roland gw-7 e gw-8 - como criar ritmos?

    Autor Mensagem
    diegoscosta
    Veterano
    # jun/09


    Olá!!! gostaria que alguemcom experiência na criação de ritmos destes teclados colocassem um mini-tutorial explicando como criar ritmo para estes teclados, pois tem que ser direto pelo pç e estou tendo dificuldades, sei que tbm tem muita gente ainda com dúvidas sobre este assunto, se alguém poder ajudar, creio que todo mundo ficaria grato como eu.

    maf
    Veterano
    Esse post foi marcado como inapropriado mostrar
    O autor recebeu uma advertência por publicar conteúdo contra as regras do fórum.

    jun/09

    vai fuçando ate conseguir pow... o mal de vcs é q qr tudu na nao pow.. vai ler manual. QR dar e ainda ta de calça. huahuahuahua

    expedifer
    Veterano
    # jun/09 · Editado por: expedifer
    · votar


    A arte de criar ritmo, como disse: é uma "arte". E tem que ter "dom", aptidão, tal qual tocar um piano ou outro instrumento sofisticado.

    Infelizmente não se pode ensinar assim, aqui, e nem se pode achar pela web (é o mesmo que ensinar a tocar bateria por chat). Só mesmo com um professor pessoalmente. Não basta ver as especificações, manual, funções, etc, nem mesmo em teclados que montam ritmos (a maioria mostra apenas como acessar funções e só). 99% dos usuários de arranjadores não sabem ou mesmo nunca conseguiram montar um ritmo por falta de tal técnica. Dai a existir tantos ritmos prontos a venda (ou gratis) pela web pela falta dessa aptidão. Contrate um professor e ai poderá aprender bem. Infelizmente é uma técnica complicada.

    claudiofr
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Diegocosta, acho que encontrei um pequeno tutorial que ensina a c riar ritmos. De uma olhada neste endereço ritmo
    Fica aqui também um breve comentario para daqueles que acham que sabe tudo e se acham o melhor, são ignorantes, e nao gostam de ajudar os outros, só pensam em si e só sabem criticar, e mais, vivem só de "status". Por isto este Brasil não vai pra frente só pensam em si mesmos e que se fod... o resto.
    Afinal ajudar a quem precisa não custa nada.
    Desabafo.
    Abraços....

    maf
    Veterano
    Esse post foi marcado como inapropriado mostrar
    O autor recebeu uma advertência por publicar conteúdo contra as regras do fórum.

    jun/09

    claudiofr
    Membro Novato

    Senti que esse comentário foi pra mim seu puxa saco....
    o q vem de baixo nao me atinge.
    É pessoas como vc q emporcalham o forum...
    Só lamento.

    expedifer
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    claudiofr

    Esse youtube é sobre GRAVAÇÃO de song (midi) e não ritmos. Ritmos não tem nada a ver com midis (e ainda assim o video só dá dicas sobre funções que tem e não de como montar midi). Eu mesmo já procure muuuuito no youtube sobre criação de ritmos mas....não existe mesmo.

    diegoscosta
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Ainda estou sem respostas, ninguém sabe???

    Franklin...
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Antes de tudo você tem que ter a técnica. E isso, na minha opinião só com professor mesmo.

    Depois que você souber criar ritmos é só conhecer as configurações do seu teclado pelo manual.

    E, se você ja sabe como criar um ritmo mas está encontrando dificuldades, va para o manual, ou cintinue tentando encontrar alguem aqui disposto a te ajudar.
    Eu até ajudaria se soubesse lidar com os Gw.

    markosfl
    Veterano
    # jul/09 · Editado por: markosfl
    · votar


    maf
    Veterano
    olha só q cara mais babaca esse "maf veterano" um verdadeiro otário, o q q t dói em ajudar os outros?, c alguém está pedindo uma mão,não custa ajudar e acho q é p/ isso q existe esses foruns, para trocar idéias, ajudar o proximo e " APRENDER", como coisa q vc nunca precisou d ninguém .... são pessoas como vc q estragam o mundo em q vivemos....só ocupando espaço...

    marisaspin
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Desculpe me meter mas acho que todo mundo tem um pouco de razão...
    é preciso fuçar, teentar descobrir as coisas pessoalmente, mas neste mundo do áudio, existem uns "pulos do gato" que quando a gente descobre facilitam muito a vida e lendo manula não rola muito fácil...
    Assim, quem tiver dicas prá dar pode encurtar o caminho para muita gente...
    Nós aprendemos muito mais com outra pessoa diretamente do que com qq manual, isto já está prá lá de comprovado...

    expedifer
    Veterano
    # ago/09 · Editado por: expedifer
    · votar


    marisaspin
    Assim, quem tiver dicas prá dar pode encurtar o caminho para muita gente...

