DX7 - tô com um \o/

Autor Mensagem
fernando tecladista
Veterano
# set/09


fui buscar ontem, ainda naõ tive muito tempo pra mexer, só curtir alguns timbres

é impressionante o peso dos timbres, a pegada das teclas, o equilibrido do timbre em todo o teclado, não tem aquele timbre que é legal em um canto e insuportavel em outro, o proprio acabamento do instrumento
esse que comprei só tem que acertar o bend que tá lelé quando se usa pra cima e a saida de audio tem que dar um tapinha prafuncionar, coisa que é simples pra arrumar

sem contar que era meu sonho de adolecente na década de 80
era muito comum ver nos sets de alguns tecladistas 2 Dx7

agora eu me acalmo, fiquei com a decada de 80 em casa:
01/w que é um continuação do M1
d-20 que é um D-50 LE
Cz-3000 o genérico da época
e o Dx7

e esse show é muito bom, quase babei na tv quando vi a primeira vez
http://www.youtube.com/watch?v=H7LrpWFQ0Z0

MontanhaSong
Veterano
# set/09
· votar


fernando tecladista

Grande Set...
DX-7 foi(é) o sonho de todo adolescente da década de 80...

Quanto ao Show...vc quase babou...eu babei...ver coisas assim reacende minha quase apagada vontade de tocar....

Abraços...

Marcos Martini
Veterano
# set/09
· votar


fernando tecladista
Fiko feliz por vc !!!!
Dx-7 é um sonho de consumo !!!!

EveraldoJundiai
Veterano
# set/09
· votar


fernando tecladista

Parabéns pela aquisição!

Houve outros como o D-50, o M1 mas para mim o DX-7 foi o instrumento símbolo dos anos 80.

Marcos Martini
Veterano
# set/09
· votar


Houve outros como o D-50, o M1 mas para mim o DX-7 foi o instrumento símbolo dos anos 80.
(2)

EveraldoJundiai
falou uma grande verdade !!!

Alê Sasa
Veterano
# set/09
· votar


fernando tecladista

Parabéns pela aquisição!

Pra consertar seu bend é fácil, fácil.
A rodinha é fixada no eixo por uma porca sextavada. É ela que você tem que reapertar... Para acessá-la você deve retirar toda a tampa inferior do teclado removendo todos os parafusos da mesma.

Eu sei disso porque eu tenho a versão II FD e não só realizei esse serviço como adaptei um slot na Motherboard para eu poder fazer uma troca rápida da bateria interna (CR 2032). A antiga era soldada diretamente na placa.


PS: Só depois de 18 anos que a bateria original morreu...

PS2: O seu modelo é a versão I ou II?


Abraços

cesio137
Veterano
# set/09
· votar


fernando tecladista
Parabéns!!!!
Tem um cara na minha igreja que tem um. Quando fazemos algum evento ele aparece com o DXzão. Realmente o "peso" nos timbres é uma coisa de louco. Aquele piano elétrico deixa qualquer um chorando de emoção! :D

Perguntinha para o povo:
É mais gostoso dirigir uma Ferrari Testarossa V12, 390 hp, ano 84
ou
um gol mil 2 portas (de janela aberta porque nao tem ar condicionado) ano 2008 ou 2009
????

f76
Veterano
# set/09 · Editado por: f76
· votar


Parabéns pela aquisição. Para piano elétrico não tem igual; sempre imitado nunca igualado. Eu tenho um disco da década de 80 em que exploram muito o EP dele, é maravilhoso de ouvir;como faz bem aos meus ouvidos!

lusojunior
Veterano
# set/09
· votar


fernando tecladista

Um extraterrestre desses apareceu aqui na minha cidadezinha em meados da década de 90.

Passou de mão em mão (infelizmente não pelas minhas) e hoje está com um amigo meu, só que um tanto baleado.

