconfiada e vai levar tempo pra ela concordar pq eu tenho um histórico gigante de começar e parar as coisas depois de um mês e pouco. ''^.^

    E eu q achava q métodos era um um bicho de sete cabeças.

    Eu tenho um dinheiro guardado que daria pra comprar um piano digital, mas com esse dinheiro, se eu esperar mais um pouco (um ano + ou -) talvez eu consiga um piano de verdade. Alguem sabe a faixa de preço de um piano? Com uns sete ou oito mil da pra comprar um daqueles pianos armario que seja bom?

    Mas o Medeli dá pelo menos pra quebrar o galho para uma iniciante por um ano ou dois, não? É que ele foi um presente que minha vó me deu tão animada (e eu fiquei animada tbm), me dá pena vender ou fazer qualquer coisa sem nem ter usado, acho q minha vó ia ficar meio magoada.

    Edson Caetano
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    LunaBlossom
    Se você gostou do instrumento, é isso que importa, não fique com neuras

    Método, simplesmente é o jeito que um determinado autor ensina seus conhecimentos... existem centenas, é só escolher um, o do Mario serve, mas método sem acompanhamento vira grego, sem professor vai empacar bonito

    Antes de pensar num piano de verdade, em um piano digital melhor, pense antes em gostar de tocar piano, se você mesmo disse que seu histórico de desistencia é grande, então segure as pontas com o Medelli mesmo, até sentir dentro de você que o piano e a música irão fazer parte da sua vida

    Boa sorte

    J.Dionatan
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Edson Caetano
    Pensei exatamente igual ao que escreveu, mais eu não consegui escrever. Não sem fazer um post que pareceria mais um terapeuta para um paciente rsrsr.

    LunaBlossom
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Obrigada pela ajuda pessoal ^.^

    Eu vou ficar com o Medeli e ver se eu continuo os estudos de piano, se eu continuar por um ano ou mais um pouquinho eu penso em comprar um piano de verdade ou um desses digitais. Vou tentar arrumar um professor daqui a alguns meses tambem, mas até lá vou tentar ir praticando sozinha :)

    Afranioff
    Membro Novato
    # dez/20
    · votar


    Desculpa aí, mas está te faltando humildade. Voce colocar que sabe ler partitura e que toca a música direitinho e não sabe nem o que é compasso 2/4, 4/4. Desculpa de novo, mas voce não sabe nada. Voce tem que começar do zero mesmo, ou voce vai se tornar um musicista pela metade. Ninguém toca uma música direitinho sem conhecer o compasso. Voce dizer que Leila Fletcher não ensina muita teoria em seus cursos?, Desculpa, mas voce não tá afim de estudar. Dizer que meu piano é divertido, não ensina muita teoria também? Acho que voce está muito equivocada. Procura um professor já que voce não está dando conta de estudar sozinha.
    Voce em seu post se contradisse, absurdo, dizendo que lembra como ler partitura e seu barangandãs todos e depois diz que está no básico do básico, toca a música direitinho e não sabe pra que serve o 2/4. Volte e refaça o seu post com um conceito honesto consigo mesma, para que as pessoas possam te ajudar.

    Afranioff
    Membro Novato
    # dez/20 · Editado por: Afranioff
    · votar


    É eu sei que o professor é necessário para progredir mais facilmente, mais corretamente e é definitivamente mais seguro, mas eu tô sem dinheiro pra bancar um professor

    Veja como voce em outra resposta se contradisse totalmente. Não tem dinheiro par bancar um professor, mas tem dinheiro guardado pra comprar um piano digital ou mesmo em 1 ano um acústico. Difícil de entender. Um piano acústico custa de 80 a 100 mil reais os mais baratos e um piano digital está em torno de 2500 a 15 mil reais e não tem dinheiro pra pagar um professor??

    Marcus.Vinicius
    Membro Novato
    # dez/20
    · votar


    Eu nem piano tenho ainda, mas em breve irei adquirir um. Entretanto, estou estudando teoria musical por meio do livro Teoria musical do Bohumil Med 4ª edição.

    Devido ao que a LunaBlossom escreveu, me leva a crer que ela ainda é jovem. Então tenhamos paciência, o que não impede de dar um "puxão de orelha".

    Valeu!

    fernando tecladista
    Veterano
    # dez/20
    · votar


    Marcus.Vinicius

    Eu nem piano tenho ainda, mas em breve irei adquirir um. Entretanto, estou estudando teoria musical por meio do livro Teoria musical do Bohumil Med 4ª edição.

    o livro é ótimo, abrange muita coisa de teoria
    esses livros funcionam como dicionario, todos os sinais de partitura, regra de escalas estão neles
    diferente de algum livro que te explique como aplicar alguma coisa como escala e campo harmônio, é um outro segmento de livro

    o que tem que tomar cuidado com esses livro é que o material dele você tudo em um ou dois meses
    mas você as vezes lê coisas que só vai aplicar depois de 5 anos... 6 anos... as vezes nem aplicar tdepende de onde você vai pender na música
    então esses livro é sempre bom ir lendo com calma de acordo com o nível que você se encontra

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Livros pra iniciantes (Piano) e Metodos?