O que são aqueles desenhos em cima do yamaha DX7?

    Autor Mensagem
    MusicMe
    Veterano
    # abr/10


    Bom pessoal, pode parecer bobagem mas é só por curiosidade mesmo. Aqueles desenhos parecendo gráficos em cima do Yamaha DX7 são exatamente o que?
    Aqui está a imagem pra quem não conhece.
    Agradeço desde já.

    J.Dionatan
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Nunca utilizei um DX7, possuo o Juno D que tem um gráfico similar que mostra aonde a edicao dos parametros do patches afeta no timbre como atack, delay etc... Acredito pela imagem que seja a mesma idéia. Mas com certeza logo alguem responde de forma mais correta e completa.

    Cleber Vaz
    Veterano
    # abr/10 · Editado por: Cleber Vaz
    · votar


    MusicMe

    Dos gráficos na parte da direita, o esquerdo é dos envelopes enquanto o da direita é do "keyboard scaling" para regular volume e etc em partes específicas do teclado, já aquelas várias figuras com "quadradinhos" numerados representam os possíveis algorítmos de programação do DX7, tanto um quanto o outro são para consulta rápida. Uma vez que se entenda o que representam essas figuras fica bem prático programar o DX7.

    _Rattu_
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Cleber Vaz

    O engraçado é que o DX7 à primeira vista parece um monstro de outro planeta a ser estudado. O vst FM7 me ensinou muito sobre a síntese dele, e se não fossem as palavras abreviadas, e o sistema de menus altamente criptografado, a coisa toda do DX7, eu diria, seria até fácil de compreender. Você pode partir aprendendo síntese analógica pra depois partir pra uma leitura simples (tenho um PDF interessante e bem simples explicando), testando o que se aprendeu no VST.

    Cleber Vaz
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    _Rattu_

    Eu tive a oportunidade de possuir um DX7 por 8 meses e me dei bem com a síntese FM, depois de ler uma matéria de uma revista da época facilitou mais ainda.

    Você pode partir aprendendo síntese analógica pra depois partir pra uma leitura simples (tenho um PDF interessante e bem simples explicando), testando o que se aprendeu no VST.

    Lembro que foi uma grande surpresa pra mim descobrir que a síntese analógica, que já trabalho faz tempo (até já montei um analógico), não tem muito a ver com o DX7 e que para aplicar os conceitos de síntese analógica no DX é necessário adaptar muita coisa, desde a seleção das formas de onda ao ausente VCF, é preciso familiarizar-se com o "monstro" e uma vez feito isso é só ir olhando os algorítmos no painel e programando.

    Alguns dos algorítmos do DX7 são feitos de modo a facilitar a associação com os analógicos mas mesmo assim é preciso saber escolher as frequências moduladoras e moduladas para conseguir
    as formas de onda que se deseja, além do fato de o DX7 não possuir um "filtro" e o papel da filtragem ser assumido por FM dá um nó numa cabeça "analógica" mas é como aprender um novo idioma, não dá pra ficar traduzindo, é preciso entender a linguagem.

    [OFF] Algum progresso com o módulo?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a O que são aqueles desenhos em cima do yamaha DX7?