"Casio WK-500, o que vocês acham para um iniciante?"

    Autor Mensagem
    Bruxão
    Veterano
    # abr/10


    Olá pessoal,

    Sou iniciante na área de teclados e estou querendo partir para um equipamento melhor.

    Comecei a tocar há 5 meses num PSR-78 que foi do meu pai e estava há um bom tempo encostado aqui. Ele foi bom para me dar uma idéia mais ou menos de notas/tons e de como se tocar teclado, mas agora vejo que suas 4 oitavas me limitam quando tento tocar alguma composição de piano ou algo que necessite de um som mais realista (apresenta polifonia máxima de apenas 12 notas). Fora a falta de sensibilidade nas teclas, que somada à baixa polifonia, me faz executar versões bastante ordinárias das músicas que ouço. E como um teclado ultrapassado ele apresenta inúmeros outros fatores que me desagradam, e se eu fosse escrever tudo aqui enrolaria demais.

    Enfim, pesquisando por tópicos aqui no fórum foram sugeridos para pessoas em situações parecidas com a minha (mais frequentemente) o PSR-e413 e o MM6, dentre outros que foram citados com menos frequencia.

    Consegui testar o PSR-e413 e o MM6 aqui em Fortaleza e gostei deles, mas alguns timbres do MM6 não me agradaram muito, como o Harpsichord.

    A questão é que costumo treinar mais músicas de Power Metal, múscas essas que possuem certa frequencia de uso de Harpsichord, Pianos, Strings, Sawtooth, Bells Pad, Clavi, Organs e outros, e gostaria que tais timbres fossem os mais fiéis possíveis.

    Bom, pesquisando mais conheci o Casio WK-500 e gostei muito do que ouvi (já que não tive como testá-lo até o momento, por não achá-lo mesmo). Ele possue alguns bons pianos e um Haprsichord que me agradou bastante. Para ilustrar o que eu digo aqui vão alguns vídeos:

    http://www.youtube.com/watch?v=CsmBZNnWfnY -> Harpsichord

    http://www.youtube.com/watch?v=yxr9iTtYv1M -> Alguns pianos

    http://www.youtube.com/watch?v=CKlnFdc_P2A&feature=related -> Visão geral do piano, mostrando a maioria dos recursos

    Recursos esses que também me agradaram bastante:
    - Possui 76 teclas, o que me possibilitaria tocar as músicas de Piano.
    - Teclas fechadas (de piano), pesadas e com sensibilidade.
    - Banco de memória de timbres (até 32 timbres que podem ser gravados) o que me possibilitaria uma rápida troca de timbres quando tocando ao vivo.
    - Arpeggiator, Sampling, Sequencer, Gravação em Cartão de Memória, Dual Voices, Splits, dentre outros.

    Então, me interessei muito por ele e na Playtech ele está de até 10 vezes de 164, mais ou menos o preço que eu pretendo gastar com o novo teclado.

    O problema é que eu não tenho como testar, não sei qual a qualidade de construção e material dele, se ele é bom pra tocar ao vivo com banda, ou seja, devido à pouca informação sobre o teclado eu não sei se vale realmente a pena comprá-lo. Sei que alguns comentaram que esses novos teclados da Casio são de melhor qualidade do que os teclados de linhas mais antigas da marca.

    Sei que alguns vão me sugerir sintetizadores por causa do estilo que toco, mas estão meio caros e não me importo de usar arranjadores, se forem bons, claro ;)

    Então pessoal, vale a pena comprar o Casio WK-500?

    Espero respostas. Agradeço desde já.

    Penta_Blues
    Moderador
    # abr/10
    · votar


    Boa noite!!!

    Bruxão
    Vc pesquisou o tema "Teclado para Iniciantes"?
    Na BUSCA vc encontra isso:
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/232785/relacionados.html
    Agora, se a dúvida é especificamente sobre o teclado WK-500 vc deveria deixa mais claro no título de seu tópico.

