Korg MicroKey - Review #_blackmore_#

Autor Mensagem
_BLACKMORE_
Veterano
# dez/11


Pagando promessa ... tá aí o review do Korg microKey.

Bom pessoal, devido a falta de grana, necessidade de outros sons na banda, e cansado de carregar 2 teclados "grandes" eu decidi comprar o microKey meio nas escuras ... meio pq eu apenas vi através de foto ele montado em cima do TX do camarada ThyagoAmaral.

O preço dele ficou por R$350,00 à vista, e como a grande maioria das lojas é por encomenda ... 2 dias de angústia e o bixo chegou.


1 - Tocabilidade

Bom, como o nome é microKey então já é de se esperar que as teclas sejam pequenas, e na prática as teclas dele comparadas com a do TX-5 a diferença de tamanho é de aproximadamente uma tecla por oitava, então em três oitavas nele "faltam" três teclas ...e na prática o tamanho das teclas nem é muito grande, pelo menos eu senti isso pois apenas solei com ele, o peguei poucas horas antes de uma apresentação e me adaptei rapidinho, mas para a execução de acordes é necessário um pouco de treino.
O curso é pequeno, o que para alguns pode fazer alguma diferença ... e um ponto forte é que as teclas são sensíveis ao toque, então é possível tocar um piano com expressão!! ou então em synths que tenham esse recurso (sensibilidade) dando mais feeling ao som.

2 - Peso

Uma pena ... e por ser pequeno o bixinho pesa quase nada, aproximadamente 1Kg...tornando-se muito prático para por exemplo fazer algum trabalho ou estudo na escola ... ou na hora do rango no trabalho ... vai da oportunidade e necessidade de cada um.
Em meu caso o lado bom, não tive que comprar um bag, ou estante, pois fica perfeito em cima do TX.

3 - Configuração

É muito simples configurar, pois é intuitivo ... basta que vc instale o software no pc e quando vc espetar o equipamento o software já reconhece o dispositivo e abre a janela para configuração.
Veja nas fotos que os parâmetros são todos configuráveis.
Quando vc quiser utilizar ele com seu software VST, nem precisa instalar o driver MIDI dele, pelo menos no win7 que é o que tennho aqui em casa funfou que foi uma beleza.
Existem ainda 2 botões para transpose UP e DOWN que vc pode usar durante uma performance que ele não corta o sinal MIDI antes que vc pressione outra tecla ou gire as modulation weel ou pitch bend.
O único problema é que não existem teclas para escolha de perfis, tipo ... perfil 1 teclado no canal MIDI 1, pitch canal MIDI2 ... perfil 2 teclado no canal MIDI 5, pitch canal MIDI 5 ... e que pelo menos até agora não vi como fazer um split ...

http://imageshack.us/photo/my-images/593/micro0.jpg/
http://imageshack.us/photo/my-images/194/micro2o.jpg/
http://imageshack.us/photo/my-images/85/micro3.jpg/
http://imageshack.us/photo/my-images/824/micro4.jpg/

4 - Conexão

O "brinquedo" possui uma saída para ligar ao PC e duas entradas para ligar outros dispositivos MIDI, por exemplo o nanoKontrol ou o nanoPAD.
Aqui cabe uma ressalva, quando vc liga dois dispositivos vc precisa obrigatoriamente instalar o driver da Korg para que não ocorram conflitos entre os dispositivos e o VST.
E o aparelho é USB não precisa de alimentação extra, o seu consumo é mínimo, mesmo ligando os 2 outros dispositivos Korg em série.


De um modo geral, o controlador é bem satisfatório pois é compacto, configurável facilmente, pode-se configurá-lo sem precisar desconectar dos VST em uso e não precisa de fonte para ligá-lo, basta apenas espetá-lo no PC.

http://imageshack.us/photo/my-images/850/micro5.jpg/
http://imageshack.us/photo/my-images/140/micro6.jpg/
http://imageshack.us/photo/my-images/687/micro7d.jpg/
http://imageshack.us/photo/my-images/804/micro8.jpg/

Gostei da indicação do colega ........ e recomendo a quem estiver interessado em um teclado compacto e a um bom preço.
Para maiores informações vide site da Korg.

Abrax!

J.Dionatan
Veterano
# dez/11
· votar


Valeu pelo Review, acho que são as mesmas teclas do Microstation né? Fiz um Reviw também do Micro. Acho que as miniteclas como apoio ficam muito legais, e para solos então nem se fala.

_BLACKMORE_
Veterano
# dez/11
· votar


onde? pow .. eu tenho quase certeza que o vi e até toquei em uma loja lá na teodoro ... mas sabe qdo vc fica confuso? me parece q eh um outro instrumento interessante para ter no set ...