    Vou te explicar sobre essa dificuldade de ensinar a criar ritmos por aqui (tirando a parte de edição, quantitização, volta, reparo, sobreposição, corte, colar, efeitos, etc que não passa de melhoramentos sobre ritmos já prontos/acabados, mas ate ai deve estar pronto o ritmo, iniciado com "toques" de cada instrumento em cada pista e esse inicio/acesso, cada manual o explica pra cada modelo, basta baixar na Roland o de qualquer arranjador)

    Tente ai diante do teu Pc, na mesa dele, tocar com os dedos um "batuque", pode ser um samba, batidas de "remelexo", ou a bateria/batidas de um Rock. Depois num chat com alguém, tente "explicar" a um outro como fez essas batidas nos dedos. Conseguirá sem partitura? Pois é, esas batidas nos dedos (que numa montagem seriam sobre as teclas para cada timbre), são as que fazem montar um ritmo. E nessa sequencia se completa o mesmo para cada instrumento. Entendeu da impossibilidade por aqui? Não é "coisa simples".

    É possivel? Acha? Então tente me passar como fez os batuques na mesa! Batida por batida sem partitura. Na verdade são "frases" ou "trechos" que músicos experientes conhecem com facilidade. Tem que ser músico experiente pra isso e conhecer (saber tocar) CADA INSTRUMENTO. Ah...ritmos no GW8, só se faz ligado a um Pc/software)

    macaco veio
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    depende do teclado se for criar no teclado, depende do software se for criar no computador (infelismente ainda nao descobri um software especifico pra isso que nao esteja conectado a um determinado teclado ou que nao seja um simples sequencer de midis como os cakewalk e outros), depende tambem da complexidade do ritmo.
    Eu costumava criar alguns num PSR510 que era facinho, facinho de fazer nele em tempo real ou passo a passo.
    Me parece que empresas como a Roland nao teem interesse nenhum em fabricar teclados com facilidades nessas funcoes pois a cada lancamento querem empurrar ritmos criados por eles e que nem sempre tem nada a ver com o nome do ritmo e regiao do globo onde supostamente nasceu o ritmo. Se alguem souber um software que realmente crie e salve em STL e formatos derivados por favor ponham o nome aqui.

    asteroideb612
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Pessoal! escollhi esse tópico , pois pesquisei muito jah e nao consigo alterar alguma mudança que fiz, que a bateria dos rítmos do gw8 ta muito baixo e de fundo em relaçao aos outros componentes do rítmo, estou ha 3 dias ja com esse problema parece que o teclado reconheceu mesmo a informação ou algo que fiz sem queerer. se alguém puder dar um help ..!B

    jc musical
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Olha pessoal, acho que todos têem um pouco de razão pois prá se montar ritmos é preciso que se tenha noção do teclado que vc tem. ex; eu tenho um E480 e demorei bastante prá conseguir montar alguns ritmos, conseguí mas sempre tinha algumas pequenas falhas mas num todo dava para usar e bem, e terminou
    se tornando relativamente fácil a montagem dos ritmos. Hoje tenho um E 50 ROLAND e tou tendo a maior dificuldade em montar ritmos nele. A princípio eu achei que seria + ou - como no teclado anterior no e480 tb roland, só que o E50 tem outras funções mais sofisticadas foi ai que eu me ferrei e tou tendo a maior diculdade para conseguir montar 1 ritmo. Mas a questão de trocarmos idéias é; Se trocarmos mais informações e dermos dicas e pedidos de socorro neste forum ai sim teremos uma comunidade realmente útil aos propósitos da mesma não importando se o que ensinarmos aqui
    o outro vá entender no outro lado. O fato é que qualquer dica que dermos aqui, por mais simples que seja será de valia prá muitos deste forum. E o que eu acho. (desculpem a intromissão)

    marco007
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    ola, desculpem responder neste que ja esta desde maio sem comentario. bom eu sou um dos otarios que comprou o gw8 e não gostou. e como o comentario acima existe razão , pois montar ritimo realmente é para profissionais!!! mas porque sera que nos psrs são tão faceis?.os ritimos deste teclado são péssimossssssssss. agora no quesito timbre até que é legal ,porrem sobra muita coisa inutil. obs dou o meu em um psr 650 ou troco por pa 50sd ou 710 e volto diferença. Ha. se eu não dispor vou fazer igual aquele cara da geladeira brastemp. colocar em uma avenida movimentada e expor a fabrica ao ridiculo pela falta de informação e orientação ao consumidor. Roland cometa um ato de justiça pega essa porcaria de volta e me devolve meu dinheiro.

