teclas amarelas

    Autor Mensagem
    BlackHead
    Veterano
    # set/10


    Meu teclado(semi-novo) veio com as teclas amarelas e com alguns arranhões.
    Queria saber qual o produto de limpeza para o teclado, se tem como deixar as teclas brancas novamente.
    É um yamaha mm6(emprestado) e um alesis qs6.1

    Faop
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Se isso funcionar pra pianos, tambem gostaria de saber hehe

    Felipe Felix
    Veterano
    # set/10
    · votar


    A mesma pasta que se usa para tirar o amarelado de computadores funciona também para tirar esse amarelado.

    Mas NUNCA, NUNCA MESMO, use alcool para limpar seu teclado, isso só vai ajudar a piorar essas manchas com o tempo.

    Brunoxzw
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Qual o nome desta pasta?

    Felipe Felix
    Veterano
    # set/10 · Editado por: Felipe Felix
    · votar


    Chama-se justamente pasta para limpeza :/

    Alguns chamam de pasta mágica também, parece que a LimpTek é a melhorzinha.

    JEFF_SAN
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Tomara que você encontre aqui a solução para o seu problema, mas se eu fosse você, não me preocuparia com isso não. A tendência das teclas desses teclados (esses sintetizadores, mesmo os caros, tem teclas de qualidade duvidosíssima) é de ficarem amareladas, mesmo cuidando bem delas.

    PS.: Posso estar redondamente enganado, mas acho que as teclas dos Yamaha (do pior PSR ao mais moderno Motif) são uma grande porcaria, o que de mais vagabundo tem neles. Teclinhas de plástico, não valem rigorosamente nada, uma vergonha que instrumentos tão caros tenham teclas de tão baixa qualidade.

    Felipe Felix
    Veterano
    # set/10
    · votar


    JEFF_SAN

    Se fossem uma grande porcaria, quebravam; e isso não acontece.
    Se você não gosta de plástico, tenha uma grande de idéia de algo barato e mais resistente do que o plástico.

    E as teclas amarelas, além de tirarem um pouco do visual profissional do instrumento, causam um certo desconforto por parte do usuário. Por isso LIMPE SIM as teclas de seu instrumento para evitar (ou diminuir, no caso do amigo que abriu o tópico) o amarelado das teclas.

    tiago scott
    Veterano
    # set/10 · Editado por: tiago scott
    · votar


    JEFF_SAN

    Tsc, tsc, tsc.

    Cara, você pelo menos ja tocou em um Top de linha como Motif XS7 ou XS8, para afirmar isso com tanta propriedade?

    Nossa cada dia esse fórum tá pior, antes pelo menos o pessoal não falavam tantas besteiras assim.

    JEFF_SAN
    Veterano
    # set/10
    · votar


    tiago scott

    Porque não aprende um pouco de modos e educação, e faz como o Felipe Felix , que deu a opinião dele apresentando argumentos?

    E eu conheço a mecânica das teclas desses instrumentos, então seu argumento furado de "se eu já toquei ou não" não faz sentido. E como você pode afirmar com tanta propriedade que o que eu falo são besteiras?

    É inacreditável que outras pessoas não aceitem que alguém tenha uma opinião contrária a delas!

    marphy
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Eitcha trem que pula sô....

    Na boa, isso vai de gosto, as teclas do meu teclado se nao me engano são de madeira, ja toquei com teclas ao estilo piano feitas de plastico e nao gostei muito, sei la, me adaptei e gostei mais do estilo das de madeira, acho que sao mais fieis aos pianos (eu gostava mesmo dum amigo meu que tinha um piano com teclas de marfim, eita dilicia). E nao, as teclas de madeira nao ficam amareladas tao facil assim... pelos menos as minhas nao... rsrsrs...

    tiago scott
    Veterano
    # set/10
    · votar


    JEFF_SAN

    Opniões aqui no FCC são sempre MUITO bem vindas. O que eu e uma porcentagem muito pequena de pessoas aqui procuram, é comprometimento com o que se fala, pois para se falar de um assunto deve-se estar embasado em informações contundentes. Se de alguma forma fui mal educado contigo me desculpe, mas preste atenção que apenas te fiz uma pergunta, veja a interrogação no final da frase?
    Você responde se quiser.

