Tocar de Ouvido em Tempo Real

Autor Mensagem
AGCC
Veterano
# jan/12


Gostaria de saber de vocês se tirar uma música em quanto a pessoa canta é uma prática "comum" ou é algo que exige muito treino ou é algo inato da pessoa?

Digo isso porque toco há quase 10 anos e realmente não consigo fazer isso, a não ser com essas músicas tipo Jota Quest, Skank que ficam sempre na mesma coisa.

Hoje toco em igreja e por incrível que pareça os hinos não ficam em uma progressão básica.

Opiniões?

MarcosCunha19
Veterano
# jan/12 · Editado por: MarcosCunha19
· votar


O mais dificil nessa historia, na minha opiniao, é achar o tom
Depois é só seguir a escala

_BLACKMORE_
Veterano
# jan/12
· votar


Gostaria de saber de vocês se tirar uma música em quanto a pessoa canta é uma prática "comum"

cuma? tirar a música enquanto se apresenta? assim na lata? sem nem uma cifra básica? sei não ... nunca vi isso não.

kokada
Veterano
# jan/12
· votar


Tb nunca vi isso... como vc vai adivinhar o acorde seguinte?

AGCC
Veterano
# jan/12 · Editado por: AGCC
· votar


Pois é... isso é uma prática quase comum na igreja onde eu toco, e por incrível que pareça os instrumentistas nunca estudaram música e tocam mais que dois instrumentos.


É mais ou menos assim... o solista começa a cantar e os instrumentos acompanham rs quase SEMPRE fico de fora kkk pq nessa hora eu peço pra trocar de tecladista kkk...

Às vezes até acho que é besteira estudar música rs eu tenho um monte de teoria na cabeça mas na hora de tocar em RealTime não dá. Consigo sem problemas tirar uma música e depois executá-la mas não em tempo real.

GuiPG
Veterano
# jan/12
· votar


Amigo não sou muito acostumado com teclados, mas vou dar minha opinião sobre o que conheço sobre harmonia e violão.

Primeiro eu acho essencial para acompanhar uma musica você conhecê-la, tem como acompanhar mas errar e acabar atrapalhando se torna bem fácil ..

Uma vez que a pessoa começou a cantar é só você procurar o tom rapidamente (isso é meio natural pra mim, não sei como explicar ..) ou perguntar o tom e seguir usando o campo harmônico de acordo com as funções tonais de acada acorde e/ou improvisar em cima das escalas ..

Uma vez que você já conhece a música e algo sobre C.H. é bem fácil seguir a melodia.

Mas é claro que não tem como executar um bom arranjo em tempo real, então é tentar ir no básico mesmo, ao longo da melodia tentar encaixar algumas notas e acordes ...

Mas como eu disse, isso é o meu conhecimento sobre violão, sei muito pouco sobre teclado (pra não dizer nada) então na pratica não sei se estou certo.

Espero ter ajudado, abraço.

Artref
Veterano
# jan/12
· votar


A melodia geralmente diz pra onde está indo, mostra quando vai resolver na tônica, quando vai pra sub, etc. Então acho que o principal é você "calejar" o ouvido pra encontrar a tonalidade e sentir a melodia, e saber um pouco de harmonia. Conta também a experiência, o tipo de música (um mpb geralmente vai ter uma harmonia mais rebuscada que um hino, por exemplo) e outras coisas.

Dá pra você fazer uma harmonia bem correta mesmo sem nunca ter ouvido a música. Agora, acertar 100% da harmona sem nunca ter ouvido a música antes é mito do meio musical, coisa de filme. Pois uma mesma música admite várias harmonias corretas e sem conhecer você nunca sabe se a harmonia é simples ou se tem inversões, reharmonizações ou outros recursos que os compositores usam.

Acho que no fim é um pouco de cada coisa: ouvido musical nato, treino do ouvido, experiência no geral com música e harmonia, estudo...enfim.

