Timbres Hammond Xb2

    Autor Mensagem
    Parreira
    Veterano
    # jul/10 · Editado por: Parreira


    Boas!
    (pelo que procurei penso que concretamente ainda nao se falou neste assunto)

    Estou a precisar de um Hammond! para melhor qualidade nos timbres das musicas do Bob Marley, Dire Straits, Supertramp e outros... Tenho um negocio aí de um Hammond Xb2 por 850€

    Só que sei muito pouco dele... o meu objectivo era conseguir PRINCIPALMENTE aquele timbre vibratoso suave e brilhante que por exemplo o Alan Clark usava como acompanhamento nos Dire Straits em músicas como Walk Of Life... (Tou a falar mesmo no acompanhamento e não da respectiva melodiazinha..)

    http://www.youtube.com/watch?v=jqOSR7KX_ik&feature=fvst

    mas pelos videos que vejo no youtube do teclado aquilo são timbres mais de Jam Session .. com muita presença para os famosos improvisos blues--- é claro que aquilo com os drawbers tambem é editado.. mas pronto querias saber as vossas opinioes atendendo aos meus objectivos e se pelo preço é bom? é um teclado já desactualizado?

    NOTA:
    Em relação a sua utilização em bob marley está confirmada porque vi uma banda tributo ao mesmo em que simplesmente os teclados (e toda a banda) era IGUAL!

    http://www.youtube.com/watch?v=-HWXot7eqvw
    http://www.youtube.com/watch?v=6nOn7Jenu64&feature=related

    http://www.youtube.com/watch?v=rr7EDPaPMTM&feature=related

    DuduXP
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Cara sobre o Hamond não posso te ajudar pois não conheço, nunca coloquei minhas mãos em um, porem voce ja viu o opção nacional Tokai TX5 classic? Esse eu conheço, pois tenho um e te digo, é muito bom, não é como um Hamond claro, mas não vai te deixar na mão nunca.
    Abrass!

    R Santiago
    Veterano
    # jul/10 · Editado por: R Santiago
    · votar


    Parreira

    O XB2 é um ótimo simulador de Hammond. Foi uns dos primeiros, porém isso não tira a sua qualidade. Com o XB2 vc tem condições de tirar esse timbre do Dire Straits, porém para ficar perfeito sugiro que vc compre um simulador de Leslie. Exitem alguns modelos no mercado.
    Se eu não me engano vc é português e está falando de Portugal (pelo menos o português é de Portugal,rss) Aqui no Brasil como o DuduXP comentou tem o TOKAI TX5 que é um ótimo órgão e com mais recursos que o Hammond XB2. Não sei se vc vai encontrar por ai.
    De qualquer forma se o XB2 tiver em boas condições pode comprar. Depois vc adiciona um simulador de leslie pois o dele não é muito bom.
    Vc comentou sobre Bob Marley e lembrei que o tecladista do The Wailers usa um XB2

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Parreira


    para lhe mostrar o que o R Santiago disse sobre o TX-5, procure no youtube, tem muitos sons lá feitos com o Tokai TX-5.
    Eu também possuo um, e digo que é um ótimo simulador de hammond, vale o preço mesmo!!
    Talvez, se vc estiver em São Paulo como mostra o seu perfil (apesar de ser de Portugal) talvez saia o produto mais barato do que comprar este a 850euros, mais frete, mais imposto e os riscos de danificar no transporte.
    Visite a página do fabricante ... talvez lhe dê uma boa impressão.

    www.tokai.com.br

    abrax!

    Parreira
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Muito obrigado malta...
    Sou Portugues e vivo em Portugal sim.. lol está lá São Paulo porque provavelmente enganei me na inscrição ...

    Então e que simuladores de leslie depois me aconselhariam?

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Então e que simuladores de leslie depois me aconselhariam?

    eu conheço 2

    ... o Boss RT-20, é bem interessante.



    e o antigo Korg G4, que infelizmente não é mais fabricada mas é muito interessante, se vc achar uma usada.