De qualquer forma, é um senhor teclado. Interessante como ao tocar nele eu ainda sinto a impressão de ser um instrumento acústico, tamanha a presença dos timbres dele. Passa um "sentimento" incrível.

E que set, hein? Cuidado pra não afundar o piso da sua casa com tanto peso de timbres, hehehe

som
Veterano
# set/09
· votar


parabéns o/

há versão de pc do dx7, chama-se fm7, atualmente há fm8 tb

http://en.wikipedia.org/wiki/FM8
http://www.vintagesynth.com/misc/fm7.jpg
http://www.poweruser.be/shop/images/nativeinstruments/FM8Screenshot_80 0px_06.jpg

Jonathas Lacerda
Veterano
# set/09
· votar


som
Eu uso o FM8 há um tempinho já... Gosto muito, mas uso pouco

EveraldoJundiai
Veterano
# set/09
· votar


Tenho o FM7. A qualidade do áudio gerado por este software é fantástico, limpo, não embola e ainda podemos definir a polifonia que queremos. Conseguiram simular bem os osciladores do DX-7.

Nunca toquei nesse sintetizador, mas o som deve ser melhor que o do FM7 já que, quem tem o software, não tem o sistema de pré-amplificação, nem algum outro possível circuito analógico para tratamento do áudio na saída do DX-7.

Mesmo assim, com o FM7 e minha plaquinha de som doméstica (Creative Audigy LE) consigo tirar um sonzão com este software, o piano elétrico tem mais peso e som mais definido que os EPs do meu P-70.

fernando tecladista
Veterano
# set/09
· votar


som
há versão de pc do dx7, chama-se fm7
eu baixei essa semana, mas ainda não dá pra comparar um pelo outro, vi que no fm7 tem umas coisas a mais
como por enquanto não aprendi a programar, é mais pratico enterder pelo PC do que por uma tela de 2x16

baixei o fm8 e desistalei em 10 min, não gostei

EveraldoJundiai
Veterano
# set/09 · Editado por: EveraldoJundiai
· votar


fernando tecladista

O FM8 vem com uma "tonelada" de presets que em seu estado original são inúteis (pelo menos pra mim). Alguns tem timbragem legal, mas sempre há um detalhe que estraga o som e se você não tem muito tempo para edições, ele é um péssimo programa.

No FM7 uso basicamente o timbre n°16 (Glassy E-Piano), comparado com outros vsts que são baseados em samples que tenho, este timbre me agrada mais. E mesmo nele tive que fazer uma leve edição, cortei a sustentação do "estalo metálico de ataque" que as vezes parecia sujar o som na região dos agudos.

Quando você fazer a comparação entre o FM7 e o DX-7, gostaria que postasse aqui se a diferença entre o EP dos dois é pequena ou absurda. É claro que o timbre de seu teclado pode ter sido editado e que a resposta de frequência da placa de som do micro pode interferir, mas pelo menos dá pra se ter uma idéia da diferença.

zeto
Veterano
# set/09
· votar


Alo pessoal...sou novissimo aqui, apesar de meus 61 anos de vida... acontece que a alguns meses adquiri um DX 7 S (o ultimo que saiu). Não sei se é porque ainda não mexi na programação original que veio nele, mas o que sei é que SOM DE PIANO bom....ele não tem não. O sinthy realmente é fantastico, alguns orgãos bons, strings tambem, mas piano...não chega aos pés do meu PX-310.

Techmuch g7
Veterano
# set/09
· votar


encontra-se para baixar ???? onde?

EveraldoJundiai
Veterano
# set/09
· votar


zeto

Bem-vindo al forum

O DX-7 é um instrumento que gera timbres eletrônicos com altíssima qualidade e expressividade, mas não é bom na imitação de instrumentos acústicos. O forte dele mesmo está em gerar timbres sintéticos.

