Piano Digital e MacBook Pro, o que dá pra fazer?

    Autor Mensagem
    Christian Pereira
    Veterano
    # mar/10


    Gente quem puder me ajudar me envie um e-mail
    christian@folha.com.br ou christian@oi.com.br

    Tenho um Kurzweil SP 76 e um MacBook Pro. Gostaria de saber o que dá pra fazer no sentido de usar um programa pra estúdio e palco, simulando timbres e tal... estou meio sem grana para adquirir um teclado novo.

    Quero saber que programa devo arrumar, se resolve um cabo midi/usb??
    O que posso fazer??

    Aguardo! Me ajudem ae... por favor

    Abraço

    T-Rodman
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Depois de arranjar alguma interface midi, tipo placa de som externa ou adaptador USB-MIDI e um par de cabos MIDI, você pode conectar seu teclado ao macbook.
    Ponto. Você tem um arranjador MIDI no macbook a partir de agora.
    Se tiver a placa USB, também vale conectar seu teclado via P2, para também gravar diretamente os sons do teclado no macbook.

    O programa inicial, do lvl mais básico: garage band, incluso no iLife (geralmente vem incluso nos macbooks).

    Programa intermediário: Logic Express. Salvo engano, custa R$ 550 na apple store BR.

    Programa avançado do MAC: Logic Pro.

    Programa de terceiros: hum, tem um monte. A maioria vai funcionar como plugin do Logic, mas também funciona 'stand alone'. Um exemplo que eu tenho de cabeça: IK Multimedia Total Workstation 2 ou o Sample Tank2

    Fora isso, a partir de um DAW, você vai começar a usar plugins VST. Alguns grátis você encontra aqui:
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/206135/

    Fora disso, só comprando algum programa de terceiro mesmo.
    O melhor disso, muitas vezes não é só os 2000 sons diferentes que um programa desses pode te servir, e sim a possibilidade de começar a gravar tudo, como uma workstation - coisa antes limitada a teclados caros e complicados. Isso é muito mais simples hoje em dia com os mac/PCs e programas DAW.

    amplexos

    T.

    Christian Pereira
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Mas não entendi o seguinte: Depois de arranjar alguma interface midi, tipo placa de som externa ou adaptador USB-MIDI e um par de cabos MIDI, você pode conectar seu teclado ao macbook.
    Ponto. Você tem um arranjador MIDI no macbook a partir de agora.
    Se tiver a placa USB, também vale conectar seu teclado via P2, para também gravar diretamente os sons do teclado no macbook.


    Vi uma interface/cabo MIDI-USB da Edirol... eu tenho um UCA-200 da Behringer... do que preciso? E quanto aos atrasos??

    Fora o software, o que preciso de cabos? Interface? Hardware?

    T-Rodman
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    UCA200 da Behringer não tem entrada MIDI, certo?
    - então não é a interface que estou me referindo.

    As interfaces USB mais comuns, de entrada, seriam a M-Audio Fast Track Pro ou a Presonus Audiobox USB. Ambas tem entrada MIDI, e funcionariam ao mesmo tempo como placa de som e interface MIDI. Custam na faixa dos R$ 550~700

    Outra solução é esse cabo MIDI-USB da Edirol que você citou. Tem um da M-Audio também. Custam na faixa dos R$ 250~350.

    A partir da aquisição ora da interface, ora do cabo USB-MIDI, vai restar o par de cabos MIDI que você encontra por vários preços, tipo R$ 20~50.

    Quanto a atrasos, com MAC e os drivers ASIO, você não vai notar problemas.

    De hardware, você vai precisar da interface e cabos só.
    Com a interface USB como o da Presonus ou M-Audio, o que você poderia montar seria um setup desses aqui:
    http://www.presonus.com/media/diagrams/AudioBox_USB-Hookup.pdf

    Christian Pereira
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    me tira a dúvida, o resultado é o mesmo entre a inferface e o cabo midi-usb??

    T-Rodman
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Inicialmente sim. Se a intensão é só enfiar o teclado no macbook, sim, a interface vai servir. Só te adianto que 99% do povo começa com uma interface USB de MIDI e depois parte para uma interface com som, porque começa a gravar e vê que as placas onboard começam a dar piripaque.
    Mas sim, o adaptador USB-MIDI funciona.

    Christian Pereira
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    a minha intenção é tocar ao vivo, só isso...

    Minow
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Piano Digital e MacBook Pro, o que dá pra fazer?

    Tudo!

    Na suite do Logic vem um programa chamado Mainstage. Ele é sensacional, feito pra usar ao vivo. Você pode usar ele pra carregar timbres dos seus VSTis e fazer várias coisas lindas.

    Compre uma interface USB/FW com entrada MIDI e seja bem vindo ao maravilhoso mundo onde tudo é possível.

    sarpa
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Minow falou tudo!

    Utilizo o MainStage ao vivo, somado à uma M-Audio Fast Track Ultra e um Roland Juno-Stage. É porrada!

    dtplayer
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Compra uma interface MIDI/USB e baixa o driver Asio4all (www.asio4all.com). Com o MAcbook pro creio que tu não vai precisar de interface de audio. Depois baixa os VSTs e um host (www.4shared.com), procura pelos da Native Instruments, 4front Arturia. Depois é só ser feliz, com VST da pra fazer tudo!

    Christian Pereira
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    mas e os problemas de latência, ou lentidão na resposta ao som??
    só o cabo resolve com o meu macbook?

    tecladoprofusao
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    dtplayer
    baixa o driver Asio4all
    Pro Mac? o.O
    Não sabia q o A4A funcionava em Mac... Sério, é novidade pra mim...

    T-Rodman
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    ASIO é driver nativo no Mac. Não necessita do Asio4all, e nem existe.

    Christian Pereira
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    galera!!!!
    mas e os problemas de latência, ou lentidão na resposta ao som??
    só o cabo (midi/USB) resolve com o meu macbook?

    Christian Pereira
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    preciso ou não de uma interface de audio??
    qualquer cabo serve (paraguai) ou tem que ser de marca tipo Edirol ?!

    ssmoura
    Veterano
    # jun/10 · Editado por: ssmoura
    · votar


    Um pouquinho tarde mas vamos lá..

    Também uso um MBP. Se a intenção é tocar ao vivo, use o dinheiro da interface pra comprar memoria ram.

    Se seu MBP for igual ao meu (modelo 2010 unibody), deve ter vindo com 2 ou 4gb de memoria.

    Compre 2 pentes de 4gb pra deixa-lo com 8gb de RAM. A memória é a DDR3 1067 MHz. (Ta um pouco cara, mas vai baixar)

    Com essa configuração, vc não precisará de interface. No meu caso, que tenho um Korg X50 e um Yamaha CP33, ambos possuem USB to Host (Foi condição para compra-los, pois já visava seu uso tb como controladores).

    Então, eu só preciso de um cabo usb pra rodar tranquilo qualquer VSTi.

    E realmente, o MainStage do Logic é excelente pra isso! Mas, se vc nunca usou o Logic, começa a fuçar o GarageBand que já vem no MBP. Depois que aprender a usar o GarageBand, passa pro Logic que fica fácil.

    Agora, se resolver gravar, ai eu indicaria uma Fast Track Pro da M-Audio. Pra mim, é a que melhor se adapta ao MBP.

    Abs

    Saulo Moura

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Piano Digital e MacBook Pro, o que dá pra fazer?