Pedal Zoom 505II no teclado.

    Autor Mensagem
    Lyu
    Veterano
    # out/08


    Bom dia galera.

    Eu posso usar um pedal Zoom 505II (de guitarra) em um teclado? o.o

    nao sei se da pra fazer isso mais tem como ajustar os 2 pedais pra ajustar o volume do teclado?

    tipo, direita aumenta e esquerda diminui e talz...

    ThyagoAmaral
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Poder vc pode... pra usar efeitos... e mais efeitos... agora regular volume... acho q isso vai da parte de config. do pedalzim...

    Agora pq não usar um pedal de volume mesmo??? Se for só pra isso!

    Lyu
    Veterano
    # out/08
    · votar


    é que eu ja tenho esse zoom =P

    agora to querendo trocar meu jv-80 por um de 88 teclas e isso vai custar um pouco caro, ainda mais com o dolar em alta >.<"

    dai iria quebrar um galho até eu pegar um de expressão mesmo =]

    Pombo
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Uma vez eu vi uma banda que tecladista usava uma zoom 1010 com o teclado. Ele misturava os efeito de chorus e delay com o teclado, ficava manero.

    Agora pra ajusta o volume da pra fazer sim. vc tira todos os efeito dos bancos e em cada banco vc coloca um volume a mais. dai vc vai passando de banco e vai aumentando e diminuindo.

    Lyu
    Veterano
    # out/08
    · votar


    hummmm não tinha pensado nisso o.o

    sobre os efeitos eu ja fiz uma veiz xD

    uasei efeitos de distorção com piano sei la, nao lembro direito mais lembro que dava certo =P

    vou tentar o do volume ^^

    vlw galera \o

    Brown
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Lyu
    Pombo

    Agora pra ajusta o volume da pra fazer sim. vc tira todos os efeito dos bancos e em cada banco vc coloca um volume a mais. dai vc vai passando de banco e vai aumentando e diminuindo.

    No caso da Zoom 505II acho que não vai dar certo esse esquema, pois essa pedaleira tem um bug na mudança de um patch para outro, fica uma fração de segundo sem som nenhum, totalmente mudo.
    Testa aí, mas acho que não vai dar certo.

    fernando tecladista
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Lyu

    eu tenho a 505II ligada no teclado e uso pra reverb, delay, wah-wah...

    nao sei se da pra fazer isso mais tem como ajustar os 2 pedais pra ajustar o volume do teclado?

    até dá, só não sei se fica pratico
    teria que gastar um banco inteiro pra isso
    deixar os efeitos zerados e gravar alguns patchs cada um com um valor gradual no parametro patch level

    ex: patch C1 em 05/ C2 em 10 / C3 em 15..... e ver o que dá
    se eu fosse usar a zoom só pra isso gravaria só dois, um em um valor normal pra usar na base e outro patch mais alto pra aparecer o solo

    Pombo
    Veterano
    # out/08
    · votar


    No caso da Zoom 505II acho que não vai dar certo esse esquema, pois essa pedaleira tem um bug na mudança de um patch para outro, fica uma fração de segundo sem som nenhum, totalmente mudo.

    Eu não havia pensado nisso, realmente isso atrapalharia muito na hora de tocar.

    tecladoprofusao
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Lyu
    O volume tem que ser no pedal? Precisei fazer um gato desses e resolvi assim: coloquei um potenciômetro no meio do cabo, acomodei ele num potinho de filme de foto e prendo ele na beirada do teclado com um clipe desses de segurar resma de papel. Funciona que é uma beleza!
    Se precisar ser no pedal, vc pode arrumar um pedal de máquina de costura velho e colocar um potenciômetro dentro, é só ser um pouco criativo!

