Como editar e salvar corretamente timbres num Roland D-20 (Sintese LA)?

    Autor Mensagem
    _Rattu_
    Veterano
    # ago/09


    Olá, caras.

    quem conhecer sobre a engenharia da série D da Roland, Síntese LA ou mesmo sobre o Roland D-20, por favor, ajude!

    Sou iniciante (porém pesquisador dedicado) no mundo dos sints e antes desse Roland D-20, eu tive um Microkorg, e eu cheguei a dominá-lo. Agora o D-20 tá me dando uma dor de cabeça pra aprender...

    A maioria dos reviews de usuários recomendava nem chegar perto desse sinth. Ao invés de ir de maria-vai-com-as-outras, fucei a internet até encontrar audios dele, e ouvi umas experimentações muito loucas num site que me convenceram e decidi ficar com o bicho.

    Dúvida sobre o Modo Performance
    Comecei a mexer no D20 e de início não consegui entender muito desse negócio de Partial, Timbre e Tone. O que entendo hoje, depois de apanhar um bocado, apenas foi que um Patch é composto de 2 Tones, e que o sint já vem com vários tones prontos, e alguns desses tones são compostos por duas partials, tres ou quatro partials. Se eu estiver errado, me corrijam.
    O Problema aqui é que eu não sei como montar um Tone. Não encontrei uma forma de editar Tones individualmente escolhendo Partials de forma que faça timbres do jeito que eu queira. Não encontrei nos menus nenhuma opção tipo "partial 1: square, partial 2: pcm 01 01" Alguém pode dar alguma luz aqui?
    Outra coisa: acontece de algumas vezes eu editar um Patch (não são todos, só alguns) com esses Tones de fábrica, mexo no filtro, no Pitch e o escambau, salvo direitinho (desabilito antes a "trava de segurança pra salvar"), vou tocar em outro timbre e quando volto pro que acabei de salvar, o pitch e o filtro desse patch que eu editei voltam para as configurações de fábrica. Alguém se habilita a explicar?


    Dúvida sobre Modo Multitimbral