J.Dionatan
Veterano
# dez/11
· votar


http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/247044/p1

No tópico acima. Tô com ele a apenas uma semana.

Edson Caetano
Veterano
# dez/11
· votar


_BLACKMORE_
Legal é o M1 incluso, quando comprei o nanokey gostei tanto que comprei o legacy completo, os caras dão desconto para quem tem a versão Le

Outra que ele vai ser muito bacana de tocar com um iPad, tamanho ideal

Parabéns pelo novo companheiro

_BLACKMORE_
Veterano
# dez/11 · Editado por: _BLACKMORE_
· votar


J.Dionatan

valeu!!! vou ver o review ...


Edson Caetano

bixo .. nem tive tempo de baixar os softwares, mas que fiquei curioso isso eu fiquei .. :)
valeu!

kzartdf
Veterano
# dez/11
· votar


_BLACKMORE_
valeu pelo rewiew... muito bom...
Já estou com o meu em mãos... logo logo acrescentarei tbm minhas impressões....


abraço..

_BLACKMORE_
Veterano
# dez/11
· votar


Já estou com o meu em mãos... logo logo acrescentarei tbm minhas impressões....

e faça mesmo! isso só enriquece o fórum!

ThyagoAmaral
Veterano
# dez/11
· votar


Edson Caetano
No iPad ele só funciona com um hub USB que tenha alimentação externa.

Edson Caetano
Veterano
# dez/11
· votar


Com o iRig não... Até o K controlou o iPad, até meu antiquíssimo e66 agora funciona, graças a este novo acessório , o cck esta por fora hehe

Edson Caetano
Veterano
# dez/11
· votar


Ps... O microkey só tem USB alimentação né, aí pode ser que precise mesmo do hub ativo, mas veja que o iOS 5 liberou alimentar devices com mais 20 map de carga, vou ter que testar com o blackmore

_BLACKMORE_
Veterano
# dez/11
· votar


o microKey possui internamente um HUB ... mas veja ... dependendo do consumo do dispositivo que vc for ligar, não deve ser feito diretamente no microkey ...
Por norma a porta USB host deve fornecer 500mA de corrente, e as portas secundárias 100mA ... para consumos acima dos citados em qualquer caso deve ser feita a alimentação externa.

Cleitaum
Veterano
# dez/11
· votar


Boa tarde, tem como eu conectar o Microkey no meu M50, e direcionar alguns canais midi pra ele, e usar como um segundo teclado?


Att



Cleiton de Freitas

ThyagoAmaral
Veterano
# dez/11
· votar


Cleitaum
Não!

_BLACKMORE_
Já viu o video no youtube do cara colocando um pedal sustain no microKEY? Ele ensina tudo direitinho, onde soldar na placa, como furar e por o jack... kkkk muita onda! Vou procurar e posto aqui...

Quando eu preciso do Sustain eu jogo o CC64 no bend e foi...

_BLACKMORE_
Veterano
# dez/11
· votar


ThyagoAmaral

vi sim ... eeee .... éca !!! hehehehe

muclemente
Veterano
# dez/11
· votar


Fala galera.

Bom, ótimo saber as opiniões do pessoal que comprou o produto. :)
Porém, eu tô com uma dúvida... e queria saber a opinião de alguns.

Estou decidido que vou me dar de natal um teclado. Sempre quis aprender e sempre adiei, mas desse ano não passa.

Porém, eu queria um que já funcionasse como um controlador, pois sempre gostei de brincar no FL Studio/afins com algumas firulas de guitarras gravadas e sempre tive interesse nesse mundo técnico de edição.

Então eu decidi que vou comprar um controlador direto. O problema é que eu não tenho como gastar uma grana preta e pegar um "grande" e profissa... então vou ter que ficar com esses menores.

Vocês acham que é viável utilizar esse MicroKey para _aprendizado_, junto a edição?
Estou na dúvida quanto esse e ao M-audio Keyrig 49, pelo número e tamanho das teclas. Mas esse Korg me parece ter um 'feeling' maior nas teclas e uma qualidade de produto melhor também.

Gostaria muito de saber a opinião de vocês!

Obrigado desde já!

