Autor |
Mensagem |
The Jedi Master Veterano |
# jan/09
Olá,
no piano, como estão estão divididos as oitavas? deixa eu explicar melhor: quero saber se o primeiro A é denominado A1, ou é A0...
seria por acaso assim, considerando apenas as teclas brancas? A0, B0, C1, D1, E1, F1, G1, A1, B1, C2, D2, E2, F2, G2, A2, B2, C3 etc
entendem o que quero dizer? sei que existe uma numeração para isso, pois já a vi em algum lugar, mas não estou mais lembrando
grato
|
Teclgait Veterano |
# jan/09
· votar
Eu sou pianista e nao estou a ver o que queres ?
Sera queres onde começa a oitava ou onde contas a oitava ? Se nao explica melhor
|
# jan/09
· votar
Boa noite Teclgait
Acho que é onde conta a oitava... como vês, estou bem em dúvida. Onde começa a oitava é no C, e vai até o próximo C, que está uma oitava acima. Mas não é isso que quero. Quero saber se a primeira tecla do piano, o A, é denominado A-1, A0 ou A1... a segunda tecla branca, o B, é B0 ou B1 etc Preciso desta informação para usar no software que estou construindo. Nele o sistema exibe notas na partitura e mostra no teclado a tecla sendo pressionada, e soa o som correspondente. Quero que apareça também a notação literal das oitavas. Assim, quando na pauta aparecer o dó central, o teclado do piano tocará o dó central, e em uma legenda aparecerá que aquele é o C5 (ou C4, enfim... )
|
Teclgait Veterano |
# jan/09
· votar
Penso que o que disses eh O primeiro dó do teclado e o C1 ?
Começa no C1 isto no Dó se for La será A1
|
# jan/09
· votar
Então, contando da primeira tecla teremos:
A1, B1, C1, D1, E1, F1, G1 daí vem o A2, B2, C2, D2, E2, F2, G2, A3, B3, C3, D3, E3, F3, G3, A4 etc até as últimas três tecla ques são A8, B8 e C8
isso?
|
Teclgait Veterano |
# jan/09
· votar
Penso que sim mas espera por musicos mas experientes mas acho que e isso
|
# jan/09
· votar
ok, obrigado
|
Teclgait Veterano |
# jan/09
· votar
Sempre as ordens mais alguma coisa disponha
|
Artref Veterano |
# jan/09
· votar
Pra mim que dó central = C4
|
# jan/09
· votar
Boa noite Artref,
ou seja, está correto assim: A1, B1, C1, D1, E1, F1, G1 daí vem o A2, B2, C2, D2, E2, F2, G2, A3, B3, C3, D3, E3, F3, G3, A4, C4 (DÓ CENTRAL), B4 etc até as últimas três tecla ques são A8, B8 e C8
|
Henrique Leal Veterano |
# jan/09
· votar
ou seja, está correto assim: A1, B1, C1, D1, E1, F1, G1 daí vem o A2, B2, C2, D2, E2, F2, G2, A3, B3, C3, D3, E3, F3, G3, A4, C4 (DÓ CENTRAL), B4 etc até as últimas três tecla ques são A8, B8 e C8
penso que seja isso mesmo
|
Teclgait Veterano |
# jan/09
· votar
Exacto penso ser isso tinha um teclado que por cima das teclas tinha isso
|
hpept Veterano |
# jan/09
· votar
É mesmo? tem certeza? Pow.. eu sempre achei que qualquer Ax fosse 9 semitons acima do Cx, ou seja, a numeração começasse a partir do Do. Mas como a nota de referência tradicional é o La, até faz sentido que a numeração comece por ela. Putz, aprendi mais uma hoje...
|
EdTwistaZ Veterano |
# jan/09
· votar
pessoal eu não li tudo, mas é o seguinte.... C4 = Dó Central E a númeração começa sempre da nota Dó. Primeira nota = A0
logo...
A0, B0, C1, D1, E1....... etc.... mas já tive um QS8 da alesis em que o dó central era marcado como C3.... Achava meio estranho....
|
hpept Veterano |
# jan/09 · Editado por: hpept
· votar
EdTwistaZ
Bom, agora você vem e joga de novo a duvida por cima de mim... eheheheh. Eu também pensava (talvez ainda penso..) que a numeração começasse pela nota Do. Tem alguem (com competência no assunto e documentação na mão) que pode esclarecer esta duvida uma vez por todas?
EDIT: acho que nem vai precisar mais... pesquisei e achei o seguinte. http://www.vibrationdata.com/piano.htm Assunto encerrado.
|
Teclgait Veterano |
# jan/09
· votar
Pesso desculpa pelo erro que te causei
|
# jan/09
· votar
Obrigado a todos!!
|
brunoamaral Veterano |
# jan/09
· votar
Começa pelos erros.... Pitaco tem muito...
|
TG Aoshi Veterano |
# jan/09 · Editado por: TG Aoshi
· votar
Depende do sistema de nomeação de oitavas.
No científico, ou padrão americano, como explicado pelo EdTwistaZ, o dó central é o "C4". No franco-belga, "Do3".
Além disso também há a notação de Helmholtz, onde é utilizada a seguinte sequência pra nomear as oitavas: ... C,, C, C c c' c'' ... nela o dó central é c'. Também pode-se escrever "CC" ao invés de "C," ; "CCC" no lugar de "C,," e assim sucessivamente, o mesmo vale pra c'. Pra confundir um pouco as coisas, no sistema inglês utiliza-se esse mesmo método dos "múltiplos Cs", só que "CC" representa um dó duas oitavas abaixo do central. No alemão, substitui-se os apóstrofos por traços acima ou abaixo dos "c". Pra vizualizar melhor olhem essa tabela.
|