Aquisição do 1º Teclado - Yamaha E313

    Autor Mensagem
    LesPaulMan
    Veterano
    # abr/09


    Boas galera.

    Toco guitarra já tem algum tempo, e resolvi nas últimas semanas adquirir um teclado pra iniciar o aprendizado.
    Com relação ao modelo, após ler e reler alguns tópicos, decidi pelo Yamaha PSR E-313, já que foi dado como um bom teclado para iniciantes por possuir teclas sensitivas.
    Tô pra comprar o teclado hoje, visto que um dos escritórios da empresa onde trabalho faz esquina com a rua da Carioca aqui no Rio, de onde estou teclando agora (rs). O dedo está coçando!!! rs A única coisa que tá pegando é o preço: Após verificar em várias lojas, o mais barato que encontrei foi 780,00, bem longe dos "600 e poucos" descritos nos tópicos que li. Entra então a pergunta: vale pagar esses 780,00 nesse teclado??? É esse preço mesmo???
    Antes de qualquer resposta do tipo "junta um pouco mais e pega o 413", digo que não estou disposto a pagar a mais por recursos extras. Ou é o 313 ou outro modelo/marca com valor equivalente.

    Agradeço a atenção de todos!

    Lord fafe
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    "600 e poucos" descritos nos tópicos que li.

    Isso foi antes da crise mundial né? hehe...HAUsAS... a cara, do jeito que vão as coisas, eu acho que é esse valor mesmo, se tiver enganado por favor galera, me corrijam...

    LesPaulMan
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Levando em consideração esse aumento nos preços: Tá justo?

    ThyagoAmaral
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Nem de graça eu queria...

    Enfim... Junta um pouco e pega pelo menos um PSR-413... você não estaria pagando a mais por recursos extras e sim começaria a ter um pouco de qualidade. Teclado é caro, teclado bom é mais caro ainda... Teclado ótimo: R$ 10.000,00 evite raivas futuras... gaste mais um pouquinho...

    Se você já é guitarrista subentende-se que já entende um pouco de música... 313 é muito mas muito inciante mesmo mano... tenta o 413 pelo menos...

    dtplayer
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Teclado bom é teclado caro, não adianta. Teclados de preço médio, ou tem timbres ruins ou tem teclas ruins. Concordo com o ThyagoAmaral, guarda mais um pouco e pega o PSRe403 que tem até umas funções beeem básicas de synth. Outra idéia legal é procurar um PSR mais antigo usado, eles são bem melhores que esses atuais.

    LesPaulMan
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Bom, vamos ver se ajuda: Eu acho muito bacana piano... Mas como um piano é muito caro...
    Basicamente vou utilizar o teclado com o timbre de piano. Sei que são instrumentos distintos, mas acredito que já dê uma base. Tô certo nesse pensamento??? A idéia, seria quando estivesse com uma boa base no teclado, e mais folgado na grana, comprar um piano elétrico ou algo do tipo. Por isso não quero investir muita grana num teclado.

    Teccláudio
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    LesPaulMan
    idéia, seria quando estivesse com uma boa base no teclado, e mais folgado na grana, comprar um piano elétrico ou algo do tipo. Por isso não quero investir muita grana num teclado.
    Bem, toquei há uns tempos atrás quando estava sem teclado em um 313 de um amigo, não é essas coisas não, mas pra quem esta iniciando serve, quanto ao timbre de piano, esse é meio padronizado nos modelos mais novos da yamaha, o que muda são os recursos para ajusta-los, como já foi dito acima sobre o s413, atualmente tenho o 550B, e sinceramente, não vejo diferença no timbre de piano de um para o outro. E quanto a preço...é + ou - esse mesmo que vc passou, o que vc pode fazer se caso for pagar a vista é tentar um desconto com o vendedor, isso se caso for comprar a vista.

    LesPaulMan
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Quem dá mais??? Tá chegando a hora da saída!!! rs

    arilevita
    Veterano
    # abr/09 · Editado por: arilevita
    · votar


    LesPaulMan
    Cara, já escutou o som deste teclado? O som é simplesmente horroroso... Bom e barato? muito difícil. De todos os teclados baratos o que mais gostei dos timbres foi o Roland E-09-na casa de R$ 1500. Na minha humilde opinião pagar quase 800 paus neste brinquedo que chamam de teclado tipo PSR-E313/413 é jogar dinheiro no lixo. Me desculpem a franqueza , mas não tenho meio termo para enganações.

    Abraços

    tecladoprofusao
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    LesPaulMan
    Naõ sei se dá mais tempo... mas vou dar a minha opinião.
    Vc pretende usar esse teclado em casa ou fora? Se for em casa, preso no PC, acho mais jogo pegar um controlador MIDI mais ou menos nesse preço, baixar o Cantabile e se divertir com uns VST grátis que acha na net. Porém, se é difícil achar um de piano free, achar um bom é impossível. Mas de qualquer forma vc vai ter teclas de verdade, bend e modulador.

