Kurzweil PC2X + Korg Trinity Plus - o que fazer?

    Autor Mensagem
    keyboarder09
    Veterano
    # jan/12 · Editado por: keyboarder09


    Olá pessoal.

    Tenho esses dois teclados atualmente. Sou tecladista por hobby, não por profissão, apesar de fazer shows e tocar em alguns casamentos.

    Porém, como estou morando em outra cidade, o PC2X está parado, praticamente sem uso, por isso minha idéia é me desfazer dele.

    Agora vem as perguntas:

    - O que vcs me aconselhariam a fazer?
    1ª - Vender o PC2X e ficar com o Trinity?
    2ª - Vender ambos e pegar um teclado mais novo? Se sim, qual teclado pegar mais ou menos no valor dos 2 teclados?
    3ª - Como já tenho notebook, vender ambos e comprar um controlador e uma placa de som?

    Quero um teclado de no máximo 76 teclas por facilidade de transporte.

    - Alguém saberia qual o valor atual de mercado dos meus 2 teclados?

    Obrigado desde já pela ajuda.

    Abraços.

    kokada
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    keyboarder09
    Boooooa pergunta... eu tenho o PC2 só que sem o X rs e estou precisando vender também mas por motivos financeiros :(((( vc curte mais o Trinity que o PC2X? Obs: não conheço o Trinity, é um teclado antigo tb - os pianos dele são bons ou é igual o TR?

    E o seu PC2X tem as placas Orquestral e Classic Keys instalada? O meu tem e é uma maravilha!!!

    keyboarder09
    Veterano
    # jan/12 · Editado por: keyboarder09
    · votar


    kokada
    Boooooa pergunta... eu tenho o PC2 só que sem o X rs e estou precisando vender também mas por motivos financeiros :(((( vc curte mais o Trinity que o PC2X? Obs: não conheço o Trinity, é um teclado antigo tb - os pianos dele são bons ou é igual o TR?

    E o seu PC2X tem as placas Orquestral e Classic Keys instalada? O meu tem e é uma maravilha!!!


    Opa kokada.

    Os dois tem propostas diferentes. O Trinity tem mais recursos e eh mais prático por que eh menor, enquanto o PC2X eh um puta controlador com uns timbres de piano e string fantásticos. Sim, o meu tem as placas inclusas.

    Me manda MP de quanto vc está pedindo no pC2 pra eu ter idéia de valor... =)

    Valeu.
    []s

    Artref
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Eu acho que o melhor é vender os dois e pegar um teclado atual. Se você gosta do seu PC2x, acho que um PC3 seria um sonho pra você, e ele faria mais do que os seus dois juntos fazem em termos de som, recursos e etc. É relativamente leve e compacto para o transporte, tem teclas boas semi pesadas, é bonito pra caramba (minha opinião) e é top.

    Também pense em um M3-73 usado, puta teclado. Ou então um MotifXS7, é ótimo apesar de eu preferir o M3.

    DuduXP
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Concordo com tudo que o Artref falou, vende os dois e compra um mais atual e dentro dos que ele mencionou eu ainda acrescento Fantom G e Fantom X também, não é todo mundo que gosta deles, mas são bons, e o preço deles está mais em conta por causa da discriminação, principalmente o Fantom X.

    keyboarder09
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Artref e DuduXP,

    realmente penso nessa possbilidade. Já toquei em um Fanton X e é um puta teclado mesmo.

    Porém estou na dúvida se seria mais interessante eu montar um setup usando controlador MIDI e um notebook, já que com o valor dos dois teclado montaria um bem top e acredito, pelo menos é o que parece, que conseguiria timbres tão bons quanto os de um teclado convencional. Praticamente não faço uso de recursos como sequencer e vários outros presentes em teclados desse porte, e o notebook ainda serviria pra uso pessoal.

    Esperando alguém pra dar uma luz sobre se essa seria uma boa opção tb.

