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johnnyalves Veterano |
# set/11
como forma um campo harmonico aparti dos modos gregos...
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Matheus dos Teclados Veterano |
# set/11
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Por tons e semitons: T - T - st - T - T - T - st: Jónio(Port. Europeu) T - st - T - T - T - st - T: Dórico st - T - T - T - st - T -T: Frígio T - T - T - st - T - T - st: Lídio T - T - st - T - T - st - T: Mixolidio T - st - T - T - st - T - T: Eólio st - T - T - st - T - T - T: Lócrio
Por intervalos: 1J 2M 3M 4J 5J 6M 7M : Jônio(Port. Bras.) 1J 2M 3m 4J 5J 6M 7m : Dórico 1J 2m 3m 4J 5J 6m 7m : Frígio 1J 2M 3M 4+ 5J 6M 7M : Lídio 1J 2M 3M 4J 5J 6M 7m : Mixolídio 1J 2M 3m 4J 5J 6m 7m : Eólio 1J 2m 3m 4J 5° 6m 7m : Lócrio
Partindo sempre da nota dó: Jônio: dó - ré - mi - fá - sol - lá - si Dórico: dó - ré - mi - fá - sol - lá - si Frígio: dó - ré - mi - fá - sol - lá - si Lídio: dó - ré - mi - fá - sol - lá - si Mixolídio: dó - ré - mi - fá - sol - lá - si Eólio: dó - ré - mi - fá - sol - lá - si Lócrio: dó - ré - mi - fá - sol - lá - si Isso cria, para cada modo, um novo campo harmónico, uma tónica em escalas diferentes.
Veja a Tabela
Valeu!!!
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Tiago Correia Veterano |
# set/11 · Editado por: Tiago Correia
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Bom respondendo a sua pergunta e pegando o gancho da explicação acima ficaria assim
Modo Jonio ( T - T - st - T - T - T - st) esta fórmula trata do Grau I e naturalmente se refere a Escala Maior de uma tonalidade qualquer. Ex.: Escala Maior de (C); (F#); (Db) etc.
Construindo o Campo Harmônico
do re mi fa sol la si do re mi fa sol la si do (duas 8ªs)
>>>faça o"pega uma-pula uma"
Exemplo:
I (grau) do
do-mi-sol (pego do, pulo re, pego o mi pulo fa) formei "C" dó maior
II (grau) re
re-fa-la (pego o re, pulo mi, pego fa, pulo sol, pego la, formo "Dm"
Assim sucessivamente formaremos o campo harmonico do modo jonio que é:
C - Dm - Em - F - G - Am - Bº (Do Jônio)
Para formar o campo harmônico dos outros modos faz a mesma coisa. Grau por grau.
Modo Dó dórico ( t-st-t-t-t-st-t ) ela ficaria assim:
do-(T)-re-(st)-mib-(T)-fa-(T)-sol(T)-la(st)-sib-8ª(T)-do
do-re-mib-fa-sol-la- sib-do-re-mib-fa-sol-la- sib-do
Fazendo o intervalo de terças (pega um pula um) temos:
I - Cm >>> (do-mib-sol) II - Dm >>> (re-fa-la) III - Eb >>> (mib-sol-si) IV - F >>> (fa-la-do) V - Gm >>> (sol-sib-re) VI - Aº >>> (la-do-mib) VII -Bb >>> (sib-re-fa)
O que na realidade é uma tonalidade maior de Bb de trás para frente. Mas entende-se por modo o seguinte.
Ex. do (jônio refere-se ao grau I) onde o do é o 1º grau? Em sua própria escala.
Ex. do (dórico refere-se ao grau II) onde o dó é o 2º grau? Na escala Maior de Si bemol.
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johnnyalves Veterano |
# set/11
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Matheus dos Teclados
Tiago Correia
vlw
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Zenicola Veterano |
# set/11
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Modos Jonio, Dorico, Frigio .... Escala Pentatonica ... penta-blues ... Enriquecer conhecimentos, tudo bem. Mas isso aplica-se na pratica constantemente ?
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Edson Caetano Veterano
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# set/11
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Zenicola Enriquecer conhecimentos, tudo bem. Mas isso aplica-se na pratica constantemente ?
Sim se aplica constantemente na prática, principalmente se for músico de banda, precisa improvisar, fazer solos, ou mesmo, compositor
Alguns modos fica mais para conhecimento, mas muitos, muitos mesmo, repito, são usados constantemente e tem que ser de domínio do tecladista
Agora se você for um cara que só obedece uma partitura ou responde alguns comandos de uma cifra, aí sim, esqueça de estudar isso, mas vai ficar para trás
O k
Bons estudos
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Maestron Veterano |
# set/11
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Zenicola
Pode ter certeza que todo o conhecimento que obtiver em música nunca será demais! Muita gente atinge um ótimo nível sem saber nada de música teórica, mas por mais talentoso que seja, se você não sabe teoria, voce vai estacionar em algum momento.
Os conhecimentos teóricos musicais são o único meio de voce sempre se superar... Cada um desses modos, por mais que pareça perdido no passado, irá contribuir muito para que voce toque não apenas por tocar, mas para voce toque com cosciência musical do que está fazendo.
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