    E esse preço não tá muito fora, não. Infelizmente abaixo de mil é ele, Casio, Fenix ou Medeli... Se eu fosse comprar um nessa faixa, seria ele.

    LesPaulMan
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Bom, considerando os comentários da galera, desisti da aquisição... Menos 1 tecladista no mundo... rs

    Naõ sei se dá mais tempo... mas vou dar a minha opinião.
    Vc pretende usar esse teclado em casa ou fora? Se for em casa, preso no PC, acho mais jogo pegar um controlador MIDI mais ou menos nesse preço, baixar o Cantabile e se divertir com uns VST grátis que acha na net. Porém, se é difícil achar um de piano free, achar um bom é impossível. Mas de qualquer forma vc vai ter teclas de verdade, bend e modulador.


    A idéia seria tocar em casa mesmo. Seria só pra lazer. Aprender, conhecer mais um instrumento...

    Gastar 1500 paus num teclado apenas razoável soa aos meus ouvidos como coisa de louco. Com essa grana compro uma Epiphone e vou ser feliz ela! rs

    Mesmo assim agradeço a atenção e a ajuda de todos. Vou aguardar algum tempo até a grana jorrar e considero a aquisição de piano! rs

    arilevita
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    LesPaulMan
    Com essa grana compro uma Epiphone e vou ser feliz
    Cara gastar 1500 paus numa guitarra Epiphone soa aos meus ouvidos como coisa de louco...(palavra de tecladista contra palavra de guitarrista) rsrsrs Abração

    tecladoprofusao
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    LesPaulMan
    Bom, considerando os comentários da galera, desisti da aquisição... Menos 1 tecladista no mundo... rs
    Que isso.. Não desiste, não! :)
    Cara... Vc não precisa ser um superworksintpianosimulatorstation pra saber se vai gostar de tocar teclado. Vc não conhece alguém que possa emprestar um teclado velho que não esteja usando pra se acostumar com a idéia, primeiro? Caso vc goste, invista em um melhorzinho usado. É bom dar uma garimpada no Mercado Livre e no Balcão de vez em quando... tem sempre uma pérola de uns 15 a 20 anos que vale a pena por esse preço.

    Mas volto a afirmar... Dos novos, por esse preço... E313 na cabeça. Quem discordar experimente um Fenix pra ver... XD

    Ah! E também:
    Cara gastar 1500 paus numa guitarra Epiphone soa aos meus ouvidos como coisa de louco...(palavra de tecladista contra palavra de guitarrista) rsrsrs Abração (2)
    Podendo comprar um controlador e um Pico 4... rsrsr...

    sandmarc
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Bom, considerando os comentários da galera, desisti da aquisição... Menos 1 tecladista no mundo... rs
    Que isso.. Não desiste, não! :)
    2

    Velhão, se for pra aprender vai fundo. Eu até entendo um pouco a moçada que indica teclado mais caros, afinal é duro quando você se acostuma com produtos de segmento superior, indicar e usar algo que seja mais "simples". Isso vale pra qualquer coisa ( carros, eletroeletronicos, imóveis, etc... ).

    Mas temos que olhar também a contra-partida. Se você tem muita grana, ótimo, compre aquele que mais te agradar, mas se você é como a maioria dos brazucas, geralmente as opções são mais limitadas. Muitas vezes você adquire um equipamento fora da sua faixa de $$$ e não usa metade dos recursos disponíveis.

    O que acontece é que estamos num momento horroroso pra adquirir teclado, porque os preços estão exorbitantes. Eu tive um E403 ( comprei por 900,00 com fonte em Jan/08, mas tinha loja vendendo a 699,00 ) e tive que vende-lo e parar com as aulas. O E413 ( que é praticamente o mesmo teclado ) está custando mais de 1.000 pilas agora.... tremendo roubo.

    O que você pode fazer é o seguinte: Esperar essa loucura com os preços acabar ( se é que vai acabar... ) até os preços voltarem ao "normal" ou conseguir um usado ( tipo um E403 ) dessas pessoas que tiveram que interromper o aprendizado e vendem o equipamento praticamente novo ( como eu fiz... ), que deve sair mais ou menos o que você quer pagar...

