Acorde - 2 teclas com 1 dedo

    Autor Mensagem
    Kallau
    Veterano
    # dez/10


    Toco teclado a pouco tempo, e tenho uma dúvida.

    No acorde D9 por exemplo, se toca a tecla D e E.

    Percebi que se eu apertar essa duas teclas só com o dedão de lado, que por sua vez é bem grande, fica mais fácil, do que eu colocar um dedo em cada tecla.

    Porém, não quero me acostumar mal...
    Então que vos lhe pergunto:

    É comum ou 'não errado' apertar duas teclas com o mesmo dedo ?
    Caso eu adote essa 'técnica', futuramente serei prejudicado por esse vício, na montagem de outros acordes, ou outras técnicas ?

    Obrigado :D

    Artref
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Eu acho que isso só pode ser usado em casos extremos, quando realmente faltar dedo.

    Felipe Felix
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Mas nem se faltar dedo. Põe o pé se necessário, mas nunca aperte duas teclas com o mesmo dedo.

    Edson Caetano
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Um dedo por nota, simples

    Um D9, como o seu exemplo, tem 5 notas, e a 7m vai deixar de lado, então qual a dificuldade de deixar um dedo para o D e outro para o E, nenhuma, um dedo por nota

    Bons estudos

    kiki
    Moderador
    # dez/10
    · votar


    não sou tecladista, mas aprendi uma regra pro violão que acho que vale pra qualquer instrumento:

    vale fazer como voce quiser (se não for erudito...), mas não vale fazer por preguiça de aprender do jeito "correto".

    silvG8
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Kallau
    Pra te tranqüilizar, existem muitas músicas clássicas que isso é até indicado na partitura, principalmente nos românticos e contemporâneos (se o pessoal achar que é mentira coloco alguns exemplos aqui). Então não diria que isso é um mal costume, mas acho que você deve evitar nos casos que seja possível fazer o acorde sem usar deste método.
    Bons estudos!

    fernando tecladista
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Kallau

    nesse caso é um dedo em cada tecla

    de tudo que toquei até hoje, devo ter umas 3 músicas que era um caso de usar essa ideia, nem lembro direito o que foi,mas era um lance de villa-lobos, ou outras coisas cabeludas

    em popular não inventa moda

    Shadad
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Kallau

    A alguns anos eu li numa revista Keyboard (edição nacional) uma matéria sobre um famoso "Blueseiro" "tocador" de Hammond (do qual eu não me recordo o nome) que usava uma técnica chamada Sétima Dupla. Essa técnica consistia em tocar um acorde, uma tétrade com sétima na sua inversão fundamental e adicionar a ela mais uma sétima, uma oitava abaixo da sétima que já existia.

    A matéria demonstrava os voicings dos acordes na pauta e com fotos do próprio "Blueseiro" tocando num Hammond.

    Ficava assim (da nota mais grave para a mais aguda):

    E7
    D - E - G# - B - D

    Para tocar as duas primeiras notas (D e E) o cara usava o polegar. Ele fazia esse acorde com a mão direita enquanto a esquerda fazia os baixos.

    Nesse caso específico o cara precisou tocar duas notas com um só dedo porque não havia mais dedos disponíveis. O que não é o seu caso.

    andrecstudio
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Como você faria pra fazer E9 com o dedão apertando 2 teclas? ou B9?

    caioscattini
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Kallau
    normal eu faço isso direto inclusive para C7/9. Olha inclusive eu uso o dedão para fazer acordes no violão, invento posições numa boa, o que vale é fazer tudo soar musical.
    Lembre-se de que quem criou as técnicas criou a partir de suas próprias práticas e experiências.
    Se é mais confortável para você, faça.

    Ah e alguns acordes uso o cotovelo e outros o nariz :)

    Darlan Felix
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    caioscattini

    Ah e alguns acordes uso o cotovelo e outros o nariz :)

    Não estrague nosso fórum por favor...
    Leias as REGRAS!

    2. Respondendo tópicos

    2.2. Procure postar apenas respostas que possam enriquecer a discussão. Desvirtuamentos de tópicos não são aceitos.


    NillMaker
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Também faço isso! Comigo isso acontece direto quando faço Bm7! =D

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Acorde - 2 teclas com 1 dedo