    Regras do Fórum Cifra Club
    1. Criação de tópicos
    1.3. Antes de criar um tópico, use a busca e verifique se o assunto já não foi ou está sendo discutido. Tópicos repetidos podem ser apagado caso a moderação ache necessário.
    1.4. Deixe claro o assunto do tópico no título. Títulos como "preciso de ajuda", "alguém sabe..." podem fazer com que o tópico em questão seja fechado e/ou apagado. Lembrando que títulos precisam ter pelo menos 3 palavras e 15 caracteres.

    Valeu!!!

    Bruxão
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Bom, pesquisei com "iniciante" apenas.

    É que na verdade o WK-500 é uma sugestão minha para a discussão, para saber um comparativo dele com os teclados já citados nos tópicos em que pesquisei, já que há apenas um tópico em que se fala dele aqui no fórum.

    É também para saber o que é melhor pra mim, Sintetizador ou Arranjador.

    Enfim, é isso, hehe

    Espero poder continuar com meu tópico...

    Obrigado pelo post Penta_Blues ;)

    Penta_Blues
    Moderador
    # abr/10
    · votar


    Boa noite!!!

    Bruxão
    Eu acho que é uma forma de deixar mais claro e de diferenciar do tema que já possui vários tópicos abertos.
    Caso vc ache interessante, solicite alteração do título na Central de Ajuda.
    Valeu!!!

    Bruxão
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Acho que não é necessário Penta_Blues, creio que quem realmente se interessa em ajudar vai entrar no tópico e deixar sua sugestão.

    Obrigado.

    ;)

    Bruxão
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Título novo e tópico reaberto.

    Ainda aguardo sugestões ;)

    _Rattu_
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Bruxão


    Seja bem vindo ao forum

    Antes de mais nada, é difícil encontrar um teclado com todos esses
    recursos e que faça tudo realmente bem. Até os teclados top de linha tem suas fraquezas.

    Em se falando de polifonia, tenho uma notícia não muito boa. Geralmente sintetizadores não tem polifonias muito altas. Você vai encontrar essas possibilidades de polifonias acima de 32 em piano digitais. Em sintetizadores que te possibilitem, por exemplo, conseguir uns timbres gordos e bem trabalhados (você VAI ter que trabalhar neles, se quiser mexer com sints) a la Dream Theater, geralmente você vai ter polifonias em torno de 1 a 4 notas (analógicos reais) e 8-16 (digitais e virtual-análogos).

    Por isso não é de fato uma boa idéia querer pianos/cravos no mesmo teclado dos sints, quando o teclado é bom em um, geralmente não é bom no outro e vice-versa. Até a Nord, top em teclado pelo mundo tem um teclado pra teclas vintage e outro pra sints, por que são aplicações bem diferentes. Não é bom, mas é possível ter tudo em um só.


    O MM6 até onde eu sei é um teclado confiável, pode controlar bem outros instrumentos MIDI e tem timbres internos bem interessantes pra faixa de preço. "Fiéis" como você diz. Porém, se quiser alterar algo, o MM6 (assim como o Casio que você citou, porém o Casio não tem nem roda de modulação) é impossível. Você vai ter que aceitar os timbres do jeito que estão nos dois teclados. Quer dizer, vai ter investido R$1600 em média, pra ter que revender mais barato depois, se quiser melhorar o set.

    Talvez seja jogo pra você trabalhar com um teclado com bons pianos/cravos + módulo só pra síntese. Ou o contrário, um teclado sintetizador + módulo rompler, com bons pianos, cravos e cordas interessantes.


