with velocity vs aftertouch

    Autor Mensagem
    levyscarv
    Veterano
    # abr/09


    to com uma duvida sobre teclas, acho que é até meio boba, mais agora que me dei conta que to por fora do assunto!!

    é sobre essa parada de aftertouch vs with velocity!

    tenho um juno-d (o normal edition mesmo, o primeirão), e to planejando um FG7!!
    o juno usa o "with velocity", enquanto o FG7 usa "aftertouch"!!

    queria saber as diferenças entre essas duas tecnologias? quais as principais caracteristicas? a diferença que dá na hora da pegada? e se vou sentir muita diferença nesse quesito teclas?

    sds.

    Jonathas Lacerda
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    São tecnologias diferentes. Velocity Sensitive é a sensibilidade à velocidade, que permite de ppp a fff.

    Aftertouch é um controle de "após toque". Isto é: Depois que abaixar a tecla, você aperta ela mais um pouco e ela te dará um efeito, que pode ser programável. Por exemplo: No X7 que toquei o ano passado, o Brass estava programado no aftertouch para dar um crescendo...

    O G7 tem velocity sensitive e aftertouch...

    Até hoje não vi um teclado que tivesse aftertouch e não tivesse velocity sensitive.

    levyscarv
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    with velocity é igual a Velocity Sensitive????


    ja vi que ao menos nesse caso o FG é um salto enorme então, ja vou notar uma diferença brusca ao trocar!!


    ;p

    levyscarv
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Citando algo antigo, 2004 pra ser mais exato:

    sarpa
    Veterano



    Na verdade, se o teclado é sensível à velocidade, ele é sensível à velocidade e não à pressão.

    A sensibilidade de velocidade nas teclas é o que faz o felling da coisa. Se você pressiona a tecla mais rapidamente, é mudado algumas características do timbre do que se você tivesse apertado a tecla lentamente.
    Na verdade, a sensibilidade serve para nuances e "pegada" de piano. Pra ficar mais fácil de entender:
    Imagine um pianista tocando uma peça num teclado que não possui sensibilidade à velocidade. Todas as notas sairão com o mesmo volume, mesmo ataque e mesmas características. Ficaria meio estranho, né? Imagine na hora em que a música deve ficar mais sutil? E aí? Como faz?

    Na maioria dos teclados são interpretados 4 velocidades. Então, cada timbre possui 4 variações para as velocidades, pois em cada uma dessas 3 velocidades, o som soa com um característica diferente, como eu havia falado acima.

    Sensível à velocidade, mas e à pressão? É o que?
    Muitos já ouviram falar do "aftertouch", e até já rolou um tópico aqui no fórum perguntando "o que é aftertouch?".
    Ele sim é a sensibilidade à pressão. Ou seja, depois de presionada a tecla, se você à "forçar" mais um pouco, você terá um outro evento programado através do aftertouch, que, interpreta a pressão da tecla depois de pressionada.
    O Aftertouch é muito usado para se colocar vibrato, glide, etc...

    Desculpem-me a extensão da mensagem.

    Um abraço,
    Juninho Sarpa.
    www.bandaapice.com.br
    www.juninhosarpa.com.br
    www.juninhosarpa.com.br/fotolog

    levyscarv
    Veterano
    # abr/09 · Editado por: levyscarv
    · votar


    Achei uns conceitos:



    Aftertouch
    *Num teclado, aftertouch significa "pós-toque". Trata-se de um controle em tempo real produzido pela pressão de uma tecla, além do ponto onde uma nota soa." Channel aftertouch" afeta todas as notas que estão soando atualmente e "polyphonic aftertouch" afeta apenas a nota que está sendo tocada.

    *Propriedade MIDI que controla quantidade de pressão que é aplicada na tecla.

    Velocity (sensibilidade)
    *Controlador em tempo real baseado na força com a qual as teclas dos equipamentos MIDI (ou pads) são tocados.


    Velocity Sensitivity (sensibilidade de velocidade)
    *Um teclado que pode responder à velocidade que uma tecla é pressionada; isto corresponde à dinâmica com qual o executante toca o teclado. A função Velocity é importante e ajuda a traduzir a expressão do executante na música.



    vide: http://roland.com.br/suporte/glossary/%23

    Jonathas Lacerda
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    levyscarv

    Pois é. Se tivesse usado a busca antes, teria evitado a criação deste tópico :P

    levyscarv
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    é verdade!!

    a questão foi a internet lá de casa!!

    quando to no trabalho é facil, mais lá em casa naum tem condições!!

    é lerdinha a bicha!!


    hehehe

    ;p

    JeanCarlo
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Vocês estão querendo me dizer então que um teclado pode ser sensível e não ter aftertouch?? Aftertouch não tem NADA a ver com sensibilidade??????

    ricksouza
    Veterano
    # out/09
    · votar


    bingo.

    Jonathas Lacerda
    Veterano
    # out/09
    · votar


    JeanCarlo
    caiu a ficha, ein?

    JeanCarlo
    Veterano
    # out/09 · Editado por: JeanCarlo
    · votar


    Jonathas Lacerda
    ricksouza

    Eu pensei que meu Key tinha aftertouch. Meu mundo desabou. :-(

    Jonathas Lacerda
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Qual teu key?

    Gothic Lover
    Veterano
    # mar/15
    · votar


    fala galera, tenho um axiom 61, ele possui aftertouch, vcs ja devem ter usado o modulation whell para controlar por exemplo a dinamica crescendo em instrumentos de corda, eu queria usar o aftertouch para controlar esse efeito, acontece que assim que eu solto o aftertouch, o valor vai a 0, ou ha algum valor mim que eu setar, queria saber se eh possivel configurar esse efeito no aftertouch de modo que seja como a mod wheel, eu subi o valor até x, ele fica em x, no caso do aftertouch, eu subo (apertando) até x, porem quando solto ele eh resetado para um valor minimo, acho que consegui explicar neh? a ultima duvida eh:
    como faço para usar aftertouch polifonico, pq se eu preciono uma tecla para ativar o efeito, ele eh aplicado nas outras teclas tbm (que nao pressionei tanto) por exemplo num acorde C E G eu precioso forte apenas o G, ai apenas a nota G sofre o "crescendo" por exemplo. Vlw

    Edson Caetano
    Veterano
    # mar/15
    · votar


    Gothic Lover
    Tudo varia por equipamento, o que quer talvez não seja possível no axiom... Qual a geração dele?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a with velocity vs aftertouch