_BLACKMORE_
Veterano
# dez/11
· votar


olha ...
Eu recomendaria um Behringer UMX-49 no mínimo, pois ele é um controlador onde vc terá mais recursos do que apenas com o korg. Cito por exemplo caso vc esteja afim de aumentar ou diminuir um drive qdo tocando hammond, ou ligar ou desligar a leslie, mexer em drawbars ...
em um piano vc poderia ajustar o reverb ou volume tb ... e em um synth direcionar os botoes e fazer edição na hora em tempo real ... coisa que com o microkey vc terá apenas as teclas para tocar com up e down de oitava.
Outro fator, é a questão do tamanho das teclas ... eu penso que não seja uma boa ter o micro como unica opção ... pois as teclas são um tanto pequenas para quem está começando e pode gerar um vício desnecessário ... onde com um pouco de prática com teclas maiores fica mais fácil adequar-se as teclas pequenas.
Talvez vc esteja se perguntando ... se o bixo "tem tantos contras" pq vc comprou então? simples ... comodidade e praticidade.
em meu caso eu preciso apenas de alguns synths no som que faço com minha banda, são alguns trechos e não uma música inteira ... e devido ao tamanho e peso dele eu economizei com bag, estante, cabos, espaço no carro qdo tenho q levar ele para ensaio ou show ...
mas para tocar um Rhodes ou um Piano ... uso o TX ligado com interface MIDI ao note.
Enfim, para ter como único teclado eu não teria apenas o microkey ... mas para controlar um synth como segundo teclado .. aí o micro é perfeito!

muclemente
Veterano
# dez/11 · Editado por: muclemente
· votar


Muito obrigado _BLACKMORE_ pela sugestão!
Acredito que será melhor economizar mais um pouco pra pegar algo mais robusto... Eu estava inclinado pelo microkey pelas opiniões do pessoal que já usou ele e pela qualidade mencionada.
Realmente, acho que o ponto mais forte dele é a portabilidade, coisa que pra mim não teria tanta utilidade assim, sendo que deixaria em casa mesmo.

Encontrei aqui o UMX 490, um vermelho, acredito que seja o mesmo modelo, só que atual.
Entre M-Audio Keyrig e Behringer UMX, vc ficaria com a Behringer mesmo? Mais pelos controladores adicionais?
E no caso do Oxygen 49, o preço é R$50,00 maior... ainda com Behringer? :)

Muito obrigado pela opinião, esclareceu bastante!

_BLACKMORE_
Veterano
# dez/11
· votar


Entre M-Audio Keyrig e Behringer UMX, vc ficaria com a Behringer mesmo? Mais pelos controladores adicionais? E no caso do Oxygen 49, o preço é R$50,00 maior... ainda com Behringer? :)

eu iria de behringer ... mas veja o que vc pode pelo menos ver e se agradar, e o UMX-49 que citei é o modelo antigo, talvez encontre usado por melhor preço e o vermelhinho é o atual ... acredito que igual em funções ao anterior.

muclemente
Veterano
# dez/11 · Editado por: muclemente
· votar


eu iria de behringer ... mas veja o que vc pode pelo menos ver e se agradar, e o UMX-49 que citei é o modelo antigo, talvez encontre usado por melhor preço e o vermelhinho é o atual ... acredito que igual em funções ao anterior.

Gostei mais do Behringer pelos vídeos que vi.
Então, acho que só seria possível eu pegar um novo, já que poderei parcelar.
Pena que os novos vem com uma UCA222, desnecessário pra mim pois já tenho uma Cakewalk UA-1G...
Valeu!

_BLACKMORE_
Veterano
# dez/11
· votar


Pena que os novos vem com uma UCA222, desnecessário pra mim

dae tu me vende! hehe entre e contato!

muclemente
Veterano
# dez/11
· votar



dae tu me vende! hehe entre e contato!


Opa, aí seria interessante. hehe
Caso eu me decida eu te aviso!

_BLACKMORE_
Veterano
# dez/11
· votar


ancioso e no aguardo.

kzartdf
Veterano
# dez/11
· votar


muclemente
eu iria de Oxygen 49... rsrsrs
Tenho um amigo que tem um e gostei muito da praticidade dele como controlador...

_BLACKMORE_
Meu camarada, enfim posto minha impressões sobre o microkey... rsrs
Vou seguir os mesmos subtítulos que vc mencionou acima...


tocabilidade
pra quem é acostumado com teclas pesadas e de piano o negócio é bem complicado.. mas logo logo vc acostuma... e o felling realmente é muito bom

peso/ transporte
Meu teclado pesa básicos 23kg; com o softcase vai pra 30kg... Ao menos pra mim, qq coisa mais leve que isso é o céu... rsrs. O tamanho também é uma vantagem na hora do transporte. Um dia desses levei ele pro trabalho (pra mostrar pra um amigo tecladista) e não tive desconforto nenhum, levei na caixinha dele mesmo... prático, pequeno, leve... tudo muito tranquilo...

Configuração
"Plug and play"... não precisa dizer mais nada... tendo o software instalado, basta ir em configurções de MIDI e ativá-lo, muito simples.

