Sincronismo/independência das mãos

    Autor Mensagem
    Copos De Agua
    Veterano
    # mar/10 · Editado por: Copos De Agua


    Olá colegas do fórum teclado,

    Eu já toco guitarra há uns 2 anos e agora resolvi roubar o teclado do meu amigo para aprender a tocar. Já sei alguns acordes, pentatônica, escalas maiores e menores com uma só mão(não tenho sincronismo com as duas mãos ainda, só fui pegar o teclado ontem).

    Agora a duvida é... como devo treinar sincronismo das duas mãos? tocando escalas? Acordes? Como devo? Eu usei a busca e falam para você tocar a escala maior de dó até a quinta e voltar, mas depois fui tentar outras coisas (aquelas linhas de blues) e após um tempo considerável fazendo isso, não tive avanço algum(editando - não quer dizer que quero aprender a tocar em dois dias! Apenas não sinto meus dedos melhorando como foi quando aprendi guitarra)


    O que vocês recomendam? E se possível, vocês podem me recomendar algum método de teclado ou alguns exercícios a mais?

    grato

    KeysMan
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Copos De Agua

    só fui pegar o teclado ontem...

    ...após um tempo considerável fazendo isso, não tive avanço algum


    Cara...

    se vc acha que um dia de treinos e exercícios é suficiente para que vc vire o rei dos teclados, é melhor encarar uma outra realidade...
    Tocar bem exige muita determinação, dedicação e TEMPO.

    Há alguns videos bons rolando na net, inclusive no youtube, sobre algumas técnicas para independência das mãos.
    Se vc procurar bastante, vc vai ver algumas video aulas de Jordan Rudess (Dream Theater) ensinando exercícios para tal finalidade... Achei muito proveitoso na época...

    Ach que treinar coisas fáceis no início é o melhor a fazer... alguns arpejos com mão D enquanto mão E bate o tempo com acordes...

    Outro bom estudo seria o Hanon... apesar de ser grandezinho, muitos músicos aprovaram e continuam aprovando...
    As desvantagens é que vc precisa saber um pouco de partitura, e, como disse antes, requer muita dedicação.

    Eu sei que ficou meio paradoxal eu pedir pra vc começar com coisas fáceis e fui falando do Hanon... Mas pode ser que algum dia ele te sirva em alguma coisa, se vc realmente quer continuar nesse instrumento, pode ser útil.

    Um link para baixá-lo:

    http://www.4shared.com/get/19785383/41f52998/The_Virtuouso_Pianist_-_H anon.html

    Espero ter ajudado.

    Abraços!

    KeysMan
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    http://www.youtube.com/watch?v=7rZKSC9on04

    Essa cara extraiu esse exercício do video de Jordan Rudess...
    É para independência dos dedos.

    Abraços!

    Mauro Lacerda
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    e após um tempo considerável fazendo isso, não tive avanço algum


    Um dia inteiro e você ainda não aprendeu a tocar teclado? Melhor desistir, aprender pintura, dança, artes marciais, fotografia hehehehehehehe

    Copos De Agua
    Veterano
    # mar/10 · Editado por: Copos De Agua
    · votar


    NÃÃÃÃÃOOOOOOOOOO
    não quero dizer "eu não aprendi a tocar", estou meio que me baseando na minha experiência com a guitarra, que eu fiquei algumas horas fazendo exercícios e eu sentia que meus dedos me obedeciam melhor, enquanto no teclado continuo com alguns problemas, mas realmente isso pareceu afobado da minha parte :(

    mas enfim, muito obrigado pelo livro, ajudará muito

    Gonzalez_keyboard
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    cara que tipo de teclas esse teclado tem? teclados com teclas muito leves demoram muito mais tempo para este tipo de exercicio ter resultado e mesmo assim, o resultado não é o mais satisfatório, pelo que eu intendi vc quer que as 2 mãos façam a mesma coisa? só fazer o pentacorde(C-D-E-F-G) não vai resolver seu problema, tente Czerny Op337 ou O hanon, ou alguns outros exercicios pra tecnica, e também esses exercicios servem tanto para mecanismo dos dedos, como para agilidade e velocidade, se precisa de alguma coisa ae da um salvenomeuemail, raphagonzart@hotmail.com abraçao

    Copos De Agua
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Gonzalez_keyboard

    Não sei, viu. É um Yamaha PSRE-213

    Olhando o Hanon, parece ser bem complicadinho para o começo. Estava trás de algo mais simples. Vou tentar isso dos arpeggios que o colega acima disse

    Gonzalez_keyboard
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    o hanon é facil, esse papo de queeleé complicado é lenda urbana, seuteclado tem teclas muito leves,este deve sero principal fator porvocê não ter obtidoainda os resultados, qaulquer coisa estamosai, abraços

    ThiagoMafra
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Copos De Agua

    Cara, eu entendo o q vc falou sobre sentir diferença nos dedos... É exatamente o q o hanon me faz sentir, mesmo num psr. Não é bem q vc já aprendeu, mas q há uma diferença mesmo q seja 0,000...01. rsrsrsr. Eu sei como é.

