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Casper Veterano
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# ago/11 · Editado por: Casper
Em 2009 eu pensei em comprar um synth analógico de fato:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/214467/
Eu estava na dúvida entre:
Doepfer Dark Energy Moog Little Phatty DSI MOPHO
Depois de testar os 3, escolhi o MOPHO, sem hesitar. Os dois primeiros são instrumentos primorosos, não posso dizer o contrário. Vou colocar minhas impressões subjetivas, porque não tive a oportunidade de testar os 3 lado a lado, cada um foi em dia diferente, em locais diferentes.
Doepfer Dark Energy
Fantásitico instrumento, o mais simples dos 3. Todos parâmetros estão acessíveis, tudo funciona como deveria. Acabamento de primeira, construção sólida, botões agradáveis. A limitação é ter somente um oscilador, coisa que limita um pouco a geração de timbres bizarros. O filtro é completamente excelente, só perde para o Moog, coisa normal, porque qualquer synth analógico de qualquer marca, na minha opinião, tem filtro inferior ao do Moog. As modulações internas são limitadas, mas como ele tem entradas e saídas para isso, pode ser expandido ao infinito. Se eu fosse tocar em uma banda cover do Kraftwerk, para nos baixos seria minha primeira escolha.
Moog Little Phatty
Em termos absolutos, é de longe o melhor dos 3. Se estivesse no meu orçamento, eu compraria. O acabamento é impecável. O filtro dispensa comentários. Existe uma versão dele sem teclado - Moog Slim Phatty, que é mais barata e eu acredito que tenha as mesmas características, mas esse módulo eu não encontrei para testar. Os botões de controle são fantásticos, com vários modos de funcionamento. Simples e funcional. A única desvantagem desse Moog é a quantidade de modulações internas, que é limitada, mas novamente, com as entradas e saídas, isso realmente não é uma limitação. A única coisa é o preço, mas penso que vale cada centavo.
DSI MOPHO desktop
O acabamento realmente é inferior, bastante inferior, comparando-o aos dois anteriores. Não que seja ruim, talvez os dois de cima sejam primorosos, e na comparação, o Mopho fica devendo. Os botões são de plástico de qualidade duvidosa. E ele é amarelo. De longe parece um pedal de guitarra. A interface com o usuário parece, digamos, confusa, porque ele tem uma tonelada de parâmetros configuráveis. Mas depois de um tempo, quando se acostuma com o modo de editar, se torna clara.
As modulações internas são o ponto forte:
4 LFO's completos que podem ir para 22 destinos; 3 DADSR, sendo um isolado que pode ser direcionado para qualquer lugar; Sequenciador interno 16x4 (um para cada programa); Arpegiador com mais de uma dezena de modos;
No total, são 22 modulações que podem ser enviadas para 46 destinos. Isso possibilita criar sons realmente complexos. Abaixo, um passeio pelos 3 bancos de fábrica. Cada banco tem 128 programas. Uns já foram editados, então não 100% o que veio de fábrica. O som é 100% do mopho, sem efeitos adicionais.
http://soundcloud.com/menegass/dsi-mopho-bank-1-test
http://soundcloud.com/menegass/dsi-mopho-bank-1-test-1
http://soundcloud.com/menegass/dsi-mopho-bank-3-test
O filtro do Mopho é diferente do Moog. Na falta de um termo melhor, eu diria que ele é mais granulado, mais áspero e agressivo que o do Moog. O do Dark Energy fica no meio do caminho entre os dois.
Abaixo, dois testes de som. Todos, novamente, são 100% do Mopho, sem processamente externo. Sim, foi feito de qualquer jeito, mas é só teste:
http://soundcloud.com/menegass/mopho-dsi-test-1
http://soundcloud.com/menegass/mopho-dsi-test-2
A gama sonora que pode ser extraida do amarelinho é realmente assustadora. Com o uso dos dois sub-osciladores extras (uma oitava abaixo e duas oitavas abaixo), é necessário um certo policiamento para não destruir os monitores. No outro lado do espectro, eu ainda não testei no osciloscópio, mas ele sai do espectro audível facilmente, principalmente quando o filtro está em 4 polos e oscilando. Cuidado para não matar seus morcegos de estimação. No modo 2 polos, o filtro é mais contido.