    R Santiago
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Parreira

    Como o Blackmore falou tem essas duas que são muito boas.
    Eu tenho a KORG G4 e uso em um Oberheim OB3² e o resultado é perfeito. O OB3 tem uma leslie bem básica estilo a do XB2 (não tem como regular velocidades Fast, Slow, regulagem dos microfones, etc...) Com a G4 eu resolvi todos esses problemas.
    A questão é que ela não é mais fabricada e é difícil de achar uma usada, pelo menos aqui no Brasil. A BOSS vc encontra no mercado para vender.

    Tem também a ROTTOMA da Line 6.

    ThyagoAmaral
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Parreira
    Cara eu tenho uma RT-20 da Boss e tenho tb um TX-5...

    As duas Leslies com características bem diferentes... a da Boss tem uma pegada mais distorcida... menos definida como a do TX5 é legal pra tocar algumas coisas... e tem a vantagem do controle em tempo real... a do TX5 podemos dizer que seja uma 122 mesmo... clássica das clássicas!!!

    Depois posso te passar mais informações sobre a RT-20... depois que comprei o TX5 ela ficou sem uso... e também usei muito pouco... coisa de 5 meses no máximo...

    me manda um email que a gente conversa melhor: meu username arroba gmail ponto com

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    R Santiago

    essa leslie da line tb eh muito boa ... mas nao tem todos os recursos de uma RT-20 ... mas é uma ótima opção ... não citei pq não conheço de manusear ... tocar ... apenas de nome ... vc possui uma? faz um review básico ae para nós :)

    ThyagoAmaral

    depois que comprei o TX5 ela ficou sem uso... e também usei muito pouco... coisa de 5 meses no máximo...
    hehehe ... me lembro de qdo comprei a minha ... pouts ... NUNCA toquei com ela ... apenas em casa ... mas ensaio... nunca.

    R Santiago
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    _BLACKMORE_

    Eu também só conheço de nome e fotos... Provavelmente deve ter uma boa qualidade pois as coisas da Line 6 geralmente são de primeira.
    O bom dela é que é um pedalzinho de guitarra, cabe no bolso :)))

    gustavocp
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    As minhas sugestões pra ti são...

    Tokai, Oberheim ou os Xk-1/2/3.

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    R Santiago

    Eu tenho a KORG G4 e uso em um Oberheim OB3² e o resultado é perfeito
    um colega mostrou um som q fez com um set destes ... eu não acreditei no que ouvi ... quanta inocência minha!! hahaha
    a partir dali eu comecei a me interessar por hammond ...
    o oberhein acho muito massa tb .. mas é um tanto difícil de achar por aqui não?

    R Santiago
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    _BLACKMORE_

    Pois é... o OB3 foi descontinuado. Na verdade era uma Joint Venture: ele é um Visconti (fabrica italiana de orgãos) e utilizava a marca Oberheim. Hoje em dia vc acha os Visconti qe na verdade é a mesma coisa. Seria mais ou menos como COMPAQ e HP. Se vc entrar no site da Visconti vai perceber que o modelo é igual. Só muda a cor do acabamento que em vez de creme é preto.
    Comprei o OB3 em 2003 e sou muito feliz,rsss
    Alem dele ter uma sonoridade muito próxima do Hammond o "conjunto da obra" é uma das coisas que me agrada mais: a beleza do instrumento (madeira e acabamentos) e as teclas que além de "envelhecidas" (elas são meio amareladas) tem um peso e um formato ideal para tocar órgão. O único defeito dele é a simplicidade da leslie, porém com a G4 resolveu o problema.

    um colega mostrou um som q fez com um set destes ... eu não acreditei no que ouvi ...
    Realmente OB3+G4 é um par perfeito. Eu uso as duas distorções e consigo tirar sonoridades bem próximas das coisas do Deep Purple, Huria Heep, Steppenwolf, Pink Floyd,etc...
    No caso eu deixo a distorção da G4 (que é um dirve) bem levinha e aumento o peso da distorção pela distorção do OB3 (que é um overdirve). O resultado é muito bom. Outra coisa que passei a utilizar ao mesmo tempo são as duas leslies. É outra coisa. Não seberia dizer porque, mas para minha grande felicidade a junção das duas não causa "embolação" no som, pelo contrario, a leslie do OB3 funciona acaba funcionando como um chorus e "engorda" o efeto da G4.