ROTTA
Veterano
# set/09 · Editado por: ROTTA
· votar


fernando tecladista

Legal mesmo. O DX7 e a síntese FM em geral é muito interessante...
Abraços.

som
Veterano
# set/09
· votar


fernando tecladista

no fm7 respeitam o visual do dx7, o fm8 é de aspecto diferente, há mais recursos ou estão mais fáceis de controlar, mas basicamente é o mesmo programa

também há timbres para baixar, presets etc.

quando conhecer melhor o dx7, sugiro que faça tópico comparando hardware e software, será interessante

até mais

som
Veterano
# set/09
· votar


Jonathas Lacerda

uso desde o fm7, somente por brincadeira, nada profissional

aliás, todos os produtos da native instrument que testei são interessantes: pro53, b4, absynth etc.

creio que seja a maior marca do gênero

http://www.nativeinstruments.com/#/en/products/

zeto
Veterano
# set/09
· votar


Techmuch g7
De uma pesquisada no site:
www.fm-alive.com/
Divirta-se

Jonathas Lacerda
Veterano
# set/09
· votar


som
Eu gosto muito do B4II também... São os únicos que cheguei a usar, inclusive ao vivo (com meu finado notebook)

zeto
Veterano
# set/09
· votar


fernando tecladista
Qual o modelo do seu DX 7? Ele veio com algum dos 8 cartuchos originais dele? Eu sugeriria que vc como o "criador" do assunto DX 7 aqui, tentasse manter a tônica do forum nele, e não nas sinteses FM 7 e FM 8. O que nos interessa mesmo são as possibilidaçdes a serem explorados no DX 7. Desculpem, não quero melindrar ninguem, mas achei poderiamos trocar mais experiencias e conhecimentos sobre as infinitas possibilidades que esse lendario teclado pode oferecer.

mano_a_mano
Veterano
# set/09
· votar


fernando tecladista
Parabéns por ter adquirido esse clássico :-D
Espero que ele tenha chegado em excelente estado e que você consiga usufruir o máximo dele... Depois posta umas demos :-)

Jonathas Lacerda
Veterano
# set/09
· votar


zeto
FM7 e FM8 não são tipos de síntese, são apenas versões em VSTi da síntese FM, a mesma encontrada no Yamaha DX7, aliás, praticamente todos os parametros que se editam no DX7, se consegue editar nos FM7 e 8 da Native.

Portanto acredito que discussões e debates acerca do FM7/8 são pertinentes e acho que só virão para ajudar ainda mais o tópico.

fernando tecladista
Veterano
# set/09
· votar


Qual o modelo do seu DX 7?
é o primeiro

Ele veio com algum dos 8 cartuchos originais dele?
não

Eu sugeriria que vc como o "criador" do assunto DX 7 aqui, tentasse manter a tônica do forum nele
pretendo, mas dá pra se falar também dos FM7, já que o teclado em sí é mais velho que a maioria do pessoal do fórum (foi lançado em 83) então se ficar no "teclado hardware" o tópico terá poucas opiniões

a unica coisa é o tempo curto, minha banda está em um pique de tocar toda semana, essa semana baixei alguns manuais, pra ler como funciona, comeceo a entender o lance dos algoritmos, mas é outra visão de sintese
como o teclado está com a saida p-10 com mau contato e a bateria fraca, esse mês talvez levo pra arrumar e depois de trocar a bateria que vou começar a programar alguma coisa pra valer

coisas estranhas que a gente esquece que existia:
-o teclado tive que afinar pra ficar igual aos outros
não aparece na tela: 440hz ou o ponto em que está e nem apertar + e - junto pra deixar no padrão, então tem que ser na orelhada

-comentei da bateria fraca, tem uma opção de "teste de voltagem" a bateria está em 1.1V o recomendado é do minimo 2.2v como está abaixo toda vez que ligo aparece a mensagem pra checar, mas aonda mantém a memória

-o teclado mantem o ultimo timbre utilizado quando se liga, não tem essa de ligar no timbre "00"

