Harmonização de um tema

    Autor Mensagem
    Bodomizer
    Veterano
    # nov/09 · Editado por: Bodomizer


    Estou fazndo a harmonização do tema Autumn Leaves de acordo com os acordes nele dados, mas não sei se estou fazendo certo.

    Tem um compasso onde a melodia é na nota LA, e o acorde usado na harmonização é o F#-7 b5, eu harmonizei esse compasso e ficou da seguinte maneira:

    Clave de Sol:
    La
    Mi

    Clave de Fá:
    Si
    Fá#

    Estou fazendo corretamente? Ajudem-me por favor!
    Obrigado!

    Thi_tecladista
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Tem três probleminhas aí:

    1. esse acorde ou é menor ou maior com 2+. São as únicas situações em que o la apareceria no acorde;

    2. Pra dizer que a 7ª é menor você não precisa usar este sinal de -. Use apenas o 7 sem nada do lado. A não ser que você queira dizer que a 7ª é diminuta (nesse caso, o re# entraria no acorde).

    3. A b5 da escala de fa# (tanto maior quanto menor) é do. Você pôs um si no acorde.

    Pelo o que eu entendi, este acorde é um F#m7(b5). Se for isso, o acorde é:
    Baixo: fa#
    Harmonia: do, mi, fa#, la

    O fa# da harmonia do acorde pode ser opcionalmente omitido, pois já está no baixo.

    LeandroP
    Moderador
    # nov/09
    · votar


    Bodomizer

    Me pareceu um acorde meio-diminuto: F#m7(b5)

    F# - A - C - E

    A nota Si que você colocou na clave de Fá representa um intervalo de 4a justa. Não está errado, mas veja se a nota Dó não ficaria melhor.

    Pra facilitar eu pensaria neste acorde como se fosse um Am, só que com o F# no baixo - Am/F#


    Acorde F#m7(b5)
    .

    | F# | | A - C - E |
    /\ / \
    baixo tríade de Am
    .
    ou
    .
    | F# | | C - E - A |
    /\ / \
    baixo tríade de Am
    invertida


    No baixo poderia escolher qualquer outra nota da tríade pra acompanhar (ou substituir) o F#, como disse o Thi_tecladista.

    profissa
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Na verdade esse acorde que você diz ser F#m7(b5), ele é um acorde de função dominante, ele é na verdade um D7(9), e se eu não me engano o próximo acorde é o Gm6.

    A nota D não está no acorde por que esse é um acorde de apoio e não uma inversão do acorde.

    Mas de qualquer forma, eu irei confirmar na partitura e dou um retorno caso eu esteja equivocado.

    Não posso fazer isso agora pois estou trabalhando...

    tiago scott
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    profissa

    Cara essa passagem que você se referiu em Autum Leaves é uma candência para Em7. Ele se dá com F#m 7/5- e B 7/9- para chegar ao Em7/ Ebº / Dm7/9 / Db 7/9+ / C7+/9. Nesse exemplo eu coloquei a harmônia de uma forma mais abrasileirada para esse tema, mas no tema original é a mesma função uma cadência para Em7.

    profissa
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Scott

    Então nós não estamos falando da mesma música..
    A Autumn Leaves que tenho aqui, não existe nenhum destes acordes citados por você: Em7/ Ebº / Dm7/9 / Db 7/9+ / C7+/9.

    vamos ver se a gente acerta esse impasse

    tiago scott
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    profissa

    Então cara não existe mesmo, olha o que escrevi no post anterior:

    Nesse exemplo eu coloquei a harmônia de uma forma mais abrasileirada para esse tema, mas no tema original é a mesma função uma cadência para Em7.

    No tema original a cadência se baseia apenas na cadência para Em7.

    yurikat
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Bodomizer
    Como já foi dito este acorde é um meio diminuto, uma dica interessante é q vc pode agregar tensão a este acorde, se vc estiver fazendo a base uma forma de fazer este acorde é:
    ME F# - A
    MD C - E - G# - B

    Note q o G# e o B são as tensões agregadas ao acorde - (9) e (11)

    Falou

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Harmonização de um tema