Controles
Infelizmente o microkey não tem qq botão de controle nele mesmo... oq é uma pena... ainda pretendo conectá-lo à controles como o nanokontrol; nanopad; ou akai LPD 8 pra ver no que dá...

Uso ao vivo
Fiz essa experiência no último fim de semana!
Aliado ao REAPER, foi 95% de sucesso... O reaper tem uma forma legal de configurar a mudança de timbres... na hora de editar os canais, vc pode direcionar uma determinada tecla do notebook para acionar o canal com o respectivo som. eu configurei os numerais e deu super certo...
Os programas que usei foram: B4 II; FM8 e MS-20... os outros 5% que considero não ter sido legal foram: alta latência num timbre de lead do MS-20... mesmo usando o ASIO4ALL... e umas pequenas falhas nos sons de órgão do B4 II... nada que comprometesse a apresentação ou a programação em geral, mas como sou um cara meio perfeccionista, não gostei muito disso. Esse mesmo probleminha já tinha acontecido algumas vezes em casa, ligado apenas nas caixinhas de som do note... pensei que, ligado à um esquema de som mais potente o problema sumiria, mas voltou a acontecer... ainda não sei bem qual o problema, mas estou de olho...

Indicação
Como minha urgência era apenas por timbres para apresentação ao vivo, o microkey satisfez muito bem essa necessidade... é simples, portátil e muito fácil de configurar. Também é muito indicado para estudar e fazer pequenas produções em pequenos estúdios. Conectado ao REAPER, fiz várias gravações de frases, efeitos e até músicas inteiras(simples)... o resultado foi muito bom!!!

Enfim, estas foram minhas impressões... eu estava na dúvida na hora de comprá-lo (muitas opções de pequenos controladores no mercado) mas lendo vários comentários aqui no fórum acabei optando pelo pequeno korg. Básico, porém um excelente produto!

ThyagoAmaral
_BLACKMORE_
Valeu pelas dicas na hora da compra...

_BLACKMORE_
Veterano
# dez/11
· votar


opa !!! isso ae !!
fico muito feliz em saber que a satisfação é compartilhada!
abraço!

silvG8
Veterano
# mar/12
· votar


_BLACKMORE_
Ressucitando o tópico... me interessei nesse bichinho para usar com o iPad. Uma pena que parece não funcionar apenas com um cabo USB. :(

Obrigado pelo review Blackmore, tinha a quantidade de detalhes necessária. Eu confesso nunca ter lido esse tópico antes, mas valeu a pena.

Abraço!

_BLACKMORE_
Veterano
# mar/12 · Editado por: _BLACKMORE_
· votar


Uma pena que parece não funcionar apenas com um cabo USB. :(

como não? funciona sim, um cabo USB A-B ...

http://www.gearnuts.com/images/closeup/750-microKEY_detail3.jpg

http://cdn.mos.musicradar.com/images/Product%20News/Tech/Sep10/korg-mi crokey/microkey-side-460-100-460-70.jpg

só para saber o conector B vc liga ao computador, os conectores A vc pode ligar outros controladores, em meu caso ligo o nanoKontrol.

http://www.intel.com/support/pt/motherboards/desktop/sb/img/usb.jpg

Edson Caetano
Veterano
# mar/12
· votar


_BLACKMORE_
Não funciona no Ipad, apenas com um cabo USB simples e adaptador CCK, tem controladores que funcionam normalmente como o UMX da Behringer, tem outros como o Apro que somente rola com interface Midi como o iRig, o mesmo com os cabos midi, o prelude não vira, já tem modelos safados xing-ling que rodam

Tudo isso devido ao padrão Core Midi da Apple, que alem do hardware ter compatibilidade com isso, exige equipamentos estritamente plug and play, se precisar de driver já era

Poderia ser criada uma lista de compatibilidade com o Ipad com CCK que é a maneira mais simples e barata, com as interfaces midi, qualquer coisa plugada vira (isso em outro tópico é claro hehe)

silvG8
Veterano
# mar/12
· votar


Edson Caetano
Exatamente isso q eu ia falar! Uma coisa, é que o MicroKey funciona com um hub USB alimentado, sem outras interfaces.

Tem um site com uma lista de compatibilidade como você falou. http://www.iosmidi.com . Se não for isso, Google!! :D

Abraço!

Edson Caetano
Veterano
# mar/12
· votar


silvG8
Na lista figura o Apro mas ele não funciona, também não tive sucesso com hubs alimentados, mas o microkey pelo menos parece que rola, na dúvida na época acabei indo de umx250 e deu 100%, é muito legal usar o iOS como módulo

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Korg MicroKey - Review #_blackmore_#