    Quanto a suas informações sobre teclas, acredito que elas não estejam corretas, falo isso com a propriedade de ser o proprietário de um Motif XS7 a dois anos, e nesse período ja toquei e bastante com a linha do Motif XS8, e determinadas vezes com o FG e uma vez com o M3, por isso suas comparações ao meu ponto de vista são de uma pessoa que não utilizou por tempo apropriado esses Keys para uma conclusão tão precisa como esta: Posso estar redondamente enganado, mas acho que as teclas dos Yamaha (do pior PSR ao mais moderno Motif) são uma grande porcaria, o que de mais vagabundo tem neles.

    Não entendo uma coisa, se as teclas do Motif XS são tão vagabundas como explicar ele ser o líder de vendas em seu seguimento. Ou talvez que ele seja utilizado por um endoser como esse aqui abaixo?

    http://www.youtube.com/watch?v=TLKvkXm9CUg

    Abraços!!!

    dgsoul
    Veterano
    # set/10 · Editado por: dgsoul
    · votar


    JEFF_SAN
    então seu argumento furado de "se eu já toquei ou não" não faz sentido


    dessa vez vc não foi feliz em seu argumento meu caro.


    E isso que vc falou aki em cima faz sentido sim.

    Evidência 1

    *Já tive um PSR-620 (comprado em 1997 e ele nunca (repito, nunca) ficou amarelado como descrito (só trocamos ele em 2008 pelo MM6).


    Evidência 2

    *a ùnica maneira de avaliar se um equipamento é ruim ou não é (como o tiago scott citou) tendo experiência com o mesmo (no caso do tiago já fazem 2 anos que ele toca com um Motif XS). Como no meu caso, não posso falar que as teclas do Juno - G são ruins porque eu ainda não tokei em um (embora grande parte aki do fórum falam que elas são pequenas e ruins para se tocar Piano).


    Evidência 3

    O amarelado das teclas não significa que elas são uma porcaria e sim a ação do tempo e/ou descuido. (se você for até a Santa Ifigênia ver teclados, na seção dos usados verá muito XP-80 JV's e Tritons com teclas amareladas, será que é porque as teclas são porcaria?!)


    e a "Grande Maioria" dos synths são teclas feitas desse "Plástico" que vc citou. Qual seria a solução, fazer teclas de synth de Madeira?!


    Sei que as vezes é chato nós sermos constestados sobre nossos posts, mas as vezes é necessário enxergarmos a verdade e reconhecermos nosso erros pra podermos evoluir.

    Abçs a todos!!!

    JEFF_SAN
    Veterano
    # set/10
    · votar


    tiago scott
    dgsoul

    Agora os cavalheiros deram bons argumentos em defesa das teclas dos Yamaha's!

    Pra deixar bem claro, não tenho perseguição com Yamaha, até porque já toquei e toco em diversos modelos deles. Apenas eu acho (minha opinião) que as teclas desses teclados poderiam ser um pouco melhores, com uma mecânica melhor. Não é algo gratuito, mas uma crítica construtiva, eu já até enviei essa crítica ao site deles. Eu sou muito ligado aos órgãos eletrônicos, como Hammond e Vox, e acho que a mecânica das teclas desses instrumentos são superiores ao que se faz agora (Não só a Yamaha, mas a Roland, a Casio...).

    Talvez eu esteja sendo excessivamente exigente, e crítico demais a respeito de algo que não pode melhorar, ou que já está suficientemente bom!

    Gonzalez_keyboard
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Faop
    Piano com teclas de plastico ou de marfim?se for de marfim tem uns caras que usam uma técnica passando um produto e dexando no sol, mais tem que contratar, se vc for atras do pessoal que meche com pianos vao saber te indicar, se for plastico use as mesmas técnicas para limpar as de teclado, no piano com teclas de plastico se vc for muito mala, da pra tirar o teclado do piano e lichar sem deixar chegar na madeira depois pintar, mais só faça isso se vc for bom mesmo, se não vai estragar o piano, ja as de marfim só naquele esquema mesmo ainda assim, ficar branca de novo jamais né?

    danirock
    Veterano
    # set/10
    · votar


    se ainda pudessemos ter teclas de marfim...

    Gonzalez_keyboard
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Pro povo que ta discutindo sobre as teclas de teclados, serem boas ou não por ficarem amarelas.

    Essa discussão na minha humilde opinião é sem sentido, as teclas ficam amarelas pelo desgaste natural, expsição ao tempo, acido do suro de quem toca e uma serie de fatores, entre eles principalmente o relaxo de certos musicos doque qualidade de fabricante.


