Placa mãe do Korg M1

    Autor Mensagem
    otaguimaraes
    Veterano
    # dez/08


    Galera, alguém tem uma placa mãe do Korg M1? O teclado está com o som falhando em todas as saídas e o técnico desconfia que é a placa mãe. Como este teclado é bem antigo, não consigo achar a placa mãe em nenhuma assistência técnica. O fórum é a última esperança antes de jogar fora o teclado. Abraços!

    Bclamberti
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    otaguimaraes
    Muito dificil de achar a placa mae desse teclado.
    Mas o técnico já deu uma checada no contact board?
    Eu tinha um Roland U-20 que estava com esse problema, aí o técnico trocou essa peça a acabou o problema.
    Não custa dar uma averiguada nessa possibilidade.

    Abraço

    otaguimaraes
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Mas o técnico já deu uma checada no contact board?

    O que é contact board cara? Vou pedir para ele dar uma olhada. Abraços!

    Bclamberti
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    É aquela fita cheia de circuitos que passa por debaixo das teclas.
    Com o tempo ela desgasta e apresenta problemas.

    fernando tecladista
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    pra ser placa mãe geralmente vem mais defeito acompanhando:
    bugs no display, barulhos bizarros aleatórios, painel que não responde aos seus comandos, alguma zica quando você ligar o midi out do M1 em algum outro teclado

    esse tecnico é autorizado de alguma marca ou é o zé da eletronica de radio e tv?

    se ama tanto assim o M1 compensa comprar outro por ai que deve custar uns 1500 no maximo e guardar o teu pra repor alguma outra peça

    Alê Sasa
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    otaguimaraes

    Tinha um amigo que tinha um teclado que estava com problemas. Ele apertava qualquer tecla e o som saía todo maluco (como se estivéssemos tocando randomicamente as demais teclas). Ele deixou eu desmontá-lo. (não sei quem era o mais doido, rs...)

    Descobri que era sujeira na placa de contato com a membrana de borracha localizada abaixo das teclas. Não sei se é o seu caso.

    Antes de eu dar meu PSR-510, eu fiz o mesmo procedimento de limpeza na placa das teclas, pois um grupo de oitavas estava com o aftertouch falhando. Voltou a funcionar normalmente, ficando melhor do que quando estava comigo.

    Não sei é o seu caso, mas pode ser apenas sujeira nos contatos entre as placas (flat cable e conectores) ou no sistema de acionamento das teclas (membrana de borracha com a placa).

    Em ambos os casos acima, se resume a um único diagnóstico: -"sujeira" acumulada com o tempo.

    Pode ser a mesma coisa com o seu teclado.
    É muito difícil ser a placa mãe ( a não ser que ela esteja trincada ; que é praticamente impossível devido à rigidez do chassi de alumínio desse teclado). No caso do meu ex-Psr, 90% é plástico... Só as travas eram metálicas...(é muito mais fácil acontecer isso a ele)

    Resumindo, eu acredito que deve haver sujeira pra caramba dentro do seu teclado que está ocasionado essa falha na geração do som.

    Um procedimento bem simples que eu faria é: desmontar o teclado, utilizar um aspirador de pó com cerdas macias, retirar todos os plugs e conectores, limpá-los com Limpa contatos em Spray (cuidado: há limpa contatos que reagem com plástico e polímeros ABS, tornando-os quebradiços) e depois conectá-los de novo.

    Cuidado 2: - nunca tocar, com os dedos, diretamente nos componentes eletrônicos pois, vc poderá descarregar energia estática, danificando-os de vez...

    Meu DX-7 II havia acabado a bateria interna 2 anos atrás, eu o desmontei todinho e soldei na placa mãe um slot para bateria CR-2032. A bateria original era soldada diretamente na placa. Aproveitei e fiz uma "fachina geral". Tá funcionando tudo até hoje ( ele é de 1986 - Made in Japan ).

    Até chegar à Bateria (ela é localizada no lado interno da placa e não na parte externa), tive de retirar 2 placas e vários fios, inclusive o Drive de disquete. Aproveitei e fiz o procedimento que descrevi acima.
    Tenho a sorte que o display nunca falhou, pois esse é o mais difícil de ser concertado. (por isso que o pessoal prefere substituí-lo inteiramente).

    Reitero que acredito que seja apenas sujeira no seu M1 ou algum terminal oxidado. Não o jogue fora ou venda como sucata, ok?!

    Se eu morasse na sua cidade, faria esse procedimente sem ônus pra vc pois piór que poderia acontecer é ele continuar do jeito que está.

    Não acredito em técnicos pois não confio em nenhum deles.

    Técnico bom é aquele que deixa você acompanhar todo o processo, lhe entrega todas as peças que trocou, mostra a nota fiscal dos componentes e lhe cobra mais a mão-de-obra (nota fiscal de serviço). (minha opinião, ok?!)


    Abraços

    otaguimaraes
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Valeu pelas dicas. O técnico aqui é da autorizada em Brasília (Musitron). Fico receoso de abrir o teclado, pois não tenho a mínima noção em eletrônica. Vou ver se arranjo outro lugar aqui para consertar. Obrigado mais uma vez!

    Jonathas Lacerda
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Valeu pelas dicas. O técnico aqui é da autorizada em Brasília (Musitron). Fico receoso de abrir o teclado, pois não tenho a mínima noção em eletrônica. Vou ver se arranjo outro lugar aqui para consertar. Obrigado mais uma vez!

    Independente de ser assistência autorizada ou não. Assistências técnicas são apenas trocadores de placas mãe.

    Bclamberti
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    otaguimaraes
    Faz o que o Alê Sasa disse. Abre com cuidado, e faz essa faxina.
    Eu já fiz isso em Roland U-20, Roland E 16 e 36, Yamaha S03 e alguns PSRs, e Kurz SP76.
    Não é esse bicho de 7 cabeças que parece.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Placa mãe do Korg M1