Evolução no piano? Tem algum limite?

    Autor Mensagem
    Sathos K.
    Veterano
    # mai/10


    Olá, sei que o titulo deixa a pensar que é algo absoluto a forma como evolui mas não é isso não, é que na verdade estou com tantas dúvidas a respeito disso que acho que a melhor forma de me aquetar é conversando e ouvindo a opinião de outros, bom como ja falei no outro tópico meu eu falei que ia começar aulas de piano erudito, ja faz 2 semanas que estou fazendo e tal, estou indo muito bem, mas parece que crio um certo bloqueio mental sempre que penso alto, porque eu quero ser um grande pianista, um pianista sem limites e tal, me vem a idéia de que não vou conseguir chegar a tal nível, acho que é pelo fato de estar começando com 18 anos a aprender. Uma das grandes dúvidas que eu tenho eh, é possível com 18 anos se tornar um exímo pianista? Porque realmente meus objetivos creio que são bem altos, quero saber sinceramente mesmo o que vcs acham sem apelar para o sentimental e comentar só para incentivar, porque sempre que vejo um pianista por ai na internet que suas habilidades são realmente o nível que eu gostaria, vejo a biografia deles e sempre, acho que 100% das vezes que eu vi, todos começam pequenos de 3 a 7 anos de idade, será que vou treinar compulsivamente para não atingir meus objeitvos? Claro que estou falando de técnica, a parte de expressão eu não vejo problema com idade. Bom espero que vcs contribuam com esse tópico porque realmente quero conversar sobre isso x)

    CheshireCat
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Sathos K.
    Oi, olha eu aqui de novo. =)

    Eu comecei a estudar piano erudito com 17 anos. Eu também sou complexada com você porque queria ter estudado desde criança, e também quero ser uma grande pianista. (pretendo fazer faculdade de música)

    Então, realmente tem muita gente que diz que pra ser um grande musicista, você deve estudar desde criança. Mas eu não acho isso verdade. Claro que você não vai poder se comparar a alguém com a sua idade que estuda desde criança. Mas os seus limites é você quem faz. Pode demorar, mas você é capaz de chegar aonde quiser.

    Eu ainda estou muito longe de ser uma grande pianista, mas se você quiser ver como anda meu desenvolvimento musical, pra ter uma ideia:
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/14/233399/

    Também conheço o Scott Davis; embora ele seja auto-didata e não toque erudito. Mas ele começou a estudar com 16 anos e hoje faz grandes concertos tocando músicas de rock/metal:
    http://www.youtube.com/user/scovismusic

    Ps: só como dica, tente separar seu texto em parágrafos e tal, fica mais agradável de ler do que um grande bloco de texto. =)

    Abraços

    TerraSkilll
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Sathos K.
    Uma das grandes dúvidas que eu tenho eh, é possível com 18 anos se tornar um exímo pianista?
    É.



    E não há como te responder isso sem usar de argumentos motivacionais (como a talentosa CheshireCat comentou).
    Se outras pessoas acham que você não consegue por começar com uma certa idade já, isso é um problema. Se você acha que não consegue, isso já é outro problema. No primeiro caso, o que você pode fazer é fechar seus ouvidos (para a opinião dos outros, não para a música). No segundo caso, só você pode saber se consegue ou não. Eu acredito que uma pessoa que não começou a estudar música desde cedo pode se tornar um exímio músico, mas isso não é uma teoria que você pode simplesmente "provar ou não".

    Abraço.

    virtu
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Idade para começar nunca é o limite, muito menos uma barreira.

    Siga em frente com seus estudos, procure se dedicar conciliando vida estudantil, profissional e familiar e com o tempo notará que somos capazes de tudo quando queremos.

    Basta querer!!! =)

    Sathos K.
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Bom independente de opiniões eu vou treinar de qualquer forma como se fosse a coisa mais importante para mim, desmotivado eu não vou ser, por isso que eu pedi sinceridade nas opiniões.

    Mas se tem algo que me incomoda é não ver um grande nome, que tenha começado pelo menos com 15 ou mais no meio erudito, claro que minha lista de pianistas não é muito grande, mas se alguém souber de alguém já é um bom sinal para mim.