    Ce está interessado só em equipo novo, ou está aberto a vintages também? Eu comecei meu set com um módulo Proteus 1 (que Deus o tenha) que tenho muita saudade. Tem ótimo timbres sampleados, (tudo o que você disse, pianos, cravos, cordas, corais, alguns sints, pads) bem convincentes mesmo, o cravo e o piano especialmente. Você poderia plugar esse módulo a um bom controlador MIDI de teclas semi-pesadas e mandar bala. Sai muito mais barato do que um teclado "faz tudo" e te possibilita fazer upgrade depois, podendo comprar outros módulos que venham a te interessar, ou mesmo usar um notebook com o controlador.

    Um MM6, assim como esse Casio (nada contra Casio, eu mesmo adoro a Casio dos anos 80 e tenho um sint fodão deles da época) não são sints que você vai querer manter depois que "amadurecer" os conceitos tecladísticos. Você vai perceber suas falhas em pouco tempo.

    se te interessar o módulo Proteus, tá nessa média de preço de R$300: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-140716525-proteus-1-_JM

    Sons do Proteus:
    http://www.synthmania.com/proteus_1.htm


    Controlador MIDI bom por R$1000:
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-142327266-teclado-controlador-m -audio-oxygen-61-midi-usb-_JM

    Bruxão
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    _Rattu_

    Primeiramente, obrigado pelas boas-vindas.

    Cara, achei a sugestão muito interessante, porém muito complicada, hehe.

    Entendi o que você quis dizer, mas surgiu alguns problemas.

    Tipo, esse controlador não possui algumas opções que poderiam me ajudar, como banco de memória de timbres, split e dual voices. O módulo possui ótimos sons, mas estou achando-os meios vintages, meio atrasados, não sei como explicar bem. E outro problema é a falta de um amplificador pra mim, no momento não tenho como gastar com isso. Ah, nada contra produtos vintage ou usados, mas queria comprar um produto com garantia ^^

    Se você tiver outras alternativas que posso me ajudar, por favor, poste aqui, e se achar que devo insistir na sua idéia, por favor, poste também, hehe.

    É isso, muito obrigado pela sugestão.

    virtu
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Eu optaria pelo Yamaha DGX-230 mesmo com as limitações que ele possuí.

    Ligaria ele num notebook para conseguir as vozes necessárias, teria as 76 teclas com sensibilidade (nao pesadas) e uma boa portabilidade, já que ele não é dos maiores.

    Bruxão
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    virtu

    Obrigado pela sugestão.

    Mas os recursos de banco de memória de timbres, splits, dual voices e sampling são realmente muito importantes pra mim, iriam me ajudar bastante em apresentações ao vivo.

    ;)

    virtu
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Isto ai cara, vai eliminando as sugestões conforme as tuas principais exigências.

    Instrumento completo como tu quer é complicado de achar sem investir muita grana, por isso se pergunte o que tu MAIS precisa e coloque em ordem de importância, publique aqui e aguarde as sugestões.

    Desta forma tu irá facilitar a vida do pessoal para te ajudar.

    Bruxão
    Veterano
    # abr/10 · Editado por: Bruxão
    · votar


    Mais eu já postei no primeiro post cara, pode ir ver lá que tá escrito o seguinte:

    Recursos esses que também me agradaram bastante:
    - Possui 76 teclas, o que me possibilitaria tocar as músicas de Piano.
    - Teclas fechadas (de piano), pesadas e com sensibilidade.
    - Banco de memória de timbres (até 32 timbres que podem ser gravados) o que me possibilitaria uma rápida troca de timbres quando tocando ao vivo.
    - Arpeggiator, Sampling, Sequencer, Gravação em Cartão de Memória, Dual Voices, Splits, dentre outros.

    Isso tudo tem no Casio WK-500, mas se você acha que ele não vale a pena é só dizer, isso até o momento ninguém disse, então ele ainda me parece uma melhor opção...

    Além do mais eu não estou eliminando sugestão nenhuma, estão todas aqui no tópico, se no final eu achar melhor uma delas com certeza eu vou seguí-la, é isso cara.

    Mais uma vez agradeço a sua ajuda.