O Mopho pode não ser o instrumento ideal para todos, mas para o tipo de som que eu quero fazer, se encaixa perfeitamente. Eu diria que, nessa faixa de preço (400 Obamas) não existe nada parecido.Estou feliz com a aquisição, em breve colocarei mais alguns sons.
===================== Ricardo Menegasso (Casper) =====================
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_BLACKMORE_ Veterano |
# ago/11
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1 - Parabéns pela aquisição ... ou ouvir os samples..
2 - postou isso na SynthBR?
abraço!
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silvG8 Veterano |
# ago/11
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Casper Parabéns pela compra!
Estou querendo pegar um analógico pra mim, para substituir o Gaia em um futuro distante. Na verdade estou querendo um Little Phatty, mas estou esperando uma viagem pros EUA para poder comprar. Aqui é caro d+!!
E aí, o que tem achado de diferente entre ele e os VA em questão de possibilidades?? Consegue fazer coisa mais diferente/agressiva?? Não tive oportunidade de usar um Moog, mas pelo que vejo e ouço nos videos já me impressiona, principalmente a agressividade dos filtros!
Parabéns mais uma vez! Obrigado pelo Review, esse fórum é bem pobre nesse aspecto!!
Valeu!
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Casper Veterano
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# ago/11
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Caro _BLACKMORE_:
Obrigado. O SynthBr é o grupo do Yahoo? Vou entrar para ver.
Caro silvG8:
Obrigado. No meu modo de pensar, o Gaia e o Little Phatty são produtos muito diferentes para uma comparação direta. Cada um tem sua aplicação. Na questão de versatilidade, o Gaia é polifônico, tem efeitos internos e é digital. O Little Phatty é monofônico, sem efeitos e é analógico. Eu nem pensaria para escolher entre eles, mas, realmente, um synth monofônico pode ser, para quem está acostumado a ter todos os recursos na mão, decepcionante no primeiro contato.
Eu nunca ouvi o Gaia ao vivo, não tenho como comparar os filtros, por exemplo. Mas o que posso dizer é que o filtro do Moog é o padrão a ser atingido, por qualquer outro fabricante de hardware ou software. Só com uma onda quadrada e o filtro, dá para passar a tarde toda.
E acho que isso é um pouco do mistério dos synths analógicos: com elementos simples, se consegue uma satisfação que eu não consegui, ainda, com o Reason, para PC, por exemplo. Apesar de gostar bastante do Reason.
Coloquei mais uma amostra do som do Mopho, agora com alguma ambiência:
http://soundcloud.com/menegass/mopho-dsi-test-3
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silvG8 Veterano |
# ago/11
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Casper Claro! Com certeza você tem razão!! A grande verdade é que uso o Gaia basicamente para lead e bass, então acho que nada melhor que um analógico de verdade para fazer isso, principalmente porque tenho também um V-Synth GT (na época que comprei o Gaia eu ainda não tinha).
Quanto ao filtro, o que tenho certeza que irá me impressionar é o amplo espectro de frequência não só dos filtros, coisa que no Gaia é bem limitado (um cutoff por ex. vai de 0-127, assim como os demais parâmetros). Consegue-se detalhes não possíveis com os VA... outra coisa que me interessa muito é a waveform, que é continuamente modificável (pelo que vi do Moog pelo menos).
Como já tenho outro equipamento para me suprir na maioria dos sons e sou um amante de síntese, acredito que um analógico seria muito bem vindo. Quanto aos efeitos, posso passar o Moog pelos efeitos, filtros, etc. do V-Synth GT (ele permite uma edição bem profunda de fontes externas) se eu precisar... além disso tenho alguns pedais analógicos da Boss aqui em casa.
Valeu! Estou curtindo muito o tópico! As demos estão boas!!