    Agora qto a essa independência q tu quer acho q no seu caso não é ainda a independência q vc tem q treinar, e sim igualar as duas mãos.
    Pq com certeza a sua mão esquerda tá na frente em agilidade da direita e vc precisa pelo menos aproximar isso.
    Pelo tempo q tu ja tem de guitarra acho q o hanon, vai cair como uma luva, comece lentamente e depois q ficar perfeito naquele andamento, vá aumentando o andamento. Te recomendo começar com o exercício 1 e ir seguindo. Paralelamente o #39 do hanon pra pegar os dedilhados de escala. Se achar o hanon muito pesado tenta esse aqui: http://imslp.org/wiki/110_Progressive_Excercises,_Op.453_%28Czerny,_Ca rl%29 que começa do zero.
    Ah e se não sabe ler partitura, abraça... Aqui no fórum deve ter alguma coisa ensinando isso em algum lugar...

    Abraços.

    Gonzalez_keyboard
    Pra mim o hanon não é mamata, mas tb não é bicho de 7 cabeças. Agora pra iniciante do zero, é difícil sim. E esse czerny op337 eu acho um pouco mais forçado q o hanon...

    Gonzalez_keyboard
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    ThiagoMafra

    Ah cara sei lá eu não acho tão dificil, tlvs por que nunca os pratiquei como iniciante,ja tocava bem quando os peguei, mais eu tenho uns alunos iniciantes, que eu passo e eles pegam legal, outros não, depende da força de vontadee talento, mais eu acho que realmente forcei a barra tem coisas mais faceis.

    ThiagoMafra
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Gonzalez_keyboard

    Tb fui conhecer o hanon qdo já tinha um tempo...

    Qto aos alunos...
    Como vc faz os caras tocarem ? Por exemplo algum desses alunos toca o exercício #1 em bpm 108 ? ou é capaz de de tocar perfeitamente o #58 ?

    Gonzalez_keyboard
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Eu vou passando gradualmente, conforme a evolução de cada um, e principalmente no inicio, o mais importante não é a velocidade e sim a firmeza e tocar corretamente para almentar a velocidade aos poucos, não há necessidadede um iniciante fazer o #1 à 108, o proprio metodo diz para iniciar no 60bpm e aumentar conforme evolução.

    E quanto ao #58 tb, não é um exercicio pra ser feito logo de cara, assim como nenhum do hanon. o hanon é algo para ser pego aos poucos, tem que ter uma boa abertura nas mãos pra fazer este exercicio, porém ele tb é recomendado que se inicie em 60bpm.

    Inclusive é muito importante, que qualquer exercicio seja inicado lento, para corrigir possiveis erros e poder tocar com clareza e sem "sujar" o som para aumentar a velocidade.

    E respondendo sua pergunta, nenhum dos meus alunos iniciantes fazem o #58,até porque como te falei esses exercicios são passados aos poucos, e eu não permito que passem para o proximo enquanto não executarem bem um anterior, supondo que peguem 2 ou 3 por mes, levaria mais de 1 ano pra chegar no 58, ai ja não considero mais tão iniciante assim.ja o #1 tem sim um cara que ja tocava guitarra e começou a fazer aula e pegou em 1 mes fazendo em 108bpm, isso varias de pessoa pra pessoa, de dedicação pra dedicação, cara acredite técnica é concentração e treino.

    Ajudando o amigo que criou o tópico. tem um livro chamado "Novo método para piano" de A. SCHMOLL, não é a melhor coisa do mundo, mais no final dele tem uns exercicios para independencia dos dedos, bem mais simples que os que eu citei acima.

    Tony Piano
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Gente, desculpe me meter neste papo de feras... mas existe um livro muito bom chamado "Exercicios para Piano e Teclados", do Luciano Alves. Bom para iniciantes, bom para iniciados manterem os dedos "em forma"... rs... Eu tenho, estudo algumas coisas por ele... vale a pena conferir.

    Copos De Agua
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Nossa :O

    Então, ler partitura eu sei, mas não consigo ler duas claves com tanta fluência, mas de qualquer modo, é mais um estudo legal de se fazer

    teclado_mania
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Cara isso só se resolve praticando, também tenho uma dificuldade imensa de ler partitura corretamente e rapido pois não pratico muito com partitura pois uso mais cifra pra tocar nos lugares.

    Então pratique...Não vem pensando que vai aprender isso sozinho do dia pra noite...

    Copos De Agua
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    teclado_mania


    É, eu sei, já foi bem complicado conseguir ler com alguma fluência a clave de sol, mas é "só" prática mesmo

    ThiagoMafra
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Tony Piano

    Pra mim falta muito ainda pra fera...

    teclado_mania
    Copos De Agua
    Tb não tenho leitura fluente pra partitura à primeira vista. Agora sentar no instrumento e decifrar o q está ali, dá. Por exemplo: minha mão esquerda é menos ágil, então peguei o Op718 do Czerny (q é pra mão esquerda) e consegui aprender e executar um exercício q eu nunca tinha ouvido. Se isso já é possível, o q falta é prática.

    Na verdade, grande parte das coisas q eu te recomendei é o q estou estudando exatamente agora...

    O Czerny que eu citei e tb estou usando, começa bem fácil, com notas longas e depois vai dificultando, enquanto o hanon já é quase um exercício de ditado e isso vai ajudando o cerébro a assimilar os padrões.
    Acho q se vc pegar tudo isso de uma vez só, vai sentir a diferença na agilidade qdo terminar o estudo do primeiro dia...

    Abraços!

    Gonzalez_keyboard
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Pessoal pra se ter fluencia na leitura é só com pratica, porém estes exercicios como o próprio ThiagoMafra citou, é apenas decifrar, e praticar, ler a primeira vista é bem dificil e requer muito treino, assim como no inicio levamos anos da infancia para ler e escrever corretamente, musica é a mesma coisa.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Sincronismo/independência das mãos