Ajuda com Knob chiando

    Autor Mensagem
    Eraques Neto
    Veterano
    # jul/10 · Editado por: Eraques Neto


    Bom dia galera!!!

    Como eu sei que aqui no fórum tem vários instrumentistas experientes e com vários anos de estrada, com certeza vai ter alguém que possa me ajudar..

    Comprei um módulo Kurzweil ME-1 usado esses dias e ele veio com um leve problema. O knob de volume quando é girado tanto para aumentar ou diminuir o volume, dá aqueles chiados chatos. A maioria do pessoal fala que é sujeira, outros falam que o bixo está froxo e o melhor é trocar o knob. E vocês, o que acham que é? Será que eu mesmo posso dar um jeito nisso??

    Abraço!!!


    Eraques Neto.

    rodolfo1982
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Eraques Neto
    Eu já tive esse problema com um potênciometro de volume de uma caixa Stanner.

    Abrí ela, peguei o potênciometro, tirei da placa, medí o valor dele, fui numa loja de componentes eletrônicos, comprei outro, e soldei.

    Problema resolvido. Só tem que ter cuidado para fazer uma solda bem feita, pois às vezes pode ser apenas isto, problema com a solda.

    Rick Pac
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Eraques, leve a um técnico para avaliar se é somente pequeno acúmulo de sujeira ou se o componente já está danificado. Como o nosso amigo rodolfo1982 falou, o reparo é simples.
    Por vezes uma limpeza já resolve.

    Eraques Neto
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    rodolfo1982

    O meu medo é esse. Comprar o potenciômentro e depois alguém em uma eletrônica qualquer soldar o bixo e danificar a placa... Ou então levar em uma autorizada e eles me meterem a faca ($$$$)...

    ThyagoAmaral
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Eraques Neto
    Já tentou abrir ele e dar um banho de Limpa Contato nele??? E testar depois???

    Eraques Neto
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    ThyagoAmaral

    Cara, eu fiz isso sim. Comprei um limpa contatos recomendado para isso, chamado CONTACMATIC. Só que eu dei uma "Sprayzadaa" só no fundo do potenciômetro, onde tem uma pecinha de cobre. Fiquei com medo de jogar nele todo... Será que eu devo jogar nele todo? Verifiquei que tem umas ranhuras e dá pra verificar ele girando, quando roda o knobb.. Será que se eu jogar ali não dá nenhum problema??

    ThyagoAmaral
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Eraques Neto
    Pode jogar nele todo cara... dar um banho pra tirar toda a sujeira...

    Tem problema nenhum cara... o limpa contato é feito pra isso... sempre limpa contato... nada de "white lub" e essas coisas... Limpa contato ou Álcool Isopropilico que alguns chamam de Alcool absoluto ele não possui água!!! E serve pra limpar equipos eletrônicos!

    Por sinal acabei de comprar uma garrafinha desse Alcool e Limpa contato pra passar nos teclados... o Display do meu JunoG começou a ficar tremido... ¬¬

    macaco veio
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    se a pista interna (que e' um resistor de carvao em forma de uma curva de estrada) nao estiver muito desgastada a ponto de nao ter mais o carvao a melhor solucao e' esta:
    com um palito ou agulha tente colocar nos contatos e na propria pista um pouquinho de graxa de motor (aquelas marrom de motor de automovel) para pecas metalicas.
    Dizem que a graxa faz agarrar a poeira mas nao e' poeira ou sujeira que faz o pot arranhar, e sim a falta de um deslisamento macio na pista. Ja vi pots completamente sujos mas bem engraxados funcionando beleza. Dizem que o correto e' a graxa de silicone propria para eletronica, ja usei tambem, mas conclui com os anos que a graxa de motor e' melhor.
    quando o pot e' muito fechado e nao da acesso a pista entao o jeito e' abrir ele tirando a carcassa metalica. E' conserto facil que se faz em 5 minutos.

    Eraques Neto
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    ThyagoAmaral
    macaco veio

    Valeu pela ajuda Thyago. Vou desmontar o módulo e fazer o procedimento. Se não der certo, faço o que o amigo macaco veio disse...

