Tocar de Ouvido em Tempo Real

Autor Mensagem
Rick Pac
Veterano
# jan/13 · Editado por: Rick Pac
· votar

Conheço 2 músicos que fazem isto : um é paranormal e o outro é médium kardecista que recebe o espírito de Mozart.

tecladogospel
Veterano
# jan/13
· votar

Cara eu toco em igreja há uns 8 anos, e pelo menos comigo acontece assim, grande parte das músicas cantadas nós tocadores já conhecemos, então fica mais fácil sabendo a tonalidade é usar o campo harmônico. Em uma segunda situação de não conhecer a música é só torcer para que o cantor saiba pelo menos se manter em uma tonalidade daí tentar fazer o melhor que puder e tentar tocar.
Mas com certeza estudar o básico tipo, intervalos, campo harmônico, pentatônicas vai te ajudar e muito para tocar em igreja ou tocar música sem ensaiar.

Henry Souza
Veterano
# jan/13
· votar

Bem, se eu já conhecer a música, mesmo que vagamente, consigo sim acompanhar em tempo real. Modéstia a parte tenho um ótimo ouvido, rs... Acho que foram os anos de muita prática nas mais diversas bandas que vocês possam imaginar...

viktor 999
Veterano
# jan/13 · Editado por: viktor 999
· votar

Pessoal esse video e muito bom, vi no Face ensina muito , o que realmente vc tem que fazer pra tocar de ouvido.

fernando tecladista
Veterano
# fev/13
· votar

Tocar de Ouvido em Tempo Real

escolas que acho que ajuda muito pra começar com isso:

level easy

-tocar na missa, mas aquelas músicas básicas de missa: estilo "padre zezinho": oração da familia, a barca, buscai primeiro....

tem muita gente bam-bam-bam de tecnica, improvisos, fritações.... mas leva um couro desse pessoal de missa que nem manja de teoria porque essas músicas em sí são simples e lá usam um esquema assim
(ex em dó)
1ª de Dó - é o próprio acorde de Dó
2ª de Dó - é o acorde de Sol (a ideia de chamar segunda e pelo grau de importância do acorde na música e não o seu lugar na escala)
3ª de Dó - é o acorde de Fá
preparação - acorde de SOL7

então quando você está lá no meio sem saber o que vai tocar, eles te dizem: a próxima é em Lá é simples basicamente , só 1ª 2ª 3ª
e você faz as contas vou usar: La, Mi e Ré e quando ouvir Mi7 volto pro LA

level normal
-tocar sertanejo, não essa mesmice de hoje que fica no "quadrado magico de Bm, G, D, A," mas sim os antigos: fio de cabelo, menino da porteira, nuvem de lagrimas, majestade o sabiá....

tocar baião, forró e xote
não o de hoje que também é sem noção, mas os antigos estilo luiz gonzaga
não é cheio de pirueta harmonia e acordeon trabalha com os baixos em 5 ª
então sanfoneiro tem um botão que é o Dó, botão de cima é o SOL e o botão abaixo do Dó é um Fá, e como é comodo não tirar a mão dali, então tem o mesmo esquema do violão de missa acima

o cara pode nunca ter feito uma aula de harmonia na vida, mas um mês tocando isso ele saca a sonoridade do acorde com 7ª onde ele aparece e pra onde vai

nivel hard

- tocar marchinhas de carnaval, é outra escola de sacar lance de harmonia,
tá cheio de 7ª "escancaradas pra saber o próximo acorde, cheio de passagem de diminutos C / Cº / Dm e dá pra fazer muito II-V-I Dm - G7 - C
também o fato que delas, não se acha harmonias prontas e boas pela net, quem toca isso todo ano não tem mais saco de ensaiar a mesma coisa então te jogam na agua e você aprende a nadar na marra

claudio shalon
Veterano
# fev/13
· votar

conheço um guitarrista que toca desde criança na igreja, ele toca qualquer música que você cantar, e interessante que quando a pessoa troca de tom no meio da música (na hora do coro acontece muito isso) ele acompanha quase de imediato e ainda faz um monte de fírulas eu digo pra ele que ele não é normal

Berg Varela
Veterano
# fev/13
· votar

nivel hard

- tocar marchinhas de carnaval, é outra escola de sacar lance de harmonia,
tá cheio de 7ª "escancaradas pra saber o próximo acorde, cheio de passagem de diminutos C / Cº / Dm e dá pra fazer muito II-V-I Dm - G7 - C
também o fato que delas, não se acha harmonias prontas e boas pela net, quem toca isso todo ano não tem mais saco de ensaiar a mesma coisa então te jogam na agua e você aprende a nadar na marra

É Verdade,todo mundo aprende a tocar isso na marra,e vc ouvindo acha que é fácil,mas quando vc ta lá,se vc não for experto o bicho pega,já vi muito neguinho dançar com essas harmonias de carnaval.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Tocar de Ouvido em Tempo Real