    Valeu pelas dicas.
    []s

    DuduXP
    Veterano
    # jan/12 · Editado por: DuduXP
    · votar


    keyboarder09
    A qualidade dos VSTis é imensa, realmente te dá muita qualidade, mais pouca praticidade, o teclado dedicado é mais pratico, nenhum teclado hoje te dará a mesma qualidade timbristica de VSTis, porém teclados tops hoje tem qualidade bastante satisfatória, e uma praticidade muito maior que os VSTis, mais isso fica a seu critério, no fim voce decide, se quer, boa qualidade, com total confiabilidade e praticidade, ou gigantesca qualidade com uma menor confiabilidade e praticidade, eu uso VSTis juntamente com meu M50 e meu Juno Stage (o Juno Stage é um excelente controlador), mas na maioria das vezes, por causa da praticidade, uso apenas os dois teclados, em alguns casos, apenas um, essa é minha opinião.
    Grande abraço.
    Eduardo Sagrra.

    keyboarder09
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    DuduXP

    Opa Eduardo.

    A menor praticidade dos VSTis, no seu ponto de vista, seria o fato de ter que levar um teclado e um notebook para o palco?
    A menor confiabilidade seria devido ao que exatamente? Instabilidade de sistema operacional, dois pontos de falha por ser dois equipamentos, ...?

    O fato de conseguir uma maior qualidade nos timbres com os VSTis já soma um ponto a mais para minha decisão. A minha idéia seria montar um set up com um Macbook e um controlador 76 teclas, a princípio. Com relação a softwares não tenho nem idéia.. hehe

    Obrigado pela ajuda.
    []s

    DuduXP
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    keyboarder09
    A menor confiabilidade seria devido ao que exatamente? Instabilidade de sistema operacional, dois pontos de falha por ser dois equipamentos, ...?

    Exatamente isso, mesmo o Macbook não está livre de falhas, qualquer notebook usado para fins gerais em conjunto com musica, corre risco de ter falhas, mas como te disse, terá qualidade absurda, com um custo relativamente mais baixo.

    keyboarder09
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    DuduXP

    Tem razão. Mas acredito que com o Macbook as chances de falha serão bem menores do que o Windows... hehe

    Com relação a praticidade, seria o que perguntei mesmo?

    Não vejo o fato de ter que levar notebook e teclado pra palco não tão prático; apenas terei que me adaptar ao uso de ambos e dar um jeito de colocar os dois no mesmo suporte... hehe

    []s

    kokada
    Veterano
    # jan/12 · Editado por: kokada
    · votar


    keyboarder09
    Eu nunca usei VSTs ao vivo mesmo pq faz tempo que não toco fora de casa. Fiquei super empolgado depois que conheci esse mundo dos VST's. Mas acho que eu não me arriscaria de no meio da entrada da noiva, o VST pára de funcionar e ter que reiniciar tudo. Pode acontecer com teclado também, mas é mais raro.

    Um VST que gosto muito de usar é o Real Guitar 2, que simula as levadas de um violão, bem real. Mas das últimas vezes que usei, quando estou tocando ele de repente pára de sair som e tenho que reiniciar o programa... isso me deixa muito inseguro numa performance ao vivo. Acho que é o que já me falaram: VST é ótimo pra estúdio e gravações. Mas ao vivo não. E não é nem por praticidade, é mais por esse detalhe de parar de funcionar.

    E falando em valor, o PC2X mais barato no ML tá por R$ 4.999,00 pelo que procurei. O PC1X entre 4.000,00 e R$4.200,00. O PC2 por R$ 3.900,00.

    keyboarder09
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    kokada

    É kokada, esse é um ponto que ainda vou estudar bastante. Minha idéia seria montar um setup notebook+controlador apenas se conseguir colocar os riscos o mais próximo possível ao de um teclado convencional.

    Mas pra mim o maior risco no caso que vc citou é uma queda de energia. Aí qualquer coisa para de funcionar... ehuehue

    []s

    Artref
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    keyboarder09, eu não recomendei o Fantom G ou o X. hahaha

    VST pra mim só se tiver uma puuuta placa de áudio, porque muita coisa com placa meia boca no final soa sem tesão nenhuma. E mesmo assim, eu não usaria ao vivo. Eu penso que VST é mais indicado para gravação. Para uso ao vivo ainda acho que a praticidade fala mais alto. Também desconfio que há muita ilusão em cima do VST, sem falar que eu não sinto segurança.