    Valeu!!!

    ThyagoAmaral
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Eraques Neto
    E ai ???

    Jeferson Fernandes
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Eraques Neto

    Fala mano, beleza?

    Só para participar um pouco do Fórum vou postar o que escrevi por e-mail pra vc:


    E aí Eraques, tudo jóia???

    Então mano, já tive estes problemas... na verdade não é nenhum nem outro na minha opnião e no meu conhecimento.... heheheh (sou técnico em eletrônica também...rs...)... Acontece que os potenciômetros tem um metal resistivo interno muito parecido com um carvãozinho... É espécie de uma superfície cerâmica que entra em contato com o eletrôdo do sensor de posicionalmento e varia a resistência logaritimicamente ou linearmente conforme o tipo do potenciômetro.

    Vamos lá... Com o acumulo de sujeira, líquidos e utilização este componente desgasta e estas falhas do desgastes causam estes ruídos, portanto limpar pode dar uma falsa impressão de que ele melhorou mais é passageira....

    Os resultados são, chiados, e até mesmo alteração bruscas de volume quando se cursa o potênciometro entre 0 e 100%... O S80 mesmo quando eu comprei ele tinha este problema no volume, assim como um Fantom que eu tive... No caso do S80 eu troquei todos os slides e potenciômetros do painel, por novos, encomendados na Yamaha do Japão... Foi só trocar e tudo ficou zero Km... Tive que encomendar, porque os componentes que a Yamaha usa não estão em escala comercial... Verifique se o potenciômentro do ME-1 é um potenciômetro com valores de resistência e modelo comercial. Em caso positivo compre um novo e substitua, caso contrário ligue lá na Intermusic em SP ou qualquer autorizada que você conhecer e solicite uma peça nova... Qualquer pessoa com experiência em eletrônica troca estas peças, inclusive o painel do S80, os sliders, faders e laterais foi eu quem troquei, tenho as fotos aqui... hehehehehhe...

    No caso da Yamaha eu paguei cerca de 11,00 em cada fader e 16,00 em cada knob... Se eu solicitasse a MO deles só para abertura do teclado seria cobrado 150,00...

    Abraços..



    ThyagoAmaral

    E aí filhão... Tow meio sumido né!!! Sem acesso ao fórum... Me diz uma coisa, com quantos teclados você está agora? 10?? hehehehheh...

    Abraços...

    caioscattini
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Eraques Neto


    JOGA WD-40 a vontade!!
    Por fora mesmo, só não deixa espalhar muito...aí você gira ele várias vezes (aumenta-abaixa-aumenta-abaixa) bem rápido e ..... PRONTO!!!

    Sou técnico e já resolvi VÁRIOS desses.
    Técnicamente falando, isso se chama oxidação da chapa resistiva do potenciômetro.

    O wd-40 é milagroso para remover a camada oxidadada, proteger contra nova oxidação e lubrificar o contato.

    Se outros knobs ainda não oxidaram, passa wd-40 também.
    Nem precisa abrir, tira o botão, joga por cima, gira e tira o excesso.
    É batata.

    OBS.: Prefira WD-40 pela credibilidade do produto. Garanto que este não danificará os plásticos e metais da carcaça do seu instrumento.