    JEFF_SAN
    Eu sou muito ligado aos órgãos eletrônicos, como Hammond e Vox, e acho que a mecânica das teclas desses instrumentos são superiores ao que se faz agora (Não só a Yamaha, mas a Roland, a Casio...).


    Em que sentido especifico você acha a mecanica dos teclados atuais inferior aos orgãos eletromecanicos e transistorizados?e tb não pode se esquecer que estes instrumentos não tem dinamica nas teclas, então é mais facil montar um mecanismo sem dinamica, fora a questão do custo, tipo dentro da propria yamaha por exemplo, vc não pode comparar amecanica de um clavinova e de um psr até pelo custo de cada um, não concorda?

    Gonzalez_keyboard
    Veterano
    # set/10
    · votar


    danirock
    Realmente se ainda pudessemos ter teclas demarfim seria muito bom poder trocar o teclado do meu piano, mais como não pode, tentar restaurar as antigas é unica opção =/

    dgsoul
    Veterano
    # set/10
    · votar


    JEFF_SAN


    De fato, realmente se fossemos fazer uma reflexão, pagamos muito mais caro pelos recursos do que qualidade de material. E se queremos algo com um Timbre excelente e qualidade material, este se torna inviável ao nosso orçamento.

    Possível Solução?: Greve de Consumo!!!

    Qual Dimensão?: Global (ou pelo menos os países que mais compram teclados).

    Todos os tecladistas sabem deste propósito e estão de acordo?: Não

    Chances de mobilização atual?: 0,000000000000000000000000001%

    Solução B?: Comprar o teclado de teclas vagabundas e procurar por um customizador de teclas para colocar teclas de marfim.

    Fácil de encontrar (tanto o customizador quanto as teclas de marfim)?: Não

    Caso o procedimento seja válido, é barato?: Não

    Solução C: Pagar o teclado mesmo com teclas vagabundas e manter o máximo de zelo para que prolongue a vida útil das telcas e do equipamento (atualmente a melhor opção custo x benefício do mercado musical).

    Felipe Felix
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Solução D: Descobrirmos a existência de um material mais resistente que o plástico, mais leve e em maior abundância no mundo. Além disso, comprovar cientificamente ser ecologicamente correto, de fácil acesso e alta durabilidade. :/

    dgsoul
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Felipe Felix

    [i]Solução D: Descobrirmos a existência de um material mais resistente que o plástico, mais leve e em maior abundância no mundo. Além disso, comprovar cientificamente ser ecologicamente correto, de fácil acesso e alta durabilidade.

    garrafa pet (se é ecológica num sei, mas tem um monte boiando por ai).

    Felipe Felix
    Veterano
    # set/10
    · votar


    dgsoul
    A idéia é bacana: Teclas recicladas! (aí sim o amigo JEFF_SAN vai chamar de lixo)

    Teríamos de convencer os fabricantes de que é bom para todos e convencer os tecladistas a tocar em teclas não totalmente brancas.
    Esse tipo de plástico não amarela e tem alta resistência também.

    Você é um gênio!

    dgsoul
    Veterano
    # set/10
    · votar


    E viva a Inclusão Digital Ambiental dos Materiais Re-Utilizáveis*!!!!


    Que bom que vcs gostaram da idéia. Achei que só eu que era louco de usar Garrafa Pet. Eu tenho até um celular feito de garrafa pet (sério).


    meu celular W233 eco

    BrunoSchefa
    Membro
    # jun/13
    · votar


    Desculpa desenterrar o tópico.

    Mas li pela internet que a pasta de dente tira o amarelado das teclas. Será que é verdade? Será que posso fazer o teste sem medo?

    juanlmendes
    Membro
    # jun/13
    · votar


    BrunoSchefa
    a pasta de dente ela e abrasiva,pode ate limpar ,mas vai deixar as teclas foscas

    andematos79
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    Alcool Isopropílico ( Aquele de limpar componentes eletronicos nos Computadores e não contém água ) eu uso e fica Show de Bola, eu uso há uns 5 anos nunca deu galho , tecla fica branquinho e grudando nos dedos !!!!

