Composição minha no teclado

    Autor Mensagem
    BlaCkBuRn
    Veterano
    # jan/12


    Galera, compus minha primeira música no teclado e queria saber a opinião de vocês aqui da área. Podem criticar, sugerir algo, falar o que quiserem. Mas gostaria de saber a opinião de vcs.
    Valeu.

    http://soundcloud.com/nicolasreis/nicolas-reis-caminho-da-paz/s-za0Te

    Edson Caetano
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    BlaCkBuRn
    Achei muito interessante a sua harmonia, tem uma sonoridade bem legal... mas hehe, o trecho ficou muito repetitivo, parece um looping alternando os acordes e os dedilhados, claro que isso é devido a falta de letra, outros instrumentos, por ser um trabalho ainda em desenvolvimento, totalmente compreensível

    Vou dar uma sugestão, daria um toque muito legal, fazer uma modulação para uma segunda parte, não simplesmente mudar a oitava como você fez em um treecho, mas mudar completamente o tom e depois voltar, é um bom treino tambem....

    Ultima coisa... cuidado com aquele arpejo no final

    É isso aí Parabêns pela primeira composição

    BlaCkBuRn
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Obrigado pela força Edson, eu tinha reparado antes que ficou um pouco repetitivo. Mas a harmonia da música me agradou bastante, então eu resolvi repetir as partes que eu mais gostei.
    Obrigado também pela sugestão, comecei a tocar guitarra faz pouco tempo, então quando eu já estiver bom na guitarra vou acrescentar alguma coisa nessa música e fazer também uma modulação igual vc sugeriu.

    Abraço.

    tecladoprofusao
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Gostei da sonoridade. Concordo com o Edson quanto à repetitividade, mas mesmo assim é gostosa de ouvir. Gostei da dinâmica, tem um feeling legal.
    Além da modulação, procure tb dar uma variada no tema principal. Manter o mesmo padrã rítmico da melodia, mas mudando algumas notas. Isso ajuda a quebrar a repetiçã sem descaracterizar a música.

    Parabéns pela composição, e produza mais! ^^

    BlaCkBuRn
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Obrigado pelas sugestões. É uma boa ideia mesmo dar uma variada no tema principal. Eu produzi mais 3 músicas, estão todas no meu profile do SoundColud.

    Mr Madruga
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    BlaCkBuRn
    Ouvi todas, gostei mais da Transição, suas harmonias são simples mas boas. "A imaginação é mais importante que o conhecimento" como diria Einstein.

    Artref
    Veterano
    # jan/12 · Editado por: Artref
    · votar


    Comentários sinceros:

    -Achei interessante os 5/4.

    -Por ser a primeira composição, bem bacana, parabéns.

    -Achei que o pulso tá variando um pouco, você poderia gravar com metrônomo.

    -Em ~1:30, quando você passa para o modo menor, eu achei que ficou um pouco súbita a mudança, um tanto desconectada da parte anterior. Acho que seria interessante preparar essa mudança antes, "construir o caminho" pra mudar, saca?. Mesma coisa em 2:00, de repente muda, tá um pouco desconexo do trecho anterior.

    -Concordo com o Edson Caetano sobre o final, você precisa definir se vai diminuir o andamento, ou se vai diminuir a intensidade mantendo o andamento, enfim. Mas do jeito que ficou, tá um pouco aleatório, a gente não entendeu muito bem o que você quis.

    -A impressão que a música passa, no geral, é que há um pouco de dificuldade com a técnica, o que pra mim é a fonte de todas as questões sobre andamento, dinâmica, precisão e etc. Talvez as teclas não estejam te ajudando: tá tocando com qual instrumento? É difícil opinar sobre técnica só ouvindo, pra ajudar teria que ser um vídeo, aí teríamos mais condições.

    -Esse piano me parece o Kurzweil. Talvez um SP-76? rs

    É isso ae, depois escuto as outras.

    BlaCkBuRn
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Agradeço pelos comentários.

    Artref

    Gostei das suas observações, mas não entendi muito bem o lance de preparar a mudança pro modo menor que você disse. Estou tocando com um teclado da Yamaha PSR s710.

    Gravei um video dessa música e coloquei no youtube, estou colocando ela aqui neste tópico.



    Enfim, muito obrigado por me ajudar.

