DX7:tudo é possivel?

    Autor Mensagem
    dxman
    Veterano
    # fev/10


    Olá pessoal, sou novo aqui, e gostaria de discutir o seguinte:
    È possivel conseguir o som de um piano acustico no DX7 que seja o mais proximo possivel do instrumento real?
    Todos aqueles que possuem um Dx7, sabem que a sintese FM é bem complexa, e que com algumas horas ou até dias de programação pode-se chegar a resultados fantasticos de timbres!
    Pois então, alguém aqui já conseguiu programar um piano acústico no DX7?
    (esse é o meu sonho eh,eh), ou conhece alguém que conseguiu, ou seja tudo é possível no DX7 ?
    Abraço a todos!

    Artref
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Até hoje nunca vi e sinceramente acho difícil conseguirem...rs

    Cleber Vaz
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    dxman
    Programar um DX7 não é um "Bicho de 7 cabeças" mas tem coisas que não são possíveis nesse instrumento e uma delas é "Reproduzir" um timbre de piano acústico, os orgãos, strings e baixos ficam muito bons, entre outras qualidades dos DX, mas síntese de piano acústico "Razoável" só apareceu depois que misturaram Amostras wav com síntese e o DX7 não é desse tempo.

    tecladoprofusao
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Eu uma vez vi no Youtube um cara usando um timbre de Bösendorfer Imperial que, segundo a legenda do vídeo, era programado no NI FM8...

    Soava legalzinho... Mas vai acreditar em Youtube... =\

    expedifer
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Esse teclado tem mais de 20 anos. Sua concepção é muito limitada. Pra época era um "colosso" junto com o M1 e o D50, já que os anteriores eram mais fracos ainda. Mas não por isso que conseguia fazer "milagre" com seus pouquissimos recursos, em comparação aos atuais sinths. Nem um bom piano tem, mais ainda chegar perto de um acústico (só se for de inferior qualidade). Sintese (seja ela qual for) não faz milagre.

    Nos mais recentes (do s03, ao s90 ou mesmo um XS) sofre-se muito pra ter bons resultado na edição, dependendo do que se quer. Imagine "tirar leite" de um DX7.

    F.L.E
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Na real, não tem teclado arranjador ou sintetizador que reproduza um som de piano acustico, tem alguns que chegam bem próximo, mas quem toca piano acustico principalmente de cauda percebe na hora se uma gravação foi feita por um teclado ou um piano acustico.

    _Rattu_
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    expedifer

    Abra um parêntese ai. Dizendo "sintetizador fraco" e anteriores "mais fracos ainda" você soa extremamente ignorante. Síntese aditiva e subtrativa são a mesma coisa desde sua concepção até hoje nos sints atuais. "Concepção limitada" é outro conceito meio falastrão visto que a síntese FM e os envelopes te permitem até mesmo criar efeitos como flanger, delay, chorus etc. e mesmo que você conhecesse a fundo síntese FM, tenho certeza de que o bom senso nunca iria te permitir dizer uma coisa dessas tipo "concepção limitada" de uma arquitetura tão complexa. Vou supor que você não gosta de programar ou realmente disse isso por não conhecer bem FM. Eu não conheço muito a fundo, mas sei do potencial.


    O que se deve dizer é que nenhum sintetizador deve se prestar a imitar outros instrumentos, a não ser emulações bem "estilizadas".




    dxman

    Perdão por dizer isso, mas querer som de piano em sintetizadores de verdade (não-romplers) é um negócio meio bizarro. É a mesma coisa que perguntar se você consegue tirar um som de Flauta legal de um Hammond B3. Tem lá o registro de Flauta, mas po, é pra isso que você usaria um Hammond? Pra ter piano no DX, esqueça síntese, é melhor mesmo comprar um módulo e plugar no MIDI Out do DX.

    fernando tecladista
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    um timbre de Bösendorfer Imperial que, segundo a legenda do vídeo, era programado no NI FM8...