    Cadê Cadu
    Membro Novato
    # ago/19
    · votar


    Kkkk, vendo os caras brigando por causa de tecla da Yamaha... vc nunca tocaram num Korg X50. Aquilo sim tem umas teclas porcaria. São branquinhas, mas a mecânica é pior do que as teclas da linha CTK da Cássio.

    LuizReis
    Membro Novato
    # out/19 · Editado por: LuizReis
    · votar


    Pode parecer tarde pra desenterrar o tópico, mas quero apresentar uma solução simples e barata pra resolver as teclas amareladas, sejam de plástico ou madeira. Eu já fiz em 4 teclados, e hoje farei pela 5a vez. Deixo as teclas de molho na água com cloro + detergente, esfrego bem com esponja pra tirar toda sujeira, depois de secas penduro separadas e aplico colorjet branco, a cada demão (jato) espero 3 minutos para reaplicar. Após 5 demãos o resultado são teclas mais brancas do q o padrão de fábrica. Gasta quase 1 lata para pra teclado 5 oitavas, hoje a lata custa R$ 11. o material é de baixo custo, mas exige experiência com pintura e demanda tempo. Eu trabalho com restauração e reforma de teclados. Já pintei grades de alto falantes e tb carcaça / painel.

    LuizReis
    Membro Novato
    # out/19
    · votar


    Ah, em relação ao "debate" sobre a qualidade do plástico das teclas, após desmontar e fazer manutenção em dezenas de teclados, posso afirmar sem dúvida, que todos os teclados yamaha (até os PSR + baratinhos) e os Roland, tem plastico de ótima qualidade e não quebram no uso para o q foram projetados (tocar com as mãos). Acabei de fazer manutenção num PSR210 (+ de 20 anos de fabricado) q tava bem surrado. Todas as teclas inteiras e funcionamento perfeito. O lance de amarelar, na maioria é o verniz q cobre as teclas, com exposição a luminosidade o verniz queima. Podem notar q no lado de dentro, embaixo das teclas quase não amarela

    johnxx3
    Membro Novato
    # out/19 · Editado por: johnxx3
    · votar


    Colegas de respostas anteriores me desculpem mas muita coisa errada dita. Pesquisei em sites estrangeiros e soube que TECLAS FICAM AMARELAS POR FUNGOS, independente do matérial que sejam: marfim, madeira ou plástico, esmaltadas ou não (não interessa do que são feitas como dito acima). Trata-se do suor dos dedos, de pele deixada pelos dedos, das bactérias e sujeiras dos dedos sobre as teclas, onde ao NAO SE LIMPAR imediatamente depois, estas reagem com o tempo, no suor grudam fungos, na pele também, bactérias agem também, etc, resultando em dejetos/restos/reações inicialmente as amarelando que são como de vaso sanitário, de amarelo ate marrom e por último preto (se olharem um vaso sanitário sujo, se verá muitas manchas amarelas, isso num vaso branco, e em alguns cantos ate já marrons e ate bem escuras, isso ainda porque o vaso é de cerâmica ou esmaltado, daí a pobre teclas). A única solução é a limpeza imediata, depois do usos, dai a se ter feltro num piano acústico mais a tampa de teclas, pois o feltro absorve umidade com tampa fechada, na "secura" inimiga dos fungos, E seguindo tal solução, é isso mesmo, inibir a umidade, como pôr aqueles saquinhos de sais de sílica de remédios, vitaminas, etc, espalhando pelo teclado baixo uma capa, importantíssimo pôr uma capa e se puder, uma toalha felpuda debaixo da capa nas teclas pra absorver umidade. E de nada adianta depois se passar produtos, lavar, esfregar, etc, as teclas pois aí se estará arrancando seu esmalte. Adianta sim passar pano com cloro (agua sanitária) logo após o uso, pois cloro mata bactérias e fungos, ate as branqueia um pouco, mas recém instalados, teclas recem tocadas, não um amarelo envelhecido, onde com isso só se consegue arrancar o esmalte. É se acostumar: acabou de usar, limpeza com pano com cloro ou álcool, mais nada e desumedecer como dito e capa (e no litoral, pobre teclas e mecanismo... aí precisa mesmo desumedecer como dito acima). É manutenção permanente, não tem jeito. É acostumar e sempre lavar as mãos antes de tocar, isso chama-se HIGIENE.

    fernando tecladista
    Veterano
    # nov/19
    · votar


    tecla amarela é charme,
    o resto é frescura

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a teclas amarelas