Voltei a tocar :D, Escalas

    Autor Mensagem
    Pão Quente
    Veterano
    # mai/11 · Editado por: Pão Quente


    Eu toquei teclado por uns 6 anos :F, aprendi desde muito pequeno, mas mesmo tocando a tanto tempo, nunca toquei lá grande coisa, e fui cada vez tocando menos, dai quando comprei minha guitarra parei de vez...
    Enfim eu decidi voltar a tocar e resolvi treinar dedilhados e escalas :D
    e fiz uma descoberta, ou pelomenos meu professor na época não me disse isso --"

    a escala de C por exemplo:

    C D E F G A B C

    tem esse shape:

    T T ST T T T ST

    T é tom, TS é semitom oO

    entao como é a de D? foi o que eu me perguntei pq eu nao lembrava nehuma outra escala sem ser a de C Oo, usei o mesmo shape para D :

    D E F# G A B C# D

    e E :

    E F# G# A B C# D# E

    e assim sucessivamente, agora sei as escalas Maiores ^^, e posso aplica-las na guitarra :D

    Enfim é isso. :P

    Edit: Correção do shape.

    Edson Caetano
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Corrigindo

    é

    T T ST T T T ST ( um T a menos do que escreveu lá em cima)

    Mas é isso aí com este básico da para fazer um milhão de coisas, como por exemplo achar as triades maiores e menores

    Triade Maior ( T, 3M, 5)
    Triade Menor (T, 3m, 5)

    Só com isso dá para fazer muiiita música heim

    Manda bala nos estudos e seja bem vindo ao instrumento

    Pão Quente
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Edson Caetano
    Veleu pela resposta pela resposta e correção, rsrs
    obrigado.

    Duds_Lemak
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Pras escalas menores você só precisa achar a sexta da escala maior.

    Então se você tem a escala de C a sexta será A, na escala de A será F# (primeiro monte a escala e depois ache a sexta, para não ter perigo de usar a nota errada).

    Agora, vale lembrar que esse tipo de escala menor é a menor narutal. Ainda existem a menor melódica (de pouco uso) e a menor harmônica.

    Na menor harmônica você eleva um semitom no sétimo grau da escala. Por exemplo, numa escala de Am o sétimo grau é o G, que acrescido de um semitom se torna G#, deixando a escala assim: A - B - C - D - E - F- G#.

    Na menor melódica você eleva um semitom no sétimo e no sexto grau. Usando a mesma escala de Am, teríamos: A - B - C - D - E - F# - G#


    Têm também as pentatônicas, quais eu sempre vejo pessoas usando para solos e afins. Na pentatônica maior você retira o 4° e o 7° grau da escala (em C, por exemplo, você não tocaria o F e o B). Já na pentatônica menor, retira-se o 2° e o 6° graus referentes à escala menor (Exemplo: a escala menor de C é Am. O 2° grau de Am é B e o 6° é F. Ou seja, as alterações são sempre nas mesmas notas de uma escala maior e a sua respectiva menor).

    Em geral se usa uma pentatônica menor para solar num tom maior e uma maior para solar em cima de um tom menor.


    Bem, isso é mais ou menos o que eu lembro das escalas.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Voltei a tocar :D, Escalas