    o FM8 eu não conheço, mas duvido que seja menos do que o FM7, no FM7 eu sei que se consegue mexer com outras ondas do tipo: dente de serra, quadrada... no lugar de somente senoides como é no DX-7, dizem que o FM-7 está mais para SY-77 do que DX-7 em sí

    ----------------------------

    é possivel conseguir o som de um piano acustico no DX7 que seja o mais proximo possivel do instrumento real?
    falar que algo é impossivel é complicado, pois a qualquer hora pode aparecer um super nerd que descobriu de alguma forma o que os pobres mortais não descobriram em 25 anos
    mas enquanto o super nerd não aparece, é impossivel
    falta "materia prima" pra se ter esse timbre de piano, a forma que é a programação, o conceito de FM a quantidade de osciladores. algoritmos deixa limitado
    o maximo que encontrei e uso é esse piano aqui:
    http://www.synthmania.com/Yamaha%20DX7/Audio/ROM3-B/INT%203%20E.GRAND% 202.mp3

    _Rattu_
    Veterano
    # fev/10 · Editado por: _Rattu_
    · votar


    expedifer

    Fui denunciado por desrespeito? Ué, você chega tirando o mérito dos sints que eu mais gosto, chamando-os de limitados e fracos e eu não posso defendê-los?

    assim tá ruim cara. Um forum é pra debater, caso tenha algo a adicionar, ratificar ou retificar no meu post, é só falar aqui mesmo!

    Diga ai por que o D-50, o DX7 e sints ateriores a eles são fracos, que eu tenho interesse em saber como você chegou a essa conclusão, no mínimo controversa.

    Cleber Vaz
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    expedifer

    Diga ai por que o D-50, o DX7 e sints ateriores a eles são fracos, que eu tenho interesse em saber como você chegou a essa conclusão, no mínimo controversa.

    Também fiquei curioso, até porque meus synths preferidos são bem mais antigos que os citados...

    expedifer
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Cleber Vaz


    Antes de tudo, NÃO ENTRANDO NA ONDA DE OUTROS (como muitos por aqui), que vem, enxergam, lêm, etc, APENAS a parte que querem, muitas vezes INVERTENDO, DESVIANDO, DESCONFIGURANDO E DESENTENDENDO o que se escreve, deve-se LÊR, entender, assimilar, rever e olhar/enxergar TUDO o que se escreve. Muitos aqui ADORAM ir pelo mau caminho, sequer conseguindo ler ou entender o que se escreve.

    Dai a tanta gente pelo pais, principalmente os pouco instruidos, levarem golpes no mercsado, assinarem coisas e contratos sem ler, deiar de ler, não atentar a explicações, e na reclamação (como um consumidor lesado), partir pras brigas o ofensas.

    Talvez de berço, criação, má formação, etc. Já viu um professor, advogado, administrador, etc, ser constantemente lesado e viver nas filas dos Procons? É raro pois lêm BEM tudo que assinam. Não deixam pra depois essa dúvida, mais ainda pra ofensas e brigas onde justamente ELES poderão ser punidos (pelas ofensas e desinteligências) e não o reclamado.

    Bom, citei tudo isso face ao popular costume de nunca ler bem antes de postar/responder um assunto, desvirtuando o tópico e muitas vezes se partindo pra ogensas.

    No seu caso, vc (além de explicitamente citar a escrita do outro), se baseou no que o OUTRO ESCREVEU e não na minha escrita, 90% aqui fazem isso. Preferem ver os xingamento dos outros do que ver a escrita original, Ainda assim, NUNCA, mas nunca mesmo lêm tudo. As vezes uma vírgula muda tudo (na interpretação) o que se fala ou se pretende.