    - EDIT -

    Em outro tópico eu vi uma galera falando muito mal do DGX 230, de suas limitações e que só prestava nele as teclas. Infelizmente, não achei mais esse tópico, por isso preferi não citar isso na minha primeira resposta, mas esse comentário com certeza me deixou com um pé atrás em relação ao teclado.

    virtu
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Beleza Bruxão, vi lá sim no seu primeiro post, agora tu reforçou e o pessoal não vai ficar mais dúvida quanto ao que você precisa.

    Sobre o Casio, não posso falar, mas o colega _Rattus_ já fez alguns comentários a respeito dele, nao sei te dizer se estes comentários te ajudaram ou não.

    Sobre o DGX-230... este é um teclado arranjador para se tocar timbres de Piano =) nisto ele é forte.

    Abraços e boa sorte na sua pesquisa =)

    Bruxão
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    virtu

    Muito obrigado ;)

    _Rattu_

    Esqueci de mencionar que o Casio WK-500 tem polifonia máxima de 48 notas...

    Ainda no aguardo por mais sugestões ;)

    _Rattu_
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Bruxão

    O módulo tem split, dual, trial, quadrial, sextial se você quiser, mas de fato, os timbres são de uma outra época ;)

    Tava lendo melhor sobre o Casio. As teclas dele não são pesadas, são apenas no formato box.

    Uns sons dele. Parecem bons! http://www.youtube.com/watch?v=yxr9iTtYv1M

    Ele tem uns efeitos interessantes. Li que ele tem capacidade de sample. Se tiver sampler mesmo, não há nada melhor nesse preço. Fiquei meio impressionado com esse bicho.

    Bruxão
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    _Rattu_

    Estranho, eu tinha lido que ele tem um sistema de teclas mais pesadas nos sons mais graves e que iam ficando leves na medida que o som ia se tornando mais agudo.

    Ah, eu postei esse vídeo dos pianos lá no meu primeiro poste, junto com outro que mostra o sampler dele ;)

    J.Dionatan
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    as teclas do wk 500 são leves conforme especificacoes, porem as do dgx citado também então pelas outras especificações pontos a mais para o wk... Mas nunca vi ele pessoalmente, eu sugeria o S550B mas não encontraria as 76 teclas né..

    Bruxão
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    J.Dionatan

    Obrigado pela sugestão ;)

    Eu particularmente gostei do S550B, apresenta aquele "Octave Upper" dele que se tivesse no meu PSR-78 eu iria ficar muito feliz, hehe.

    Ele me parece ser superior que o WK-500 tanto no som quanto nas funções próprias, mas é também um pouco mais caro e não tem como eu pagar mais de 2000 num teclado no momento, e é por isso que venho buscando alternativas pra ter um equipamento de qualidade(e que preencha a maioria dos meus requisitos) por um bom preço ;)

    Até mais, obrigado novamente. Ah, continue sugerindo, por favor, hehe.

    J.Dionatan
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    eh que eu vi ele numa loja aqui em curitiba na promoção por 1.800 e acredite.. aqui os preços são bem salgados, em média uns 20 % acima de sampa

    Bruxão
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    J.Dionatan

    Eita, na Teclacenter se fosse a prazo ficaria bem mais que 2000 reais...

    =(

    janick
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    É nois que voa Bruxão

    huahauhuahuahauhauhauhauahuhauahu

    Bruxão
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    janick

    Haha, pow cara, quase um mês depois você posta.

    Podia ter deixado sua opinião/sugestão.

    Haha, é isso, valeu!!!

    ;)

    Peter Ph100
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Cara esse teclado é otimo!!! Tem 200 ritmos e 670 timbres. Fora o sampler de 10 segundos que te ajudaria a tocar ao vivo. Recomendo completamente.

    Bruxão
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Peter Ph100

    Obrigado pela opinião ;)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a "Casio WK-500, o que vocês acham para um iniciante?"