    Então, realmente tem muita gente que diz que pra ser um grande musicista, você deve estudar desde criança. Mas eu não acho isso verdade.

    Eu também concordo com você cheshire, eu sempre vi potencial em mim para fazer as coisas, e não acho que seja impossível, mas uma boa parte de mim fica em dúvida disso, acho que vou alcançar um ótimo nível, mas vou ter limitações, como por exemplo rachmaninoff concerto 3 que eu gostaria de tocar ou la campanella, que são obras que eu simplesmente adoro.
    E sua moonlight ficou belíssima, muito bonito! Eu no começo tava tentando tirar ela, tirei acho q 12 compassos só mas parei pra tirar outra que meu professor pediu :(, e no momento estou sem piano para treinar ela so tenho um teclado de 4/8.
    Mas eu não toco fluído assim, eu ainda faço um bom esforço pra acertar as teclas xD.

    Se você acha que não consegue, isso já é outro problema.

    Então amigo, eu não tenho esse problema, é so uma parte de mim, como ja disse, é um tipo de bloqueio mental de ficar livre dessa idéia.

    E uma coisa que eu gostaria de saber também, é a coisa sair tudo fluído até nas coisas mais difíceis sabe, porque eu não sei como funciona essa evolução no piano, mas por enquanto ta dificil de saber porque são tantas teclas T-T, isso é como se tivesse que esperar para o piano virar uma extensão do seu corpo?

    TerraSkilll
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Sathos K.
    Ter dúvidas e receios é normal. Desistir por causa delas é que é um problema. Veja que, daqui a alguns anos (depois de muito estudo, espero), você olhará para esse tópico e pensará: "puxa, como eu pude ter tantos receios?". Não se prenda por causa de um medo, ainda mais quando ele é pequeno perto de sua vontade de aprender.

    Abraço.

    CheshireCat
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    TerraSkilll
    E não há como te responder isso sem usar de argumentos motivacionais (como a talentosa CheshireCat comentou).
    Obrigada pela parte que me toca. =)

    Sathos K.
    Mas se tem algo que me incomoda é não ver um grande nome, que tenha começado pelo menos com 15 ou mais no meio erudito, claro que minha lista de pianistas não é muito grande, mas se alguém souber de alguém já é um bom sinal para mim.

    Espere mais alguns anos e você vai me ver! =P
    Deixando a brincadeira de lado, eu entendo que é bom ter um exemplo pra gente se espelhar. Mas pense assim: não conhecer ninguém não significa que é impossível. Você sempre pode ser o primeiro.

    mas vou ter limitações, como por exemplo rachmaninoff concerto 3 que eu gostaria de tocar ou la campanella, que são obras que eu simplesmente adoro.

    Você acha que não vai ser capaz de tocar essas peças? Ou que vai demorar muito? Ué, não existe peça impossível. Chutando alto, se você só conseguir tocá-las com 35 anos, que seja!

    E sua moonlight ficou belíssima, muito bonito! Eu no começo tava tentando tirar ela, tirei acho q 12 compassos só mas parei pra tirar outra que meu professor pediu :(, e no momento estou sem piano para treinar ela so tenho um teclado de 4/8.
    Mas eu não toco fluído assim, eu ainda faço um bom esforço pra acertar as teclas xD.


    Obrigada. =)
    Olha, eu realmente não aconselho nenhum iniciante pegar uma sonata pra tocar. Esse movimento dela nem é tão complicado quanto a "acertar as notas", mas é normal que você tenha dificuldade. O que essa peça exige mais é expressividade e tirar um som adequado do piano. Como você ainda tá começando, não tem nem como se preocupar com isso e com acertar as notas.

    mas por enquanto ta dificil de saber porque são tantas teclas T-T, isso é como se tivesse que esperar para o piano virar uma extensão do seu corpo?

    O.o
    Prática. Prática. Prática. E muita paciência. É assim que funciona a evolução no piano.

    Adriano.Kai
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Sathos K.

    É impossível alguém que começou a tocar com 3 anos de idade, chegar aos 17 e não ser tão bom assim? Da mesma forma também é possível alguém que começou com 17, chegar aos 20 tocando muito bem.