Gus79
Veterano
# jan/12
· votar


Artref

É isso aí. Disse o que eu queria, mas não encontrava palavras. :D

fernando tecladista
Veterano
# jan/12
· votar


Tb nunca vi isso... como vc vai adivinhar o acorde seguinte?
cuma? tirar a música enquanto se apresenta? assim na lata? sem nem uma cifra básica? sei não ... nunca vi isso não.


fiz isso muito tempo tocando em igreja, não é tão dificil quanto parece

primeira coisa e conhecer o campo harmonico
as músicas são simples então você já sabe que os mais usados são o I - V e o IV (nessa ordem de importancia)
depois o II-m e o VI-m
talvez apareça o III-m

outro fato é saber ouvir as 7ª que já te entrega o proximo acorde IV acima

ajuda também aprender os acordes basicos de violão, na hora que você não faz ideia do proximo acorde é só olhar pra onde a mão do cara tá indo já que ele arma o acorde pouco antes pra soar no primeiro tempo :)

aprender a ouvir o baixo
diferente de rock onde se fica em um groove e tchau, baixista é doido pra fazer alguma passagem para o proximo acorde, são cheio de colocarem um 1/2 tom uma descida no caminho
uma harmonia basica do tipo
C - - - - | G - - - - | C - - - - | Am
aparece um baixo assim
do - sol - do - la lab | sol - re - sol - re reb | do - sol - do - si | la - mi.....

(cada - - - "tracinho" é um tempo)

----------------------------------------------

a não ser com essas músicas tipo Jota Quest, Skank que ficam sempre na mesma coisa.
geralmente esses rock/pop ficam em um ciclo de 4 acordes vão para uma ponte, cai em outro ciclo

Hoje toco em igreja e por incrível que pareça os hinos não ficam em uma progressão básica.
com o tempo você percebe que existem essas progressões porem não são as mesmas que você está acostumado a identificar


querendo ou não

ouvir e tocar "sertanejo, bolero e marchinha de carnaval" é uma ótima escola pra esse tipo de harmonia que se encontra em culto/missa

AGCC
Veterano
# jan/12
· votar


fernando tecladista
ouvir e tocar "sertanejo, bolero e marchinha de carnaval" é uma ótima escola pra esse tipo de harmonia que se encontra em culto/missa
Acho que é exatamente isso!

Artref
GuiPG
Vou procurar estudar campo harmonico e a função dos acordes pra vê se melhoro algo.

_BLACKMORE_
Veterano
# jan/12
· votar


fiz isso muito tempo tocando em igreja, não é tão dificil quanto parece

eu tb toquei em igreja, mas em todas as músicas existiam as tonalidades, as músicas cifradas ou pelo menos uma pessoa que sabia as músicas de cor ...
o que eu entendi é que, os músicos estão lá aguardando alguém começar a letra ... dae o povo sai tocando, e muda o acorde ... e trálálárá ... muda de novo .. sem a mínima instrução do que se está fazendo.

primeira coisa e conhecer o campo harmonico
as músicas são simples então você já sabe que os mais usados são o I - V e o IV (nessa ordem de importancia)
depois o II-m e o VI-m
talvez apareça o III-m
outro fato é saber ouvir as 7ª que já te entrega o proximo acorde IV acima


isso é fato! :) e dá certo ... mas como falei acima .. sair do nada!! hehe impossível! (pelo menos para mim)

Lord fafe
Veterano
# jan/12
· votar


Na Universidade o professor de percepção ensinou um método para nós podermos encontrar qualquer tonalidade apartir de um Lá. Não sei como explicar pela internet, mais eu acho que foi uma das coisas mais funcionais que eu já aprendi até agora na faculdade!!!! E em relação ao resto, se vc já conhecer a música é fácil. Se não souber a minha tática é a seguinte: Faço mais ou menos assim, testo a harmonia na minha cabeça préviamente e depois executo. É só seguir a melodia. Se vc tiver estudado harmonia vai ser batata, se não ESTUDE!!!

fernando tecladista
Veterano
# jan/12 · Editado por: fernando tecladista
· votar


_BLACKMORE_
quando eu tocava eram músicas simples, as notas do canto são geralmente em cima da triade

é diferente de uma música mais sofisticada por exemplo bossa nova, onde se canta em cima das tensões, se eu for tocar uma "bossa nova" tipo garota de ipanema a melodia é:
sol mi mi re sol mi mi re sol.....
e o primeiro acorde é um Fa, onde a triade é fa-la-do
a segunda parte o vocal faz um Fa natural quando o acorde é FA# o cara canta a 7ªM do acorde
nessa a coisa ficou séria