    KeysMan
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    LesPaulMan

    Concordo com o tecladoprofusao...
    Vc não precisa de um super teclado pra se aprender a tocar...
    Comprar o primeiro teclado sem nem saber se realmente vai continuar é fogo...
    Eu aprendi a tocar num PSR 510 do meu irmão... e aos poucos foi evoluindo... Até chegar no Korg TR que tenho hj (e se Deus quiser, um futuro PC3 ou Motif XS!), passei ainda por outro PSR, mas sempre evoluindo, nunca regredindo em relação ao instrumento.
    Se vc não é um cara rico, com $ sobrando, então é melhor mesmo começar de baixo, mesmo com esse E-313, mesmo não sendo tão bom assim...
    Se vc perceber que realmente gosta, então pega outro melhor, um sintetizador razoável, ou até mesmo um piano digital, um SP76 ou qq outro da mesma faixa de preço.
    Ou então faz o que já falaram aí: procura alguém que tenha um pra te emprestar, pelo menos pra vc ter certeza de que quer realmente investir na vida de tecladista.
    Não desista, ser tecladista é uma explosão de possibilidades e criatividade dentro da música...

    O que não recomendo é pegar um teclado nessa época dura para nós! Tá tudo subindo, e meu sonho de pegar um teclado top indo embora...

    Abraços!

    ThyagoAmaral
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Tô certo nesse pensamento???
    Não... Pois esses teclados o que eles tem de pior são os Pianos...

    Gastar 1500 paus num teclado apenas razoável soa aos meus ouvidos como coisa de louco. Com essa grana compro uma Epiphone e vou ser feliz ela! rs
    Eu Gastei 5.000 em 1 teclado e ele nunca foi 100% pra mim... =/

    O que não recomendo é pegar um teclado nessa época dura para nós! Tá tudo subindo, e meu sonho de pegar um teclado top indo embora... (2)

    Sem falar que pra vender usado ta mais complicado ainda...

    LesPaulMan
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Concordo com o tecladoprofusao...
    Vc não precisa de um super teclado pra se aprender a tocar...
    Comprar o primeiro teclado sem nem saber se realmente vai continuar é fogo...


    É justamente essa a minha preocupação. Como vou gastar 1500 pratas num teclado, sendo que existe a real possibilidade de eu não curtir o instrumento e acabar largando de mão?
    Com 300 merréis tu vai numa loja de instrumentos, compra uma samick strato e já se inicia na guitarra... Se não gostar, ótimo. Não é um prejuízo tão grande assim. Vende a 200, dá pra alguém, joga na lareira (rs), não vai fazer muita diferença. Claro que posteriormente você vai sentir a necessidade de ter um instrumento melhor, aí você troca e bola pra frente.
    Uma outra possibilidade que eu cogitei é um E303 usado (parece estar muito bem conservado) no balcão por 450 mangos. Teria muita diferença pro E313?

    KeysMan
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    ThyagoAmaral

    Sem falar que pra vender usado ta mais complicado ainda...


    Nem fale...
    To mundo com medo de gastar dinheiro...
    O pior (pra mim) é que os teclados estão subindo, e o preço meu TR, ao invés de subir junto, despencou quase 20% na maior loja de instrumentos de Salvador... Desvalorizando ainda mais... será que estão se preparando pra descontinuar a série?!? Ainda mais agora com a chegada do M50...

    Fugi do tópico, né?
    hahahaha

    liliane.coimbra
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Uma outra possibilidade que eu cogitei é um E303 usado (parece estar muito bem conservado) no balcão por 450 mangos. Teria muita diferença pro E313?


    Ainda nao consegui descobrir a diferença entre os dois, a não ser a cor do botão de volume rsrs Mas deve ter algo sim. Porém nada que lhe vá fazer diferença.

    Acho que deve aproveitar o preço sim! Mas lembre-se que seria legal vc comprar um pedal sustain junto.

    LesPaulMan
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Acho que deve aproveitar o preço sim! Mas lembre-se que seria legal vc comprar um pedal sustain junto.

    Pô, acho que vou fechar com o cara então. Desculpa a ignorância, mas como um pedal de sustain trabalha num teclado? Não daria o mesmo efeito tocar no modo "orgão" onde a nota é sustentada indefinidamente?

    _KOG
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    LesPaulMan
    Desculpa a ignorância, mas como um pedal de sustain trabalha num teclado? Não daria o mesmo efeito tocar no modo "orgão" onde a nota é sustentada indefinidamente?

    exatamente, o pedal sustain trabalha basicamente desta forma.
    não é pedal de efeitos ou algo deste gêrero como alguns imaginam.

    liliane.coimbra
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Desculpa a ignorância, mas como um pedal de sustain trabalha num teclado? Não daria o mesmo efeito tocar no modo "orgão" onde a nota é sustentada indefinidamente?


    Mas com o timbre de piano, o pedal só faz o som durar um pouco mais... nao fica indefinidamente... ele sustenta tempo suficiente para voce trocar de acorde sem que a musica fique com um vácuo... entende? O psr e-303 possui uma função de deixar o sustain ligado para o piano, sem precisar usar o pedal, mas pode embolar as notas, alem de dificultar a síncope (ou não permiti-la). Logo um pedal sustain te dará maior domínio sobre a dinâmica.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Aquisição do 1º Teclado - Yamaha E313