    macaco veio
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    eu simplesmente acho o Gw8 um dos piores teclados que a Roland ja fez, eletronicamente tem tudo nele, da pra fazer quase tudo, porem:
    tudo fora de ordem, confuso, alguns botoes do lado errado, alem da pessima construção, plastico ruim e fraco, mal dimensiondo sobra espaço inutil nas laterais, proporcionalmente e esteticamente mal desenhado (alias isto é comum nos designers orientais) linhas que não coincidem no painel no posicionamento de botoes, nomes etc em discordo com o teclado (ex: olhem a posição do D beam aonde esta, tem que cruzar o braços pra atingir o D beam), alem de realmente 50% do que ele tem eu acho realmente inutil. So não acho que os ritmos que vem seja péssimos, tem alguns legais, so que tudo desregulado em proporção de volumes de mixagem, tem que regular e salvar tudo de novo gastando memoria dele, não da pra aproveitar como vem de fabrica, a parte de bateria ate que é a melhorzinha. Tem muito mais defeitos do que "perfeitos" (ou alguma outra palavra antonimo de defeitos). Um teclado bolado por engenheiro eletronico, acho eu, que nunca sequer tocou sozinho na noite ou viu alguem tocar sozinho. Otimo para aqueles musicos que adoram ficar horas programando funções eletronicas ao invez de tocar o instrumento, porque não tem nada pronto nele, e o que tem pronto, é mal pronto. Tentaram fazer um teclado bonito visualmente, mas se olhar direito se descobre uma porção de defeitos.

    Maestron
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Já eu acho que é uma questão de gosto... Sempre trabalhei com PSRs e adoro a Yamaha, ela realmente sabe fazer teclado, principalmente de uma forma clara que até mesmo uma criança aprende a mexer em pouco tempo.

    Quando vi esse GW8 pela primeira vez, não gostei... Acompanhei aqui a discussão entre os veteranos e me deu raiva de um tal de "expedifer" que vivia enaltecendo o GW8 e ridicularizando os PSRs... Nesse época, para mim, PSR é que era o bom...

    Até que ouvi uns videos no youtube de um rolandman chileno chamado Cesar Guzman e pirei... Os sons que ele tirava do teclado eram uma maravilha assim como a versatilidade do GW... Fiquei com muito medo de encontrar um teclado e não saber mexer... Mas me deparei com uma interface muito fácil. Logo, logo montei minhas performances e tudo que precisava aprender a usar, aprendi.

    Vi várias vantagens para os PSRs que eu tanto gostava. Peso, beleza (design profissional), recursos, preço... Mas uma diferença foi crucial, a qualidade do som. Os PSRs, todos, utilizam uma tecnologia do início dos anos 90, o AWM... A yamaha diz que é derivada dos motifs, o AWM2, mas é mentira, é AWM mesmo... já o GW8 tem sons realmente derivados dos Fantom (não o Fantom G)... É uma qualidade bem superior quando ouvimos lado a lado.

    Concluindo. Os PSR tem uns sons acústicos ótimos e realmente são bem fáceis de entender, até porque 9 entre 10 tecladistas foram educados num PSR que dominam as vendas no Brasil e enfim, são ótimos teclados, eu os adoro. O Roland pode ser tão fácil se voce tiver sido educado musicalmente num roland. Se não, basta um pouco de paciência para aprender. Mas se quiser qualidade sonora, na minha opinião, não há dúvidas, o arranjador da Roland é muito superior.

    J.Dionatan
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Maestron, eu lembro de quando eu comprei um E-09 e ná época havia o PSR 550 se não me engano como concorrente. Pensei exatamente igual a você, a qualidade sonora e desenho do Roland era superior, mesmo perdendo em questão de praticidade e funcionalidade.

    soares1942
    Membro Novato
    # ago/14
    · votar


    Infelizmente, tem um monte de "veteraninhos" aqui que nem deveriam estar no forum. Pessoas que não sabem nada e só querem zombar e criticar, sem ajudar em nada. Creio que o cifra-club deveria ser mais exigente, e remover estas pessoas. Se continuarem a zombar, vou fazer uma campanha para derrubar estes irresponsáveis. Podem esperar.

    soares1942
    Membro Novato
    # ago/14
    · votar


    maf, para um engenheiro sanitarista você se comporta com um nível que não condiz com sua cultura. Sugiro que mude seus modos aqui no fórum

    TrebleH
    Veterano
    # ago/14
    · votar


    galera, tem só 5 anos o último comentário do cara ne?

    fernando tecladista
    Veterano
    # ago/14 · Editado por: fernando tecladista
    · votar


    soares1942
    desencana, o post do usuário é de 2009, se você ver o ultimo post dele é de 2011, já passou muito tempo

    outro fato em sí, como estou a um bom tempo aqui no fórum é entender o histório da época
    não sei como foi esse ai, na época mas tem muito caso que você dá a dica, cita até a pagina do manual, comenta como é no seu teclado pra ele ver se o dele é igual e parece que o cara não lê e fica levantando mais de 10 tópicos com a mesma pergunta e a resposta tá lá em outro...
    ai sobe o "sangue no zóio" e a pessoa dá uma voadora virtual
    passa anos e alguem se depara só com o post da voadora e não entende o contexto histórico que levou aquilo

    soares1942
    Membro Novato
    # ago/14
    · votar


    Fernando, devo te informar que não importa quando algum artigo foi postado. O que importa é a qualidade do artigo, mas mesmo assim eu te agradeço porque a crítica sempre é bem-vinda quando não há intenção de magoar. muito obrigado

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a roland gw-7 e gw-8 - como criar ritmos?