RESET no roland xp-30?

    Autor Mensagem
    Vitaumm
    Veterano
    # mar/09


    seguinte.. eu uso o xp-30 na minha igreja jah faz um bom tempo..

    e ultimamente eu to percebendo q os timbres estão perdendo a sonoridade ideal e original..

    aih um véi[meu professor] tokou nele e viu isso tbm e falou q precisa 'resetar' o key..
    sei lah si eh por mtu tempo de uso..

    mto estranho isso, num tinha idéia de que isso existia.. tipo.. os timbres ainda estão zero-bala, nunca precisei mexer, editar e salvar.. existe msm esse negócio de reset?? como eu faço??

    Agradeço!!

    Vitaumm
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    ah ehh.. há efeitos colaterais????

    tecladoprofusao
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Vitaumm
    Normalmente quando alguém vai configurando os timbres e salvando pode acontecer de ir "bagunçando" a configuração original, aí o reset é útil. Se nada foi mexido não há por que ter mudado algo, afinal, que eu saiba, o teclado não se "auto-programa-se a si próprio". :)

    ah ehh.. há efeitos colaterais????
    Não sei se é bem um eceito colateral, mas toda e qualquer configuração personalizada vai ser perdida, desde timbres até configuração de pedais e controles que vc tiver alterado.

    A. Cordeiro
    Veterano
    # mar/09 · Editado por: A. Cordeiro
    · votar


    Vitaumm

    Olá! Possuo um XP-30. É um ótimo synth...
    Quanto ao "to percebendo q os timbres estão perdendo a sonoridade ideal e original.., isso é fora de lógica. Jamais a ROM do teclado é alterada de forma que se "piore" os sons. O único motivo pra isso será externo, como as saídas, cabos, o seu P.A., e etc. E em se tratando de perdendo a sonoridade ideal, minha visão é que é óbvio que vai se perdendo a medida que vemos teclados atuais com uma fidelidade maior em seus timbres, como os pianos...talvez vc está escutando muita coisa atualmente que nem está notando que é isso que dá diferença pra o que vc quer hehe..

    aih um véi[meu professor] tokou nele e viu isso tbm e falou q precisa 'resetar' o key..
    sei lah si eh por mtu tempo de uso..
    mto estranho isso, num tinha idéia de que isso existia.. tipo.. os timbres ainda estão zero-bala, nunca precisei mexer, editar e salvar.. existe msm esse negócio de reset?? como eu faço??


    Os timbres de fábrica, de fato, são os mesmos. Se vc só os usa, é como eu expliquei anteriormente. Mas se na parte USER, é outra história. Ele é de substituição, sofrendo alterações a medida que um timbre é editado e colocado no lugar...talvez esse seja o problema. Pode ser que, por usar timbres editados (no USER), alguém fez alguma alteração e salvou em cima, perdendo assim a configuração anterior. Mesmo resetando (FACTORY RESET), os timbres não retornarão, a não ser que os que usava no USER são os que veio de fábrica no USER, entendeu? Se quer isso mesmo, vá em UTIL/CARD, entre na parte UTIL 2 e selecione o 4 (FACTORY RESET). Mas cuidado, como foi falado, vc perderá tudo que já editou ou que já estava editado antes de possuí-lo.

    Vitaumm
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    ehh eu tbm acho fora de lógica.. mas eh u q tem acontecido, meus ouvidos naum mentem..

    o echo piano por exemplo [E: 001]
    q eu usava bastante, era um piano acustico leve normal.. mas agora eu toco nele, ele dah eco [eu sei.. pelo nome eh um piano q tem eco,mas ele num era assim..]

    talvez isso seja por eu usar a entrada R ??[a entrada L tah com ponta de cabo, ainda num tirei..]

    e num percebi mudanças na parte do user.. u maximo q eu jah fiz nessi key eh mexeh no som em tempo real [filter/env, level, controller] i mexer com cabo midi.. di resto.. nada..

    ah ehh.. i eu vo trocah essi key..preciso tirah a ponta de cabo q tah nu L .. mas qto a resetar, eh bom fazer isso pra dexah o key zerado pra venda, certo??? ou errado??

    vlww A. Cordeiro, se necessário, eu vou resetar..

    tecladoprofusao
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Vitaumm
    talvez isso seja por eu usar a entrada R ??
    hehe... Só pode ser isso! Isso muda muito o som... Tire essa ponta de plugue da L e volte a ser feliz! :)
    Tem algumas dicas aqui:
    A ponta do plug P10 ficou lá dentro do teclado/

    Vitaumm
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    ehh eu seii.. mas tipo esse problema aconteceu mtuuu depois de eu começah a usah a entrada R...

    A. Cordeiro
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Vitaumm

    era um piano acustico leve normal.. mas agora eu toco nele, ele dah eco [eu sei.. pelo nome eh um piano q tem eco,mas ele num era assim..]

    Todos os timbres se comportam dessa forma? Utilize fones de ouvido na saída phones, vá no timbre e veja se continua. Se sim, mude o MFX, Reverb e Chorus no EFFECT ON/OFF, talvez resolva. Se ainda persistir, abaixe todos os controles em tempo real na parte CONTROLLER.

    Vitaumm
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    ohwww A.Cordeiro..

    vlww msm.. u eco saiu qdo eu desliguei o MFX, vlw a dica msm..

    vamuh veh agora se os outros timbres voltaram ao normal...

    pq tipo, se vc liga ou desliga um efeito, ele fika pernamentemente ligado ou desligado, do jeito q vc deixou??

    Agradeço!!

    A. Cordeiro
    Veterano
    # mar/09 · Editado por: A. Cordeiro
    · votar


    Vitaumm

    Bom, mesmo desligando o teclado, o MFX, Chorus e Reverb ficam posicionados da maneira que deixou da última vez...mesmo que sem salvar qq tipo de coisa. São os únicos controles pelo que me lembro que ficam permanentes até vc fazer a mudança ON/OFF novamente. É bem possível que alguém tenha mexido (ou até vc sem querer) no teclado e sem saber posicionou o contrário, dando o eco característico do piano. Outras alterações, só permanecem salvando, exceto usando-se na hora os controles em tempo real de Cutoff, attack, ... e na parte de CONTROLLER. Pelo menos vc não precisa mais resetar... :) Qq coisa estamos aí...

    EDIT.: O melhor mesmo é que vc deixe os controles de EFFECT ON/OFF todos em ON, pois assim os timbres soaram da melhor forma possível devido aos efeitos correspondentes. No caso do piano que gosta (E001), só desligue na hora, mas depois de usado retorne pra não deixar os outros timbres sem seus efeitos. Ou uma ótima saída é vc editar esse timbre e desligar o efeito de eco (ou colocar outro melhor caso deseje), daí salvar num dos USER's e é só ir direto que não irá mais precisar ligar e desligar o MFX...certo? Fui!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a RESET no roland xp-30?