    Já usei uma Zoom 505 num PSR 240! Os efeitos fizeram milagre com o tecladinho! :D

    fernando tecladista
    Veterano
    # out/08
    · votar


    vc pode arrumar um pedal de máquina de costura velho e colocar um potenciômetro dentro, é só ser um pouco criativo!

    só tomar cuidado como comentou o tecnico que conheço, tem uns potenciometro ai que podem aumentar o sinal e nessa queima a entrada do teclado, se ela for dessas especificas pra pedal

    uma vez precisei de uma gambi destas pra um potenciometro de cutof (que dava pra fazer no pedal de volume) e o tecnico só me fez quando levei o teclado lá e ele mediu o valor da corrente que saia do teclado e quanto retornavam os potenciometros que ele testou

    tecladoprofusao
    Veterano
    # out/08
    · votar


    fernando tecladista
    tem uns potenciometro ai que podem aumentar o sinal e nessa queima a entrada do teclado

    Isso é importante quando o pedal é usado como controlador, ou seja, quando tem um "buraco" específico para ele na traseira do teclado. A intenção é fazer um volume passivo (NÃO vai ser colocado em nenhuma entrada, e sim diretamente na saída do som), aí a resistência máxima não importa muito, contanto que seja um valor maior que 1K ohm. Eu uso de 100K atualmente, mas já usei de 10K, 50K e 4,7K, numa boa.

    Na saída ele funciona pra qualquer coisa: teclado, guitarra, fone de ouvido, rádio de pilha...

    Mas na dúvida o certo é pedir ajuda a um técnico mesmo. :)

    Pombo
    Veterano
    # out/08
    · votar


    [i...]tem uns potenciometro ai que podem aumentar o sinal...[/i]

    dessa eu nao sabia.... pra mim todo potenciometro ele oferece uma resistencia variavel a corrente e não amplificar a corrente.
    O que talvez ele tentou explicar, é que a pedaleira poderia queimar o teclado por mandar um nivel alto para o teclado e acabar "queimando a entrada do teclado". Mas como provavelmente o teclado não tem entrada, acho meio dificil.

    tecladoprofusao
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Pombo
    pra mim todo potenciometro ele oferece uma resistencia variavel a corrente e não amplificar a corrente.

    Se a resistência for muito baixa, o que aumenta na verdade é a corrente. Seria como um curto-circuito que poderia queimar a entrada.

    Todo teclado que conheço tem uma corrente limitada nessa entrada, e aceitam tanto pedais "de potenciômetro" quanto esses "liga-desliga" simples, então eles são imunes a curto-circuito nessa entrada. Mas como disse: todos que conheço. Leia sempre o manual do teclado antes de fazer qualquer besteira :)

    fernando tecladista
    Veterano
    # out/08
    · votar


    dessa eu nao sabia.... pra mim todo potenciometro ele oferece uma resistencia variavel a corrente e não amplificar a corrente.
    Se a resistência for muito baixa, o que aumenta na verdade é a corrente. Seria como um curto-circuito que poderia queimar a entrada.

    tecnicamente eu não lembro o que ele comentou, já que não entendo patavina de eletronica, mas eu também tinha esse pensamento de que qualquer potenciometro poderia servir

    lembro do cara testando na minha frente:
    configurei o teclado pra alterar pelo entrada de pedal o parametro que fica no cursor (chique isso, você coloca o cursor em qualquer item do display e altera pelo pedal)
    e tinha por exemplo algum parametro de 0 a 127
    tinha potenciometro que no talo tinha parado no 80, tinha potenciomentro que no pouco acima do meio já dava os 127, até que ele mostrou outro lá que dava 127 no talo

    Pombo
    Veterano
    # out/08
    · votar


    tecladoprofusao
    ok vamos por partes, acho q nao estamos falando da mesma coisa:

    A verdade é q eu nao havia entendido o q o fernando tecladista disse, para mim, na "gambiarra" dele, ele tinha colocado o potenciometro no cabo entre o teclado e o amplificador. O que eu achei meio estranho mas daria certo. Mas parece q vcs tao falando de teclados que tem uma entrada para "pedais de volume". E quando me referi a potenciometro me referia a um componente eletronico, nao especificadamente ao pedal com potenciometro. Isso foi um engano meu.

    Se a resistência for muito baixa, o que aumenta na verdade é a corrente.
    nesses circuitos, o q acontece e que quando vc pluga o pedal de volume é como se ele colocasse a resistencia no meio do sinal. Um pedal de potenciometro, quando está no minimo é como se estivesse fexando um curto, tipo ignorando a resistencia do potenciometro o que faria passar a corrente maxima do teclado. O valor potenciometro so vai mudar na "precisão" (nao seria bem isso mas e q me fugiu um termo mais adequado).