    Isso é muito grave e lá fora pode custar caro (ofensas dão 2 anos de cadeia e xingamentos ou atribuções improcedentes pode dar prejuizos morais de muitos milhares de reais). Falta aburdamente por aqui noções de leitura e interptretações de texto. Se vale nesa falta, de xingamentos e ofensas. Fazer o que!

    Então, vamos partir rever o escrito e REPENSAR sobre tal junção de dois textos (a pergunta e a resposta, não vale FUGIR disso):

    Perguntou-se:
    È possivel conseguir o som de um piano acustico no DX7 que seja o mais proximo possivel do instrumento real?...
    ou seja tudo é possível no DX7 ?


    e a resposta:

    Esse teclado tem mais de 20 anos. Sua concepção é muito limitada[]b]....

    não por isso que conseguia fazer "milagre" com seus pouquissimos recursos, [b]em comparação
    aos atuais sinths.

    Sintese (seja ela qual for) não faz milagre.
    ( Nem hoje)

    Agora veja um comparativo:

    Nos mais recentes (do s03, ao s90 ou mesmo um XS) sofre-se muito pra ter bons resultado na edição, dependendo do que se quer. Imagine "tirar leite" de um DX7.

    OU seja, NADA DE FAZER VOAR A IMAGINAÇÃO, acrescentando coisas que não disse, pensando em outra coisa, etc. APENAS se concentre nessa comparação, de 20 anos de diferença ou mais.

    Sobre alguma depreciação ao DX7, nunca houve, pelo contrário:

    Pra época era um "colosso" junto com o M1 e o D50...

    Sobre "concepção", no caso limitada:

    dicionário:

    concepção (èç)conceção (èç)
    s. f.
    1. Acto!Ato de conceber (pr. e fig.).
    2. Faculdade de conceber, de compreender, de idear.
    3. Imaginação, fantasia.
    4. Criação (de obra de engenho).


    Ou seja, temos que PROVAR que fomos desvirtuados, principalmente NA FALTA DE INTERPRETAÇÃO DE TEXTO, ou falta de habilidade de leitura, RESUILTANDO EM ATAQUES E OFENSAS desnecessária, por unicamente tal ofensor ter pouca habilidade de entender textos. pode? Onde vamos parara? Cade o coleguismo na dúvida? Não entendeu, não ofenda. Pergunte. Mas não ataque!

    _Rattu_
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    expedifer

    ok, ok, desculpe, cara!


    Mas diga lá por que você acha o DX7 e o D50 limitados em comparação com sints mais novos

    Cleber Vaz
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    expedifer

    Como você disse, professores dificilmente deixam de ler tudo, como sou professor, lí TUDO, inclusive o comentário do _Rattu_ e apenas demonstrei minha curiosidade sobre a questão levantada por ele acerca do que escreveste em seu post, pois realmente me interessei na sua opinião, porém, agora usando suas palavras

    a pergunta e a resposta, não vale FUGIR disso):

    posso acrescentar que de todo o seu "desabafo" e demais comentários baseados em suposições infundadas

    principalmente NA FALTA DE INTERPRETAÇÃO DE TEXTO, ou falta de habilidade de leitura, RESUILTANDO EM ATAQUES E OFENSAS

    à respeito de quem não conheces, pode-se perceber claramente que quem fugiu do assunto foi você, além de cometer você mesmo os ataques que acusas os demais colegas... é realmente lamentável que você reaja dessa forma à minha simples curiosidade pois assim demonstras que a sua opinião, pela qual anteriormente me interessei, não é sequer dígna de atenção pois apresentaste uma falta de maturidade exagerda no que diz respeito à discussão e simples troca de ideias, que é um dos objetivos desse fórum.

    Sugiro que tenhas calma expedifer pois fizeste muito barulho por pouca coisa (pelo menos quanto ao que eu postei), espero que toda essa discussão não venha a gerar mais posts fugindo do tema pois essas coisas não enriquecem em nada ao tópico nem ao fórum.

    Abraço!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a DX7:tudo é possivel?