    E particularmente, coisas "montadas" nunca me empolgaram tanto quanto um projeto completo. Uma vez comprei controlador + módulo, e não era a mesma coisa. Sei lá, parece que o teclado ali, fechadinho e bonitinho, completo, é um instrumento musical, enquanto você montar um monte de coisa com a mesma finalidade, não é, pra mim já é estranho, não sinto que estou atrás de um instrumento musical expressando minhas idéias, ah, sei lá, não gosto.

    keyboarder09
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Com relação a diminuir riscos acho que isso aqui ajudaria:
    http://www.liquidware.com/shop/show/sr-12/shrapnel+resistant+12+usb+ca bles

    :)

    keyboarder09
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Artref entendi seu ponto de vista.

    Mas acredito que com a tecnologia que temos hoje, já deva ser possível deixar uma coisa "montada" num nível bastante aceitável. O que mais me deixa propenso a optar por controlador+notebook é o fator custo e o fator qualidade de timbres, que pra mim, é o mais importante no momento, já que não uso todos os recursos que um teclado convencional oferece.

    Agradeço pelas dicas do M3-73 usado e do MotifXS7. Nunca toquei nesse último mas já vi vários depoimentos que coloca os Fantom no chinelo.. hehe

    []s

    tmurback
    Veterano
    # jan/12 · Editado por: tmurback
    · votar


    keyboarder09
    Olha, se você não fizer questão de teclas pesadas, eu aconselharia um synth de 73 teclas com um número razoável de controles (M-50, por exemplo), mais um controlador de 61 teclas com bastante controles (Axiom, por exemplo), mais um MacBook Pro, mais MainStage, mais uma FastTrack Pro. Nesse contexto, você consegue ter dois teclados, pode usar só o synth, só VSTis, ou tudo junto, tem bastante teclas, possibilidades e mobilidade.

    Tenho um set parecido com esse, uso VSTis ao vivo, nunca tive problemas. Mas, tem que deixar a máquina levinha. Ah, no meu caso, uso uma placa MBOX 2.

    keyboarder09
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    tmurback,

    o que seria esse MainStage?

    Na questão de teclas acho que posso a vir a sentir falta das teclas pesadas no futuro, por isso talvez opte por um controlador de 88 teclas... mas ainda preciso estudar com calma.

    Obrigado pelas dicas.
    []s

    tmurback
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    keyboarder09
    O MainStage é um programa da Apple focado no uso de VSTs ao vivo. Ele deixa tudo muito prático. Recomendo.

    Então, acho que o lance pra você pode ser um set parecido com o meu:
    - SP88X - teclas pesadas;
    - X50 - teclas leve e alguns controles (4 knobs) - às vezes carrego só o X50 para o evento (4kg);
    - MacBook Pro + placa MBOX 2

    Esse meu set está meio desatualizado. Poderia ser, sem forçar muito o preço, um CP33 + PS60 (6 knobs e 4Kg) ou um CP33 + Axiom (controles a dar com pau).

    Eu acho que vale a pena investir no mundo dos VSTs, explorar, conhecer, pois tem saído muita coisa boa e aberto muitas possibilidades.

    kokada
    Veterano
    # jan/12 · Editado por: kokada
    · votar


    keyboarder09
    X50 ou M50: NÃAAAAAAAAOOO! Mais vale um TOP antigo que um MID level atual!

    E qual vai ser o uso do teclado? Com banda ou sozinho? Qual tipo de música?

    Independente disso, como já falaram e vc já conhece o PC2X, o PC3 acho uma boa opção (apesar de nunca ter tocado em um pq nunca encontrei nas lojas, mesmo na Teodoro em SP! É uma raridade!). Ou então um Motif XF7. Aí sim!!!

