Curiosidades e dúvidas.

    Autor Mensagem
    Slash Hammett
    Veterano
    # jan/09


    pessoal, to criando esse topico aqui pra aprender mais sobre teclados, instrumento que eu acho muito interessante.
    o que eu gostaria de saber eh, o q torna um teclado bom? como definir se o timbre de um teclado eh bom? quais os outros "aspectos" tornam um teclado bom?
    quando se fala de teclados sou totalmente leigo e por isso estou criando esse topico, para tentar aprender um pouco mais.

    obrigado

    krydes
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Slash Hammett

    Cara frequento o fórum a algum tempo e até hj não ví nenhum consenso no que toque a instrumento (teclado) que satisfaça todos os gostos ,o ideal é saber o que vc quer e o principal é saber qto vc tem $$$$ ,.uns tem pianos maravilhosos,outros não ,uns tem metais excelentes outros não,básicamente é como todo instrumento, a gente nunca tem grana suficiente pra um equipo top ou pelo que percebí todos adoram novidades mas o que realmente manda além da grana,é aquilo que vc quer tocar,um abraço !!

    sandmarc
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    o q torna um teclado bom? como definir se o timbre de um teclado eh bom? quais os outros "aspectos" tornam um teclado bom?

    Este é um assunto bastante complexo e dá margem a milhares de respostas.

    Pra mim um teclado bom é o que oferece o máximo de recursos e qualidade por um valor que você pode pagar.

    O grande problema é que os recursos que você precisa ( ou simplesmente quer muito ) na maioria das vezes custa mais do que a grana que você tem... e é aí você começa a ter crises de G.A.S.

    Jonathas Lacerda
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    krydes

    Isso é muito relativo. Tem gente que malha até os pianos de tops da Korg. Outros adoram. Simples assim! Escolha seu lado e pronto...

    kkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Zuera. Saber quando um timbre é bom exige referências, experiência. Isso em teclados profissionais. Em teclados para iniciantes, só de ouvir, mesmo não sendo profissional, já se percebe.

    Artref
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    O que torna um teclado bom? Qualidade de timbres, tecnologia, recursos.

    Como definir se é bom? Com esse negócio que você tem aí na cabeça, um de cada lado, por onde entra o som. =)

    Outros aspectos que tornam o teclado bom? Preço e idade, hahahah. Quanto mais novo e mais caro, geralmente, melhor. hehehe.

    Slash Hammett
    Veterano
    # jan/09 · Editado por: Slash Hammett
    · votar


    obrigado pelas respostas pessoal. elas foram mto construtivas.
    alguem conhece algum video em q eh possivel ver a diferença no timbre entre teclados profissionais e teclados para iniciantes como o Jonathas Lacerda disse?

    pra mim, uma guitarra boa, eh aquela q seja construida com madeiras de qualidade, captadores bons, tocabilidade boa e etc, entretanto nao consigo fazer essa analogia a teclados (possivelmente pq sao instrumentos digitais, que tem chips, processadores e etc, componentes que diferenciam os teclados dos instrumentos ditos "tradicionais").

    ps: me corrijam em qualquer momento em que eu esteja errado, como jah disse nao conheço nada a respeito de teclados.

    obrigado

    Valmick
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Slash Hammett
    como o pessoal falou.. bom... mas bom pra quê? Por exemplo... Em meu setup de teclados eu tenho um Korg DW-8000, que é um sintetizador profissional (inclusive esse é o mesmo modelo que o Kevin Moore usou para gravar seus solos no Images And Words e usava nas turnês)..

    Ele é melhor ou pior do que um PSR E-303 (iniciante)? É melhor naquilo que foi designado para fazer: criar/gerar timbres sintéticos.... Mas pra piano ele não serve. Então para um estudante de piano, o E-303 é melhor do que o meu sintetizador....


    Resumindo... teclado vai muito do que a pessoa pretende fazer com ele.....


    É como os seus pedais... Um Carbon-X da Onerr é melhor ou pior do que um Digital Delay da Boss?
    Não há resposta! São pedais para finalidades diferentes....

    ThyagoAmaral
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Quando você vê o teclado você pergunta o preço pra o tecladista... simples assim...

    Se ele for menos de 1.000 - não presta!
    Se ele for até 2.500 é Médio...
    Mais que 3.500 é um Médio Quase Bom...
    Mais que 5.000... Começa a ficar Bom...
    Mais de 10.000 é um Teclado Legal!!!

    Vão jogar pedra em mim!!! Mas é mais ou menos isso como a coisa funciona...

    Valmick
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Se ele for menos de 1.000 - não presta!
    discordo completamente... Yamahas DX7 usados em perfeito estado custam menos do que isso. É coerente dizer que um teclado tão utilizado vastamente por artistas diversos, com Phil Collins, Jens Johansson, Stevie Wonder, Kitaro, Vangelis, Enya, Toto, não presta?

    Cara, achei furada essa sua tabela aí.... O Korg X50 custa 3000 e não acho que ele seja "médio quase bom". Pra quem quer bons sons de Korg, ele está ótimo....

    PSR S900 custa 5.000 e pra mim, não presta... Prefiro ficar com meus sintetizadores velhos e ultrapassados....

    Ah, sei lá, bicho... eu discordo completamente de você.