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Casper Veterano
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# ago/11
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Caro silvG8:
De 0 até 127 é o range padrão na maioria dos controladores MIDI, por acaso o Mopho é fora desse padrão e é algo que pode ser complicado em alguns setups.
Coloquei mais uma amostra do Mopho. Cheio de efeitos e compressão. Todos os sons são 100% do Mopho:
http://soundcloud.com/menegass/mopho-dsi-test-4
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fernando tecladista Veterano |
# ago/11
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coisa que no Gaia é bem limitado (um cutoff por ex. vai de 0-127, assim como os demais parâmetros
De 0 até 127 é o range padrão na maioria dos controladores MIDI, por acaso o Mopho é fora desse padrão e é algo que pode ser complicado em alguns setups.
não entendi bem o que vocês estão falando, mas uma coisa é a abrangência sonora que o recurso tem no próprio teclado, outra é como isso é padronizado em MIDI: 0 é o parâmetro zerado 127 é no máximo, somente isso um controlador ligado a um gaia ou um mopho, colocado para controlar o cutof deles, não muda o que o teclado faz pelo próprio painel
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_BLACKMORE_ Veterano |
# ago/11
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De 0 até 127 é o range padrão na maioria dos controladores MIDI
esse range é o padrão MIDI, qualquer coisa fora disso não é MIDI de verdade. o único teclado que conheço que não obedeceu isso foi o famoso DX7 da Yamaha ... a contagem ia de 0 a 100.
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Casper Veterano
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# ago/11 · Editado por: Casper
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Caro _BLACKMORE_:
Concordo que deveria ser assim, de 0 a 127 para controlar de 0 até o extremo, independentemente do equipamento.
Veja só como é o caso do Mopho:
The CC control of the filter has a range of 0-164, you need to use two CC controllers to control the full range of it.
Also the LFO frequency has a range from 0 to 166, and various contour and modulator amounts have a range from 0 to 254.
Tem um parâmetro de offset, caso seu controlador não seja capaz de gerar CC fora de 0-127.
The easiest solution is to set midi parameter recieve is set to "cc" or "all" and then controller #102 will correctly control filter cutoff.
O que ele faz, mas não tenho certeza, é atribuir o valor de 164, por exemplo, para o filtro, quando recebe 127, e distribui os valores proporcionalmente. Entra 0-127, e ele interpreta como 0-164.
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Casper Veterano
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# ago/11
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Mais dois testes de timbres diversos. O test-6 é uma homenagem descarada ao Kraftwerk.
http://soundcloud.com/menegass/mopho-dsi-test-5-umbigo
http://soundcloud.com/menegass/mopho-dsi-test-6-kraftwerk-is
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silvG8 Veterano |
# ago/11
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Cara, seu review está matador! Continue assim, o fórum é muito carente nesse tipo de coisa.
O pessoal está sempre perguntando sobre quais equipamentos comprar ao invés de fazer bons reviews como o que você está fazendo para nós!!
As demonstrações também estão muito boas, tenho escutado sempre que sai alguma coisa nova.
É uma pena que assim como o meu V-Synth GT, é um equipamento que atrai poucos curiosos, então você acaba não tendo aquele feedback esperado. Tenta postar em algum fórum gringo que o pessoal costuma comentar mais.
Gostaria de te pedir um favor... tem como postar alguma coisa mostrando o filtro do equipamento? Tipo, um oscilador com saw abrindo e fechando o cutoff e resonance... algo simples e pequeno, sem muita invenção de moda. Pode tentar fazer umas modulações com LFO também?
Valeu!
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Casper Veterano
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# set/11
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Mais dois testes, para variar. Toda a base é Mopho, em uma tem violão, e guitarra nas duas.
http://soundcloud.com/menegass/mopho-dsi-test-7-acoustic
http://soundcloud.com/menegass/mopho-dsi-test-8-guitar
Esse kit que eu fiz para a bateria eu disponibilizei aqui:
http://www.freesound.org/people/menegass/packs/7945/
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Gus79 Veterano |
# set/11
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Casper
Caramba, que puta synth. To viajando nas demonstracoes. Parabens pela qualidade.