    DuduXP
    Veterano
    # jan/12 · Editado por: DuduXP
    · votar


    keyboarder09
    Eu, em momento algum condenei o uso de VSTs, só mencionei baseado nas experiencias que tive, mas em relação a qualidade te digo pra ir fundo, nenhum teclado atual te dá as mesmas possibilidades de um Notebook com VSTs, nem o "queridinho perfeito" do forum o Korg Kronos, com o valor de um Kronos voce compra o Macbook, um controlador bacana, alguns pacotes de sample e VSTs qu vai usar e sobra, eu defendo a tese que cada um gasta o que pode, o melhor teclado é aquele que voce pode comprar, meu dinheiro não dá em árvore e eu não abro mão de andar no "meu" carro ou morar na "minha" casa, para ter um Kronos, então eu optaria com certeza pelos softsynths, até porque sou entusiasta da tecnologia, então gosto dessas aventuras.

    kokada
    Veterano
    # jan/12 · Editado por: kokada
    · votar


    keyboarder09
    Lembrando que se vc for trabalhar com VST's, não pense que vai sair barato não... tem VST's caríssimos que no final o set pode até sair mais caro que um teclado TOP(vc já viu o preço do Ivory Pianos por exemplo?). Só vai ficar mais barato se vc for usar um 0800(piratão). Não sei se é por isso que meu Real Guitar 2 fica travando rs

    keyboarder09
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    tmurback

    Valeu pelas dicas cara. Vou dar uma procurada nesse equips depois.

    kokada
    Eh pra tocar com banda e casamento (piano e violino) basicamente.

    DuduXP
    Sou adepto do custo x beneficio. Valorizo muito meu dinheirinho tb... hehe

    Obrigado a todos pelas dicas e fico no aguardo de outras opinioes.
    []s

    pomtwo
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    eu venderia tudo e pegaria um PC3 ... nao sentiria falta do PC2 e nem do Trinity ... o m50 73 nao deixa de ser uma opçao boa , leve compacto e muito intuitivo , mas veja so, vc vai trocar dois tops de linha por um mid level ? trocar um teclado com um piano bom , por um que nao eh la essas coisas (M50) digo isso por que tive o PC3 e to com o M50 e realmente , nao tem comparaçao , ainda mais pra vc que vai ter um piano bem evidente ...

    como vc ja tem um not ... e o PC3 eh tao bom controlador como o PC2 alias bem mais avançado , sendo um workstation sem sampler (apesar de ser considerado pela fabrica como controlador ainda ) ele pode controlar qualquer VST que queira adicionar , mas falar a verdade , vc nem vai precisar de muito sampler ... strings tem fidelidade (apesar de eu nao gostar muito ) mais eh muito bom ...

    Eu acho que o melhor é vender os dois e pegar um teclado atual. Se você gosta do seu PC2x, acho que um PC3 seria um sonho pra você, e ele faria mais do que os seus dois juntos fazem em termos de som, recursos e etc. É relativamente leve e compacto para o transporte, tem teclas boas semi pesadas, é bonito pra caramba (minha opinião) e é top.

    quanto a isso posso afirmar quase tudo , menos o leve , ele eh bem pesado , porem seu peso eh totalmente bem dividido ou seja se vc pegar no meio dele , ele fica bem equilibrado , como ele eh estreito , vc pode colocar ele debaixo do braço socegado e sair andando ...

    tmurback
    Veterano
    # jan/12 · Editado por: tmurback
    · votar


    Galera,

    O M50 foi uma sugestão pelo custo-benefício, pois ele dá conta do recado, ainda mais se suprido em suas deficiências pelos VSTs, num Mac com uma placa legal. Mas, se o nosso colega tiver grana, aí o céu é o limite.

    Aliás, se ele não estiver enjoado, pode até ficar com o PC2X.

    keyboarder09
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    pomtwo

    valeu pelas dicas.

    Minha idéia mesmo é dar uma atualizada no setup. O Trinity apesar de muito bom teclado acho que já está bem defasado com relação as novas tecnologias. O PC2x nem tanto, mas o que pega nele é o tamanho. Não poderia ficar com ele e levá-lo para shows e tal.

    Estou aberto a outras sugestões.

    []s

    keyboarder09
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Opa pessoal,

    soh pra dar uma atualizada no topico jah estou com o Macbook. Pensei em ficar com o Trinity e o PC2x mas nao vai ter como (R$). Por isso vou ter que me defazer do Korg Trinity.

    Bom agora falta a interface de audio e o MainStage... =)

    Valeu a todos pelas dicas.

    []s

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Kurzweil PC2X + Korg Trinity Plus - o que fazer?