Como editar e salvar corretamente timbres num Roland D-20 (Sintese LA)?

    Autor Mensagem
    _Rattu_
    Veterano
    # ago/09


    Olá, caras.

    quem conhecer sobre a engenharia da série D da Roland, Síntese LA ou mesmo sobre o Roland D-20, por favor, ajude!

    Sou iniciante (porém pesquisador dedicado) no mundo dos sints e antes desse Roland D-20, eu tive um Microkorg, e eu cheguei a dominá-lo. Agora o D-20 tá me dando uma dor de cabeça pra aprender...

    A maioria dos reviews de usuários recomendava nem chegar perto desse sinth. Ao invés de ir de maria-vai-com-as-outras, fucei a internet até encontrar audios dele, e ouvi umas experimentações muito loucas num site que me convenceram e decidi ficar com o bicho.

    Dúvida sobre o Modo Performance
    Comecei a mexer no D20 e de início não consegui entender muito desse negócio de Partial, Timbre e Tone. O que entendo hoje, depois de apanhar um bocado, apenas foi que um Patch é composto de 2 Tones, e que o sint já vem com vários tones prontos, e alguns desses tones são compostos por duas partials, tres ou quatro partials. Se eu estiver errado, me corrijam.
    O Problema aqui é que eu não sei como montar um Tone. Não encontrei uma forma de editar Tones individualmente escolhendo Partials de forma que faça timbres do jeito que eu queira. Não encontrei nos menus nenhuma opção tipo "partial 1: square, partial 2: pcm 01 01" Alguém pode dar alguma luz aqui?
    Outra coisa: acontece de algumas vezes eu editar um Patch (não são todos, só alguns) com esses Tones de fábrica, mexo no filtro, no Pitch e o escambau, salvo direitinho (desabilito antes a "trava de segurança pra salvar"), vou tocar em outro timbre e quando volto pro que acabei de salvar, o pitch e o filtro desse patch que eu editei voltam para as configurações de fábrica. Alguém se habilita a explicar?


    Dúvida sobre Modo Multitimbral
    No Multitimbral Eu fui mexendo e mesmo sem entender muito o que estava fazendo, consegui criar um Hammond bem legal, com percussão e duas vozes de órgão em oitavas diferentes, levemente desafinadas. O problema é que não compreendendo direito o que estava fazendo não sei como salvar isso em um patch pra chamar de volta em tempo real. Alguém sabe o que fazer?


    se houver um tutorial sobre essa bendita síntese Roland LA, pelo amor de deus, alguém me passe, por que to enlouquecendo com esse sint. Consigo timbres excelente mas não consigo salvá-los ou editar mais profundamente, alguém conhece bem esse teclado, essa forma de síntese ou a engenharia da série D da Roland?



    agradeço pelas respostas!

    fernando tecladista
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    um Patch é composto de 2 Tones

    isso, pode ser somente um (whole) os dois (dual) ou em split

    e alguns desses tones são compostos por duas partials, tres ou quatro partials
    correto
    ------------------------------------------
    Dúvida sobre Modo Multitimbral
    esse modo é mais para se usar o sequenciador (interno ou externo)
    você tem ao todo 9 partes (canais) 8 de instrumentos e uma de bateria, você deixa cada parte com um canal midi

    não sei como salvar isso em um patch pra chamar de volta em tempo real. Alguém sabe o que fazer?
    isso não salva, você altera e aquilo fica
    então é interessante você nesse modo "multi-timbral) usar somente um timbre e fazer os timbres mais complexos (dual) no modo "performance"
    esse modo "multi-timbral" só pra comparar é o primordio do modo "GM" onde você tem varios canais cada um com seu instrumento

    --------------------------------


    O Problema aqui é que eu não sei como montar um Tone. Não encontrei uma forma de editar Tones individualmente escolhendo Partials de forma que faça timbres do jeito que eu queira. Não encontrei nos menus nenhuma opção tipo "partial 1: square, partial 2: pcm 01 01" Alguém pode dar alguma luz aqui?

    você seleciona isso pelas teclas de 1 a 8 (number)
    as teclas de 1 a 4 você selecina qual partial vai editar, pode ser mais de um ao mesmo tempo (os que piscarem na tela) as teclas de 5 a 8 você escolhe qual quer ouvir

    nos botões de display ^ e v (acima e abaixo) você seleciona qual tipo de parametro: lfo, tvf, tva... e nas teclas bank de 1 a 8 cada parametro atack, decay, sustain....