    Se vc coloca um potenciometro de valor muito alto, provavelmente vc vai demorar muito para aumenta e diminuir o volume. e vice versa.

    Então teoricamente, qualquer potenciometro poderia ser usado, mas nao é qualquer um que na pratica vai ajudar no desempenho do tecladista.

    essa foi uma explicação a grosso modo, mas é mais ou menos por ai.

    Mas como disse: todos que conheço. Leia sempre o manual do teclado antes de fazer qualquer besteira :)
    eu nao sou tecladista, por isso nao cheguei a ler nenum manual de teclado uahuahuaha mas pode ser que tenha algo a mais que um simples potenciometro nesses pedais o q provavelmente impediria de vc fazer qualquer gambiarra do tipo.

    fernando tecladista
    Veterano
    # out/08
    · votar


    No caso da Zoom 505II acho que não vai dar certo esse esquema, pois essa pedaleira tem um bug na mudança de um patch para outro, fica uma fração de segundo sem som nenhum, totalmente mudo.

    eu tenho a zoom aqui e nunca reparei nisso já que uso pouco ela e geralmente um efeito durante a música toda, então troco antes
    vou fazer uns testes aqui

    tais "bugs" as vezes nem são "bugs" as vezes tem algum motivo, eu tenho um efeito da behringer que tem um dial pra troca de programa, depois que você para o dial em um certo numero ela espera +/- segs pra trocar de efeito, o que parece zica na verdade nessa é pra evitar enquanto se gira o dial vá sujando de tudo quanto é efeito que tá no caminho

    tecladoprofusao
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Pombo
    (...)colocado o potenciometro no cabo entre o teclado e o amplificador.(...)teclados que tem uma entrada para "pedais de volume".
    A minha idéia foi exatamente a primeira: volume passivo direto no cabo. Pelo que entendi, o fernando tecladista tinha entendido que era na entrada.

    (...)nesses circuitos, o q acontece e que quando vc pluga o pedal de volume é como se ele colocasse a resistencia no meio do sinal. Um pedal(...)
    É, a entrada é calibrada pra um valor de resistência máximo. Geralmente quando a resistência vai a zero, ou dá aquele "curto", o teclado entende como "0". Acho meio difícil ter algum que queime com esse curto.

    Caramba, tá começando a ficar confuso! =P

    PauloFernando
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Vc não pode se esquecer da tessitura do Zoom. Ele é feito pra guitarra, não possui suporte para o espectro de graves do teclado e se vc ligar num Zoom de baixo vai faltar de agudos.

    Fora o problema do volume de entrada já citado.

    E quanto ao som, bem, não minha opnião não fica dos melhores, especialmente pela falta do grave e pelo fato que mesmo em equalização Flat o zoom vai processar o sinal do seu teclado, agindo como um filtro. Mas vale a experiência e o gosto. Já fiz isso com zoom I, zoom II e um rp-50 da digitech.

    abraços

    Pombo
    Veterano
    # out/08
    · votar


    tecladoprofusao
    É, a entrada é calibrada pra um valor de resistência máximo. Geralmente quando a resistência vai a zero, ou dá aquele "curto", o teclado entende como "0". Acho meio difícil ter algum que queime com esse curto.

    Exatamente, quando a resistencia tende a zero, a corrente vai ser a maxima fornecida pelo teclado. independente do potenciometro, a corrente n aumenta mais do q o teclado ta fornecendo.

    Caramba, tá começando a ficar confuso! =P

    po vo te fala q tb to começando a me enrola hauhauahuahuha

    o melhor mesmo é agente esquece essa historia de potenciometro pq ja fugiu completamente o assunto do topico auhauahuuahu

    tecladoprofusao
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Pombo

    heheheh.. é mesmo... Esquece tudo! rsrsr....
    Pra isso tem esse aqui! :)

    Pombo
    Veterano
    # out/08
    · votar


    heheheh.. é mesmo... Esquece tudo! rsrsr....
    Pra isso tem esse aqui!


    po só rei da gambiarra nesse topico auhauhauuha

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Pedal Zoom 505II no teclado.