-----------------------------------
mas uma música de igreja no estilo dessa:
segura na mão de Deus
http://www.youtube.com/watch?v=JPrYW1kGUJw

dá pra hamonizar só com os I - IV e V
é prestar atenção quais são as notas onde se para a melodia que elas pertencem a acorde
a primeira nota que ele segura é um Ré, como é o primeiro acorde já é mesmo o tom da música da música fica o D
a segunda que ele para é um Fa# esse fa# só encontro no no mesmo acorde de D (I)
a proxima parada é outro Ré ou eu continuo no acorde ou coloco outro que tenha triade com Ré que só me resta o acorde de G (IV)
ele termina a frase com Mí, esse vi eu vou ter na triade do acorde A (V)
mesmo eu não conhecendo uma virgula dá música, a melodia já me diz antes qual a ultima nota da frase tem um tipo de ornamento que "contorna o Mí" antes de segurar o proprio
Fa# Mi Re miiiiii
quando passa por essas tres notinhas, eu já saco que termina com Mí e já estou com o acorde A sem atraso


============================================

por isso que comentei que é bom ouvir muito sertanejo (dos mais antigos) , boleros, e marchinha de carnaval
ou pra quem é evangelico ouvir esses hinos de "harpa cristã, Cantor cristão"

essas músicas são ricas em melodia, sobem e descem em cima de triades, jogam 6ª e 7ª vão guiando o acompanhante pra ter sua harmonia

as músicas novas pop ou rock são legais porque tem um ritmo, pegada, são vibrantes, mas a maioria são pobres em melodia não ajudam nada nessa hora, de aprender alguma coisa martela 10, 15 vezes a mesma nota e mudam o final

é igual ouvir macarena
lab lab lab lab lab lab lab lab lab lab lab lab ..... doooo
lab lab lab lab lab lab lab lab lab lab lab lab ......solb miiiib
lab lab lab lab lab lab lab lab lab lab lab lab .... do....... mib reb mib do lab
http://www.youtube.com/watch?v=sxQDLSkI4GE&t=37s

tmurback
Veterano
# jan/12
· votar


ccga1989
Cara, isso aí você vai pegando o jeito, vai acostumando com o pessoal, com o jeito de harmonizar da galera e das músicas. Mas, não se iluda, fica sempre um porcaria, embora o público possa achar que tenha ficado bom. Já cansei de tocar hinos, assim, na hora, cada um dá um acorde, uma harmonia diferente, uma acentuação diferente, fica um lixo, é o que eu acho, e às vezes entro numas barcas furadas dessas. Nada como a boa e velha cifra ou partitura, ou um ensaio rapidinho, tudo soando redondinho... isso não tem preço - aliás, tem sim: dá trabalho.

Lord fafe
Veterano
# jan/12
· votar


É igual ler algo de primeira vista!!! Quanto mais se lê, melhor vai ficando!!!!

André Luiz Keys
Veterano
# jan/12
· votar


Falando em músicas simples, eu sigo as seguintes "regras":

1) identificar o tom da música.. normalmente pelo baixo... é interessante saber que as vezes ele pode tocar a 3a do acorde...

2) Tentar usar cadências conhecidas e simples.. exemplos em Dó maior

PADRÃO 1: [ C Am | Dm G ] - essa quase nunca falha!
PADRÃO 2: [ C C7 | F Fm ] (essa poderia emendar no primeiro padrão)
PADRÃO 3: [C Dm | Em Am | Dm G | C

Por incrível que pareça, a grande maioria das músicas simples usam estas sequências, seja lá qual for o tom.

tmurback
Veterano
# jan/12
· votar


André Luiz Keys
Acrescentando ao que você falou, basta lembra que às vezes o Dm, o Em, e o Am, podem aparecerem maiores para dar um ar "outside" (huahuahua) na música. Pronto! Basta transpor tudo para os tons G, D, A, E e F que o sujeito tá pronto para tocar todos os hinos e todos os sertanejos do mundo, além de 90% das músicas pop de 2.ª... huahuahua...

AGCC
Veterano
# jan/13
· votar


1 ano depois....

Acredito que melhorei torno de 30% quanto a percepção. Vi que muita coisa fica sempre na mesma linha I IV V IV IIIm...