    Mestre Duarte
    Veterano
    # jan/12 · Editado por: Mestre Duarte
    · votar


    BlaCkBuRn

    Bastante interessante a progressão que tu usaste. Sugiro que aperfeiçoe o desempenho da tua mão esquerda que, ao que parece, ficou limitada no circuito de oitavas, essa prática de fazer baixo com a mão esquerda é bastante usual em tecladistas que não têm a partitura como base de treinamento. Contudo, você pode aperfeiçoar criando arpejos (peritaxe) sobrepostos a uma ostinação de baixo com o dedo mínimo (que eu chamo de extensor) formando o que chamamos de hipotaxe. Unindo as duas atribuições funcionais da mão esquerda (clave de fá) teremos: hipotaxe (baixo) + peritaxe (arpejo); e para a mão direita: parataxe (dueto em 6ª ou 3ª) e hipertaxe (frases em fusas, arpejos, trinados e apogiaturas).

    mais informações

    Abração, grande amigo. Que Deus continue abençoando o seu talento!

    BlaCkBuRn
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Mestre Duarte

    É, realmente usar a mão esquerda no circulo das oitavas fica muito limitado, mas eu tenho só 1 ano e meio de piano, então não tenho grande coordenação com a mão esquerda. Não entendi quase nada dos termos que você utilizou, mas vou tentar aperfeiçoar a técnica para poder ter mais habilidade com a mão esquerda.
    Obrigado pelo comentário.

    Mestre Duarte
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    BlaCkBuRn

    tenho só 1 ano e meio de piano, então não tenho grande coordenação com a mão esquerda.

    Tu é fera, veio. O negócio é treinar, treinar e depois treinar mais um pouco. Se der tempo, conversa com a gente aqui no FCC, hehehe.
    Com relação aos termos:

    Primeiramente dividiremos o teclado em quatro partes (gamas):

    hipotaxe: nota simples com função de "baixo", na primeira gama - dependendo do número de oitavas do teclado, recomenda-se que seja estrategicamente situado.

    peritaxe: arpejo ordenado a partir do ritmo e/ou estilo da peça (música) - Segunda gama.

    parataxe: Dueto com estruturação em terças, quartas, quintas, sextas ou qualquer outro intervalo que sua criatividade requerer e sua abertura alcançar - não há gama que delimite o uso de frases sobrepostas, porém, eu prefiro que ela comece onde a mão esquerda termina, permitindo, inclusive a entreposição das mãos.

    hipertaxe: são as frases simpres, note que eu uso o "simples" no sentido de não-sobrepostas, porque a hipertaxe, na verdade, são aquelas frases as quais seria impossível de realizá-las em dueto devido a extrema velocidade ou mesmo estética melódica. São as intervenções que adornam o tema condutor. Também não é coerente delimitar a gama hipertáxica, porém como o termo define: hiper = acima de; taxe = organização; logo, organizada acima. Acima, não limitando-se ao sentido de "gama mais elevada do teclado", mas sim de chamar a atenção ou em posição de destaque, já que as frases hipertáxicas sempre se salientam no discurso melódico.

    Abração!!!

    BlaCkBuRn
    Veterano
    # jan/12 · Editado por: BlaCkBuRn
    · votar


    Mestre Duarte

    Ok, agora pude entender melhor aqueles termos. Irei estudar mais, e talvez daqui um tempo eu volte a compor alguma coisa. Obrigado pela ajuda.

    Abraço.

    Artref
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    BlaCkBuRn, com o vídeo deu pra ver algumas questões técnicas. Poxa, como eu queria que você fosse meu aluno, eu ia acertar tudo isso aí, hahah. Seria interessante você se filmar inteiro, pra ver seus ombros (fonte de muito problema de aluno), braço, antebraço, cabeça...mas sei que aí complica porque te expoe, enfim.

    Mas já posso te adiantar uma coisa: não deixe a falange dos seus dedos "quebrar" como tá acontecendo. Mantenha a curvatura natural dos dedos. Essa quebra que você tá fazendo, além de não ser esteticamente bonita, faz com que seus dedos não tenham condições de apoiar e descansar o seu braço, ombro e etc, e aí você tem que compensar o apoio com braço ou o ombro, o que gera tensão, o que te prejudica na execução e que pode te dar dores no futuro (como eu estou agora por ter feito muito tempo errado! lol).