-o bend além de você editar até quanto ele sobe ou desce (-12/+12) , você define quanto vai ser a graduação (se vai soar como um portamento ou se vai descer de 2 em 2, 3 e 3 semitons

-tem o acabamento feito com cuidado, tem até aquele feltro tipo teclado de piano

---------------------
quanto a sintese em si
li que a ideia de sintese FM vem desde 1970 e nessa decada a yamaha viu o cara que estava lá pesquisando, a pesquisa foi apresenta na época para vários fabricantes de orgão (até a hammond) e nenhum teve interesse a yamaha foi lá investiu, deu uma grana, comprou a patente, e se deu bem
teve que criar linha de montagem que até antes era tudo feito meio que artesanal

--------------------

o midi ainda nem usei, mas dizem que é um saco que só melhorou nas outras versões, mas dizem que é pelo DX que o padrão midi colou, já que todo mundo tinha na época o mesmo teclado e outras marcas ainda tentavam manter seu proprio protocolo de comunicação entre teclados

Cleber Vaz
Veterano
# set/09
· votar


fernando tecladista
Eu usei midi no meu DX-7 MK I e funcionou numa boa, inclusive a comunicação com o PC rolou tranquilo, pude experimentar alguns dos milhares de timbres prontos que rolam pela web, os CC's funcionaram bem também, liguei o MIDI OUT do DX-7 noutro teclado mais novo e quando trocava de timbre no DX-7 o outro teclado trocava simultaneamente e de forma que ficava conveniente organizar a biblioteca para usar com mais teclados, quanto aos algoritmos existe pela web uma materia de uma revista da época do DX-7 que é bem mais esclarecedora que todos esses manuais feitos por técnicos pois a matéria teve a mão de músicos e foi feita uma especie de associação entre parâmetros de síntese analógica e FM tais como: Frequência modulante menor que frequência modulada resulta em onda semelhante à SAWTOOTH e no caso da modulante ser maior resulta em SQUARE e etc, apesar de te-la encontrado facilmente não possuo essa matéria em BackUp pois nem meu DX-7 funciona mais, mesmo depois de ter feito uma "Turnê" pelas assistências autorizadas do RS resultando em aposentadoria depois que o pessoal da própria YAMAHA me recomendou comprar outro DX-7 para aproveitar peças :(

zeto
Veterano
# set/09
· votar


Fernando Tecladista
Quando vc tiver um tempo de uma pesquisada em:
www.fm-alive.com/ e como vc disse "depois de trocar a bateria que vou começar a programar alguma coisa pra valer" acho que vc só vai conseguir mesmo atraves do site. Vc vai ter que baixar o DX Manager e lá fazer a sua programação. Acredito que qq outra alternativa, como mexer nos parametros do teclado vc vai cada vez mais ter problemas, como afinação, por exemplo. O midi do meu modelo DX 7 S funciona muito bem...alias, eu dei muita sorte porque quando comprei o teclado ele só fazia ruidos e eu consegui recuperar os sons originais de fabrica. Boa sorte em suas pesquisas.
Abraços

Leo Synth
Veterano
# set/09
· votar


Parabéns pela sua aquisição. É um exelente sintetizador e considero o melhor FM fabricado até hoje. Tenho um DX 100 que apesar do tempo de uso, ainda funciona como um novo. Mas só uso fora de casa em ocasiões especiais. Dá até para programar pelo computador, usando o Emagic Sound Driver. Se você usar o DX7 com o software FM7,existe a opção DX7 performance. Deve ficar espetacular. O manual do DX7,DX7s, DX7 II ,D ,FD, podem ser baixados gratuitamente no site da Yamaha .

Alê Sasa
Veterano
# set/09 · Editado por: Alê Sasa
· votar


fernando tecladista

Caso não conheça, segue um link em que você pode obter várias informações e patches do seu DX-7:


Synthzone - Yamaha Source


Abraços


PS: Aos moderadores: site ok! All Rights Reserved ©Copyright 1995-2009

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original