    Eu costumo dizer que quanto mais difícil, melhor. Cada um tem uma facilidade de aprender, e também cada um tem uma dedicação. Quem faz seu limite é você.

    Boa sorte.

    Artref
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Se quer ser um grande pianista, dedique-se e seja, ué. Acho que é possível ser um concertista começando tarde sim, depende do seu talento e da sua dedicação, e não da sua idade. Mas é óbvio que quem começou quando era criança tem muitas vantagens e já andou bastante, portanto você vai ter que correr atrás.

    Eu acho bem possível sim. Só que acho que é muito cedo pra você decidir isso, afinal você disse que só fez 2 semanas de aula.

    Com o tempo você vai acabar sentindo se tem dom ou não. Se perceber que tem facilidade e dom para a música, não vejo motivos para você não ser um grande pianista.

    Sathos K.
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    É impossível alguém que começou a tocar com 3 anos de idade, chegar aos 17 e não ser tão bom assim? Da mesma forma também é possível alguém que começou com 17, chegar aos 20 tocando muito bem.

    Faz sentido x), eu penso que mesmo com o fator da idade tem que ter o fator de se interessar, deve ter pais que colocam crianças que acabam não tendo interesse e acabam não dando certo...

    Com o tempo você vai acabar sentindo se tem dom ou não. Se perceber que tem facilidade e dom para a música, não vejo motivos para você não ser um grande pianista.

    Bom, se tem algo que fez eu finalmente me decidir a tocar piano, foi +- achar que tenho alguma facilidade para piano, sempre desde quando comecei a tocar flauta transversal lah nos meus 6~7 anos eu falava para mim mesmo, "po, acho que piano eu ia me da muito bem", mas ficava so na cabeça, confesso que me arrependo um pouco de não me tocar e decidir isso cedo, mas o pensamento de achar que eu servia muitoo bem pro piano vem desde o começo na música..

    Quando eu tocava guitarra ou flauta eu não tinha nenhuma vontade de ter um nivel bem alto, mas no piano, eu não sei porque, eu sinto essa necessidade de alcançar um nível excelente... e sei que não quero a fama também, só quero não ter limites, tocar o que eu quiser.

    Mas como a cheshire e artref falou, só vou ter mais clareza dessas coisas mesmo com a constante prática, afinal, só estou a 2 semanas fazendo aulas... Bom, mas eu gosto de conversar sobre essas coisas, valew a todos que colaboraram com suas opiniões ai o/.

    J.Dionatan
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Sathos K.

    Se voce quer.. voce consegue...
    Não esqueça de vencer um objetivo de cada vez, e nunca pule etapas.

    (p.s. começei a estudar piano há um mês, e tenho 26 anos, e serei um pianista... Quando? R: quando chegar a hora e tiver estudado o suficiente)


    Simples.

    CRF Leo
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Eu acho que idade não tem nada a ver
    Tem um grande pianista brasileiro ai(esqueci o nome) que começou com 14 anos e não enxergava bem. Vi a reportagem na globo a um tempo, alguém deve lembrar xD

    Eu tenho 15 e estou começando a ler partitura esse ano, aprendi a tocar algumas músicas seguindo tutoriais no youtube hehe, ai decidi entrar na aula pra aprender notação musical, mas to levando fé, e se vc tiver fé vai longe :)

    PianoGlauco
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    É questão de alma e vontade.
    claro que é mais fácil quando criança, pois é mais tranquilo para criar sinapses e não tem bloqueios, auto-boicote e o famoso medo de errar e pagar mico.
    Os adultos tem a vantagem do foco, da motivação e da disciplina.
    Você chegará onde quiser, desde que QUEIRA. A música é natural no ser humano, basta deixar com que as coisas fluam. Não interfira com o intelecto. Compare-se apenas com você mesmo.
    Não adianta tocar 21 notas por segundo e não emocionar... virtuosismo não faz de ninguém um grande pianista.

    Piano ON GRACE
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Comecei com 15... hoje com 23 comecei a enteder a razão de ser de algumas coisas. foi coo alguem disse ai em cima certas coisas vem com o tempo... talvez demore 10 anos pra você aprender alguma coisa, que seja, mas vale a pena esperar. temos que nos concientizar disso e ponto final.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Evolução no piano? Tem algum limite?