Autor |
Mensagem |
juanmarcelous Veterano |
# set/11
Olá pessoal!
Pesquisei aqui no forum mas não encontrei o que quería, por isso vamos lá..
Gostaría de usar a escala pentatonica na seguinte progressão:
I IIm V na tonalidade de C
Devo usar a pentatonica de C (C, D, E, G, A) em todos os graus da progressão ou usar a penta correspondente a cada grau?
Exemplo:
I - (Acorde de C) Escala a ser usada: C, D, E, G, A
IIm - (Acorde de Dm) Escala a ser usada: D, F, G, A, C
V - (Acorde de G) Escala a ser usada: G, A, B, D, E
Se puderem me ajudar ficarei muito grato..
Abraço a todos!
|
Matheus dos Teclados Veterano |
# set/11 · Editado por: Matheus dos Teclados
· votar
juanmarcelous Devo usar a pentatonica de C (C, D, E, G, A) em todos os graus da progressão ou usar a penta correspondente a cada grau?
Na verdade evite utilizar a pentatonica de cada grau. É melhor usar sobreposições, esse é o segredo das pentatonicas.
Ex: Acorde: C Escala Pent.: Am, F ou Dm
Quando testar as escalas busque a melhor sonoridade e faça alguns testes de escalas, ajuda bastante pra melhorar a música.
Carpe Diem!
|
Edson Caetano Veterano
|
# set/11
· votar
Vai usar a pentatonica de C independente dos graus da progressão. que alias tem como resolução a seqüência II. V I, não precisa complicar
|
tmurback Veterano |
# set/11
· votar
juanmarcelous
Se a sequência for tocada com pouco espaçamento temporal entre os acordes, eu aconselho usar uma pentatônica só, que pode ser a de C ou a de G, esta última com uma sonoridade menos óbvia. Agora, se os acordes forem bem espaçados ao longo de tempo, pode usar como você sugeriu, ou seja, a penta de C no C, a de F no Dm e a de G no G, também é uma possibilidade.
|
Shadad Veterano |
# set/11
· votar
juanmarcelous
Petatonicas são escalas contém 5 notas diferentes, como o nome já diz.
As escalas que voce citou são as pentatonicas básicas, mas existem muitas variações delas. Falarei disso mais a frente.
Antes de seguir essas dicas você deve ficar ciente de que usar somentes pentatonicas básicas limitam o fraseamento do improvsivo e o músico. Além disso a sonoridade das pentatonicas básicas está muito manjada. É difícil criar frases originais usando somente essas escalas.
Você pode usar a pentatonica de C em toda progressão! Mas tome cuidado com a nota C soando sobre o acorde de G maior. O C pode causar um choque com a 3ª do G(B).
Usando essa técinica o seu improviso soará igual ao de um guitarrista rockeiro que estuda guitarra a 2 meses.
Não adiante chorar!!! Não existiriam roqueiros sem as pentatonicas.
Você também pode usar a pentatonica correspondente a cada acorde, como no exemplo que você citou.
Aí a coisa melhora um pouco.
Mas a maneira de deixar o improviso mais rico usando pentatonicas seria sobrepondo, intercalando mais de uma pentatonia em um unico acorde.
Por exemplo, no acorde C (I) (supondo que a tonalidade da música seja C maior, como na progressão de acordes que você citou) você poderia usar as pentatonicas de C (Am) e a de G (Em), no acorde acorde de Am (IV) vocÉ pode usar essas mesmas escalar que eu citei para o C, jás que C e Am são relativos. No Dm (II) você pode usar as pentetonicas de Dm e Em. No G (V) além da pentatonica basica de G você pode usar a pentatonica de Bm7(b5) (VII), formada pelas notas B D E F A. E também uma pentatonica que eu chamo de G7(add4) formada pelas notas G B C D F. Eu gosto muito dessa última.
Existe inúmeras outras possibilidades para o uso de pentatonicas na progressão que você citou, mas acho que com isso já dá pra começar.
:)
|
frankbemol Veterano |
# set/11
· votar
concordo com tmurback, não precisa complicar muito.
|
juanmarcelous Veterano |
# set/11
· votar
Bom... pelo que to vendo.. posso usar qualquer escala desde que evite graus que muito dissonantes como a 4J da escala em relação a fundamental do acorde.. estou certo?
|
ederlira Veterano |
# set/11
· votar
Algo que me ajudou e pode te ajudar.
Antes de pensar em escalas, trabalhar as notas do próprio acorde, com ritmicas diferentes e "sempre com o metrônomo"...Apos este trabalho, pensar em sobreposição de acordes para ficar mais Facil...Algo que já foi escrito. Ex. Em ( C ) Dó maior sobrepor: G, Em Am (tríades) Em ( Dm ) Re menor sobrepor: F, Am e C ( Tríades) Em ( G7 ) Sol 7 sobrepor: Bm7(b5), Db7, Bdim (tetrades)
Em Acordes Dominantes no Caso de G7 tomar cuidado com as notas de descanso, pois as sobreposições aqui dadas são bem tensas.
|
JohnnyJhow Membro Novato |
# set/14 · Editado por: JohnnyJhow
· votar
Galera vai fazer 2 semanas que eu estou improvisando em cima dessa escala e não estou percebendo muita evolução. Sempre os mesmos licks e bends nas cordas B e E, não sei usar muito bem as cordas graves. É normal usar bastante essas cordas no inicio?
Pelo menos estou usando bends e vibrators, slide raramente. Parece que minha criatividade esgotou, não importa quantos licks e exercícios eu estudo, sempre as mesmas frases só que em notas diferentes
Edit: Droga area errada, sou da guitarra. Desculpa
|
soruji Veterano |
# set/14
· votar
Pentatônicas são muito legais para se usar em Smooth Jazz.
|
Duartecrf Membro |
# out/14
· votar
https://www.youtube.com/watch?v=SbpbQ4TjM5E&feature=youtu.be
|
Rockeira_2015 Membro Novato |
# mar/17
· votar
pessoal, toco guitarra a algum tempo, aprendi os shapes das escalas pentatonica, e depois disso nao soube mais o que fazer, como executa-la, alguem poderia me ajudar? Sei os desenhos das escalas, mas e agora?
|
soruji Veterano |
# mar/17
· votar
Rockeira_2015
Você pode começar utilizando-a sobre os acordes do campo harmônico. Pegue, por exemplo, o campo harmônico de E:
E - F#m - G#m - A - B - C#m - D#m7(b5)
Treine nos seguintes acordes:
E - C#m -> Penta de E (E - F# - G# - B - C#)
A - F#m -> Penta de A (A - B - C# - E - F#)
B - G#m -> Penta de B (B - C# - D# - F# - G#)
É um exemplo bem básico, mas ajudará você a entender a sonoridade da escala. Depois vai alternando e usando uma pentatônica diferente pra cada sugestão.
|