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    R Santiago

    poxa carinha ... vc poderia upas umas fotos aqui para melarmos elas de baba :)

    R Santiago
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    _BLACKMORE_

    kkkk acho que tem umas fotos no meu perfil no orkut e na página ne uma das bandas que eu toco www.sibberia.com.br
    Inclusive falando nisso a Sibberia é cadastrada aqui no Palco MP3 e se vc quiser ouvir as músicas do CD é só procurar pela banda (Sibbeira - Aracaju/Sergipe). Nessa gravação eu usei o OB3 com a G4 porém não usava ainda junto com a leslie do OB3.
    Quando chegar em casa eu coloco o endereço certinho. Aqui no trabalho orkut é barrado..kkk De qualquer forma procure por "Rafael Santiago".

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    R Santiago

    Na verdade era uma Joint Venture: ele é um Visconti (fabrica italiana de orgãos) e utilizava a marca Oberheim

    procurei que só um condenado .. o certo é uma joint venture entre Oberheim e Viscount

    http://www.viscountorgans.net/

    R Santiago
    Veterano
    # jul/10 · Editado por: R Santiago
    · votar


    _BLACKMORE_

    Ah ta blz :)
    Acho que a Viscount também não está mais fabricando os simuladores de Hammond... Não vi nada no site... Apenas órgãos clássicos. O modelo da Viscount era o DB3.
    No Google tem as fotos. A única diferença p OB3 é o acabmento. Onde no DB3 é preto o do OB3 é creme. Sim as teclas do DB3 são "cheias"estilo piano como no Hammond mesmo. As do OB3 são vazadas estilo semi pesadas... porém já li que o peso das do OB3 se assemelham bastante com as do Hammond orginal mesmo sendo estilo semi pesadas.
    Quem vende Viscount/Oberheim aqui no Brasil é a Hosmil (Wagner Carneiro) é o mesmo que vende o Hammond. Comprei o OB3 lá.

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    R Santiago

    certo ... vou ver se o colega que me mostrou o som do OB3 ainda tem contato com o tecladista ... vou tentar conhecer esse brinquedo ... ver se vale as 3500pilas q pedem por ae ...

    R Santiago
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Blz :)Não saberia dizer quanto está valendo um OB3 usado. O que eu posso te asseguar é que é um instrumento bastante confiavel e com um baita som. Principalmente com um simulador de leslie. E não minha opinião um dos teclados com um visual mais irados :)))

    Parreira
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Boas!
    Obrigado a todos pelas vossas opiniões...
    essa coisa das caixas simuladoras de leslies agrada me eu sempre gostei de assimilar peças especificas para o fim que quero... e ter tudo o que me é preciso... mas tambem começo a pensar... se comprar o hammond e depois a caixa leslie quase que fica ao mesmo preço de um Hammond XK1!
    o que acham?
    e o XK 1 fica atras ou a frente do XB2? o simulador interno de leslie é bom?
    abraço

    R Santiago
    Veterano
    # ago/10 · Editado por: R Santiago
    · votar


    Parreira

    O XK1 é um modelo bem mais moderno. Se eu não me engano ele foi lançando em 2005 ou 2006.
    Ele já tem uma leslie mais completa e bem superior a do XB2. Você não precisaria adicionar um simulador para melhorar o som.
    Acredito que você fara um melhor negócio comprando o XK1. É lógico que o preço deve ser maior, porém você vai estar com um instrumento bem mais moderno e completo.

    Aqui no CIFRACLUB tem comentários sobre o XK1

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Timbres Hammond Xb2