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Bodomizer Veterano |
# nov/09 · Editado por: Bodomizer
Estou fazndo a harmonização do tema Autumn Leaves de acordo com os acordes nele dados, mas não sei se estou fazendo certo.
Tem um compasso onde a melodia é na nota LA, e o acorde usado na harmonização é o F#-7 b5, eu harmonizei esse compasso e ficou da seguinte maneira:
Clave de Sol: La Mi
Clave de Fá: Si Fá#
Estou fazendo corretamente? Ajudem-me por favor! Obrigado!
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Thi_tecladista Veterano |
# nov/09
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Tem três probleminhas aí:
1. esse acorde ou é menor ou maior com 2+. São as únicas situações em que o la apareceria no acorde;
2. Pra dizer que a 7ª é menor você não precisa usar este sinal de -. Use apenas o 7 sem nada do lado. A não ser que você queira dizer que a 7ª é diminuta (nesse caso, o re# entraria no acorde).
3. A b5 da escala de fa# (tanto maior quanto menor) é do. Você pôs um si no acorde.
Pelo o que eu entendi, este acorde é um F#m7(b5). Se for isso, o acorde é: Baixo: fa# Harmonia: do, mi, fa#, la
O fa# da harmonia do acorde pode ser opcionalmente omitido, pois já está no baixo.
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LeandroP Moderador |
# nov/09
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Bodomizer
Me pareceu um acorde meio-diminuto: F#m7(b5)
F# - A - C - E
A nota Si que você colocou na clave de Fá representa um intervalo de 4a justa. Não está errado, mas veja se a nota Dó não ficaria melhor.
Pra facilitar eu pensaria neste acorde como se fosse um Am, só que com o F# no baixo - Am/F#
Acorde F#m7(b5) .
| F# | | A - C - E | /\ / \ baixo tríade de Am . ou . | F# | | C - E - A | /\ / \ baixo tríade de Am invertida
No baixo poderia escolher qualquer outra nota da tríade pra acompanhar (ou substituir) o F#, como disse o Thi_tecladista.
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profissa Veterano |
# nov/09
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Na verdade esse acorde que você diz ser F#m7(b5), ele é um acorde de função dominante, ele é na verdade um D7(9), e se eu não me engano o próximo acorde é o Gm6.
A nota D não está no acorde por que esse é um acorde de apoio e não uma inversão do acorde.
Mas de qualquer forma, eu irei confirmar na partitura e dou um retorno caso eu esteja equivocado.
Não posso fazer isso agora pois estou trabalhando...
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tiago scott Veterano |
# nov/09
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profissa
Cara essa passagem que você se referiu em Autum Leaves é uma candência para Em7. Ele se dá com F#m 7/5- e B 7/9- para chegar ao Em7/ Ebº / Dm7/9 / Db 7/9+ / C7+/9. Nesse exemplo eu coloquei a harmônia de uma forma mais abrasileirada para esse tema, mas no tema original é a mesma função uma cadência para Em7.
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profissa Veterano |
# nov/09
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Scott
Então nós não estamos falando da mesma música.. A Autumn Leaves que tenho aqui, não existe nenhum destes acordes citados por você: Em7/ Ebº / Dm7/9 / Db 7/9+ / C7+/9.
vamos ver se a gente acerta esse impasse
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tiago scott Veterano |
# nov/09
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profissa
Então cara não existe mesmo, olha o que escrevi no post anterior:
Nesse exemplo eu coloquei a harmônia de uma forma mais abrasileirada para esse tema, mas no tema original é a mesma função uma cadência para Em7.
No tema original a cadência se baseia apenas na cadência para Em7.
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yurikat Veterano |
# nov/09
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Bodomizer Como já foi dito este acorde é um meio diminuto, uma dica interessante é q vc pode agregar tensão a este acorde, se vc estiver fazendo a base uma forma de fazer este acorde é: ME F# - A MD C - E - G# - B
Note q o G# e o B são as tensões agregadas ao acorde - (9) e (11)
Falou
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