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Erikito Veterano |
# dez/11
alguns dizem que acorde diminuto é formado por tônica, terça menor, e quinta bemol, pelo que eu aprendi esse é um acorde meio diminuto, um acorde diminuto seria tônica, terça menor, quinta bemol e sétima diminuta caindo no sexto grau, e ai pessoal alguém pode esclarecer se eu estou certo ou errado ?
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Edson Caetano Veterano
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# dez/11
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Erikito Meio-diminuto e Diminuto são referencias para tétrades, ou seja a diferença é que o Diminuto é formado inteiramente por intervalos de terças menores, exatamente como você disse, o meio diminuto não é assim, o último intervalo é maior, caindo exatamente em uma 7 menor
Deu para entender, tentei ser bem sucinto
Se for para considerar triade, não existe meio-diminuto, porque isso é especifico para tetrade
Bons estudos
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Erikito Veterano |
# dez/11
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bom dexa eu ve se eu intendi
diminuto tônica, terça menor e quinta menor meio diminuto tônica, terça menor, e sétima menor ?
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Edson Caetano Veterano
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# dez/11
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Erikito Não existe 5 menor, ela é Justa, pode ser diminuta ou aumentada ok
Diminuto: intervalos consecutivos de 3 menores (3 semitons) T + 3m + 5 dim + 7bb (dobrado bemol que vai cair na 6M)
Meio Diminuto: o intervalo para a quarta nota não tem uma 3 menor e sim um terça maior T + 3m + 5 dim + 7m
Acordes diminutos e meio diminutos são sempre tétrades, fazendo em triades, o meio diminuto é impossivel e o diminuto fica imcompleto
Tranquilo ?
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Shadad Veterano |
# dez/11
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Edson Caetano
Perfeito!
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Erikito Veterano |
# dez/11
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tranquilo
intendi então só pra esclarecer a quinta é diminuta então se a quinta é diminuta ela cai meio tom da quinta justa é issu ?
e a sétima menor de dó meio diminuto seria então a nota sib?
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Edson Caetano Veterano
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# dez/11
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Erikito intendi então só pra esclarecer a quinta é diminuta então se a quinta é diminuta ela cai meio tom da quinta justa é issu ? É isso mesmo , sempre menos 1/2 tom
e a sétima menor de dó meio diminuto seria então a nota sib? Li e reli muitas vezes, não entendi direito a sua pergunta, sétima menor sempre é uma sétima menor, não importa que acorde seja, e ela sempre cai um Tom abaixo da Tonica, exatamente como você colocou Bb
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LeandroP Moderador |
# dez/11
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Erikito
7a maior = meio tom abaixo da oitava (tônica)
7a menor = um tom abaixo da oitava (tônica)
7a diminuta = um tom e meio abaixo da oitava (tônica)
Em Dó, temos:
Si (B) = 7a maior Si bemol (Bb) = 7a menor Si dobrado bemol (Bbb) = 7a diminuta
Na prática (teclado) a nota Si dobrado bemol (Bbb) é o mesmo que a nota Lá (A), só que em graus diferentes. A nota Lá é o VIº grau de Dó, enquanto que o Si Dobrado bemol é o VIIº grau de Dó.
Isso acontece por causa da enarmonia (nomes diferentes pro mesmo som). Mas não se preocupe pois é fácil saber quando é uma nota ou outra. No caso da nota Si dobrado bemol (7a diminuta) só aparece em acorde diminuto. Em outros casos, se aparecer, é 6a maior mesmo - nota Lá (A).
Pra ser uma tétrade diminuta, a sétima deve ser diminuta. Se a sétima for menor, a tétrade é meio-diminuta (acorde menor com sétima e quinta diminuta) - Xm7(b5)
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Piano ON GRACE Veterano |
# dez/11
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Caramba, então a diferença entre o diminuto e meio diminuto é o sétimo gruau.
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Edson Caetano Veterano
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# dez/11
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Piano ON GRACE Fica fácil quando a gente entende as coisas né hehe
Fica uma dica para qualquer um, fujam de dicionários de acordes, isso é muleta, aprenda a montar os acordes, pelo menos todas as tetrades maiores e menores, diminutas, aumentadas e meio diminutas, nem é tanto acorde assim, e sabendo montar fica fácil fazer qualquer um, sem decoreba
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tecladoprofusao Veterano |
# dez/11
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Edson Caetano Duvidazinha que me ocorreu agora... Esse acorde "diminuto capenga" T + 3m + 5 dim existe?