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Maestron Veterano |
# set/11
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Também sou fascinado pelo Mopho, só gostaria que ele fosse polifônico... Bem que a DSI poderia criar um Tetra (4 vozes) com teclado, pois só existe na versão módulo.
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point_source Veterano |
# set/11 · Editado por: point_source
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Parabén pelo synth cara.
Eu tenho um moog slim phatty, na minha opinião, bem melhor que o mopho.
A doepfer tem uns produtos bons, principamente na linha modular.
O slim phatty é VCO, o mopho é DCO. Além disso, a interface do mopho é horrível. O único produto do Dave Smith que estou bem interessado em adquirir é o Tempest.
Uma empresa que vale a pena checar é a Analogue Solutions, tem vários synths bons, semi-modulares. Eu quase comprei o Telemark. Acabei comprando um tom oberheim SEM patch panel.
Fiz vários demos do moog, até consegui fazer pads com ele sampleando as notas:
http://soundcloud.com/point-source
As tracks com título de 100% Slim Phatty foram feitas só com o moog e nada mais, com exceção de alguma batera ou percussão.
Todos os patchs das minhas músicas foram criados por mim, sintetizo o som do zero, não curto usar presets. Abraço
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Casper Veterano
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# set/11
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Caro point_source:
Vou ouvir com calma tudo que vc colocou no soundcloud. O Slim Phatty é muito superior que o Mopho, se estivesse dentro de meu orçamento eu compraria. A interface do mopho é mesmo complicada de usar.
Confesso que o Tempest não me atraiu. Com esse preço eu compraria outras coisas. Estou pensando em um Jomox MBase 11, que eu experimentei e achei fantástico.
Alguma música sua no SoundCloud usa o Tom Oberheim SEM? Vc poderia colocar uns exemplos dele.
Abaixo, mais um teste do Mopho. Todos os sons, inclusive os percussivos, são Mopho:
http://soundcloud.com/menegass/mopho-dsi-test-9
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point_source Veterano |
# set/11 · Editado por: point_source
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Olá Casper! Irado cara, vou conferir teus sons aqui ;)! Dá pra extrair bastante gordura do mopho também!
Cara, ainda não gravei nada com o SEM, estou esperando chegar meus patch cables pra poder fazer as conexões, sem eles não rola nada... :(
Me interessei pelo Tempest pq, além de ser uma drum machine muito boa, dá pra usar como um synth também de 6 vozes! Ele tem 4 OSC, 2 analógicos e 2 digitais por voz. Liga um teclado nele e já eras!
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Casper Veterano
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# set/11
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Caro point_source:
Veja (e ouça) isso:
http://www.vimeo.com/29623271
Impressionante, no mínimo.
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Keyborder88 Veterano |
# out/11
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E aí pessoal? Tudo bem?
Estava pensando em comprar o Slim Phatty, porque ele é bem mais barato que o LP (Little Phatty). Queria um teclado monofonico, pois ja tinha outros com polifonia alta. Não consegui achar um fórum com esse review do SP (Slim Phatty).
O que eu faria era comprar um SP e um M-Audio Keyrig49(+do q suficiente) e plugar um no outro, fazendo do M-audio um M-oog :)
Mas só consegui assistir a videos e reviews do LP e não achei muita coisa útil do SP, então queria saber se o SP é praticamente IGUAL ao LP só que sem teclas e sem o Pich e o Modulation Wheel.
Obrigado. O tópico esta realmente bom, Parabéns!!!
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Casper Veterano
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# dez/15
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Fim do ciclo:
http://www.davesmithinstruments.com/2015/10/mophos-tetra-and-evolver-a re-retiring/
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waltercruz Veterano |
# dez/15
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que coisa. Ele andou lançando algo de novo interessante?
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silvG8 Veterano |
# dez/15
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Casper waltercruz Havia visto isso. Acho que a empresa deve lançar um novo monofônico na NAMM de janeiro/2016. Imagino que será algo como o Prophet 6, mas monofônico e com alguns extras (talvez o filtro do PRO2)... Esperar pra ver.
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