    Aproveito para postar OUTROS usos desse produto milagroso:
    Seguem alguns usos:
    1) Protege prata de ficar preta.
    2) Remove pixe e asfalto da pintura do carro.
    3) Limpa e lubrifica cordas de guitarra.
    4) Dá um brilho ao piso como se tivesse sido recém encerado, sem deixá-lo escorregadio.
    5) Repele moscas de vacas.
    6) Limpa e restaura quadros-negros.
    7) Remove manchas de batom.
    8) Desengripa zíperes.
    9) Desembaraça correntes e bijuterias.
    10) Remove manchas de pias de inox...
    11) Remove sujeira e gordura de grelhas e churrasqueiras.
    12) Evita que vasos de cerâmica se oxidem.
    13) Remove manchas de tomate de roupas.
    14) Limpa manchas de portas de box de banheiro.
    15) Disfarça riscos e arranhões de pisos de cerâmica e mármore.
    16) Mantém tesouras em bom funcionamento.
    17) Lubrifica dobradiças barulhentas em carros e em casa.
    18) Remove marcas de sola de sapato do piso da cozinha. Não estraga o piso e a remoção é fácil. Lembre-se de abrir as janelas caso haja muitas marcas a serem retiradas..
    19) Restos de insetos estragam a pintura do carro se não forem removidos logo. Use WD-40!
    20) Serve para lubrificar escorregadores no play ground para se escorregar mais rápido.
    21) Lubrifica a transmissão e controles em cortadores de grama.
    22) Elimina rangidos e barulhos de balanços.
    23) Lubrifica os trilhos da janela para ficarem mais fáceis de abrir.
    24) Aplicado na haste do guarda chuva facilita abrir e fechar.
    25) Restaura e limpa painéis e superfícies de couro em carros, bem como para-choques plásticos.
    26) Restaura e limpa bagageiros de veículos.
    27) Lubrifica e elimina ruídos em ventiladores elétricos.
    28) Lubrifica rodas e catracas em t riciclos e bicicletas.
    29) Lubrifica correias em lavadoras e secadores e evita ruídos.
    30) Protege serras e serrotes contra ferrugem.
    31) Remove gordura de fornos.
    32) Evita que espelhos de banheiros fiquem embaçados.
    33) Lubrifica próteses.
    34) Repelente de pombos (eles odeiam o cheiro).
    35) Remove restos de duct tape.
    36) Algumas pessoas aplicam nas mãos, braços e joelhos para aliviar dores de artrite.
    37) Uso favorito na Florida: removedor de insetos da frente do carro.
    38) Uso favorito em Nova York : WD-40 protege a Estátua da Liberdade do tempo.
    39) WD-40 atrai peixes. Aplique UM POUCO nas iscas vivas e logo você vai pegar aquele bem Grande. Muito mais barato que os produtos feitos para esse fim.
    40) Use para picadas de formiga. Elimina o ardido imediatamente e faz parar de coçar.
    41) WD-40 é ótimo para remover giz de cera de paredes. Aplique no local e limpe com um pano.
    42) Se alguém lavar um batom junto com as roupas, aplique WD-40 nas manchas e lave novamente.
    43) Se o carro não pegar, pois o distribuidor está molhado, aplique WD-40 na Tampa do distribuidor e o carro deve funcionar.

    P.S. O ingrediente básico é óleo de peixe.
    P.P.S. Mantenha uma lata de WD-40 n o armário da cozinha. É bom para queimaduras. Elimina a sensação de queimado e não deixa cicatriz


    Abraços

    tecladoprofusao
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    caioscattini
    Eu usava muito WD em conectores elétricos, mas agora tenho usado mais o limpa-contato mesmo. Suja menos. Mas que ele ajuda a evitar a corrosão, evita sim. E muito. Além dessas vantagens aí, faltou dizer que ele repele a umidade.

    5) Repele moscas de vacas.
    Mas... Heim? Fico imaginano COMO e PORQUE descobriram isso... o.O

    Eraques Neto
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    ***** PROBLEMA RESOLVIDO *****

    Galera, dei um banho de limpa contatos "CONTACMATIC" em todo o mecanismo do knobb e... vuáaláaaa... sumiram os chiados!!!

    Ahhh Mulequeee... Blz!!!

    Obrigado pelos toques. Na verdade eu já tinha passado um pouco do limpa contatos, mas só no final da peça. Confesso que estava com medo de jogar na peça inteira... hehehehehe...

    Marcos Martini
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Eraques Neto
    Comprei um módulo Kurzweil ME-1 usado esses dias

    De novo?
    Lembro que vc ja´teve este Me-1 + um CME uf6 (vermelhão)

    Kara este xp-10 que tenho hj . é o msm que eu comprei e vendi a anos atraz.
    rsrsrs

    outros falam que o bixo está froxo e o melhor é trocar o knob.

    ja´tive este problema no psr-620 eno XP-10 tbnm e como o
    Jeferson Fernandes depois de um tempo quando vc estava em palco acontecia:
    alteração bruscas de volume quando se cursa o potênciometro entre 0 e 100%...