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Edson Caetano Veterano
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# dez/11
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tecladoprofusao Este é um assunto teórico que não tem consenso, já perguntei para vários professores inclusive, se formos pensar em Triade, o acorde diminuto existe, assim como o aumentado
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Erikito Veterano |
# dez/11
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Poxa vlw Edson Caetano e LeandroP esclareceram minhas dúvidas ^^
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Piano ON GRACE Veterano |
# jan/12 · Editado por: Piano ON GRACE
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Duvidazinha que me ocorreu agora... Esse acorde "diminuto capenga" T + 3m + 5 dim existe?
Tenho a mesma dúvida
E supondo que se faça um sorteio, pensa numa socolinha de bingo e tiro algumas notas do saquinho. Como fariamos para chama-lô?
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macaco veio Veterano |
# jan/12
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1ª 3ª e 5ª são as notas de todo acorde basico, sendo necessario apenas 3 notas, a triade para se formar o acorde basico, (seja ele perfeito ou não), então, uma diminuta com triade existe pois ela tem a primeira, terça e quinta. ex: Cdim (triade) , Cdim7 (tetra).
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Piano ON GRACE Veterano |
# jan/12 · Editado por: Piano ON GRACE
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macaco veio
Você tirou isso da sua cabeça ou isso existe?
edit: perdoe a falta de educação
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macaco veio Veterano |
# jan/12
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em termos do que que esta nos livros é dificil dizer, as cifras iam muito bem no final dos anos 60 e anos 70, ate que apareceu um tal de grupo Passport e e fez a maior lambança na cifragem e editou como regra. Como foi estrangeiro que fez então vamos copiar, ai misturou tudo, veio a Yamaha com suas cifras no alto das partituras dos books de seus teclados dos japoneses que não entendem nada da escrita ocidental e inventou e misturou mais ainda. Pelo menos Cdim e Cdim7 o Passport manteve, que neste caso ficou melhor do que apenas o C* ou o Cbolinha que não dava pra saber se era triade ou tetracord. Hoje cada um inventa a sua, e viva a internet pra misturar mais ainda.
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Edson Caetano Veterano
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# jan/12
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Piano ON GRACE É o que o macaco veio tá dizendo, este é mais um assunto teórico que não existe consenso, nem entre os autores, muito menos entre os músicos hehe
Eu particularmente considero ser um acorde diminuto sempre uma Tétrade, não existe confusão para mim, pois sempre lido com ele sendo Tétrade
Agora se for tríade, levando pela regra de formação dos acordes, T, 3, 5, a tríade diminuta existe, e deve ser chamada então de acorde diminuto
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Piano ON GRACE Veterano |
# abr/12 · Editado por: Piano ON GRACE
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Sempre suspeitei que o mundo das cifras era uma lambança. Já tinha entendido isso a 10 anos atrás quando comecei os estudos com meu professor... São métodos que não batem com outros, são escritas diferentes de sons iguais...
Sempre tive a impressão de que ao tocar uma folha inteira de cifras, 1 ou 2 notas estariam erradas, culpa de quê? alguém que não é Deus as escreveu.
Cifras e suas irterpretações que na realidade são certas, mas que na cabeça fode tudo!
conclusão: tenho minhas duvidas até hoje 10 anos depois de o tal professor ter ido embora porque nem mesmo um mestre daquele gabarito sabe explicar a diferença.
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fernando tecladista Veterano |
# abr/12
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tem também uma história que eu já tinha ouvido e depois fui ler sobre isso em um dos livros do wilson curia
sei lá qual local (faculdade de música?) onde por exemplo um acorde C7 marcado sem cortar o 7 é o que usamos: do-mi-sol-sib mas se marcar com o 7 cortado, é o C7M - do-mi-sol-si (natural)
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sem contar a mistureba que o povo faz por ai por conta própria
já ví "C -" pra marcar Cm onde a cifra em sí quer dizer C 5- (ou é C -5)?
como também já vi muita gente chamando de 1ª de DóM o C a 2ª de dóM o G e a 3ª de dóM o F
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