    Vinicius pc
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Se ele for menos de 1.000 - não presta!
    Se ele for até 2.500 é Médio...
    Mais que 3.500 é um Médio Quase Bom...
    Mais que 5.000... Começa a ficar Bom...
    Mais de 10.000 é um Teclado Legal!!!
    (2)

    Concordo.....mais gosto é gosto e cada um tem o seu

    Jonathas Lacerda
    Veterano
    # jan/09 · Editado por: Jonathas Lacerda
    · votar


    discordo completamente... Yamahas DX7 usados em perfeito estado custam menos do que isso. É coerente dizer que um teclado tão utilizado vastamente por artistas diversos, com Phil Collins, Jens Johansson, Stevie Wonder, Kitaro, Vangelis, Enya, Toto, não presta?

    Cara, achei furada essa sua tabela aí.... O Korg X50 custa 3000 e não acho que ele seja "médio quase bom". Pra quem quer bons sons de Korg, ele está ótimo....

    PSR S900 custa 5.000 e pra mim, não presta... Prefiro ficar com meus sintetizadores velhos e ultrapassados....

    Ah, sei lá, bicho... eu discordo completamente de você.


    Bom... Acredito que ele está falando para teclados novos. Até pq as lendas Yamaha DX7 e Korg M1 estão nessa faixa de preço, e não são da categoria "não presta".

    O Korg X50 não vale o que pedem e isso é fato. A Pride que detona os preços aqui. Se comparar pela faixa de preço, o X-50 é muito melhor que o MM6 e Juno-D. A diferença lá fora é de pouco mais de U$ 100. Se comparar o X-50 com eles, ele é melhor. Se comparar ele com o Juno-G, que custa quase a mesma coisa, o X-50 apanha, e apanha feio.

    Assim como vc diz que o S900 não presta, tem gente que diz que seus sintetizadores "velhos e ultrapassados" não prestam.

    Recursos de arranjador só se encontra em teclados arranjadores. recursos de synth, só em synth. Não tem nada a ver comparar produtos de categorias diferentes.

    Valmick
    Ah, sei lá, bicho... eu discordo completamente de você.

    Carlos_Souza_Jr
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Slash Hammett

    Tudo que foi falado aqui (quase tudo) é bastante coerente... Agora, pessoalmente, subjetivamente, e essas palavras que se referem a simplesmente Eu, considero um bom teclado, aquele que me dá prazer e satisfação ao tocar, dessa forma o seu nível técnico e gosto musical também influi na sua percepção do que é um bom teclado.

    Lezinha.m
    Veterano
    # jan/09 · Editado por: Lezinha.m
    · votar


    Carlos_Souza_Jr
    Eu, considero um bom teclado, aquele que me dá prazer e satisfação ao tocar, dessa forma o seu nível técnico e gosto musical também influi na sua percepção do que é um bom teclado.
    É isso ae!

    Slash Hammett
    Conforme vc for evoluindo nos estudos a sua percepção também evoluirá =)

    Mas basicamente um bom teclado é aquele que atende satisfatoriamente as suas necessidades...por exemplo: eu como pianista, prezo MUITO timbres de pianoe peso de teclas, então mesmo o teclado sendo top de linha, se ele não possuir um timbre de piano que me satisfaçae teclas legais, não vai servir pra mim =) (óbvio que geralmente teclados top tem bons timbres de piano, mas isso foi só um exemplo)

    johnny_floripa
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Slash Hammett
    pra mim, uma guitarra boa, eh aquela q seja construida com madeiras de qualidade, captadores bons, tocabilidade boa e etc, entretanto nao consigo fazer essa analogia a teclados

    Para mim, um teclado bom é justamente como uma guitarra boa:

    Construção - Um teclado bom é feito com materias resistentes, que vão aguentar o tranco de se levar ele aos quatro cantos. Um bom exemplo disso é o Korg 01/W, quem já teve um sabe o quanto ele guenta porrada, é quase um tanque de guerra.

    Sonoridade - os teclados de hoje em dia, em sua grande maioria, são "tocadores de música digital", onde cada nota é composta por uma ou mais amostras gravadas de outros instrumentos, como piano, violão, baixo, bateria, etc. Dois fatores contribuem para um teclado ser bom: A qualidade dessas amostras e os conversores Digital/Analógico dos teclados.

    Tocabilidade - Teclas boas, de qualidade, contribuem para que um teclado seja bom. Esse aspecto é subjetivo, pois nem todos os músicos são iguais e tocam do mesmo jeito.

    Recursos - Assim como guitarras podem ter mais ou menos recursos (ponte flutuante, número e disposição dos captadores, número de cordas, etc.), e isso depende da necessidade de cada guitarrista, assim é o teclado. Uns preferem teclas mais pesadas, outros preferem mais controles, outros precisam de arranjadores/sequencers. Um bom teclado não é necessariamente o mais equipado, mas sim o que se encaixa melhor na necessidade de cada um.

    Artref
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Dois fatores contribuem para um teclado ser bom: A qualidade dessas amostras e os conversores Digital/Analógico dos teclados.

    Sim, e eu somaria a qualidade do processador de efeitos, na mesma importância desses dois, além da qualidade de outros componentes, como o chip, componentes básicos (conectores, fios, circuitos).

    ThyagoAmaral
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Valmick
    Ahhh cara tu num sabe brincar =P

    ahuahauha pow... a idéia era passar pro cidadão que até já esqueceu que fez o tópico... algo BEM a grosso modo de como o nosso mundo das teclas funciona...

    Valmick
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    ThyagoAmaral
    é, a grosso modo, chegando numa dessas bem careiras é mais ou menos assim mesmo....

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Curiosidades e dúvidas.