    Troka o POT...

    Eraques Neto
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Marcos Martini

    Cara, não vou te enganar, mas esse ME-1 que comprei é o mesmo que vendi há uns anos trás também!!!! heheheheheh... Descobri isso quando verifiquei uma marca que ele tinha.. O mundo dá voltas e coisas como essa podem acontecer...

    Comprei o ME-1 de novo pois gosto muito dos timbres dele. Kurzweil Pra mim é paixão antiga, não tem jeito..

    Eraques Neto
    Veterano
    # jul/10 · Editado por: Eraques Neto
    · votar


    Kurzweil é dilema. Muitos odeiam, muitos amam...

    Mas verdade seja dita, tem uns timbres muito bons!!!

    Eraques Neto
    Veterano
    # jul/10 · Editado por: Eraques Neto
    · votar


    Quando vendi esse módulo há um tempo atrás, vendi pelo mesmo preço que eu havia adquirido (R$ 800,00). Quando comprei ele de volta (Não era mais o mesmo dono, era outra pessoa) Paguei R$ 680,00. Um bom preço, não é verdade?!?!?

    Marcos Martini
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Eraques Neto
    Cara, não vou te enganar, mas esse ME-1 que comprei é o mesmo que vendi há uns anos trás também!!!! heheheheheh... Descobri isso quando verifiquei uma marca que ele tinha..

    Eu estava presentindo isso então acertei !!!

    Mas verdade seja dita, tem uns timbres muito bons!!!

    Sim !!! é verdade !!! o Piano Ac dos Kurzweil é ótimo.
    um amigo me disse que os KME-61 e ME-1 tem mais expressão q os Sp-76/88/88x e micro-piano Kurzweil.
    Então o ME ñ é apenas bom é oitmo em Piano AC.

    Paguei R$ 680,00. Um bom preço, não é verdade?!?!?
    Kreduuuuuuuuuuuuuu

    Ótimo preço !!! kreria achar um ME-1 por R$ 680,00, Tem gente vendendo MPK por 700,00.
    Òtimo msm.

    arilevita
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Na minha opinião : começou a dar ruídos : troca . Limpar só adia o conserto.

    tecladoprofusao
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    arilevita
    Limpar só adia o conserto.
    Na verdade, limpar adia o problema. Uma boa limpeza periódica faz o potenciômetro durar tanto quanto o instrumento. ;)

    arilevita
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    tecladoprofusao
    É isso mesmo... kkkk

    macaco veio
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Limpar só adia o conserto.
    esses produtos de limpeza funcionam porque teem oleo, o oleo lubrifica fazendo o contato correr sem arranhar, porem o oleo resseca com o tempo, a graxa nao. O ruido de arranhado e' justamente a amplificacao do atrito do proprio ruido pois na parte do circuito onde esta colocado e' justamente no ganho ou no volume diretamente onde o sinal e' muito sensivel. Se retirar um pot que esta arranhando e coloca-lo em outra parte de um circuito onde nao seja direto na amplificacao ele funcionara muito bem. O que faz a trilha arranhar geralmente e' o desgaste da propria trilha tambem pode ocorrer oxidacao quando ha humidade ( mas e' mais raro).
    Quando o pot da um salto no som falhando e aumentando bruscamente (inves de ruido de arranhado) geralmente a trilha esta trincada em alguma parte, ou superdesgastada a ponto de nao ter mais o material resistivo ou ainda coberta por oxidacao isolando a resistencia, mas geralmente e' trinca mesmo e nao tem conserto.
    Agora e' logico que qualquer coisa nova e' melhor do que consertado, pra sugerir novo entao na falta de encontrar o pot original troca o teclado inteiro por um novo.
    e' isso ai.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ajuda com Knob chiando