Vamos ver se este ano consigo mais uns 30% rs.

waltercruz
Veterano
# jan/13
· votar


fiz isso muito tempo tocando em igreja, não é tão dificil quanto parece

Bicho, as sequências tendem a se repetir um bocado. Já viu um vídeo chamado 4 chords do Axis of Awesome? Dá uma procurada no youtube.

Lelo Mig
Membro
# jan/13
· votar


ccga1989

Cara, fiz bastante isso, tocando em bares, com cantores de MPB, que dão canja, sobem no palco e dizem: Ré menor, e você nem sabe que música o cara vai cantar....hehehe

Olha, sou autodidata, e nessas horas o que mandava era o ouvido.... mas geralmente uma progressão harmônica (e a maioria das músicas que cantavam eu acaba conhecendo a melodia) sugere qual acorde vai entrar em seguida.... No começo, tropeça um bocado, mas atento ao tecladista e ao baixista, mas eu, que fazia a guitarra, alguém vai acertar, então, na próxima repetição você já sabe prá onde ir.

Toquei muito assim e te digo..é uma baita escola fazer isso!

waltercruz
Veterano
# jan/13
· votar


Uma coisa boa que eu descobri como tecladista que sabe fazer uns acordes no violão: se nessas horas o baixista ou o guitarrista conhecerem a música ou estiverem indo melhor que eu, eu posso em geral 'ler' a nota que eles estão tocando. Nunca considerei isso como um alvo ao aprender violão, mas foi de fato muito mais útil do que pensei.

Lelo Mig
Membro
# jan/13
· votar


waltercruz

Digo o mesmo em relação ao teclado....kkkk...Olho no "bicho" e simbora.........começa tímido, só dá a tônica, faz uma frase buscando o próximo acorde, segundo compasso vai pondo as terças, depois as quintas.....no fim tá fazendo até as sétimas e nonas...kkkkk

Berg Varela
Veterano
# jan/13
· votar


Aqui no Ceará,tens uns cara que tocam guitarra e violões,eu não sei se eles já conhecem as musica,mas eu só basto dá o tom ,que o cara desenrola se errar nada.

Já toquei com um que desenrolou a Musica Cara Valente sem errar nada e Flor de Lis,talvez flor de lis todo mundo sabe,mas a musica da Maria Rita tinha acabado de sair.

Eu não sei porque eu vejo bastante guitarrista que consegue fazer isso,já tecladista eu vejo pouco,.

Eu consigo em musicas de progressões manjadas,quando é difícil eu erro uma nota aqui e ali,na segunda eu já desenrolo,mas confesso que seu fosse acompanhar Flor de Lis do Djavan sem saber tocar eu acho que não conseguiria acertar todas as notas.

Tiago Correia
Veterano
# jan/13
· votar


ccga1989

[i]1 ano depois....

Acredito que melhorei torno de 30% quanto a percepção.
[/i]

Fala ai carinha blz. Sabe uma boa para melhorar a percepção é estudar:

Harmonização

-Funções Harmônicas
-Movimentos II - V - I
-Acordes Substitutos
-Estudar a ferramenta de distribuição de vozes do acorde FORMA A (acordes T3579) e FORMA B (acordes 7935) ajuda muito.

Inicialmente você 1. aplica isso reharmonizando músicas que você curte deixando elas mais complexas e respeitando a melodia para que não haja choque dos acordes adicionados com a melodia. 2. aplica isso pegando por exemplo "bilhete" ivan lins (que tem umas tensões fora de série) simplificando para um reggae (por exemplo).

É uma prática DOLOROSA e ÁRDUA mas a RECOMPENSA.

Permitirá não só melhorar sua percepção musical quanto sacar a melodia da música. Estudando isso sempre poderá harmonizar qualquer música/melodia em tempo real. Não exatamente igual pois se não conhecer a música ela vai ficar ao seu estilo, mas da forma correta se aprender a respeitar a melodia evitanto choques entre ela e a harmonia.

Podendo portanto tornar a música harmõnicamente mais complexa seguindo uma tendência até jazzística. Ou derepente pegar uma bossa e simplificá-la para um conceito mais pop.

