CheshireCat Veterano |
# jan/09 · Editado por: CheshireCat
· votar
vneno Isso é uma coisa que depende. 4 tons não é apenas uma 6ª menor... Do-La b: 4 tons, 6ª menor Fa-Si: 4 tons, 4ª aumentada Do-Sol b: 4 tons, 5ª diminuta
Eu aprendi intervalos não contando o número de tons, mas de outro jeito. Veja se consigo explicar de forma que você entenda:
Decorei os intervalos pela escala de Do Maior e a quantidade de tons/semitons entre eles: do-re: 2ª M, um tom do-mi: 3ª M, dois tons do-fa: 4ª J, dois tons e um semitom do-sol: 5ª J, três tons e um semitom do-la: 6ª M, quatro tons e um semitom do-si: 7ª M, cinco tons e um semitom do-do: 8ª J, cinco tons e dois semitons
A partir disso, quando eu pego um intervalo, primeiro vejo se é 2ª, 3ª e depois conto os tons pra comparar com os intervalos da escala de Do M. Se tiver: 1 semitom a mais: aumentada 2 semitons a mais: + aumentada 3 semitons a mais: ++ aumentada 4 semitons a mais: +++ aumentada 1 semitom a menos: menor(obs: exceto 4ª e 5ª justa, que vão direto pra diminuta) 2 semitons a menos: diminuta 3 semitons a menos: + diminuta 4 semitons a menos: ++ diminuta 5 semitons a menos: +++ diminuta
Por exemplo: mi-fa É uma segunda, com distância de um semitom. 2ªM tem distância de 1 tom, portanto abaixou meio tom e é uma 2ªm.
re-sol É uma quarta. 4ª J tem um semitom, assim como nesse intervalo, portando é uma 4ª J.
Não sei se fui clara... Espero que tenha dado pra entender, talvez você ache mais simples do que decorar o número de tons. >_< Aprendi intervalos no semestre passado, então se tiver algum errinho, corrijam-me por favor.
|