    Você faz aulas de piano com professor? Abraço.

    BlaCkBuRn
    Veterano
    # jan/12 · Editado por: BlaCkBuRn
    · votar


    Artref

    Faço aula com uma professora aqui perto de casa, mas nunca tinha pensado nessa questão da curvatura dos dedos e de apoio do braço e ombro, porque na verdade ela nunca tinha me avisado sobre isso...
    Depois pergunto pra ela sobre essa questão e dai ela tenta dar uma corrigida na aula.

    Abraço.

    Piano ON GRACE
    Veterano
    # jan/12 · Editado por: Piano ON GRACE
    · votar


    Assisti o vídeo. Esse BlaCkBuRn tem uma pegada parecisa com a minha...

    Gus79
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    BlaCkBuRn

    Gostei da sua composição.

    Leve em consideração as sugestões dos amigos aqui do fórum. Todas foram boas.

    Continue compondo e mostrando! :D

    BlaCkBuRn
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Agradeço pelos comentários e sugestões que foram muito úteis para me mostrar como melhorar.

    Abraço a todos.

    BlaCkBuRn
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Eu ficaria muito grato também, se alguém avaliasse outras músicas que compus. Da pra ouvi-las aqui no meu perfil do SoundCloud: http://soundcloud.com/nicolasreis

    Mestre Duarte
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Muito bonitas ambas músicas!

    Não sei se você as gravou depois ou antes da "Caminho da Paz", mas o fato é que existe uma nítida evolução em termos de capricho e expressividade. Parabéns.

    Talvez seja só impressão minha, mas parece que o timbre do teclado também melhorou.

    Maestron
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Lembro de uma professora de piano que corrigiu a postura dos meus dedos dizendo que eu deveria imaginar que tinha uma maçã na minha mão no mesmo momento que tocava. Aos poucos meus dedos voltaram a curvatura natural, sem tensão, como o Artref salientou.

    BlaCkBuRn
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Mestre Duarte

    Valeu, é, eu gravei todas as outras depois do Caminho da Paz. Quanto ao timbre do teclado, eu não sei a razão dele ter melhorado...

    Maestron

    Gostei da sua observação, é uma boa ideia mesmo imaginar uma maçã. Sempre agora que tocar, vou tentar imaginar essa maçã e depois vou gravar eu tocando pra ver se houve alguma evolução quanto a postura dos dedos.

    Mestre Duarte
    Veterano
    # jan/12 · Editado por: Mestre Duarte
    · votar


    BlaCkBuRn

    Embora não seja um sintetizador, sempre há uma maneira de otimizar o timbre de piano fazendo alguns ajustes:

    - Tirando o reverb (em alguns casos o reverb ajuda; mas em outros, deixa com "cara de amador"). Eu, particularmente, não gosto de reverb, mas é opinião minha.

    - Usando o split para misturar dois pianos (Grand piano 1 com Grand piano 2). Fazendo isso, é de suma importância que ajuste as oitavas e o volume de ambos conforme o estilo de música ou como você considerar o mais próximo de um piano acústico. (sugiro que faça comparações usando o You tube ou alguma música que você tem certeza que é tocado ao piano acústico).

    - Ajuste a sensitividade para o modo "hard". Assim, você estará forçando a busca por uma execução mais suave. A agressividade e excesso de "fortíssimos" acentuam as distinções entre o teclado eletrônico e um piano mecânico.

    OBS: Ao usar o modo split você reduzirá a polifonia em 50% do default. Porém, vale lembrar que a substituição de acordes por arpejos torna a música ainda mais suave e, de certa forma, mais adequada a algumas das principais formas de composição pianística, que explora prioritariamente o rastro harmônico do pedal de sustain.

    "Faz uma comparação e, se gostar, compõe algo para nós curtirmos aqui no FCC".

    Abração do tamanho de 10 oitavas, valeu!

    Mestre Duarte
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Ops, quando eu disse "split", eu quis dizer "dual voice". Desculpe!

    BlaCkBuRn
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Mestre Duarte

    Valeu, vou dar uma boa testada aqui. Vou tentar dar um jeito do som ficar melhor e se não ficar eu coloco do jeito que estava antes.

    Abraço.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Composição minha no teclado