Exemplo: no segundo link quem já estudou funções harmônicas só de ouvir já consegue sacar o movimento ii - v - i tão característico do jazz.

http://www.kboing.com.br/o-rappa/1-60045/

http://www.kboing.com.br/maria-rita/1-50685/

Harmônicamente a música ficou mais sofisticada. Mas não quer dizer que uma é melhor do que a outra é claro. Vai do gosto e eu curto as duas versões. E na contra-mão (do complexo ao simples):

Veja que boa sacada do Ira para Garota de Ipanema:

http://www.radio.uol.com.br/#/letras-e-musicas/ira/garota-de-ipanema/2 489010

outros:

http://www.radio.uol.com.br/#/letras-e-musicas/mundo-livre-sa/garota-d e-ipanema/2334218

http://www.radio.uol.com.br/#/letras-e-musicas/rajja-e-cabong/garota-d e-ipanema/2334219

http://www.radio.uol.com.br/#/letras-e-musicas/ultraje-a-rigor/garota- de-ipanema/2500094

Dicas:

http://www.turicollura.com/#/artigos/ (CADERNO DE HARMONIA)

http://www.youtube.com/watch?v=WUUH_Winb6M (SUBSTITUIÇÕES)

>ALMIR CHEDIAK ou IAN GUEST como livro de apoio para estudo da Harmonia.

>PESQUISE +

Tiago Correia
Veterano
# jan/13
· votar


INDICO

http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/284424/

Thallyz
Veterano
# jan/13
· votar


Outro tópico bom. Passei pra elogiar! ! !

Synth-Men
Veterano
# jan/13
· votar


Galera em igrejas que só tem o tecladista esta é uma pratica comum, conforme já foi dito antes.

Pegou o tom, já sabe a escala, vai seguindo a melodia. Depois que pegar o desenho de toda harmonia, dá até pra encaixar uns dissonantes. Música é igual matemática, se decorar já era... É necessário explorar os campos harmônicos.

Por exemplo: Pegue os acordes da escala de C e tente fechar um desenho ou um ciclo com todos os acordes com a mão esquerda.

Depois com a mão direita, tente dedilhar notas que combinem com os os acordes utilizados.

Vai ficar ruim na primeira, vai melhorar na segunda, evoluir na terceira e assim por diante. Assim também é tocar de ouvido em tempo real.

Ao invés de ser você a dedilhar as notas, é o cantor, (atravé da voz é claro) que vai te indicar em qual escala estará cantando. Não é fácil, mas praticável e possível.

Toquei em igreja muito tempo e foi assim do inicio ao termino. Não havia ensaios.

Abraços.

WillAkumA
Veterano
# jan/13
· votar


fernando tecladista
primeira coisa e conhecer o campo harmonico
as músicas são simples então você já sabe que os mais usados são o I - V e o IV (nessa ordem de importancia)
depois o II-m e o VI-m
talvez apareça o III-m


cara, eu entrei aqui pensando "isso com a pauta ja é incrivel, de ouvido é imposivel"

mas vendo o topico .. valeu de vdd.. nao imaginava algo assim vou mais uma olhada e testada xD

camilin
Membro
# jan/13
· votar


Para vc tocar de ouvido e ficar bom é necessário muito treino, vários anos de músicas. Um ex . são os maestros eles tocam na hora sem ensaio e fica perfeito, como o Ronald Fonseca (tecladista do trazendo a arca), ele é fera.

TrebleH
Veterano
# jan/13
· votar


ccga1989

Nessa hora que eu creio na magia da música (sem querer ser mto viajado kkkkkkkkkkkkkkkk)

Eu acredito que, depois de treinar mto seu ouvido, vc passa a ter um "feeling". Vc tem que ter um pouco de intuição pra isso, levando em consideração o andamento da música, a complexidade do compasso etc.
Eu toco (atrapalho!) em igreja, já tem muito tempo, nunca tiva aula de nenhum instrumento, menos ainda sobre música. Mas, por enquanto, ainda sou bem recomendado pelo meus colegas de música (modéstia a parte). Acho que vc tem que tocar com o coração, é isso que manda. Depois vem as técnicas etc etc etc

Claro que depende mto de onde vc está. N dá pra tentar improvisar tocando Ed. Motta.

Acho que é isso

Valeu!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tocar de Ouvido em Tempo Real