    ------------------------------------------

    Outra coisa: acontece de algumas vezes eu editar um Patch (não são todos, só alguns) com esses Tones de fábrica, mexo no filtro, no Pitch e o escambau, salvo direitinho (desabilito antes a "trava de segurança pra salvar"), vou tocar em outro timbre e quando volto pro que acabei de salvar, o pitch e o filtro desse patch que eu editei voltam para as configurações de fábrica. Alguém se habilita a explicar?

    tem dois tipos de edição: a do patch onde só altera, oitava, pan, escolhe timbre, splita...
    e a do tone onde é a edição mesmo do timbre

    se você estava no tone, e alterou alguma coisa lá tem que apertar o "write" dentro dessa edição pra salvar vai aparecer uma tecla com os timbres do banco "i" e você escolhe um local

    na edição do path se apertar o write só salva os acertos de oitava e etc... se quer o timbre que editou no tone tem que selecionar nos timbres do banco i e salvar nesse patch

    ------------------------------------
    geralmente pra editar timbre é mais pratico estar no modo milti-timbral, assim você não tem os timbres de lower, e ajustes de oitava, delay... junto com o timbre

    --------------------------------------

    tem muita coisa pra comentar, e você colocou muitas perguntas, então vamos destrinchando aqui, pra dar mais detalhes de cada item,
    vai perguntando, tudo nesse tópico pra ter o assunto em um só local

    _Rattu_
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    fernando tecladista

    cara, valeu mesmo pelas respostas!




    agora compreendi boa parte do processo todo, menos duas coisas;


    Dúvida 1
    eu tinha sacado que "5 6 7 8" eram as partials, alguns tones tem só uma partial, alguns tem as 4. A minha pergunta é: Eu posso escolher uma partial qualquer (sei lá, uma onda quadrada) e colocá-la num espaço onde não haja nenhuma? Explico:

    Patch Órgão
    edit > tone > lower (o tone onde está a senóide fundamental do órgão)

    vou checar as partials desse tone uma a uma, e descubro que esse tone só tem uma ativa, as outras estão mudas. Posso editar isso, copiando a partial 1 para o lugar da 2 (ou 3, ou 4) ou colocando uma outra partial que não tenha nada a ver em um dos 3 espaços para partials que sobraram? Se sim, como eu posso fazer isso?



    Dúvida 2:
    Tentei agora pouco salvar no Edit>Tone e não funcionou ainda. Me parece que alguns patches, apesar de aceitarem na edição o filtro (e soarem muito bem), não "seguram" a edição e voltam pros seus pitchs originais e ficam sem a minha modificação de filtro. Como eu faço pra começar um som do zero e ir adicionando o oscilador, o ADSR, Filtro... Tem como fazer isso tipo sintese aditiva ou eu sou obrigado a selecionar um desses tones já prontos pra editá-lo?

    obrigado mais uma vez

    fernando tecladista
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Posso editar isso, copiando a partial 1 para o lugar da 2 (ou 3, ou 4) ou colocando uma outra partial que não tenha nada a ver em um dos 3 espaços para partials que sobraram?

    copiar com "comando copy" não tem
    se quer colocar os mesmos dados de partial 1 para o partial 2 ou 3.... tem que ir impostando manualmente paramentro por parametro
    pra deixar outro partial ativado é só deixar ligado qual você quer (5,6,7 e 8) e salvar

    -------------------------------------------


    Me parece que alguns patches, apesar de aceitarem na edição o filtro (e soarem muito bem), não "seguram" a edição e voltam pros seus pitchs originais
    esse que você altera e não salva estão nos Bancos "ROM" que são os bancos "a e b" que aparecem dentro do edit do patch
    pra salvar a alteração que fez nesse timbre é só apertar o write que aparece algo na tela com uns ***** na tela, aperta a tecla int/card que aparece a lista de bancos "i" de 1 a 64 e você escolhe um deles pra apagar e salvar o teu no lugar, se quer ouvire qual você vai apagar é só apertar o compare pra ouvir o timbre, se não te interessa salva em cima dele
    ------------------------------


    Como eu faço pra começar um som do zero e ir adicionando o oscilador, o ADSR, Filtro...

    não tem tecla ou comando de inicialize ou reset como existe um um CZ (casio)... tem que pegar um timbre proximo do que você quer e ir mexendo

    ----------------------------
    só pra comentar sobre os bancos A e B pra não dar dúvida

    existem dois tipos
    um é o seletor A/B que que tem no painel, que funciona igual a muito teclado da roland.... A11: piano.. A12 piano2... B54 sei-láo-que.... B88....

    outra coisa é o "A", "B" "i" e "R" que aparece dentro do edit do patch onde você tem lá esse banco e pelo value você escolhe de 1 a64
    os A e B são presets, o "i"´são o internal (user) e o "R" são os instrumentos de percurssão que também são rom
    tudo que você editar tem que salvar no "i"

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como editar e salvar corretamente timbres num Roland D-20 (Sintese LA)?